O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


1ª Mostra EcOS: Histórias do Crime Contemporâneo

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
A EcOS é uma coletânea de contos feitos pelos usuários da OS! O foco nessa edição é crime contemporâneo, essa é a base, deixando o resto livre pra cada autor.
A ideia de uma coletânea do fórum surgiu aqui .Alguns meses depois e aí está:


“Um crime bem sucedido e favorecido pela sorte é chamado de virtude.” - Sêneca
Desde que Caim usou uma pedra para derramar o sangue do próprio irmão, o crime vem sendo um dos assuntos que mais desperta todos os tipos de sentimentos nas pessoas. Raiva, angustia e horror seriam a resposta para a grande maioria, mas o que poucos tem coragem de admitir é que, às vezes, escondido nos cantos mais sombrios da mente, existe uma certa fascinação que nos deixa acordados durante a noite e não nos permite desviar o olhar. Essa coletânea traz as mais diversas histórias sobre crime escritas pelos usuários do fórum OuterSpace. Boa diversão.

Primavera - Geth
Lago - ocelot_sobis
Clic - Davidorff
Palimpsesto - !SAnfierro!
Matadores de Dragões - Rosca Tudor
A Pianista, o Assassino e um Avohay - Icarios
Caracol - Biruts



Download:







http://mostraecos.tumblr.com/
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
Parabéns a todos o envolvidos. Gostaria de ter participado, mas a falta de tempo não me permitiu.

Enviado de meu GT-N7100 usando o Tapatalk 2
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Hoje já to com soninho, mas amanha começo a malhar esses contos lixo.

Parabéns a todos o envolvidos. Gostaria de ter participado, mas a falta de tempo não me permitiu.

Enviado de meu GT-N7100 usando o Tapatalk 2
Nosso ego é infinito, por isso é provável que terá uma 2ª Mostra. Eu duvido que esse bando de assanhada vai deixar as b***tinha guardada dentro da calcinha, então não duvido nada que já estejam pensando no tema da próxima. Então se estiver afim é só chegar e boa.
 

ofamosomayer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.686
Reações
5.281
Pontos
314
Vim guardar meu post aqui no início desse tópico pra dizer vsf rosca entrei no cantinho com o pau na mão e tive que largar pra pegar o óculos (ler com óculos adiciona +10 no atributo cult)
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
que emoção galera, depois de meses de trabalho duro conseguimos lançar essa porra... espero que todos gostem

aqui vai uma sinopse do meu conto: um fazendeiro, um padre e um velho se tornam traficantes e aprontam altas confusões no interior de santa catarina

em comemoração, levantemos o punho dos broders escritores:

nxwd.png

aqui uma foto do rosca escrevendo o conto dele:

original-dad-into-typewriter.jpg
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.830
Reações
12.540
Pontos
1.089
Opa ficou mto maneiro, o pessoal da organização está de parabéns por fazer um trabalho de primeira... e de graça :klolz

Aproveitando, gostaria de deixar um obrigado ao milh0use e Bill Kamp pela consultoria e aos brother @!SAnfierro! e antonioli pela paciência e boas ideias.

 


Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
Parabéns pessoal !!!


A capa ficou ótima!!! Muito bem bolada. Me iteressei ainda mais por ler todos os contos, já vou baixar e iniciar a leitura.

Em breve volto para comentarios sobre cada um.


Já pensaram em publicar ( logico né )?

Será que rola um patrocinio do Forum ? OU será que não vale a pena envolver o forum deixando o produto mais idependente?

Poderia ser uma publicação via crowndfunding !!

Desejo sorte e sucesso a todos, e quem sabe um dia eu possa contribuir com um conto também.
Quando rolar uma tematica relacionamentos, estilo Nelson Rodrigues, tenho alguma coisa já mais ou menos preparada!!
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Vou começar a falar das obras na ordem que li.

Começar pelo Palimpsesto, que eu tinha já discutido por e-mail com o San, mas vou trazer pra cá e ver se pessoal, concorda, discorda, muito pelo contrário, enfim:klolz :
Gostei bastante... vc deu uma tônica bem séria e criou um caso bem cabeludo. Não tem nada que desgostei, só acho que se vc colocasse mais trabalho la em cima tem potencial pra ficar melhor... desenvolver mais os personagens (ainda mais que vc trabalhou com um núcleo bem centralizado).

Acho que tem só dois pontos que gostei menos...

Primeiro que vc descreve muito coisas secundárias, como “a luz incidindo na igreja” e essas coisas e não faz o mesmo com os personagens. Não que vc deva descrever menos essas coisas, mas colocar tudo no mesmo timming... acho que o negócio é dar um tempo pro leitor sentir as coisas... logo na primeira cena vc, por exemplo, quando vc vai descrever os dois policiais da uma descrição bem mais rica pro rapaz que para a moça... deveria balancear melhor aquilo, já que são dois personagens com o mesmo peso na história.

A segunda coisa é que vc pode dar uma especializada no seu texto. Como você tentou uma abordagem mais sóbria seria legal tentar impressionar o leitor de alguma maneira... pega como exemplo o Tom Clancy (que to usando pq meu pai tava aqui lendo o ultimo livro dele e acabamos discutindo um pouco sobre isso)... o cara era considerado (morreu recentemente... caso vc não acompanhasse ou se interessasse) uma referência literária, porém eu, pessoalmente, acho ele um romancista bem mediano (que varia de bons momentos a outros péssimos, apesar de ter alguns surtos de genialidade), mas o que todo mundo que é fã dele (eu sou) concorda é que o cara é uma enciclopédia militar, e ele trazia todos esse conhecimento pra suas obras (e sem deixar isso protagonizar... apenas usando como um bom suporte a narrativa), e como é algo que costuma despertar curiosidade das pessoas acabou alavancando ele como autor. Então vc, quando for fazer uma obra mais séria, tentar trazer pra ela algo que enriqueça e faça as pessoas sentirem que vc manja muito daquilo... no caso poderia detalhar mais o caso do assassinato do policial e sua família, se possível pesquisando uns casos reais e trazendo características deles, tanto factuais quanto linguagem mais técnica de descrição... que, inclusive é algo que eu tb deveria ter feito... eu falhei em pesquisar como policiais conversariam tudo aquilo pelo rádio, por isso pode ver que deu um jeito de não colocar essas conversas, só suas conclusões... é algo que fiquei devendo e daria muito mais clima. E, no seu caso, seria tanto pra dar clima como pra deixar a coisa mais realista.

