O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ão ou Am?

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Por que muitas pessoas estão confundindo ão com am? Do tipo "hoje eles fizerão".

Isso não era comum antes, agora parece até normal. Até pessoas formadas estão passando e-mail assim.



Ps. Não sou um Pasquale, o tópico deve estar cheio de erros.
 

Munn Rá

Bam-bam-bam
Mensagens
2.043
Reações
7.763
Pontos
303
Com o advento da Internet no Brasil + a sua disponibilização em massa passamos á usar muito mais o " Português Coloquial "

Daí esse " enxame " de escritas erradas, neologismos entre outros ! ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso )
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.583
Pontos
353
Com o advento da Internet no Brasil + a sua disponibilização em massa passamos á usar muito mais o " Português Coloquial "

Daí esse " enxame " de escritas erradas, neologismos entre outros ! ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso )
O problema não é apenas a escrita errada. Neste caso muda o sentido da frase.
 

Munn Rá

Bam-bam-bam
Mensagens
2.043
Reações
7.763
Pontos
303
O problema não é apenas a escrita errada. Neste caso muda o sentido da frase.

OPS .............................................................................. falha minha e muito bem observado por você : Realmente nesse caso muda o sentido e entendimento da frase

Então complementando meu comentário acima : ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso DESDE que não haja prejuízo no entendimento )
 

roni

Bam-bam-bam
Mensagens
4.906
Reações
3.310
Pontos
359
Eu acho que daqui uns anos isso vai ser coisa de intelectual, sério, mais gente não sabe sobre isso, eu achava um absurso mas to vendo que não é.

Mas realmente muda o sentido de uma frase completamente.
 


Kapeletti

Bam-bam-bam
Mensagens
516
Reações
947
Pontos
293
OPS .............................................................................. falha minha e muito bem observado por você : Realmente nesse caso muda o sentido e entendimento da frase

Então complementando meu comentário acima : ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso DESDE que não haja prejuízo no entendimento )
Mas sempre haverá um certo prejuízo no entendimento.
A terminação "ão" indica um verbo conjugado no futuro do presente.
A terminação "am" indica um verbo que pode ter sido conjugado no pretérito perfeito ou no pretérito mais-que-perfeito.

E sim, isso me incomoda. Assim como a imbecilidade de achar que "mais" e "mas" é a mesma coisa.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Com o sucesso das redes sociais e a adoção em massa da tecnologia, as pessoas passaram a escrever errado nos ambientes virtuais. Antes, elas escreviam errado no papel.

Quer saber o motivo de mesmo pessoas com boa educação escreverem errado em e-mail? Cliente de e-mail, normalmente, tem um corretor ortográfico pior, quando disponibiliza um.

No geral, houve é uma melhora. Quem fez uso de redes como mIRC, Orkut em seu início, icq, msn deve lembrar as catástrofes linguísticas.

Até no fórum é fácil perceber a evolução. Antes de 2007, você conseguia distinguir usuário mesmo sem avatar e assinatura, só pela maneira de escrever. Isso sem nenhuma análise profunda, apenas batendo o olho você já sabia de quem se tratava.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Da onde vc tirou que isso não era comum? Sempre foi comum desde quando eu estava na pré-escola e isso já tem 40 anos.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
asd.png
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
7.964
Pontos
453
Com o sucesso das redes sociais e a adoção em massa da tecnologia, as pessoas passaram a escrever errado nos ambientes virtuais. Antes, elas escreviam errado no papel.

Quer saber o motivo de mesmo pessoas com boa educação escreverem errado em e-mail? Cliente de e-mail, normalmente, tem um corretor ortográfico pior, quando disponibiliza um.

No geral, houve é uma melhora. Quem fez uso de redes como mIRC, Orkut em seu início, icq, msn deve lembrar as catástrofes linguísticas.

Até no fórum é fácil perceber a evolução. Antes de 2007, você conseguia distinguir usuário mesmo sem avatar e assinatura, só pela maneira de escrever. Isso sem nenhuma análise profunda, apenas batendo o olho você já sabia de quem se tratava.

