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É só impressão minha ou a partir da geração PS4/One houve uma diminuição na criação de novas IP's por parte das grandes desenvolvedoras?

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
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Título autoexplicativo. Tava dando uma olhada nos jogos da gen ps3/xbox 360 e fiquei abismado com a quantidade absurda de novas franquias que surgiram na época. Já na gen ps4/one em diante, me parece que houve um grande em foque na produção de sequências, remakes e remasters. Tanto que as maiores novidades em jogos, tem vindo dos indies.

Eu sinto falta de novidades no meio dos AAA.
 

konde10

Lenda da internet
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Sim. Inclusive inícios de geração são o melhor momento, segundo as próprias produtoras, para se lançar novas IPs, o que não aconteceu dessa vez, tudo mais do mesmo.
 

Lord Umbasa

Bam-bam-bam
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Sim e o motivo é muito simples, custo.
A cada geração o custo da produção aumenta fazendo que as empresas arrisquem menos.
Não é só isso não hein. Tem a questão também de ficar acomodado e preguiçosos ganhando horrores com algum jogo online.. exemplo mais descarado é GTA 5,.jogo já está na terceira geração de consoles e ainda vende muito. A Rockstar lançou somente um mísero jogo que foi ainda uma sequência, red dead 2 que já estava.em avançado desenvolvimento, mas se não fosse isso duvido que teriam lançado algum jogo novo na geração inteira
E outras empresas estão loucas atrás de algum modelo que proporcione retornos a longo prazo.
Acho que vai ter cada vez menos jogos novos e inovadores, ficando a cargo dos índies que ainda fazem jogos com algum carinho
Pois para o jogo ser bom, não precisa também ser somente um AAA na casa de centenas de milhões de dólares, jogo foi feito teoricamente para ser divertido
 

Eyer05

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Fato.

Mas sinceramente, se compramos last os us remaster do remake 1.5, a preço cheio, pq eles vão tentar algo novo ?

Se tivesse no lugar das produtoras,faria o mesmo.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 


Majima-San

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Não é impressão, na 8ª gen restringiu-se quanto ao volume literal e irrevogavelmente à Sony, que criou mais de 40 Novas IPs, sendo exemplos Horizon, Ghost of Tsushima, Death Stranding, Dreams, Astrobot, Helldivers, Until Dawn, Detroit, Alienation, Bloodborne, Nex Machina, Knack, Driveclub e The Order. O resto foi muito pouco.


A Microsoft obteve relevância, seja comercial, seja de qualidade, com Ori, Quantum Break e Sea of Thieves, e a Nintendo praticamente só trouxe Splatoon e TW 101.


Para os third parties, os games que marcaram a era foram Novas Ips, mas as sequências dominaram as esteiras. Não criaram 5% do volume da Sony. Entretanto, muitas soltaram um ou dois jogos isolados Novas IPs que caracterizaram o período:


- Destiny
- Fortnite
- PUBG
- The Division
- Watch Dogs
- Overwatch
- Sekiro
- Elden Ring
- Fall Guys


Indies se fizeram com Novas IPs (Cuphead, Dead Cells, Celeste, Into the Breach, Hollow Knight etc), mas aí o sistema é diferente


9ª geração a Nintendo só trouxe de digno de menção ARMS (ela evita Novas IPs por filosofia de trabalho), as demais lançaram seus consoles com 3 anos de New Gen, e as coisas estão no formo: está confirmado que cada um dos estúdios inhouse da Sony tem uma Nova IP (cerca de 20 games, portanto), + os projetos pela XDev de Firewalk e Deviation. Em 2025, é pra metade do investimento em First Party ser em Nova IP:


1655640928412.jpeg

Se se transplantar “por projeto”, e ela mantiver a produtividade de ~150 games por geração, isso significaria 75 games, mas é provável que fique entre 40-50 Novas IPs até o fim do PS5


A Microsoft está com um pipeline de muito volume de propriedades inéditas, Penitation, Grounded, Avowed, Starfield, Red Fall, Everwild, e muitos de seus times trabalham na coisa, pra quem gosta de viver novos mundos vai ser uma boa pedida um XBox também
 

renbh

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Não houve diminuição consciente na criação (ninguem decidiu parar de jnvestir), o que houve foi aumento do tempo de produção. Onde antes você fazia dois ou mais games, agora faz um só. Com isso numa produtora cria uma IP nova e, se der certo, uma continuação e a geração acabou.