Outra coisa, que não sei se foi ou não intencional, é o excesso de tabagismo no seu conto... tipo, eu quase peguei câncer de pulmão lendo... rs... chegou a me incomodar de verdade (não sou fumante), ao menos no bom sentido, pois ajudou a sentir um pouco do clima e dos personagens... se vc fez de propósito significa que conseguiu o que queria... se foi sem querer o lado bom é que é algo que funcionou bem, mas poderia não funcionar, e eu sou um cara que gosta de ser incomodado quando leio (assisto, ouço, jogo ou o que quer que seja), mas a maioria das pessoas não (pelo menos creio que não... pelo que ouço comentarem sobre diversas coisas)... então se vc fez algo incomodo sem querer é uma espécie de roleta russa sem intenção... algo que sempre é melhor se policiar.

Mas é só exemplo. Vc mesmo disse que quer se dedicar mais a sua escrita... eu gostei muito do seu estilo de escrever... é muito mais maduro do que eu consigo fazer (sim... quando tento escrever algo mais sóbrio costuma ficar chato demais... totalmente fora de minhas capacidades criativas). Acho que da pra agradar as pessoas fazendo coisas no nível do Palimpsesto (é esse o nome?), mas você se beneficiaria muito (mas, muito mesmo) se desse um trampo em pesquisa de campo antes de escrever... algo do nível de sua pesquisa ser até maior que o trabalho final... chegar escrevendo com embasamento e metendo isso na cara de todo mundo (não necessariamente de maneira arrogante... alias, de preferência sem ser arrogante... mas pelo menos chegar falando com uma put* propriedade e auto confiança)... é o tipo de coisa que o público que lê histórias mais sóbrias valoriza muito... e se vc além disso tudo ainda souber fazer um bom merchan de todo esse trampo pode ter certeza que as pessoas irão retribuir... se tiver o feeling de escrever sobre algo que cause atração dos leitores pode até esperar um bom retorno.

De todos os contos é o que achei ter a escrita mais madura e sóbria (não que os outros não tenham). É muito bem escrito, e o que faltou pra ser um conto perfeito foi tempo trampando em cima pra refinar o que foi feito e enriquecer alguns trechos. Alias, a maioria dos contos sofreu com isso, mas em Palimpsesto ficou mais latente exatamente por flertar mais com o realismo sóbrio, que sempre foi um segmento artístico que demandou mais virtuosismo e preciosismo.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Parabéns pessoal !!!


A capa ficou ótima!!! Muito bem bolada. Me iteressei ainda mais por ler todos os contos, já vou baixar e iniciar a leitura.

Em breve volto para comentarios sobre cada um.


Já pensaram em publicar ( logico né )?

Será que rola um patrocinio do Forum ? OU será que não vale a pena envolver o forum deixando o produto mais idependente?

Poderia ser uma publicação via crowndfunding !!

Desejo sorte e sucesso a todos, e quem sabe um dia eu possa contribuir com um conto também.
Quando rolar uma tematica relacionamentos, estilo Nelson Rodrigues, tenho alguma coisa já mais ou menos preparada!!
Me manda esse conto da piróca da cabeça roxa que quero ler:rox

Por enquanto acho cedo pra gente falar em patrocínio ou o que quer que seja, mas se o brunoos se interessar em ser nosso mecenas podemos adiantar esse assunto.

Esperando aqui as opiniões. Boa leitura!
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.830
Reações
12.540
Pontos
1.089
Li Palimpsesto também e:

-Achei legal o salto de tempo entre uma parte e outra do conto, a primeira parte dá uma boa base para vc entender o porquê do Padre e o Antonio estarem se cagando qdo o Chifre disse que ele era o Otávio Mendes.
-Apesar disso e da facada na mão do Padre, não consegui sentir que o Chifre fosse realmente tão ameaçador assim. Por quê? Porque ele é um velho de 60 anos que está ameaçando dois caras com uma faca, se eles tivesse degolado o coroinha ou estivesse usando alguma arma teria sido bem mais ameaçador.
-O jeito que o verdadeiro Otávio Mendes derrubou ele foi genial, na primeira parte vc pensa nele como só sendo um psicopada viciado, mas ele se mostra bem mais que isso. É um personagem com profundidade, legal ele ter "renascido" não só por ter trocado de nome, mas também por estar tentando deixar aquele antigo "eu" para trás.
-Gostei do plano de fundo sobre tráfico de hormonios no interior, nunca teria pensado nisso.
-Boa escrita, sem frescura.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Parabéns a todos!

Gostei bastante do pessoal dando enfoque nas suas cidades ou regiões.
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.830
Reações
12.540
Pontos
1.089
Ah para quem resolver ler meu conto (A pianista, o assassino e um Avohay) e não quiser ter trabalho de procurar a "trilha sonora" , segue as músicas que aparecem no conto:










