Pior que sim, é procedural (todos os andares). Inclusive os bosses parecem que também são procedurais. É possível que eles sejam escolhidos também de acordo com o quão apelão vc esteja.
A cor dos chips é meramente para separá-los entre os 6 tipos (power, support, range, mobility (no caso do azul), lucky, drone). Uma cor não é melhor que a outra, por exemplo. Tudo depende de qual build vc quer montar pra arma que vc escolheu.
Aqui por exemplo vc vê que são outras cores para os desafios:
E aqui temos um chip azul pra um level normal ao invés de easy:
Então em questão de cores o negócio virá bem random mesmo. Quanto aos casuais, pessoal adora roguelite e já estão acostumados. Pra isso tem as melhorias permanentes que vc vai grindar pra facilitar futuras runs. Só tu que tá velho e todo perdido mesmo

Quando a idade chega é foda, né
Vc diz o símbolo logo abaixo do nível de dificuldade? Acredito que ele tenha a ver com o tipo de desafio que vc irá enfrentar, e não com as armas.
Pode acreditar, vc escolhe uma arma no início da run e joga com ela durante a run toda. A Nintendo pagou voo e hospedagem pros viadões irem pra São Francisco jogarem o game, e ontem mesmo esses viados postarem vídeos preview, incluindo o DUDE. Então eu to repetindo o que essas bixas reportaram de como funciona.
Enfim, como os chips não tem qualquer descrição sobre serem comuns, incomuns ou raros, eu acho que essa questão dos chips serem relacionados a dificuldade do level será mais uma daquelas decisões incompreensíveis dos estúdios 1st party da Nintendo.