O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[É ou não é?] PS3 e X360 já podem ser considerados retro ?

PS3 e X360 já podem ser considerados retro

  • Sim

  • Não

  • Depende

  • ?????

  • Vai trabalhar, vagabundo

  • Existiu geração após os 32 bits?


Results are only viewable after voting.

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.225
Reações
45.266
Pontos
803
eu concordo bastante com o seu ponto. penso dessa forma. então de certa forma concordo que seja retro. mas, ao mesmo tempo, vejo muita gente jogando esses consoles. parecem muito modernos para o termo retro, saca?




Meu deus. isso é preocupante em tantos sentidos cara ksksksk




cara, se tu for do RJ tu acha nos marketplace de rede social ainda. em outros estados não sei dizer.
Pois é, eles são muito bons ainda, mas nos termos tecnológicos são considerados defasados, agora pra consumidor comum que não coleciona e só quer um pra jogar aquele fifinha nos fins de semana (e não só ele) ele rende muito...

Enfim, só são termos, jogo "retrô" ( com aspas mesmo porque isso é bem questionável no caso dos Ps/360) como esses valem a pena até hoje.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
Duas gerações atrás, foram lançados a mais de quinze anos, último jogo relevante a sair para PS3 foi Persona 5 no começo de 2017, não recebem mais nem versões anuais de FIFA... pra mim são sim, não é o fato de terem suporte a HDMI e terem configurações melhores que impede deles serem classificados assim. Logo Sony e Microsoft encerram o online desses consoles para não deixar muitas dǘvidas.
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Nada lançado depois de 1999 deve ser considerado retro

Cara, isso é de 2000 e é totalmente retro:
R-141664-1528592641-5385.jpeg.jpg
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.531
Pontos
803
Já tem jogos, consoles e acessórios sendo vendidos como "raru" ? se sim já é retro. Vou até caçar numa feira do rolo qualquer :v
 


Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
eu acho que eventualmente a gente vai ter que fazer uma subdivisão mesmo. tipo retrô até a geração de ps2 e o resto é "antigo", ou retrô 1 e retrô 2, ou retrô e ancião, sei lá.
quando sair, sei lá, o ps6 e o ps4 cair na regra de "duas gerações", vamos discutir nes e ps4 na mesma pasta, tem nada a ver uma coisa com a outra.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
Para você como essa palavra "raru" tá ferrando a cabeça de muitos, esse mesmo colega tava querendo pegar o "last of us" do Ps3, por 100 reais, daí eu falei "bixo, porque você não pega o do PS4, que é BEM MAIS BARATO e melhor, remasterizado, com dlc", mas não adiantou, ele pegou porque essa edição do PS3 era "raru" por ser americana e vir com manualzinho.

Ele fez a mesmissima coisa com o a trilogia Uncharted: eu falei para ele pegar a trilogia do PS4, por ser remasterizado, vir com legendas e etc, daí ele preferiu pegar os 3 para o PS3, pagando quase 200tão por ser "raru" e vir com manualzinho.

Mas nesse caso faz sentido, ele não parece querer jogar mas sim ter os jogos na versão PS3 por questões puramente de coleção.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Mas nesse caso faz sentido, ele não parece querer jogar mas sim ter os jogos na versão PS3 por questões puramente de coleção.
Nada, no caso dele é puro gadismo de ver "caçadores gaymers de coisas rarus", ele por exemplo viu um video desses tutubes dizendo que o "X-men Wolwerine é um hack slash raru no PS3", daí ele começa a pesquisar os games no mercado livre e me fala "bixu, o meu butão tá coçando para comprar esse jogo", daí falo "mano, este jogo nem é o tipo que você curte, vai comprar mesmo assim" e bum, vai lá e compra.

Eu não falo nada com o que cada um faz com a grana, mas acho gadismo ficar comprando coisas que esses youtubers desgraçados "caçadores gaymers" falam que é "raru".

Se por exemplo, o @young_retro me fala "dr pregos, vou comprar demons souls, pois eu tive um ps3 joguei muito, daí vendi em um passado o meu ps3, mas agora comprei um PS3 novamente e quero pegar os jogos novamente". Aí sim, dou uma força e entendo.

