Não sei se chato é a palavra, mas pouco amigável, talvez até mesmo desentusiasmante. Se você é do tipo do jogador que não liga para os detalhes num primeiro momento e já quer ir direto para o ponto, sim, MHW vai te frustrar. Um amigo meu comprou todo animado, mas desistiu com menos de 10 horas porque ele não sacou o jogo logo de cara. Se a pessoa é assim, sim, o jogo vai afastar. O
@Pate_de_queijo tem um relato inicial semelhante, mas ele insistiu e hoje tem mais de 800hs de jogo.
Para falar a verdade eu também senti um pouco o impacto e reclamei um pouco no discord que a galera da OS fez, mas fui insistindo, me adaptando, entendendo e achei o jogo excelente. Larguei faz um tempinho, mas porque estava no topo já, não significa que não voltarei mais.
Sobre seu relato de não conseguir mudar a direção do ataque durante um combo, sim, essa era uma das coisas que me queixava, mas com o tempo você consegue contornar isso de duas formas:
1- Existem golpes que permitem que você mude a direção, muito embora isso não seja possível em larga proporção como virar 180 ou 360°, mas algo em torno de 90 graus é possível dando o input correto na hora certa.
2- Sim, os monstros são para serem difíceis cara. Isso é o foco do jogo. Se eles forem fáceis tudo irá perder o sentido. Você pode minimizar isso enormemente se dedicar tempo e aprender como o jogo funciona de verdade. Saber como explorar o máximo do personagem que você escolheu, cada classe tem um propósito e um jeito de jogar que é próprio e exige preparo, não adianta ir de qualquer jeito apertando botões que não irá ter grande sucesso. Aprenda a usar armadilhas, a bater nas partes vulneráveis dos monstros deixando eles tontos e aumentando o dano. O jogo tem um componente estratégico muito forte nas lutas, se você não souber fazer uso disso toda luta será um parto e ficará maçante.
No mais é dedicação, não espere conforto com menos de 40-50 horas. Se você não tem saco para investir tanto até chegar nesse nível é possível atenuar jogando em grupos, mas mesmo assim você precisará de algum domínio, pois a dificuldade aumenta quando se joga em grupo.