O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

É possível ser crítico do consumismo e entusiasta de tecnologia?

Mensagens
391
Reações
523
Pontos
128
Sou um cara muito crítico do consumo, com base em experiências e reflexões percebo que a gente gasta muito dinheiro por cair em armadilhas consumistas que não trazem o benefício e a satisfação que dizem ou que a gente acha que teria, principalmente se levarmos em conta a dificuldade que é para conseguir uns trocados.

Enfim, poderia me debruçar sobre isso por linhas e linhas, mas vou resumir.

Amo tecnologia, e assim como os avanços da Ciência, são coisas que me fazem ter mais gosto pela vida; em muitos casos fico satisfeito só de olhar/saber, mas tem coisas que tenho vontade de ter, mas sempre questiono se vale a pena, mais do que as pessoas no geral normalmente pensam.

O que acham?
 


Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Mensagens
4.314
Reações
8.092
Pontos
303
Consumir é normal e parte de se sentir vivo, o que entendi que te aflige é que você se emociona fácil com a propaganda tecnológica e depois se arrepende do valor gasto, toda escolha é uma renúncia, early adopter tem esses riscos, e tem também o bônus da experienciar algo primeiro.

O que não dá é pra comprar Apple e criticar o capitalismo.
 

Maximus

Bam-bam-bam
Mensagens
4.044
Reações
5.143
Pontos
349
Entendo. Tem tecnologia que parece até magia de tão extraordinário que são. Como dizia amigo meu: "essa tecnologia é de Deus, não pode..." :klol

Ainda bem que sou mais tranquilo nesse quesito (e pobre:ksorriso), então me seguro. Mas certeza! Se tivesse nadando na grana ia comprar um monte de bugiganga. Acho que qualquer um na verdade, é só ver os países como EUA onde existem os maiores "grupos" acumuladores, compram pq sim, tem aporte pra isso.
 


Lost Angel

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.341
Reações
13.903
Pontos
553
Tecnologia existe para facilitar a vida da humanidade, você só precisa evitar aquele trambolho ultra tecnológico que faz de tudo exceto o principal que é facilitar sua vida.
 

DFN

Veterano
Mensagens
322
Reações
656
Pontos
108
Você pode usar a tecnologia como modo de reduzir seu consumo.
 

cocacola20litros

Pior user da OS
VIP
Mensagens
6.261
Reações
18.449
Pontos
353
Cabe a você dosar as coisas. Atenda suas necessidades e nada além disso. Você que produz e trabalha com imagem e vídeo pode precisar de um iPhone 13 Pro Max 512GB, mas o cidadão que mora num barraco alugado, pega ônibus e trabalha de auxiliar de produção não. Sacou? É tudo questão de necessidades, se aquilo facilita sua vida ou te satisfaz de algum modo, é ok, mas se você compra por puro luxo, por ter o prazer de comprar, de ostentar ou se mostrar, já é errado. Comprar um console e se divertir com ele é ok, comprar duzentos e deixar eles encostados na estante por não ter tempo de usá-los é...duvidoso.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.575
Reações
4.011
Pontos
303
Hoje pode tudo.

No mais as coisas tem os lados positivos e negativos e no geral é impossível ficar com apenas o lado bom
 

San São

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
5.380
Pontos
303
É muito comum seguir por esta perspectiva. Por exemplo, acho fútil tomar champanhe ou degustar algo que custe 2k por dia embora eu possa ser entusiasta num NS PRO, por exemplo. Para quem consome uma bebida tão cara, lógico que ira achar um Nintendinho coisa de criança e portanto, fútil.



Aqui percebemos claramente que a prioridade é algo particular, mais da pessoa que consome e é entusiasmada com algum avanço ou fruição da tecnologia moderna. Claro que é utopia para a minha condição atual, mas um dia, quem sabe?.... enquanto isso a coisa mais normal vai ser um jogador de futebol e cantor gastarem em coisas caras que cedo ou tarde, terão sérias dificuldades financeiras. Estamos careca de saber sobre isso, que o Vin Diesil os diga.
 