Agora igual esse colega meu, vou comprar este jogo no PS3 porque ouvi dizer que ele é "raru" pois o personagem peida segundo os tutubers, aí acho macaquisse demais.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
eu acho que eventualmente a gente vai ter que fazer uma subdivisão mesmo. tipo retrô até a geração de ps2 e o resto é "antigo", ou retrô 1 e retrô 2, ou retrô e ancião, sei lá.
quando sair, sei lá, o ps6 e o ps4 cair na regra de "duas gerações", vamos discutir nes e ps4 na mesma pasta, tem nada a ver uma coisa com a outra.
Retro Tubo e Retro HDMI.



Mas vendo essas comparações já dá pra notar quanto o PS3 tá ficando pra trás.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.896
Reações
28.667
Pontos
803
PlayStation 3

Lançamento:


Novembro de 2006 na América do Norte e no Japão.14 anos de existência no mercado.

Xbox 360

Lançamento:


Novembro de 2005 na América do Norte e dezembro de 2005 no Japão.15 anos de existência no mercado.

Considerando o tempo de existência no mercado e o fato do xbox one e do ps4 já terem os seus próprios sucessores, eu acho sim que eles devem ser considerados retro.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.896
Reações
28.667
Pontos
803
Pra jogo eu gosto da regra antiga do /vr/
Tudo de antes de 1999 incluindo o Dreamcast porque ele saiu em 1999 e jogos para consoles de antes de 1999 (mesmo os que saíram depois tipo Majora's Mask ou FFIX) é retro
Tem muito jogo da geração ps2, que já ficou com um visual datado/"quadriculado".Apesar de discordar, eu até entendo não considerar o ps3 e o xbox 360 como retro, mas é estranho não considerar a sexta geração como retro.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
Falando puramente em questão de tempo eles são retro sim, mas alguém aí consegue pegar um GTA IV, Uncharted 3, Crysis 2, Bayonetta e dizer que eles são retro? Não dá, simplesmente porque o gameplay evoluiu muito pouco do ps360 pra cá.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.896
Reações
28.667
Pontos
803
Falando puramente em questão de tempo eles são retro sim, mas alguém aí consegue pegar um GTA IV, Uncharted 3, Crysis 2, Bayonetta e dizer que eles são retro? Não dá, simplesmente porque o gameplay evoluiu muito pouco do ps360 pra cá.
Nesse ponto, eu concordo.Não tem como considerar esses jogos como retro.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.777
Pontos
2.164
Pra mim, é retro sim.

Costumo considerar de 2 gerações pra trás.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Já disso isso aqui no fórum e em outros lugares, para mim se tem mais de 10 anos e não é mais fabricado, já é retrô...

PS3 e Xbox 360, assim como o Wii, já tem mais de 10 anos o Xbox 360 já vai fazer 15 anos, e o PS3 e Wii são de 2006 que eu lembre, e já faz alguns anos que eles não são mais fabricados, o Wii não tem mais nenhum suporte da Nintendo, já o Xbox 360 e PS3 ainda tem suporte online, e ainda são lançados alguns jogos para os três consoles, mas eles já estão a duas gerações atrás, então podem ser considerados retrôs sim.

Estou aproveitando muito essa geração ainda, só não tenho o Xbox 360, mas curto bastante o Wii e PS3, estou aproveitando que essa geração ainda tem jogos baratos e todos os meses compro alguma coisa deles... Pois daqui um tempo certamente vão inflacionar e subir os preços deles, então estou aproveitando agora antes que seja tarde.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
14.294
Pontos
503
Ainda não consigo enxergar a geração PS3 e 360 como retrô. Até umas semanas atrás ela ainda era a geração passada. Mas já considero os jogos desses consoles como itens de coleção.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
  1. Vá ao Mercado Livre.
  2. Se tiver escrito "Raru" no anúncio já pode ser considerado Retrô.
  3. Vá ao Youtube.
  4. Se tiver um Chimpa num vídeo falando que é "Raru" já pode ser considerado Retrô.
  5. De nada.
Falando mais sério acho que pode ser considerado sim, o bom disso é que esses moleques retardados modinhas irão deixar as minhas velharias do meu tempo em paz e ir atrás das velharias que fizeram a infância deles.
 