 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Começar pelo Palimpsesto, que eu tinha já discutido por e-mail com o San, mas vou trazer pra cá e ver se pessoal, concorda, discorda, muito pelo contrário, enfim:klolz :
Gostei bastante... vc deu uma tônica bem séria e criou um caso bem cabeludo. Não tem nada que desgostei, só acho que se vc colocasse mais trabalho la em cima tem potencial pra ficar melhor... desenvolver mais os personagens (ainda mais que vc trabalhou com um núcleo bem centralizado).
Acho que tem só dois pontos que gostei menos...
Primeiro que vc descreve muito coisas secundárias, como “a luz incidindo na igreja” e essas coisas e não faz o mesmo com os personagens. Não que vc deva descrever menos essas coisas, mas colocar tudo no mesmo timming... acho que o negócio é dar um tempo pro leitor sentir as coisas... logo na primeira cena vc, por exemplo, quando vc vai descrever os dois policiais da uma descrição bem mais rica pro rapaz que para a moça... deveria balancear melhor aquilo, já que são dois personagens com o mesmo peso na história.
A segunda coisa é que vc pode dar uma especializada no seu texto. Como você tentou uma abordagem mais sóbria seria legal tentar impressionar o leitor de alguma maneira... pega como exemplo o Tom Clancy (que to usando pq meu pai tava aqui lendo o ultimo livro dele e acabamos discutindo um pouco sobre isso)... o cara era considerado (morreu recentemente... caso vc não acompanhasse ou se interessasse) uma referência literária, porém eu, pessoalmente, acho ele um romancista bem mediano (que varia de bons momentos a outros péssimos, apesar de ter alguns surtos de genialidade), mas o que todo mundo que é fã dele (eu sou) concorda é que o cara é uma enciclopédia militar, e ele trazia todos esse conhecimento pra suas obras (e sem deixar isso protagonizar... apenas usando como um bom suporte a narrativa), e como é algo que costuma despertar curiosidade das pessoas acabou alavancando ele como autor. Então vc, quando for fazer uma obra mais séria, tentar trazer pra ela algo que enriqueça e faça as pessoas sentirem que vc manja muito daquilo... no caso poderia detalhar mais o caso do assassinato do policial e sua família, se possível pesquisando uns casos reais e trazendo características deles, tanto factuais quanto linguagem mais técnica de descrição... que, inclusive é algo que eu tb deveria ter feito... eu falhei em pesquisar como policiais conversariam tudo aquilo pelo rádio, por isso pode ver que deu um jeito de não colocar essas conversas, só suas conclusões... é algo que fiquei devendo e daria muito mais clima. E, no seu caso, seria tanto pra dar clima como pra deixar a coisa mais realista.
Outra coisa, que não sei se foi ou não intencional, é o excesso de tabagismo no seu conto... tipo, eu quase peguei câncer de pulmão lendo... rs... chegou a me incomodar de verdade (não sou fumante), ao menos no bom sentido, pois ajudou a sentir um pouco do clima e dos personagens... se vc fez de propósito significa que conseguiu o que queria... se foi sem querer o lado bom é que é algo que funcionou bem, mas poderia não funcionar, e eu sou um cara que gosta de ser incomodado quando leio (assisto, ouço, jogo ou o que quer que seja), mas a maioria das pessoas não (pelo menos creio que não... pelo que ouço comentarem sobre diversas coisas)... então se vc fez algo incomodo sem querer é uma espécie de roleta russa sem intenção... algo que sempre é melhor se policiar.
Mas é só exemplo. Vc mesmo disse que quer se dedicar mais a sua escrita... eu gostei muito do seu estilo de escrever... é muito mais maduro do que eu consigo fazer (sim... quando tento escrever algo mais sóbrio costuma ficar chato demais... totalmente fora de minhas capacidades criativas). Acho que da pra agradar as pessoas fazendo coisas no nível do Palimpsesto (é esse o nome?), mas você se beneficiaria muito (mas, muito mesmo) se desse um trampo em pesquisa de campo antes de escrever... algo do nível de sua pesquisa ser até maior que o trabalho final... chegar escrevendo com embasamento e metendo isso na cara de todo mundo (não necessariamente de maneira arrogante... alias, de preferência sem ser arrogante... mas pelo menos chegar falando com uma put* propriedade e auto confiança)... é o tipo de coisa que o público que lê histórias mais sóbrias valoriza muito... e se vc além disso tudo ainda souber fazer um bom merchan de todo esse trampo pode ter certeza que as pessoas irão retribuir... se tiver o feeling de escrever sobre algo que cause atração dos leitores pode até esperar um bom retorno.

De todos os contos é o que achei ter a escrita mais madura e sóbria (não que os outros não tenham). É muito bem escrito, e o que faltou pra ser um conto perfeito foi tempo trampando em cima pra refinar o que foi feito e enriquecer alguns trechos. Alias, a maioria dos contos sofreu com isso, mas em Palimpsesto ficou mais latente exatamente por flertar mais com o realismo sóbrio, que sempre foi um segmento artístico que demandou mais virtuosismo e preciosismo.


Li Palimpsesto também e:

-Achei legal o salto de tempo entre uma parte e outra do conto, a primeira parte dá uma boa base para vc entender o porquê do Padre e o Antonio estarem se cagando qdo o Chifre disse que ele era o Otávio Mendes.
-Apesar disso e da facada na mão do Padre, não consegui sentir que o Chifre fosse realmente tão ameaçador assim. Por quê? Porque ele é um velho de 60 anos que está ameaçando dois caras com uma faca, se eles tivesse degolado o coroinha ou estivesse usando alguma arma teria sido bem mais ameaçador.
-O jeito que o verdadeiro Otávio Mendes derrubou ele foi genial, na primeira parte vc pensa nele como só sendo um psicopada viciado, mas ele se mostra bem mais que isso. É um personagem com profundidade, legal ele ter "renascido" não só por ter trocado de nome, mas também por estar tentando deixar aquele antigo "eu" para trás.
-Gostei do plano de fundo sobre tráfico de hormonios no interior, nunca teria pensado nisso.
-Boa escrita, sem frescura.


Obrigado pelos elogios e mais ainda pelas críticas.

me surpreendi escrevendo esse conto, pois percebi que tenho mais facilidade em escrever do que em bolar um plot... achei que seria o contrário. O lado ruim é que acabei focando demais na estética e deixei o desenvolvimento dos personagens de lado.

Mas foi o primeiro conto que terminei, tenho muito o que melhorar ainda...
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Acho que eu esqueci de te perguntar isso, San: As pessoas REALMENTE traficam hormônios?
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Acho que eu esqueci de te perguntar isso, San: As pessoas REALMENTE traficam hormônios?


tráfico de esteroides é bem comum, agora tráfico de hormônios animais aqui no brasil deve ser coisa rara... não sei como é o controle dessa substância :klolz

mas no exterior existe sim, principalmente em alguns países em que é proibido o uso de hormônio de crescimento em animais...
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.830
Reações
12.540
Pontos
1.089
Li Matadores de Dragão e gostei mto, comecei a ler só parei qdo terminei. O conto tem 3 plot lines que se entrelação mto bem, oq é uma parada bem difícil de se manter se vc não prestar bastante atenção.

