O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ão ou Am?

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
"Algumas pessoas formadas estão passando e-mail assim"

Quem não forma hoje?

Um advogado mandou uma mensagem mais ou menos assim outro dia:

"O cruzeiro não se chamava cruzeiro. O cruzeiro se chamava palestra italia MAIS por causa da guerra o cruzeiro teve que mudar de nome passou a se chamar cruzeiro"

Tudo bem que era grupo de WhatsApp, mas mesmo assim não deixa de ser algo assustador.

Esse povo não tem o hábito de ler, odeia estudar e tem menos disciplina que filhote de beagle.

Escola/universidade/cursos são vistos como games que o frequentador precisa atingir um número de pontos para passar de fase até zerar. Muitas vezes usando cheats.

Quem tem internet em casa poderia aprender até javanês, mas o medo de estudar não permite.
Tenho que concordar, qualquer pessoa faz faculdade hoje. Nem federal é referência mais.

Me lembrou de uma mulher quilombola que entrou na federal para pedagogia (por cotas) e disse para a professora, na frente da sala, que não sabia ler nem escrever e que maneirasse com ela. Logo vai formar e vai estar dando aula.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.613
Reações
33.077
Pontos
1.048
Pior de tudo é ver gente trocando V por F e vice-versa. É como confundir banana com abacaxi, não faz sentido.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 


Munn Rá

Bam-bam-bam
Mensagens
2.043
Reações
7.763
Pontos
303
Mas sempre haverá um certo prejuízo no entendimento.
A terminação "ão" indica um verbo conjugado no futuro do presente.
A terminação "am" indica um verbo que pode ter sido conjugado no pretérito perfeito ou no pretérito mais-que-perfeito.

E sim, isso me incomoda. Assim como a imbecilidade de achar que "mais" e "mas" é a mesma coisa.

Repetindo meus comentários porém realçando algumas partes

Com o advento da Internet no Brasil + a sua disponibilização em massa passamos á usar muito mais o " Português Coloquial "

Daí esse " enxame " de escritas erradas, neologismos entre outros ! ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso )


OPS .................................................................................... falha minha e muito bem observado por você : Realmente nesse caso muda o sentido e entendimento da frase

Então complementando meu comentário acima : ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso DESDE que não haja prejuízo no entendimento )



Portanto eu estava me referindo ao geral, isto é, a forma como escrevemos na Internet sob a " égide " do " Português Coloquial "

OBS : Estou me referindo á mensagens informais e não aos textos publicados ou advindos de fontes jornalísticas, científicas etc ...

Erros gramaticais podem alterar o sentido da frase ? Sim ! Podem ! O caso exemplificado pelo criador do tópico exemplifica isso !

Porém nem sempre que escrevemos errado o sentido da frase ou então o conceito que querermos expressar seria em si alterado

Qual seria problema de alguém escrever : " Nossa ! Esse show do Ace Of Base ( sim eu sei, eu estou ficando velho ) foi " dimais " ?

Ou então .................................................... qual seria a problemática de alguém escrever " Nossa ! Esse show do Ace Of Base foi " D + " ?

Que eu saiba o certo seria Demais fora que não existe o emprego de sinais matemáticos na elaboração de sentenças gramaticais !

Porém ainda assim esse frase elaborada ( ainda que não siga as normas formais/corretas ) não teve prejuízo no seu entendimento

Há erros gramaticais que podem/devem ser evitados ? Sim e em especial os erros de Concordância Verbal/Concordância Nominal

Porém " Pasqualizar " o que escrevemos na Internet ( que está sob a " égide " do Português Coloquial " ) sinceramente .....................

Porque Brasil é pátria educadora...


Correção ( em Dilmês " diga-se de bagagem " ) : Pátrea Edulcadora


Coloquial não deve ser confundido com errado!


Então que voltemos ao Português falado/escrito em 1500 ! Ou então ao Português recentemente derivado do Latim

Vamos banir todos as palavras advindas de outros idiomas como o Francês ou dos vários idiomas/dialetos indígenas

Ademais será mesmo que esse nosso atual Português seria IDÊNTICO ao falado e escrito há " trocentos anos atrás " ?

