O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É melhor um livro ou um jornal ?

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Para que uma pessoa possa melhorar suas capacidades de escrita e imaginação, e fazer avanços no geral em sua intelectualidade, seria recomendável livros ou periódicos ?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
Livros.
Jornal é bom para se ter noção da realidade de forma enviesada.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.198
Reações
12.653
Pontos
1.419
Os dois, você tem é que praticar leitura, é praticamente musculação pro cerebro, então leia tudo, de turma da mônica até senhor dos aneis, Maquiavel, etc...
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Para que uma pessoa possa melhorar suas capacidades de escrita e imaginação, e fazer avanços no geral em sua intelectualidade, seria recomendável livros ou periódicos ?
Escrita e imaginação? Livros.

So long
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Depende do tempo é do espaço.

tem horas que um periodico é o ideal, e tem momentos que deve ser aproveitados com a leitura de um livro.

Leia os dois, no final você vai estar mais ganhando do que perdendo.

Mas, o mais importante, leia o que você mais gosta...

Se gosta de periódicos, leia eles, se gosta de livros, prefira os livros.
 


EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
antigamente (anos 90) eu lia Folha e Estadão quase todos os dias.
era uma outra época com grandes colunistas, adorava o Paulo Francis.
hoje em dia não sei como está, suspeito que a maioria dos colunistas foram substituídos por celebridades.

mas o importante é ler de tudo um pouco, sem preconceitos.
quadrinhos de todos os tipos, livros de assuntos diversos, jornais, revistas, aí vc vai filtrando assuntos que te interessam.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Leia o que você mais gosta. (Ler o que não gosta mais atrapalha no que ajuda) Eu mesmo leio as revistas do Ciência Hoje (amo ciência) quando tô na biblioteca. Em falar nisso, essa semana chegou uma revista nova lá. :3
 

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Tenho notado que depois que abandonei livros por causa do pensamento de que os jornais poderiam me ajudar mais na preparação para os vestibulares, meu vocabulário e minha escrita tem diminuido bastante mesmo. Venho achando que foi um erro fazer isso, jornais parecem servir apenas para informar mais profundamente.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.008
Reações
27.827
Pontos
1.044
Livros com certeza, jornais é pra ficar por dentro do q acontece.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.904
Pontos
353
Mete as caras nos grandes clássicos da literatura mundial e brasileira.Em pouco tempo você estará assim

Religion-and-Spiritual-Use-1.jpg
 

Skull_Knight

Supra-sumo
Mensagens
510
Reações
1.371
Pontos
173
Prefiro livros. Noticiários leio na web mesmo. Jornal é ruim de segurar. Mas caso não tiver acessibilidade para ler livros, leia o que tiver ao seu alcance.
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Ambos são muito importantes, são conteúdos e formas de escrita diferentes.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Para que uma pessoa possa melhorar suas capacidades de escrita e imaginação, e fazer avanços no geral em sua intelectualidade, seria recomendável livros ou periódicos ?

Principalmente para melhoras da argumentação...

Tudo. Le desde fantasia, mistérios de ficção até documentários. Filosofia, economia, noticias, politica, tudo é valido.
Capacidade de escrita geralmente vem com o habito de ler. Imaginação? Sei lá cara. Acho que é meio pessoal e ao mesmo tempo baseado no seu conhecimento prévio. Caindo no anterior. É aquela questão de saber pensar fora da caixa, ter ideias e soluções que não são o que "se espera", o que sempre eh feito, e sim algo novo.

Argumentação depende de seu conhecimento do assunto,quanto mais voce sabe do assunto, quanto mais voce consegue as vezes abstrair para a essência do problema ou detalhes.

Eu lia HQs desde crianca, tipo desde que comecei a aprender a ler. Comece com Disney e Monica mesmo.
La pros 13-14 comecei a ler Aghata Crhistie. E pegar livros como COMA - Robin Cook, Eu Chirtiane F. e outros que já esqueci para ler. Então habito de leitura fas parte da minha vida desde sempre, é natural.

Alem disso, ter noção basica de dialetica, logica, etica para identificar falacias e pessoas que simplesmente sao desonestas no discurso ou usam ferramentas de dialetica para parecer ter razão.