Minhas considerações:

- Gostei da linguagem chula, acho legal histórias sem mta frescura. Os diálogos foram mto bem escritos e a grande maioria soou bem natural, oq dava mais personalidade aos personagens.
- Falando em personagens, a melhor coisa do conto foi a interação entre eles. A história te convence que existe sinergia e entrosamento ali, principalmente na plot line dos matadores e dos policiais.
- A única plot line que eu não curti foi a dos terrorista que foram roubar a parada lá. Não sei se essa foi a intenção, mas diferente das outras duas, os personagens dessa eram mto galhofas e caricatos.
Aquela cena em que eles começavam a fazer um gang bang no meio da missão foi sei lá... gratuita demais, até aquela altura já deu para perceber que eles eram pessoas sem nenhum limite ou moral e aquilo fica ainda mais desnecessário.
-Agora é uma preferência minha, mas gostaria que o final do Machado fosse melhor. Sei que o mundo não é justo e talz, mas ele foi o personagem com que eu mais me indentifiquei e torci, gostaria que ele tivesse feito mais e aparecido mais.
-Os matadores começam mto bem, aquele climão de Cães de Aluguel do Tarantino, aquela concentração antes da missão te deixa no hype esperando que a parada vai ser foda e no final... foi como ver um mestre samurai lutando contra um trombadinha portando um estilete. Não tinha como eles não conseguirem realizar a missão, eles tinham a experiência, os meios e a sorte, se a história tivesse sido focada mais neles dando uma missão mais tensa seria mais maneiro.
- Fico no aguardo da sequência onde o bicho pega de verdade para os matadores, onde eles enfrentam só pesos pesados no nível da guarda nacional.

Resumindo, o alicerce foi mto bem calçado, vc consegue colocar o leitor dentro do clima da história. Só acho que se vc tivesse feito só dois plots (a dos policiais e dos matadores) e tivesse investido mais neles o final seria bem mais legal.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Li Matadores de Dragão e gostei mto, comecei a ler só parei qdo terminei. O conto tem 3 plot lines que se entrelação mto bem, oq é uma parada bem difícil de se manter se vc não prestar bastante atenção.

Minhas considerações:

- Gostei da linguagem chula, acho legal histórias sem mta frescura. Os diálogos foram mto bem escritos e a grande maioria soou bem natural, oq dava mais personalidade aos personagens.
- Falando em personagens, a melhor coisa do conto foi a interação entre eles. A história te convence que existe sinergia e entrosamento ali, principalmente na plot line dos matadores e dos policiais.
- A única plot line que eu não curti foi a dos terrorista que foram roubar a parada lá. Não sei se essa foi a intenção, mas diferente das outras duas, os personagens dessa eram mto galhofas e caricatos.
Aquela cena em que eles começavam a fazer um gang bang no meio da missão foi sei lá... gratuita demais, até aquela altura já deu para perceber que eles eram pessoas sem nenhum limite ou moral e aquilo fica ainda mais desnecessário.
-Agora é uma preferência minha, mas gostaria que o final do Machado fosse melhor. Sei que o mundo não é justo e talz, mas ele foi o personagem com que eu mais me indentifiquei e torci, gostaria que ele tivesse feito mais e aparecido mais.
-Os matadores começam mto bem, aquele climão de Cães de Aluguel do Tarantino, aquela concentração antes da missão te deixa no hype esperando que a parada vai ser foda e no final... foi como ver um mestre samurai lutando contra um trombadinha portando um estilete. Não tinha como eles não conseguirem realizar a missão, eles tinham a experiência, os meios e a sorte, se a história tivesse sido focada mais neles dando uma missão mais tensa seria mais maneiro.
- Fico no aguardo da sequência onde o bicho pega de verdade para os matadores, onde eles enfrentam só pesos pesados no nível da guarda nacional.

Resumindo, o alicerce foi mto bem calçado, vc consegue colocar o leitor dentro do clima da história. Só acho que se vc tivesse feito só dois plots (a dos policiais e dos matadores) e tivesse investido mais neles o final seria bem mais legal.

Valeu pelos elogios, vou por partes:

- Eu tento naturalizar os personagens, e uma das coisas que mais sou crica é diálogos. Algo que me tira do sério na maioria das obras, seja livros, séries, novelas, filmes, teatro, HQs ou o que quer que seja é que os personagens não falam como deveriam. Me parece que muitos escritores são totalmente dessincronizados em relação ao mundo que querem retratar. E pra mim isso é ainda mais difícil quando faço fantasia/sci-fi, pois nunca sei quando to levando a figuração muito longe ou deixando mundana demais. No Matadores foi um pouco mais fácil por ser um cenário mais realista.

- O núcleo da Aérea ta la pra servir a continuação (caso tenha). Na verdade o conto inteiro fui eu que compus da minha cabeça, mas esse núcleo foi tirado de uma partida de Cyberpunk de minha antiga república. Os personagens estão com nomes diferentes pq não lembro os originais (menos o Thor, que era meu personagem), e a situação da partida foi muito mais extensa, com bem mais cenas e algumas mais longas, que a maioria nem tentei transcrever e tem deleted scenes na obra final. E na situação original eles foram contratados para invadir uma tipo de Skynet que ficava num tipo de Dora Building (Duro de Matar 1). Acontece que eu queria usar alguns daqueles personagens pra engrenar a história a longo prazo. E eu queria colocar uma parte mais pipóca e nonsense, e achei que seria ideal. Infelizmente não deu pra explicar no Matadores qualé a real desse grupo, que tem muita profundidade pra ser explorada, então eles funcionam como um tipo de anti-clima mesmo... isso foi intencional, e eu já sabia que muita gente não ia gostar exatamente por ser muito circo. Mas não tinha como fazer diferente. Foi um grupo de RPG que joguei com alguns de meus melhores amigos, e foi uma aventura muito épica... tirar o elemento circense seria desrespeitoso:klolz