Vai saber se o nosso atual Formal não seria o Coloquial do Passado pois afinal de contas a " Língua " seria algo VIVO

Coloquial pode até não ser Sinônimo de errado porém levar isso á digamos " á Ferro e Fogo " eu acho desnecessário


Mas isso não é o pior: daqui a pouco as pessoas vão deixar de escrever no Whats, só vão se comunicar com figurinhas...

Mas ................................................. Mas .................................................... Mas qual seria o problema ?

Afinal de contas " pode se dizer " que os Emojis seriam uma versão atual dos Hieróglifos

:coolface
 
Ultima Edição:

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Por que muitas pessoas estão confundindo ão com am? Do tipo "hoje eles fizerão".

Isso não era comum antes, agora parece até normal. Até pessoas formadas estão passando e-mail assim.



Ps. Não sou um Pasquale, o tópico deve estar cheio de erros.
I ão!
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Por que muitas pessoas estão confundindo ão com am? Do tipo "hoje eles fizerão".

Isso não era comum antes, agora parece até normal. Até pessoas formadas estão passando e-mail assim.



Ps. Não sou um Pasquale, o tópico deve estar cheio de erros.
Ão Ão Ão Axel Stone é um...Cara gente fina!:ksafado
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Repetindo meus comentários porém realçando algumas partes

Com o advento da Internet no Brasil + a sua disponibilização em massa passamos á usar muito mais o " Português Coloquial "

Daí esse " enxame " de escritas erradas, neologismos entre outros ! ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso )


OPS .................................................................................... falha minha e muito bem observado por você : Realmente nesse caso muda o sentido e entendimento da frase

Então complementando meu comentário acima : ( em particular não " esquento muito a cabeça " com isso DESDE que não haja prejuízo no entendimento )



Portanto eu estava me referindo ao geral, isto é, a forma como escrevemos na Internet sob a " égide " do " Português Coloquial "

OBS : Estou me referindo á mensagens informais e não aos textos publicados ou advindos de fontes jornalísticas, científicas etc ...

Erros gramaticais podem alterar o sentido da frase ? Sim ! Podem ! O caso exemplificado pelo criador do tópico exemplifica isso !

Porém nem sempre que escrevemos errado o sentido da frase ou então o conceito que querermos expressar seria em si alterado

Qual seria problema de alguém escrever : " Nossa ! Esse show do Ace Of Base ( sim eu sei, eu estou ficando velho ) foi " dimais " ?

Ou então .................................................... qual seria a problemática de alguém escrever " Nossa ! Esse show do Ace Of Base foi " D + " ?

Que eu saiba o certo seria Demais fora que não existe o emprego de sinais matemáticos na elaboração de sentenças gramaticais !

Porém ainda assim esse frase elaborada ( ainda que não siga as normas formais/corretas ) não teve prejuízo no seu entendimento

Há erros gramaticais que podem/devem ser evitados ? Sim e em especial os erros de Concordância Verbal/Concordância Nominal

Porém " Pasqualizar " o que escrevemos na Internet ( que está sob a " égide " do Português Coloquial " ) sinceramente .....................




Correção ( em Dilmês " diga-se de bagagem " ) : Pátrea Edulcadora





Então que voltemos ao Português falado/escrito em 1500 ! Ou então ao Português recentemente derivado do Latim

Vamos banir todos as palavras advindas de outros idiomas como o Francês ou dos vários idiomas/dialetos indígenas

Ademais será mesmo que esse nosso atual Português seria IDÊNTICO ao falado e escrito há " trocentos anos atrás " ?

Vai saber se o nosso atual Formal não seria o Coloquial do Passado pois afinal de contas a " Língua " seria algo VIVO

Coloquial pode até não ser Sinônimo de errado porém levar isso á digamos " á Ferro e Fogo " eu acho desnecessário




Mas ................................................. Mas .................................................... Mas qual seria o problema ?

Afinal de contas " pode se dizer " que os Emojis seriam uma versão atual dos Hieróglifos

:coolface

Encontramos o sucessor do professor Pasquale, o dono do que é correto em estudo de fonética e gramática!