Ultima Edição:

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Se é ou não, eu não sei, mas pra mim PS4 e PS5 não me enche os olhos em nada! Inclusive tive o PS4 3 meses depois do lançamento, trazido dos EUA, e vendi depois de 1 ano tomando poeira, jogava muito mais no PC.

EDIT: Parei na minha coleção de consoles antigos justamente no PS3, XBOX 360 e Wii
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
  1. Vá ao Mercado Livre.
  2. Se tiver escrito "Raru" no anúncio já pode ser considerado Retrô.
  3. Vá ao Youtube.
  4. Se tiver um Chimpa num vídeo falando que é "Raru" já pode ser considerado Retrô.
  5. De nada.
Falando mais sério acho que pode ser considerado sim, o bom disso é que esses moleques retardados modinhas irão deixar as minhas velharias do meu tempo em paz e ir atrás das velharias que fizeram a infância deles.

Ontem eu estava voltando do trampo e pensando neste post e resolvi "pesquisar" os preços de uns jogos "excrusivos" do PS3, dentre deles o Folklore:

Sem-t-tulo.jpg


Sendo que este da "caixa preta" é só o disco e o macaco imprimiu a capinha e tá falando que é uma edição "raru". Daí resolvi anunciar o meu por 170 guedes (este 1º anuncio) para ver o que rola.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
Console pra ser retrô tem que ganhar uma versão mini com trocentos jogos na memória! :ksafado

Falando um pouco sério... Eu até hoje não vi a real necessidade do lançamento de um PS4, uma vez que o 3 ainda tinha lenha pra queimar. E o PS5 está chegando e eu continuo sem ver nenhum atrativo no PS4/Xbox One (que eu vou passar a chamar de "geração perdida"). Estou puxando pela memória e conto nos dedos de uma mão os jogos que gostaria de jogar. RDR 2? Uncharted 4? Arkham Knight? Tudo mais do mesmo! Até os PESFIFA podiam largar o osso das versões anuais e lançar apenas updates das escalações que estaria de bom tamanho.

E justamente pelos jogos modernos serem mais do mesmo, tenho dificuldades em enxergar a dupla PS3/360 como retrô. Só porque tem gráficos inferiores? A jogabilidade é praticamente a mesma. Aliás, podem botar o PS2 no pacote. Pode ser tecnologicamente defasado, mas retrô? Acho que ainda não.

Antigamente haviam grandes saltos. Do Atari pro Nintendo foi um absurdo. :keehk

Depois os 16bits nos deixaram de queixo caído. Quem não lembra do histórico Globo Reporter da "Febre do Videogame"? :kqueixo

Os primórdios do 3D hoje parecem horrorosos, mas eu lembro de quando vi o anuncio do Zelda na TV. :klolwtf

O PS2 lapidou graficamente a geração anterior e então... com exceção da wiizices que a Nintendo tentou emplacar, nenhum salto significativo.

Por isso pra mim o retrô para mim vai até 2000. Podemos esticar para 2002 quando o PS2 realmente começou a dar as caras no BR.

Agora, para fins de Retrospace, XBox 360, PS2 e 3 são mais do que bem-vindos! :kjoinha
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Acho que não somos nós que decidimos. Vão ser os jogadores de PS3 e 360 que daqui a duas ou mais gerações, vão retornar à esses consoles por eles mesmos. Quando houver este retorno, aí sim será retro.

Pensem, quem teve PS3 e 360, só tiveram uma geração a mais e agora que tá iniciado a segunda pós 7ª.

Edit.: O Wii só tem características retro, pois, além de rodar Gamecube nativamente e em 480p - o que faz muitos o procurarem - é uma máquina de emulação retro muito forte.
 
Topo Fundo