- Fico feliz que vc se afeiçoou ao Machado. A ideia do núcleo da PM não era servir como enfrentamento físico ao núcleo dos Matadores e sim mostrar um contraponto. Aquela missão seria fácil mesmo... tanto que por isso que achei que essa história (que é um spinoff de uma que eu estava escrevendo a alguns anos atrás e emperrei) encaixaria melhor numa coletânea de crimes. Se fosse uma peleja justa daria outra impressão. O Machado e seus homens tão la pra mostrar que mesmo numa matança como aquela, aonde o Jerônimo e o Roberto nem viram a cara de suas vítimas não significa que esses não são ninguém. Tipo, não queria fazer uma matança de figurantes genéricos, e sim mostrar que foi fácil matar um grupo de caras que tinham suas vidas e toda uma história. Pq quando alguém morre não é só o corpo que se perde, toda a experiência de vida morre junto e o cotidiano em volta das pessoas mortas tb é abalado. Isso é algo que gosto de fazer em minhas histórias, pq simplesmente não vejo sentido em mortes de anonimos e nem acho legal só antagonistas morrerem. Então tento fazer o leitor criar empatia com personagens que estão la só para morrerem. Isso tb explica pq o engajamento totalmente desproporcional entre o pessoal da Causa e a PM. Não era pra ser justo.

- Continuação não sei se rola. Às vezes dependendo das temáticas das outras mostras eu faço outros spins e uso novamente alguns personagens (incluindo os que já morreram). Até queria escrever a história completa, que tem uma pegada bem cyberpunk, e é um dos universos que mais criei personagens (e muitos dos melhores nem usei nesse conto) e núcleos, mas eu to realmente travado e não sei como dar um rumo interessante pra ela. Ai acho melhor deixar de molho até ideias irem aparecendo. Eu ter escrito um conto usando esses três núcleos é uma prova de como motivação ajuda, pois até aonde tinha escrito os eventos de Matadores de Dragões eram apenas uma notinha de rodapé... e eu criei os núcleos da Causa e da Aéria apenas pra esse conto (menos dois personagens, que já tinha escrito mais sobre eles).
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Matadores de Dragão é foda... história legal e personagens perfeitos, adorei aquele circo todo, inclusive a cena da...

suruba :klolz

a única coisa que achei para criticar foi a escrita mesmo... gostei muito da escrita simples e sem frescura do rosca, mas as vezes as cenas contém muitas explicações. Por gosto pessoal mesmo eu não curto muito. só um exemplo pro pessoal entender do que to falando:

Não tinha esperança de se proteger nela, mas queria sair dali, e a árvore foi o primeiro objeto grande que viu, além de um monte de carros que ali passavam, mas seria suicídio tentar a sorte no meio do transito caótico pelo tiroteio.

eu acho que essas explicações em frases longas demais quebram um pouco o ritmo da ação. Mas não é algo tão preocupante assim, achei o conto muito agradável de ler
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Matadores de Dragão é foda... história legal e personagens perfeitos, adorei aquele circo todo, inclusive a cena da...

suruba :klolz

a única coisa que achei para criticar foi a escrita mesmo... gostei muito da escrita simples e sem frescura do rosca, mas as vezes as cenas contém muitas explicações. Por gosto pessoal mesmo eu não curto muito. só um exemplo pro pessoal entender do que to falando:

Não tinha esperança de se proteger nela, mas queria sair dali, e a árvore foi o primeiro objeto grande que viu, além de um monte de carros que ali passavam, mas seria suicídio tentar a sorte no meio do transito caótico pelo tiroteio.

eu acho que essas explicações em frases longas demais quebram um pouco o ritmo da ação. Mas não é algo tão preocupante assim, achei o conto muito agradável de ler
Depois que vc fez essa critica pela primeira vez eu encurtei um monte de coisa. Mas algumas não da. Às vezes temos que fazer frases com mais explicações, mesmo que algumas redundantes que é pra dar o clima. Se eu simplesmente escrevesse a cena diretamente ia parecer que o cara tava correndo aleatoriamente, quando na verdade ele tentava agir de maneira mais racional. Mas não sei se essa frase foi o melhor exemplo do que vc criticou, porém tinham várias partes no meu texto que refiz pois realmente estavam longas e redundantes. Tanto que quando te passei aquela primeira versão eu tava quase batendo em 11k palavras, e depois de editar o conto baixou pra quase 9k palavras, e ai pude até desenvolver melhor algumas cenas que estavam meio corridas e sem sentido.

----------------------------------------------

Bom, continuando.

O segundo conto que li foi Primavera, do Geth, pois a partir daqui segui a ordem da coletânea.

Eu já tinha lido um conto do Geth (que ele colocou numa outra coletânea que passou o link a algum tempo atrás) e tinha achado extremamente chato e mal escrito. Não critiquei na época pois achei que o cara era só um wannabe que se achava pra c***lho, mas assim mesmo um cara gente fina e que me bolagateia gostoso, por isso achei melhor ler mais coisa dele antes de crucificar. E valeu a pena.

Primavera é um conto muito bem escrito. O Geth balanceia muito bem todos elementos da escrita e sabe dar uma cadência legal, que te envolve. Além de suas descrições e diálogos serem muito orgânicos. Mas nem tudo foi flores. Tanto o conto quanto o protagonista são aquele tipo de coisa que é quase perfeita, mas por pequenos detalhes perde demais a qualidade. Então, desculpa, bro... até pouco antes de terminar eu estava achando seu conto algo nota 10/10, mas quando terminei de ler fiquei entre 4/10 e 5/10. E explico pq:

Tudo bem que vc já deu indício sobre o protagonista na cena do café com a reação da atendente, mas assim mesmo ignorei e tentei achar que vc não faria isso.

Entenda... eu adorei o Primavera. Ri o tempo todo do humor doente e extremamente refinado do cara. Mas ai vc me apela pra um dos clichês mais pecaminosos que existem. Assim, não é mal apelar pra clichês, mas alguns ficam muito marcados, e esse da dupla/múltipla personalidade é o tipo de coisa que já criou muita identidade em algumas obras e quando alguém tenta usar novamente é obrigado a fazer de maneira mais diferenciada e elaborada. Assim mesmo não recomendo.

Não entenda mal... sei que vc tentou usar um plot twist legal, mas por mim uma história não precisa de um para ser boa, e se vc vai colocar um que seja algo original (ou pelo menos não seja um clichê tão manjado. Seu conto levaria 10/10 mesmo que no final o Primavera e o João (é o nome do escritor, né?) fossem dois personagens diferentes (em corpos diferentes) e tivessem uma outra relação os ligando (podia ser parentesco, o Primavera podia ser uma mina ou um gay apaixonado pelo João, podiam ser pai e filho, amigos de infância... enfim... dava pra ligar de varias outras maneiras que justificariam toda aproximação e uma certa cumplicidade).