A filosofia é a mesma desde o início dos games, você usa o sucesso de IPs consagradas para poder financiar novas IPs que por sua vez, irão gerar mais IPs consagradas. Sem está roda a empresa não consegue se manter no topo.

É diferente no mercado indie, que é mais parecido com a era 16 bits. Como Têm muita gente tentando e as produções são mais curtas, há benefícios em arriscar mais.
 

RetroRGB

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Sim, o mercado está morrendo. O PS3/360 foi a ultima grande geração que tivemos em termos de third part.

Hoje temos meia dúzia de jogos thirds.
 

RetroRGB

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Não houve diminuição consciente na criação (ninguem decidiu parar de jnvestir), o que houve foi aumento do tempo de produção. Onde antes você fazia dois ou mais games, agora faz um só. Com isso numa produtora cria uma IP nova e, se der certo, uma continuação e a geração acabou.

A filosofia é a mesma desde o início dos games, você usa o sucesso de IPs consagradas para poder financiar novas IPs que por sua vez, irão gerar mais IPs consagradas. Sem está roda a empresa não consegue se manter no topo.

É diferente no mercado indie, que é mais parecido com a era 16 bits. Como Têm muita gente tentando e as produções são mais curtas, há benefícios em arriscar mais.
Não concordo. Tivemos uma redução de mão de obra.

A Rockstar lançava jogo quase todo ano no PS3/360 de varias equipes ao redor do mundo.

Hoje a rockstar terceiriza para equipe de 10 pessoas como o Groove Street Games.
 

MetroidPirate

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A Ubisoft até que criou várias novas. Agora se considerar a Sony como um todo, deve ser a que mais trouxe IPs novas msm.
 

Maxtremus

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Custo exorbitante para no final criar novas IPs genéricas como Babylon's Fall.

Melhor aproveitar franquias que já existem.
 

Rafaelkar

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Caiu mesmo, só ver que em 2014~2016 tivemos:

The Division
Titanfall 1
Destiny
Watch Dogs
South Park
Dying Light

E vários outros. Isso só multiplataforma.
 

renbh

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Não concordo. Tivemos uma redução de mão de obra.

A Rockstar lançava jogo quase todo ano no PS3/360 de varias equipes ao redor do mundo.

Hoje a rockstar terceiriza para equipe de 10 pessoas como o Groove Street Games.

RDR 2 teve mais de 2000 mil pessoas em vários estúdios por 8 anos, sem chance de fazer tanto jogo assim.

O mercado tem.alta rotatividade, mas basicamente todas as softhouse cresceram muito (veja o número de pessoas absurdo da Ubi, o quanto a Sony tem hoje comparado com anos atrás, quanta gente trabalha em CoD), só que é mais gente trabalhando por mais tempo no mesmo game e não fazendo mais games.

O caminho que estão seguindo é justamente parcerias com empresas menores para aumentar rotatividade. Praticamente toda as grandes tem um selo ou parcerias assim.
 

Landstalker

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Aparentemente sim, é algo que eu tenho notado há anos, inclusive.
 

Landstalker

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Um dos motivos das empresas estarem investindo em GaaS é devido ao alto custo de produção atrelado ao fato de ter uma maior rentabilidade dos jogos ao longo dos anos.
 

Jiren

Supra-sumo
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Sim e o motivo é muito simples, custo.
A cada geração o custo da produção aumenta fazendo que as empresas arrisquem menos.
É isso.

Por isso temos tantos Remakes de títulos consagrados. Empresas tem muito medo de se arriscar. Criar uma propaganda de algo do zero.

Eu acho isso um erro grande. Vejam Elden Ring. Pode até ser um jogo ao estilo Souls Like, mas é um título novo. Buscou parceria com o Martin de GOT.