Death Knight

Bam-bam-bam
GOLD
Mensagens
12.565
Reações
7.927
Pontos
444
Acho que é difícil ser entusiasta de tecnologia sem ser consumista. Os produtos novos saem com uma velocidade incrível, tornando os "antigos" obsoletos muito rapidamente.

Processadores, por exemplo. Sempre saem versões melhores, mas a diferença é muito pequena para justificar trocas todos os anos. Eu espero uns 4 ou 5 anos para trocar *meu(bolso agradece).
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
1.589
Reações
5.937
Pontos
278
Consumir o necessário é diferente de consumismo.
E tecnologia é algo necessário.
 

Kaiketsu_Zubat

Bam-bam-bam
Mensagens
8.291
Reações
21.981
Pontos
353
Basicamente o pessoal já respondeu, mas eu acho que sim dá pra ser os dois, o que não podemos é criticar o capitalismo.
Por exemplo, eu tenho um celular chumbrega aqui que eu acabei de comprar e sei que vai durar um ano ou menos, não é melhor você gastar um pouco a mais e levar algo que vá durar ao menos o dobro disso aí?

Então basicamente é isso aí, comprar por comprar é consumismo, agora comprar algo que seja caro mas que se pague durante os anos aí é uma compra inteligente.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
43.259
Reações
154.901
Pontos
834
Claro, e nem precisa muito.
Se você comprar só o que precisa, não sair desesperado pelo último lançamento de hardware ou software, passar pra frente os usados ao invés de acumular ou jogar fora, etc.
 

Dathilot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.633
Reações
10.367
Pontos
654
Tecnologia em que sentido?

Praticamente toda evolução tecnologica sem fins medicos ou militares desde 1800 foi guiada por consumismo ou por poucos genios que faziam o que faziam por paixão, porem que já acumulavam capital ou tinham apoiadores do grande capital.


Antes de consumir qualquer coisa pense nessa frase:

"bate pnhta que resolve"

by mendingo_26

Resolve até para mulher/encontro.
 

Poor_Boy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.882
Reações
19.972
Pontos
694
Só o fato de se preocupar com isso já um tanto desnecessário e sem sentido. O cara que se dói por consumir algo das duas uma: Ideologia ou pobretude.

Consumismo desnecessário é comprar o que não vai usar, mas se vc compra algo que gosta e vai usar é saudável e necessário, pois é a partir do consumo (comércio) que a riqueza é gerada, afinal dinheiro não dá em árvore.
 

leandromede

Bam-bam-bam
Mensagens
4.519
Reações
10.317
Pontos
303
Se eu entendi o tópico acho que não.

Se entusiasta é ter tudo de ponta acho que ser crítico é hipocrisia.
No mundo da tecnologia as coisas são muito caras, eu queria gastar uma grana pra ter um equipamento bom de áudio, mas quando olho os preços não tenho condições financeiras e se tivesse não gastaria quase 10 mil reais pra ter.
E eu poderia, citar muitos, exemplos, no final eu acabo gastando meu dinheiro em coisas boas mas que trazem um cxb interessante.
Não vou deixar de ter minhas coisinhas mas também não vou fazer loucura porque sempre preciso ter o melhor.
 

Suja

Bam-bam-bam
Mensagens
2.939
Reações
4.609
Pontos
339
Eu acho que é sim.

Principalmente se você desenvolver um pensamento bastante crítico e analítico em relação às suas compras (tipo, "Quais os ganhos em performance terei se trocar meu Celular/ GPU do ano passado pelos desse ano? O que de novo se incorporou? Faz diferença para meu perfil de usuário?") e se condicionar a só dar um upgrade depois de se livrar do "antigo" que estiver na sua mão.
 
Topo Fundo