Realmente não leve a mal minhas criticas. Sei que elas são bem calcadas no meu gosto e que muita gente simplesmente não ligara pra isso. Mas me senti comendo uma mina extremamente gata, gostosa e metelona pra no momento que vou gozar ela resolve enfiar o dedo no meu cu. Foi uma experiência top me causando total desgosto por uma pequena coisa que vc nem precisava ter feito.

Porém não vou te desqualificar por conta de uma coisa dessas. Seu conto provou que vc consegue ser muito refinado quando escreve. Aquele outro conto seu vc mesmo criticou dizendo que não foi dos seus melhores momentos. Primavera eu acho que merece uma versão alternativa, aonde vc faz isso que critiquei de maneira mais mundana, sem querer meter ali esse clichê. E ai ficará um conto perfeito com um personagem muito top. E por vc ter mostrado tanta qualidade que acho que da pra ser mais crítico com seu trampo. Mas, criticas a parte, foi um grande prazer ler Primavera, apesar dos pesares. Li de uma vez só, com gosto. Não é nada fácil produzir um texto tão fluente e em concordância com as ideias. Então da pra dizer que vc escreve bem melhor que a maioria do pessoal que faz sucesso. Se trabalhar melhor o aspecto criativo se policiando no uso de clichês (que, como falei, são legais quando pertinentes e bem dosados) crio muita fé no que pode vir a escrever.

EDIT: Não to colocando nota nos contos... usei aqui mais como metáforas.
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Depois que vc fez essa critica pela primeira vez eu encurtei um monte de coisa. Mas algumas não da. Às vezes temos que fazer frases com mais explicações, mesmo que algumas redundantes que é pra dar o clima. Se eu simplesmente escrevesse a cena diretamente ia parecer que o cara tava correndo aleatoriamente, quando na verdade ele tentava agir de maneira mais racional. Mas não sei se essa frase foi o melhor exemplo do que vc criticou, porém tinham várias partes no meu texto que refiz pois realmente estavam longas e redundantes. Tanto que quando te passei aquela primeira versão eu tava quase batendo em 11k palavras, e depois de editar o conto baixou pra quase 9k palavras, e ai pude até desenvolver melhor algumas cenas que estavam meio corridas e sem sentido.


melhorou muito depois, eu li a segunda versão também... mas é assim, não acho que as explicações são desnecessárias, eu taria falando pra você tirar do conto coisas que realmente fazem a diferença, como nesse caso sobre o personagem conseguir pensar racionalmente no meio do caos. Só me incomodei um pouco com a abordagem, frases longas e muitas vírgulas (às vezes até parenteses, acho que foi no seu conto que vi, e não curto parenteses em histórias :p), que quebram um pouco o ritmo da ação...
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
melhorou muito depois, eu li a segunda versão também... mas é assim, não acho que as explicações são desnecessárias, eu taria falando pra você tirar do conto coisas que realmente fazem a diferença, como nesse caso sobre o personagem conseguir pensar racionalmente no meio do caos. Só me incomodei um pouco com a abordagem, frases longas e muitas vírgulas (às vezes até parenteses, acho que foi no seu conto que vi, e não curto parenteses em histórias :p), que quebram um pouco o ritmo da ação...
É... tb não gosto de parenteses, e usei alguns. Inclusive um que odiei ter usado na parte final da Aérea, mas aqueles personagens tinham tanto mais pra ser mostrado que tb deu dó não usar. Mas aquela parte toda foi colocada de um jeito diferente do resto, então da pra dizer que é algo que eu tb não costumo usar tanto, apesar de ainda usar mais que gostaria.

E frases longas eu não sei se é um problema. To vendo a literatura ficando muito twittada. Da impressão de "literatura 4dummies". Igual o recurso de no meio de diálogos ficar colocando explicações e descrições sobre o que e pq é dito. Tudo bem, isso tudo são evoluções literárias, mas vejo mais como recursos para serem usados nas devidas horas e não regras. Pra vc ver como é, um amigo meu que esta lendo a mostra reclamou exatamente sobre o fato de alguns contos poderem ter usado uma escrita mais pesada, que instigue o cérebro a trabalhar mais. Ta certo que o cara é muito purista, mas pra vc ver como isso é um assunto complicado. Mas vc explicou que é seu gosto, e pessoalmente o meu parece mais com o seu que com do meu bro, então pode ter certeza que esse é o rumo que acabarei seguindo.
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.830
Reações
12.540
Pontos
1.089
melhorou muito depois, eu li a segunda versão também... mas é assim, não acho que as explicações são desnecessárias, eu taria falando pra você tirar do conto coisas que realmente fazem a diferença, como nesse caso sobre o personagem conseguir pensar racionalmente no meio do caos. Só me incomodei um pouco com a abordagem, frases longas e muitas vírgulas (às vezes até parenteses, acho que foi no seu conto que vi, e não curto parenteses em histórias :p), que quebram um pouco o ritmo da ação...
É uma coisa que venho falando desde sempre, feedback é uma coisa que pode ser a diferença entre uma história meh e uma mto maneira.

As vezes a gente fica tão entretido com as próprias ideias que nem se dá conta de algumas falhas lógicas, sem falar que outra mente sempre pode te além de um parecer novo, novas ideias que podem complementar seu conto.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
É uma coisa que venho falando desde sempre, feedback é uma coisa que pode ser a diferença entre uma história meh e uma mto maneira.

As vezes a gente fica tão entretido com as próprias ideias que nem se dá conta de algumas falhas lógicas, sem falar que outra mente sempre pode te além de um parecer novo, novas ideias que podem complementar seu conto.
Acho que quando a gente monta uma cena na cabeça acaba se acostumando com ela, e na hora de passar pro papel esquece que ta passando ela pra pessoas que não fazem ideia do que vc esta falando. Então nesse processo de textualizar a cena pra ela ser novamente convertida em ideias, formas e movimento pelo leitor muito se perde, e o segredo é se adiantar e entender como seu texto será processado. E por isso ter pessoas lendo seu texto ajuda a entender como ele esta funcionando na cabeça dos outros.