Sinto falta de novos títulos. Até curto Remakes de jogos antigos (Quando bem feitos) mas as empresas estão muito conservadoras.

Square então? A cada mês anuncia um Final Fantasy diferente….rs

Meu jogo/franquia preferido é FF. Mas é tanto FF que lançam, que começa a saturar.

É como você adorar Picanha, e começasse a comer Picanha no almoço, janta, e até no café da manhã…uma hora vai passar a odiar
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Já explicaram aí no tópico. Não só é caro e arriscado, como produzir jogos provavelmente ficou bem mais complicado e demorado. Antes você via três jogos de uma mesma franquia na mesma geração, enquanto hoje em dia, com sorte, você vê um ou dois e olhe lá. É só notar como a geração PS360 recebia vários jogos de uma franquia, como trilogia Mass Effect, Dragon Age, Bioshock, os Halos, Gears, Uncharted, e por aí vai. Hoje os estúdios lançam um jogo da franquia na geração, isso quando não pulam geração, como GTA, Dead Space etc.

Se tá dificil continuar franquias de sucesso, imagine criar.
 

Billy_louco

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O mesmo motivo que não temos novas franquias fortes em filmes

Antes você investia x então podia arriscar, hoje gasta 100*x, com o risco menor e a previsibilidade de vendas maior em franquias pre estabelecidas
 

terroso

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É isso.

Por isso temos tantos Remakes de títulos consagrados. Empresas tem muito medo de se arriscar. Criar uma propaganda de algo do zero.

Eu acho isso um erro grande. Vejam Elden Ring. Pode até ser um jogo ao estilo Souls Like, mas é um título novo. Buscou parceria com o Martin de GOT.

Sinto falta de novos títulos. Até curto Remakes de jogos antigos (Quando bem feitos) mas as empresas estão muito conservadoras.

Square então? A cada mês anuncia um Final Fantasy diferente….rs

Meu jogo/franquia preferido é FF. Mas é tanto FF que lançam, que começa a saturar.

É como você adorar Picanha, e começasse a comer Picanha no almoço, janta, e até no café da manhã…uma hora vai passar a odiar

Concordo maaaaaas, se Elden Ring tivesse o nome de Dark Souls 4, passaria de boa.
 

renbh

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É isso.

Por isso temos tantos Remakes de títulos consagrados. Empresas tem muito medo de se arriscar. Criar uma propaganda de algo do zero.

Eu acho isso um erro grande. Vejam Elden Ring. Pode até ser um jogo ao estilo Souls Like, mas é um título novo. Buscou parceria com o Martin de GOT.

É arriscado, mas é ainda mais não lançar. Isso porque, tirando casos fora da curva, franquias não duram para sempre. As empresas precisam de produtos que vendam bastante, então elas precisam se preparar para quando aquela franquia que vendia bem no passado perder fôlego. Em suma, há um contador em cima de cada produtora antes que ele termine ela tem que achar novos produtos que vendam tão bem quanto o que já possuem.

A questão é que TUDO diminuiu, se antes a empresa lançava 5 jogos na geração, 3 continuações e 2 novas IPs, agora ela lança duas, então ela tem que mesclar, se tiver uma franquia de sucesso, continua, se não lança uma nova e espera que dê certo para lançar uma continuação (algo como o caminho da Guerrilla, começou com Killzone, mas a franquia estava em decadência, então criou uma IP nova, deu certo e mandou ver uma continuação).

Como não dá para reduzir a complexidade dos games (o consumidor sempre quer mais, não menos, basta ver o tanto de tópico cobrando gráficos ainda mais absurdos) existem duas soluções possíveis. A seguida pela Square que mescla games grandes com pequenos e lançam caminhão de jogos no mercado (tem para todos os gostos, remaster, remake, IP nova, continuações) o que deixa os resultados mais instáveis (e aumenta o hate nos fóruns), mas aumenta a presença da empresa no mercado. A outra alternativa é trocar as engines atuais para opções mais dinamicas, o carro chefe da Unreal Engine 5 é automatizar e cortar tempo de produção com um monte de atalhos, mais do que fazer o novo, ela melhora o que já existe com implementação muito mais rápida.
 

renbh

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Concordo maaaaaas, se Elden Ring tivesse o nome de Dark Souls 4, passaria de boa.

