O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[É ou não é?] PS3 e X360 já podem ser considerados retro ?

PS3 e X360 já podem ser considerados retro

  • Sim

  • Não

  • Depende

  • ?????

  • Vai trabalhar, vagabundo

  • Existiu geração após os 32 bits?


Results are only viewable after voting.

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.501
Reações
39.631
Pontos
1.053
Ontem eu estava voltando do trampo e pensando neste post e resolvi "pesquisar" os preços de uns jogos "excrusivos" do PS3, dentre deles o Folklore:

Sem-t-tulo.jpg


Sendo que este da "caixa preta" é só o disco e o macaco imprimiu a capinha e tá falando que é uma edição "raru". Daí resolvi anunciar o meu por 170 guedes (este 1º anuncio) para ver o que rola.
Essse game eu peguei numa loja acho que tava uns 30 reais lacrado, acho que foi um dos primeiros games de ps3 que veio pra ca. Depois vendi aqui no forum por uns 100 a uns anos atras, se fosse meio louco tinha guardado tudo e vendido daqui uns anos.
Ps4 tb, agora vindo a nova geracao vendi quase tudo, so sobrou o RDR2 stelbook e mais um ou outro jogo.
 

mega gorila

Bam-bam-bam
Mensagens
544
Reações
1.364
Pontos
333
NUNCA SERÁ RETRÔ,
Retrô é só sexta geração pra trás,

a partir da sétima geração já considero "era moderna" pq foi o último salto de geração significativa,foi onde introduziram online(pra valer), controles sem fio,saída HDMI etc...

Só vai se tornar retrô quando tivermos algo no nível do
"Jogador n°1"
 


arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
O primeiro 360 também não tinha hdmi.
O wii tinha wifi, o primeiro 360 não.
E em termos de jogabilidade, todos sabemos como o Wii era diferenciado e ditou tendências, sendo elas positivas ou não.

Olha só esse post:

Eu acho o PS3 moderninho d+ pra ser algo retro, já o Wii e o 360 acho que entra nisso de boa. :klol

O que eu ou você achamos não interessa.

Imagina daqui a 40 anos o PS5 será considerado retro, e será item de antiguidade.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Seus sucessores ganharam sucessores. Estão duas gerações atrás. Geralmente era esta a "linha de corte".
Eu acho o PS3 moderninho d+ pra ser algo retro, já o Wii e o 360 acho que entra nisso de boa. :klol

O Wii por ser um console SD e o 360 por ainda ter aquela vibe de inicio-metade dos anos 2000(o que faz sentido, já que é um console de 2005).
PS3 tinha a vibe do jardineiro eficiente.

155834
:kflame

Vai ser interessante na pasta "pararmos" de contar cor e pixel para "comparar matinho" com os "novos" consoles retro.
:klolz
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Eu votei em "????", não consegui me decidir.

Óbvio que já é antigo, mas eu não jogaria eles no mesmo barco do PS2, por exemplo. Os paradigmas de desenvolvimento, estilo de menus, integração online, as técnicas gráficas(com muito menos recursos, claro) não são lá muito diferentes das que são usadas hoje. Agora se você pega um Banjo Kazooie usando comic sans e grunhidos no lugar de vozes ou um Ready2Rumble e vê o Michael Jackson trocando sopapos com Hillary Clinton, você já sabe que é dos anos 90.Uma coisa que eu reparo é que antigamente os menus usavam imagens e fontes bem grandes, hoje em dia são letras mais miúdas e angulares.

É igual à historiografia, olhar p/ um monte de povos que viveram há 3000a.C. e dizer "Idade Antiga", no futuro a nossa era não vai ser chamada "Idade contemporânea", é um arredondamento meio grosseiro.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pra mim a maior quebra de paradigma na pasta foi quando consoles da geração PS2 / GameCube / Xbox vieram para retro. São consoles com 3D sofisticado, possibilitam mundos abertos e um visual quase moderno . Alguns dos seus games mais avançados, com um tapinha na resolução, seriam bem "aceitáveis" ainda hoje. Não parecem ter quase duas décadas. Não parecem ser "retro" há tanto tempo.