Eu tava lendo outro dia sobre como funciona o processo de leitura beta em grandes editoras, e tem todo um processo dividido em várias fases e pessoas. Por isso é importante o cara que ta começando, ainda independente, criar sua própria rede de pessoas aptas e confiáveis, pq senão seu texto nunca chegará aos pés dos profissionais. E isso nem acontece tanto pq existe uma diferença de capacidade entre os escritores e sim pelo suporte que cada um tem.
 

Davidorff

Bam-bam-bam
Mensagens
5.641
Reações
289
Pontos
239
Finalmente comecei a ler a parada, logo menos posto meu feedback. Pergunta meio offtopic: como vocês escrevem? Melhorando a pergunta: vão escrevendo o que da na telha, livremente, ou planejam tudo, começo, meio e fim? Meu conto eu escrevi meio que de sopetão, sentava na frente do computador e tentava encarnar outra pessoa, dava pro personagem uma profissão e uma obsessão, e a história se desenrolava daí. Sinto que se tivesse planejado tudo a coisa teria sido bem melhor...
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Depois que vc fez essa critica pela primeira vez eu encurtei um monte de coisa. Mas algumas não da. Às vezes temos que fazer frases com mais explicações, mesmo que algumas redundantes que é pra dar o clima. Se eu simplesmente escrevesse a cena diretamente ia parecer que o cara tava correndo aleatoriamente, quando na verdade ele tentava agir de maneira mais racional. Mas não sei se essa frase foi o melhor exemplo do que vc criticou, porém tinham várias partes no meu texto que refiz pois realmente estavam longas e redundantes. Tanto que quando te passei aquela primeira versão eu tava quase batendo em 11k palavras, e depois de editar o conto baixou pra quase 9k palavras, e ai pude até desenvolver melhor algumas cenas que estavam meio corridas e sem sentido.

----------------------------------------------

Bom, continuando.

O segundo conto que li foi Primavera, do Geth, pois a partir daqui segui a ordem da coletânea.

Eu já tinha lido um conto do Geth (que ele colocou numa outra coletânea que passou o link a algum tempo atrás) e tinha achado extremamente chato e mal escrito. Não critiquei na época pois achei que o cara era só um wannabe que se achava pra c***lho, mas assim mesmo um cara gente fina e que me bolagateia gostoso, por isso achei melhor ler mais coisa dele antes de crucificar. E valeu a pena.

Primavera é um conto muito bem escrito. O Geth balanceia muito bem todos elementos da escrita e sabe dar uma cadência legal, que te envolve. Além de suas descrições e diálogos serem muito orgânicos. Mas nem tudo foi flores. Tanto o conto quanto o protagonista são aquele tipo de coisa que é quase perfeita, mas por pequenos detalhes perde demais a qualidade. Então, desculpa, bro... até pouco antes de terminar eu estava achando seu conto algo nota 10/10, mas quando terminei de ler fiquei entre 4/10 e 5/10. E explico pq:

Tudo bem que vc já deu indício sobre o protagonista na cena do café com a reação da atendente, mas assim mesmo ignorei e tentei achar que vc não faria isso.

Entenda... eu adorei o Primavera. Ri o tempo todo do humor doente e extremamente refinado do cara. Mas ai vc me apela pra um dos clichês mais pecaminosos que existem. Assim, não é mal apelar pra clichês, mas alguns ficam muito marcados, e esse da dupla/múltipla personalidade é o tipo de coisa que já criou muita identidade em algumas obras e quando alguém tenta usar novamente é obrigado a fazer de maneira mais diferenciada e elaborada. Assim mesmo não recomendo.

Não entenda mal... sei que vc tentou usar um plot twist legal, mas por mim uma história não precisa de um para ser boa, e se vc vai colocar um que seja algo original (ou pelo menos não seja um clichê tão manjado. Seu conto levaria 10/10 mesmo que no final o Primavera e o João (é o nome do escritor, né?) fossem dois personagens diferentes (em corpos diferentes) e tivessem uma outra relação os ligando (podia ser parentesco, o Primavera podia ser uma mina ou um gay apaixonado pelo João, podiam ser pai e filho, amigos de infância... enfim... dava pra ligar de varias outras maneiras que justificariam toda aproximação e uma certa cumplicidade).

Realmente não leve a mal minhas criticas. Sei que elas são bem calcadas no meu gosto e que muita gente simplesmente não ligara pra isso. Mas me senti comendo uma mina extremamente gata, gostosa e metelona pra no momento que vou gozar ela resolve enfiar o dedo no meu cu. Foi uma experiência top me causando total desgosto por uma pequena coisa que vc nem precisava ter feito.

Porém não vou te desqualificar por conta de uma coisa dessas. Seu conto provou que vc consegue ser muito refinado quando escreve. Aquele outro conto seu vc mesmo criticou dizendo que não foi dos seus melhores momentos. Primavera eu acho que merece uma versão alternativa, aonde vc faz isso que critiquei de maneira mais mundana, sem querer meter ali esse clichê. E ai ficará um conto perfeito com um personagem muito top. E por vc ter mostrado tanta qualidade que acho que da pra ser mais crítico com seu trampo. Mas, criticas a parte, foi um grande prazer ler Primavera, apesar dos pesares. Li de uma vez só, com gosto. Não é nada fácil produzir um texto tão fluente e em concordância com as ideias. Então da pra dizer que vc escreve bem melhor que a maioria do pessoal que faz sucesso. Se trabalhar melhor o aspecto criativo se policiando no uso de clichês (que, como falei, são legais quando pertinentes e bem dosados) crio muita fé no que pode vir a escrever.

EDIT: Não to colocando nota nos contos... usei aqui mais como metáforas.
Eu acredito que essa foi a melhor crítica que eu já recebi de alguém, sem sacanagem :klolz
Principalmente pelos seus elogios, que foram quase sniper, acertaram RIGHT IN THE EGO, haha. Obrigado, cara.

Agora, sobre o final da história.