Todo estudio tem assinatura, a não ser que tenha vários grupos internos o ideal, seja IP nova ou não, que o estudio implemente o que faz de melhor. Caso contrário a possibilidade de um Cyberpunk 2077 (independente dos bugs, fica claro que faltou experiência da produtora em shooters) ou de problemas de produção como o que vem sendo dito de Fable, aumenta consideravelmente.
 

Sir Bovino Gadoso

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Sim, hoje é remake e jogo genérico, não sei com a indústria não entrou em crise ainda, vai ser difícil renovar uma nova geração de jogadores nessa pegada.
 

renbh

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Sim, hoje é remake e jogo genérico, não sei com a indústria não entrou em crise ainda, vai ser difícil renovar uma nova geração de jogadores nessa pegada.

Pelo contrário, jogos nunca venderam tanto, ou seja, nunca atraíram tanto publico quanto atraem hoje.

Isso sem entrar no mérito da diversidade do mercado, com a explosão indie com as mais diversas propostas, revitalização de gêneros considerados mortos (quem diria que em pleno 2022 estaríamos considerando RPGs isométricos como melhores opções para o gênero), formas diferentes de jogar (mobile com medalhões, VR, etc...).

E olha que este aquecimento tende a aumentar ainda mais, esta geração pode alcançar números de venda ainda maiores e estamos vendo uma série de novas engines feitas para acelerar produção de jogos e diminuir custo de produção, o que aproximaria o que é feito no mercado indie do que é feito no retail.
 

Barrigudinho

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Acredito que quando o salto de potencia é maior, isso estimula mais devs a implementarem idéias que estão no storyboad há anos. Era pra acontecer isso nessa geração também, mas tivemos a pandemia e tal. A pandemia deve ter atrasado o desenvolvimento uns 3 anos.


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Queen of Pain

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Um fracasso pode levar um grande estúdio a falência, então elas só arriscam no arroz e feijão de sempre, só existe diversidade no meio indie, entre as grandes vai ser sempre remake, remaster ou o mesmo de sempre 1 2 3 4 5 6 7 8 9 e por aí vai...
 

Sir Bovino Gadoso

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Pelo contrário, jogos nunca venderam tanto, ou seja, nunca atraíram tanto publico quanto atraem hoje.

Isso sem entrar no mérito da diversidade do mercado, com a explosão indie com as mais diversas propostas, revitalização de gêneros considerados mortos (quem diria que em pleno 2022 estaríamos considerando RPGs isométricos como melhores opções para o gênero), formas diferentes de jogar (mobile com medalhões, VR, etc...).

E olha que este aquecimento tende a aumentar ainda mais, esta geração pode alcançar números de venda ainda maiores e estamos vendo uma série de novas engines feitas para acelerar produção de jogos e diminuir custo de produção, o que aproximaria o que é feito no mercado indie do que é feito no retail.
Se a indústria tá crescendo tem algo errado, porque eu não vejo mais inovação, será que as pessoas estão mais burras?

Ou a inovação tá no mobile? VR?

Quem viveu a era de ouro dos games sabe que não lançam mais nada com proposta inovadora, os gêneros já estão muito bem estabelecidos, o hardware não dá aquele salto do passado.

O que surgiu de novo como gênero é souls like e battle royale, mas temática por exemplo sempre existiu dark fantasy e shooter aceita qualquer tema.

Kojima parece que quis inovar como Death Stranding. (Não joguei)
 

renbh

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Se a indústria tá crescendo tem algo errado, porque eu não vejo mais inovação, será que as pessoas estão mais burras?

Ou a inovação tá no mobile? VR?

Quem viveu a era de ouro dos games sabe que não lançam mais nada com proposta inovadora, os gêneros já estão muito bem estabelecidos, o hardware não dá aquele salto do passado.