404035-f1-2002-xbox-screenshot-burning-rubber-or-a-faulty-brakes.jpg
36446-star-fox-adventures-gamecube-screenshot-fox-lands-in-thorntail.jpg
30652-super-mario-sunshine-gamecube-screenshot-explore-isle-delfino.jpg
241540-grand-theft-auto-san-andreas-playstation-2-screenshot-view.jpg
795090-god-of-war-ii-playstation-2-screenshot-a-rather-tough-boss.png
67084-resident-evil-gamecube-screenshot-chris-scenario-you-even-get.jpg
 
Ultima Edição:

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.919
Pontos
1.444
Então o Zeebo, Ouya e N-Gage não são retros pq eles não tem emuladores?
Esses aí eu nem considero video games, são praticamente consoles "home brew", com poucos ou quase nenhum jogo que valha a pena. O N-Gage tem emuladores em desenvolvimento, não sei se foi abandonado.
E eu só disse o que eu acho. Cada um pode considerar o que quiser.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.032
Reações
2.163
Pontos
709
Esses aí eu nem considero video games, são praticamente consoles "home brew", com poucos ou quase nenhum jogo que valha a pena. O N-Gage tem emuladores em desenvolvimento, não sei se foi abandonado.
E eu só disse o que eu acho. Cada um pode considerar o que quiser.
Lembrei q o Vita praticamente não tem emulador tbm pq o emulador dele (Vita3k) só roda homebrew xD

Mas não cara, oq vc disse faz sentido pq normalmente consoles retro já tem emuladores mesmo
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.919
Pontos
1.444
Eu sou a favor, quanto menos critério melhor


Bom mas isso aí é atual. Não quis levantar polêmica.
Da wikipedia:
Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.

Ou seja, se aplicarmos aos games, retrogaming seria "voltar a jogar aquilo que se jogava no passado e havia sido deixado de lado".
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Wii já nasceu retrô. :klol

O Wii já nasceu retrô e, a despeito do seu comentário que eu suponho seja depreciativo, acho que isso foi um grande diferencial do console. Ele não mirou na geração atual e sim nos tiozões que jogavam videogame algumas décadas atrás. Além das tias da ginástica! :ksafado .

A linha Rebirth/Returns e similares, bem como jogos clássicos disponíveis na loja virtual são óbvias, mas boa parte da sua bibiloteca tem um aspecto retrô que vai além da capacidade gráfica. Mesmo com as wiizices. :kjoinha

A emulação é um plus que, se pararmos pra pensar, nem afeta tanto os "civis" (que não fazem idéia de como instalar um emulador, embora adorem a idéia de ter um).
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.343
Pontos
704
Eu acho PS2 bem datado, tem muita coisa da biblioteca dele que lembra mais jogos do PS1 que da geração seguinte, principalmente nas mecânicas.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.265
Pontos
1.503
Pra mim é bem fácil definir tecnicamente um console ou portátil retro: a partir do momento que sua produção é oficialmente encerrada.
Ainda que saia um jogo ou outro depois.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Tanto PS3 e Xbox 360 ainda tem jogos sendo vendidos em grandes lojas de departamento.

Pra ser retrô tem que ser quantos anos depois do fim do encalhe? :ksafado
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Essse game eu peguei numa loja acho que tava uns 30 reais lacrado, acho que foi um dos primeiros games de ps3 que veio pra ca. Depois vendi aqui no forum por uns 100 a uns anos atras, se fosse meio louco tinha guardado tudo e vendido daqui uns anos.
Ps4 tb, agora vindo a nova geracao vendi quase tudo, so sobrou o RDR2 stelbook e mais um ou outro jogo.
Eu paguei foi 70 reais com frete, isto uns 2 anos atrás que era já considerado "raru", como é um tipo de jogo que não irei jogar, resolvi fazer uma "desova" nos meus games de PS3. Até vendi minha coleção de ratchet and clank por 500tão.
 
Topo Fundo