Eu aprecio muito ter induzido essa imagem mental em você. Agora toda vez que vc coçar o cu vai se lembrar de mim, haha. Eu estava ciente do clichê, bem ciente aliás, e resolvi arriscar, porque... Porque sim, Schin. Eu tive dúvidas sobre esse ser o melhor caminho, pensei bastante, e resolvi botar as caras, achei que seria um ponto interessante pra amarrar tudo, porque pensei que o João sendo um perfeito zé sendo aproximado por um assassino e vivendo uma história de domination pedia alguma coisa assim, sabe? "O que acontece quando ele estoura? Ele mata gente e faz eles comer partes do corpo".
Mas assim, a ideia original era fazer um negocio completamente normal. Eu pensava em fazer o Primavera, um assassino, se aproximando de um jornalista e terminar a com um pulitzer e a liberdade do Primavera e só. A ideia meio que cresceu, e terminou assim:klolz


Mas obrigado mesmo, cara. Na próxima vou fazer questão de te chocar a uma nota 10.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Finalmente comecei a ler a parada, logo menos posto meu feedback. Pergunta meio offtopic: como vocês escrevem? Melhorando a pergunta: vão escrevendo o que da na telha, livremente, ou planejam tudo, começo, meio e fim? Meu conto eu escrevi meio que de sopetão, sentava na frente do computador e tentava encarnar outra pessoa, dava pro personagem uma profissão e uma obsessão, e a história se desenrolava daí. Sinto que se tivesse planejado tudo a coisa teria sido bem melhor...
Eu escrevi meio de sopetão. Mas antes comecei uns seis contos e todos ficaram uma m****, ai eu ia largando mão e recomeçando. Não tenho pudor com essas coisas. E quando to escrevendo eu tb sempre acabo criando mais coisa que uso... saber jogar fora não só as ideias ruins como também aquelas que não são tão boas faz maravilhas.

Eu acredito que essa foi a melhor crítica que eu já recebi de alguém, sem sacanagem :klolz
Principalmente pelos seus elogios, que foram quase sniper, acertaram RIGHT IN THE EGO, haha. Obrigado, cara.

Agora, sobre o final da história.

Eu aprecio muito ter induzido essa imagem mental em você. Agora toda vez que vc coçar o cu vai se lembrar de mim, haha. Eu estava ciente do clichê, bem ciente aliás, e resolvi arriscar, porque... Porque sim, Schin. Eu tive dúvidas sobre esse ser o melhor caminho, pensei bastante, e resolvi botar as caras, achei que seria um ponto interessante pra amarrar tudo, porque pensei que o João sendo um perfeito zé sendo aproximado por um assassino e vivendo uma história de domination pedia alguma coisa assim, sabe? "O que acontece quando ele estoura? Ele mata gente e faz eles comer partes do corpo".
Mas assim, a ideia original era fazer um negocio completamente normal. Eu pensava em fazer o Primavera, um assassino, se aproximando de um jornalista e terminar a com um pulitzer e a liberdade do Primavera e só. A ideia meio que cresceu, e terminou assim:klolz


Mas obrigado mesmo, cara. Na próxima vou fazer questão de te chocar a uma nota 10.
Ah... vc achou que ficaria rox, vem com esse papo agora de "eu sabia que era arriscado mas fiz assim mesmo":kkiss

Mas uma síntese de minha critica seria "vc escreve muito bem, mas fez uma péssima escolha pra fechar sua trama". Mas não deixe o ego ganhar... ele é um adversário muito forte, experiência própria:klolz
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Eu escrevi meio de sopetão. Mas antes comecei uns seis contos e todos ficaram uma m****, ai eu ia largando mão e recomeçando. Não tenho pudor com essas coisas. E quando to escrevendo eu tb sempre acabo criando mais coisa que uso... saber jogar fora não só as ideias ruins como também aquelas que não são tão boas faz maravilhas.


Ah... vc achou que ficaria rox, vem com esse papo agora de "eu sabia que era arriscado mas fiz assim mesmo":kkiss

Mas uma síntese de minha critica seria "vc escreve muito bem, mas fez uma péssima escolha pra fechar sua trama". Mas não deixe o ego ganhar... ele é um adversário muito forte, experiência própria:klolz
Ego e eu estamos no pescoço um do outro desde que eu me entendo por gente, hu3.

Mas te falo a real, lógico que eu achei que ia ficar bacana, né. Mas não era o meu plano inicial não. Eu digo que assumi o risco, e assumi justamente porque achei que ia ficar bom.
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.830
Reações
12.540
Pontos
1.089
Finalmente comecei a ler a parada, logo menos posto meu feedback. Pergunta meio offtopic: como vocês escrevem? Melhorando a pergunta: vão escrevendo o que da na telha, livremente, ou planejam tudo, começo, meio e fim? Meu conto eu escrevi meio que de sopetão, sentava na frente do computador e tentava encarnar outra pessoa, dava pro personagem uma profissão e uma obsessão, e a história se desenrolava daí. Sinto que se tivesse planejado tudo a coisa teria sido bem melhor...
Tpw eu tinha começado a escrever um outro conto antes desse e estava ficando uma m****, tinha um personagem que eu queria colocar nele, mas ele nem chegou a aparecer porque dropei a idéia no comecinho. Nesse meio tempo fiquei desenvolvendo esse personagem na minha cabeça e pensando seria foda se ele aparecesse assim ou assado e partir disso comecei esse conto.

Só sabia que deveria ter uma determinada cena lá para o final e o resto foi feito para chegar lá. Aliás em várias partes travei sem saber como continuaria a história e do nda as ideias vinham, lembro que uma vez fiquei uns 3 dias sem escrever porque não sabia como justificar certa parada e a resposta veio qdo estava lavando louça :klolz

Agora sobre o seu conto ser melhor, acho que não tem problema nenhum vc pegar ele e reescrever certas partes para deixa-lo melhor. Iria dizer a mesma coisa para o ocelot_sobis , o conto dele tem várias ideias bacanas que eu difícilmente conseguiria pensar, mas é meio confuso (mesmo lendo pela segunda vez) e precisava ser mais mastigado para o leitor entender.

Lembro que no prefácio do Pistoleiro o King fala que publicou esse livro e depois já estava na terceira revisão.
 
Topo Fundo