Oh, desonrosos colegas que enxergam problema no uso do "mas/mais", não discutamos com tamanha sabedoria.

___

Pqp.. é cada um.. mas essa é a graça do fórum!
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Eis alguns erros que quase todos cometem, inclusive autores de renome:

Empregar "ter" com sentido de "existir", ex.: "Tem gente que...", o certo é "Há gente que..." ou "Existe gente que..."

Usar expressões como "um outro" quando isso é uma redundância.

"Mais do que nunca" quando o certo seria "mais do que antes", talvez uma tradução direta do "more than ever" escutado como "more than never".

"A priori" como sinônimo de "a princípio".

"A rigor" ao invés de "em rigor".
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
images
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Isso não era comum antes, agora parece até normal. Até pessoas formadas estão passando e-mail assim.
era sim, sempre foi
questao de fonetica
pessoa tem que treinar mesmo para nao cometer este erro
pode considerar ate que e um dos erros mais comum de ortografia
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Mais do que "ão", me incomoda demais o uso errado do pretérito perfeito ou presente mesmo. Já vi até empresas, algumas nem tão pequenas, com erros em publicações. Coisas como "se você gostou, CURTI e compartilhe", ou "Se ela não RESOLVI, nós resolvemos".
Isso me deixa incomodado, parece que é uma coisa que acontece muito mais agora do que antes de termos tantas redes sociais.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Derrepente é um probrema de inducação. Mais se você corrigi eles entenderam o modo correto.
:kbeca
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.373
Reações
15.827
Pontos
503
Vivemos um processo gradual de emburrecimento coletivo da sociedade. Erros crassos de ortografia e analfabetismo funcional são apenas alguns dos sintomas desse processo. Embrace yourselves...





PS: Eu tinha escrito crassos com cedilha e o corretor me salvou:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk

To falando essa porra é séria...
Tá escrevendo errado em inglês também. O que você quer dizer é "brace yourselves".
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
era sim, sempre foi
questao de fonetica
pessoa tem que treinar mesmo para nao cometer este erro
pode considerar ate que e um dos erros mais comum de ortografia
Antes eu via mais/mas, porque/por que, etc. São erros comuns e para ser sincero, nem ligo.

Agora ão/am estou vendo mais nesses últimos 10 anos. Não acho ser questão de fonética, a pronúncia é diferente e muda o sentido da frase.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.969
Pontos
1.353
se no contexto der pra entender, ligo não. Se for a palavra avulsa, dependendo do caso eu abandono, ou pergunto.

que me incomoda, o maior erro gramatical comum nas internerds é a completa ausencia da virgula.
e esse diaxo de x ae -> "chatxs" "vadiXs" "putx". uma das magias do pt-br é justamente denotar o sexo do sujeito, pra enfiarem isso no cu e começar a gritaria.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.182
Reações
32.511
Pontos
1.629
Prefeito do meu município, advogado, escreve 'mais' ao invés de 'mas'. Triste, só isso.

Tem uma fulana por aqui que escreve no facebook como um desses prints que botaram, maioria das palavras com grafia incorreta e os textos não são tão curtos. Não sou amigo da mesma, caso contrário apresentaria alguns exemplos do fenômeno.
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.110
Reações
20.432
Pontos
753
Isso não é nada, se comparado à língua do "emo", que o @Rodrigo Zé do Cx Jr pode explicar com propriedade, mas basicamente consiste na colocação do verbo no passado, para designar uma ação futura.

A: -Vamos fazer um churrasco?
B: -Não, hj fizemo um descanso.

Note que a cereja do bolo é também dispensar o "s" do verbo, para que tudo esteja assustadoramente errado.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
Isso não é nada, se comparado à língua do "emo", que o @Rodrigo Zé do Cx Jr pode explicar com propriedade, mas basicamente consiste na colocação do verbo no passado, para designar uma ação futura.

A: -Vamos fazer um churrasco?
B: -Não, hj fizemo um descanso.

Note que a cereja do bolo é também dispensar o "s" do verbo, para que tudo esteja assustadoramente errado.

Verdade.

Madinho Canalha: "Deteriora meu cool hoje"?
Zé: Não, hj folguemo o paul".
 
Topo Fundo