O que surgiu de novo como gênero é souls like e battle royale, mas temática por exemplo sempre existiu dark fantasy e shooter aceita qualquer tema.

Kojima parece que quis inovar como Death Stranding. (Não joguei)

Retail não trabalha com inovação, trabalha com refinamento. Zelda BotW não é inovador em gênero, é um open world, mas é implementado de tal forma que a experiência é superior a qualquer Zelda do passado, até mesmo a Ocarina of Time, que também era superior por sua implementação e não por ser algo único.

Isso SEMPRE foi assim na indústria, quando saiu Pacman, tivemos um zilhão de Maze games, quando saiu Space Invaders, um zilhão de shooters, SNES? Um zilhão de sidesrollers e Beat'em ups e por aí vai. Só que isso é demanda, quando o público um game da From ele quer um game da From, mas melhor que o anterior e não algo diferente.

Só que o mercado não é só isso, vá agora na loja digital de qualquer console e você verá gêneros que nunca imaginou, alguns você não vai nem entender e isso não existe porque as pessoas ficaram mais ou menos inteligentes (um argumento que não faz o menor sentido), mas porque é muito mais fácil inovar quando você não precisa pagar distribuidor de midia física para o mundo inteiro e nem ter que vender game de U$ 20 por U$ 60 porque é assim que o mercado funciona.

Em suma, hoje o mercado é muito mais diversificado devido ao crescimento da distribuição digital, ela é mais versátil, consequentemente mais versátil será o mercado onde ela existe. Perceba, nada disso é opinião, é fato, nunca tivemos tantos gêneros diferentes compartilhando as "prateleiras" quanto agora e a diferença não é nem pequena, é abismal.
 

dsoon

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É muito mais cômodo e fácil criar uma sequência que geral hypa do seu joguinho favorito. Sem falar na moda de remaster, remakes.
Criar um jogo do zero? Tem nem comparação na dificuldade pra fazer.
Crias novos personagens, roteiro do nada, temática, ideia de gameplay. Tá maluco.
 

Kazin

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Considerando somente os AAA, criar novas franquias é um risco que poucos estúdios estão dispostos a correr por conta do custo alto de desenvolvimento, então preferem se manter em franquias que já tem uma base de fãs e fazer remasters/remakes/continuações. Nos indies e estúdios AA tem sempre franquias novas saindo.

É um movimento normal, tá acontecendo com o cinema também.
 

jakotsu

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Na atual geração, isso piorará muito mais.

Só tão lançando marmitas como jogos novos.
 

Asura's

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Sim, diminuiu e a tendência é só piorar...

Na geração PS3/Xbox360 as Desenvolvedoras Japonesas investiam muito em Novas IPs..


:kawaii
 

Lord Atma

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É uma discussão infinita de motivos.

As grandes já consolidaram suas ips ou emplacaram algum gaas.

Precisa de estúdio novo para criar algo diferente e que SEJA BOM.

Estúdio novo e pequeno tem medo de alto custo de produção e seu produto não emplacar e quebrar. Acabam ficando nós indies mesmo e no meio de tanto lixo aparece bons títulos.

Ainda tem saído muito jogo porém os consumidores não querem arriscar em gastar uma grana em jogo m**** e acabam se levando pelas notinhas.(eu sempre olho)

Mais como @terroso disse
Custo
Tempo

E blablabla.

Fora que um empresa nova tem que procurar um janela de lançamento que não seja destruída por outra ip famosa.

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holandeses

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O negocio é não ficar sô com arroz com feijão que as grandes produtoras fazem , elas vão jogar apenas no seguro , por outro lado os Indies estão cada vez fazendo games muito bons em vários tipos de géneros eles dominam alguns géneros completamente

mesmo assim algumas grandes produtoras estão sempre fazendo games novos
Bethesda
Deasthloop
Ghost Wire Tokyo
Starfield futuramente


O que surgiu de novo como gênero é souls like e battle royale, mas temática por exemplo sempre existiu dark fantasy e shooter aceita qualquer tema.

você esqueceu dos games de terror multiplayer assimétrico como seu maior exemplo Dead by Daylight
 
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