Acho que piorou. O que eu via, naquela época, era apenas uma tentativa de facilitar pros "cata-milho", pelo menos eram abreviações das palavras corretas. "Você" era "vc", hoje já vi "vse". "Delícia" era "dlc", já se encontra "dlç".
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Acredito que porque foneticamente o som é o mesmo, "fizeram" e "fizerão" têm o mesmo som (ignorando que na segunda é oxítona), então pessoas com menos leitura confundem
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Por que muitas pessoas estão confundindo ão com am? Do tipo "hoje eles fizerão".

Isso não era comum antes, agora parece até normal. Até pessoas formadas estão passando e-mail assim.



Ps. Não sou um Pasquale, o tópico deve estar cheio de erros.
Se você acha a questão do "am/ão" problemática, espere só até ver a do "mas/mais".
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.472
Reações
66.206
Pontos
1.554
Vivemos um processo gradual de emburrecimento coletivo da sociedade. Erros crassos de ortografia e analfabetismo funcional são apenas alguns dos sintomas desse processo. Embrace yourselves...





PS: Eu tinha escrito crassos com cedilha e o corretor me salvou:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk

To falando essa porra é séria...
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Com o advento da Internet no Brasil + a sua disponibilização em massa passamos á usar muito mais o " Português Coloquial "

Daí esse " enxame " de escritas erradas, neologismos entre outros ! ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso )

Coloquial não deve ser confundido com errado!
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.472
Reações
66.206
Pontos
1.554
A questão do Por que, Porquê, Por quê e Porque é pior.

Não senhor. Quase ninguém sabe a diferenças dos ''porquês'', e usar um ou outro não muda em nada o sentido da frase (apesar de eu reconhecer o valor de usar o ''porque'' correto). Já o caso do ''am/ão'', ''mas/mais'' e tantos outros, são erros crassos e fazem meus olhos sangrar...

Obs: Não sou perito em gramática. Na verdade é bem provável que qualquer nego mais letrado vai encontrar um monte de erros de ortografia e concordância nos meus posts. Mas pelo menos meus erros não são do tipo ''so deus podi mim julga'', ''concerteza'', ''istou se centindo beim oje'', ''mindingo'', ''iorgute'' etc:klolz
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Se eu me lembro, esse erro tem um nome. Acho que é vocalização escrita? É escrever como se fala.
Sobre ser comum, isso já era comum, apenas ficou mais na cara por causa dos textos minúsculos do facebook. Para você ter uma idéia, quando eu estudava no Ensino Médio ainda, lá no longínquo ano de 2002, a professora reclamava que o pessoal já escrevia "vc" e "naum" na redação. E a internet no Brasil tinha só 3 ou 4 anos de uso geral na época. Imagina hoje, que a galera já nasce no meio dessas expressões. Tem o lendário áudio do garoto pedindo pro amigo dele mandar áudio, pois ele não sabia ler. Como você vai ensinar as terminações verbais para um garoto desses?

Creio que todos prestemos mais atenção a esses erros pois eles são os mais básicos. Mas se você for olhar tintim por tintim, vai ver que nós também erramos coisa sem perceber. Eu mesmo me pego cometendo erros como trocar o "afim" pelo "a fim", ou "demais" pelo "de mais" (sim, as duas formas estão corretas, mas são usadas em situações diferentes). Eu ainda me seguro para escrever "há muito tempo" (certo), ao invés de "há muito tempo atrás" (errado), só porque me lembro da música do Raul Seixas.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.517
Reações
27.343
Pontos
1.069
Não senhor. Quase ninguém sabe a diferenças dos ''porquês'', e usar um ou outro não muda em nada o sentido da frase (apesar de eu reconhecer o valor de usar o ''porque'' correto). Já o caso do ''am/ão'', ''mas/mais'' e tantos outros, são erros crassos e fazem meus olhos sangrar...

Obs: Não sou perito em gramática. Na verdade é bem provável que qualquer nego mais letrado vai encontrar um monte de erros de ortografia e concordância nos meus posts. Mas pelo menos meus erros não são do tipo ''so deus podi mim julga'', ''concerteza'', ''istou se centindo beim oje'', ''mindingo'', ''iorgute'' etc:klolz
Mas o caso mas/mais e ão/am são bem óbvios, não vejo tantos erros assim, principalmente no mas/mais. ( Não dá para perdoar não kkkkkk)

Já os Pq a quantidade é enorme.

Sobre gramática eu odeio, o português é muito complicado
 
Topo Fundo