E não precisa se prender somente a livros. Estamos na era digital.Aulas, videos que resumem bem alguns pontos de um conteudo que voce quer entender mas e for ler vai precisar de 10 livros. Dá para pegar pontos principais. E depois voce vai se aprofundando.

Just my 2 cents.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.932
Reações
41.258
Pontos
1.003
Acessa os chan da vida :ksafado:ksafado:ksafado

Mas esses dias acessei o 55 pra ver um livro em ebook e lá os caras discutem de forma culta mesmo, ao contrário de certos lugares do facebook que tem uns erros grotescos vindo de grupos tidos como sérios
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.833
Reações
11.327
Pontos
774
Sempre digo para os meus alunos que o importante é ler. Invista no que vc gosta (revistas, livros, jornais, hq's, mangás etc.)
 

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Vou me focar só em livros, eu só noto melhoras quando leio livro. Estou lendo aqueles classicão do machado de assis.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.904
Pontos
353
Vou me focar só em livros, eu só noto melhoras quando leio livro. Estou lendo aqueles classicão do machado de assis.

Que são incrivelmente bons!!Uma pena que a introdução dessas obras no ensino fundamental e médio são tão traumáticos que afasta muitos leitores.
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Não vai nessas indicações erradas: aqui na OS eu aprendi que a melhor argumentação possível é postar um video do youtube de algum cara que mora com a mãe reclamando sobre alguma coisa.

:klol
 

Pequeño-austo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.943
Reações
9.247
Pontos
752
Que são incrivelmente bons!!Uma pena que a introdução dessas obras no ensino fundamental e médio são tão traumáticos que afasta muitos leitores.
Isso é verdade. Eu tinha aversão a estes clássicos nacionais. Onde já se viu obrigar uma moleque de 14-15 anos a ler machado de assis?!

Só tive coragem de tentar ler novamente depois dos 24 e fiquei impressionado com o tanto que eu gostei do livro.
 

Mefistto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.372
Reações
3.813
Pontos
759
De acordo com um user aqui... games >>>> livro. Pq nos games vc interage...

Enfim... Respondendo sua pergunta, livros. Alguns jornais contém erros grotescos.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Que são incrivelmente bons!!Uma pena que a introdução dessas obras no ensino fundamental e médio são tão traumáticos que afasta muitos leitores.

Não sou fã de literatura nacional. Mas me forcei a ler Monteiro Lobato quando mais novo e algumas coisas curti.
Mas realmente, embora eu saiba que tem muita coisa boa. Nao me apego. ;(
Gosto pessoal mesmo.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Não sou fã de literatura nacional. Mas me forcei a ler Monteiro Lobato quando mais novo e algumas coisas curti.
Mas realmente, embora eu saiba que tem muita coisa boa. Nao me apego. ;(
Gosto pessoal mesmo.

O primeiro livro que li completo que eu me lembro é do Monteiro Lobato - Os 12 Trabalhos de Hércules.
Já tinha lido outros, menores, mas não me lembrava, eu me lembro deste por conta da mitologia, o que marcou muito o meu gosto para leitura.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
O primeiro livro que li completo que eu me lembro é do Monteiro Lobato - Os 12 Trabalhos de Hércules.
Já tinha lido outros, menores, mas não me lembrava, eu me lembro deste por conta da mitologia, o que marcou muito o meu gosto para leitura.

Legal.
Eu li mais livros do sitio do picapau amarelo. Saci, reinações de Narizinho.
Minha mae tinha coleção completa do Monteiro Lobato, ai eu acabei pegando para ler alguns.
Mas como eu disse, nao li tudo embora tivesse acesso a coleção. Fica ideia para esse livro.

Eu comecei a ler livros muito com Agatha Christie. Porque minha mãe tinha zilhões de livros dela. Eu era meio "pobre" na adolescência. Não de faltar comida e tal, mas de não ter grana para comprar livros ou outras coisas para entretenimento,por exemplo. Era tipo,meus pais sacrificavam numa escola particular, mas não sobrava muita coisa. Com 15 anos quando comecei a trampar, eu comprava muitas HQs e livros em sebos (manja?) e minha mae trocava livros com amigas do trampo ai nos dois liamos. Era uma delicia achar livros pelo que seria tipo 2-5 reais hoje. Época boa viu huaha. tu dava um valor a tudo incrivel.
Só depois dos 20 mais ou menos que eu já ganhava mais razoavelmente bem, eu pude comecar a comprar livros novos com frequencia. tipo 1 por mes.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.156
Reações
68.934
Pontos
1.529
Jornais br são bem fracos, imo.

Parece até que já são pensados pra quem não gosta muito de ler.

Se postassem coisa da BBC traduzida aqui ia rolar muito Nem Li & Nem Leray :klol
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.712
Reações
14.335
Pontos
1.624
Como dizia o Seu Madruga: "Se quiser ser alguém, DEVORE os livros!"
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Legal.
Eu li mais livros do sitio do picapau amarelo. Saci, reinações de Narizinho.
Minha mae tinha coleção completa do Monteiro Lobato, ai eu acabei pegando para ler alguns.
Mas como eu disse, nao li tudo embora tivesse acesso a coleção. Fica ideia para esse livro.

Eu comecei a ler livros muito com Agatha Christie. Porque minha mãe tinha zilhões de livros dela. Eu era meio "pobre" na adolescência. Não de faltar comida e tal, mas de não ter grana para comprar livros ou outras coisas para entretenimento,por exemplo. Era tipo,meus pais sacrificavam numa escola particular, mas não sobrava muita coisa. Com 15 anos quando comecei a trampar, eu comprava muitas HQs e livros em sebos (manja?) e minha mae trocava livros com amigas do trampo ai nos dois liamos. Era uma delicia achar livros pelo que seria tipo 2-5 reais hoje. Época boa viu huaha. tu dava um valor a tudo incrivel.
Só depois dos 20 mais ou menos que eu já ganhava mais razoavelmente bem, eu pude comecar a comprar livros novos com frequencia. tipo 1 por mes.

Legal demais a sua "iniciação à leitura!!

Você teve sorte em ter tido um forte incentivo dentro de casa, e também material para a leitura.

Eu também leio desde que aprendi a ler. Eu sempre morei em um conjunto habitacional e dentro deste conjunto tem de tudo, escolas, igrejas, parques, quadras, bares, e uma biblioteca. Na época que eu era pequeno a biblioteca da igreja tinha diversas ações culturais que prendiam os meninos lá. E desde novo minha mãe me deixava lá depois da aula, para fazer o para casa.

Foi lá que ganhei esse Montero Lobato de que falei, num concurso de xadrez, onde aprendi a jogar também.
Nesta época, eu preferia ler os quadrinhos da Turma da Mônica ( época essa era o final dos anos 80), lia muito Disney também. Até que um dia, a minha avó ( minha principal incentivadora á leitura) cumpriu uma promessa me presenteando com a edição 89 da Espada Selvagem de Conan - O Barbaro. ( eu, um menino de 11 anos, que até então só lia Turma da Mônica e Disney estava descobrindo o universo dos quadrinhos ) Daí para frente comecei a colecionar HQs ( os tradicionalíssimos formatinhos da Abril). Nesta época também, tínhamos a assinatura da SuperInteressante e uma revista périodica, acho que era Veja, na verdade isso ficava revezando. Aí eu sempre revezava a leitura entre HQs, revistas e livros, nesta época lia bem nenos livros, me demandava muito tempo e acumulava o meu backlog. Geralmente eu lia um livro paralelo as revistas.
Com o tempo fui abandonando as revistas e me dedicando só aos livros. Ainda leio os quadrinhos, mas não tanto como antes.

Depois que a minha avó faleceu paramos de assinar revistas também.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.888
Reações
13.635
Pontos
1.624
Tem fins diferentes, se quer se manter atualizado , jornais, se quer estudar assuntos específicos , melhorar leitura e possivelmente interpretação de texto: livros.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
61.981
Pontos
2.059
Se for um jornal esquerdista e um livro de sub celebridade ou youtuber tanto faz, tá na m**** igual.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.872
Pontos
1.839
Para escrita e argumentação é melhor livro de contos ou crônicas, se você é um iniciante.
Para argumentação acho que colunas de opinião em jornais, revistas e blogs.
 
Topo Fundo