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10700k Undervolting, dúvidas!

Mafuusu

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Pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

Vou tentar simplificar, estou com um 10700k usando em uma Maximus Hero XII Z490 com um H100i v2 a uma semana, as temperaturas acredito que estejam "normais" pois o 10700k é bem esquentadinho de acordo com reviews e o pessoal do forum aqui.

IDLE - 37 a 40 (Sem fazer nada, sem mexer no mouse, só com o CoreTemp aberto na tela.)
GAMING - 60 a 72 - As vezes bate em 80 graus e volta a estabilizar. (Testei em 3 games apenas, Hunt, Sea of Thieves e Zombooide)

Não pretendo fazer OC nele, pois além de achar desnecessário pela potencia do processador ele tambem já é bem quente por natureza, mesmo com um H100iv2 eu acho que não tem necessidade de OC agora e pensei em reduzir um pouco a temperatura atual dele em STOCK, já estou usando uma excelente pasta térmica que já fez cair alguns graus e agora queria uma ajuda de vocês com BIOS. Faz tanto tempo que não faço OC e esqueci algumas coisas básicas e mesmo lendo ainda não caiu a ficha.

Sabemos que essas placas ROG Gamers tendem a enviar mais voltagem do que o necessário quando setadas em AUTO certo? A minha BIOS está em STOCK totalmente, eu só habilitei o XMP I para ter as minhas memorias rodando em 3000mhz que é o default delas.


1 - CPU VCORE e DRAM Voltagem estão em AUTO, para eu fazer um undervolting eu preciso setar isso manual e começar a diminuir a voltagem e ir testando em cinebenchs e outros softwares até crashar e eu achar o ponto ideal, certo?

2 - Me corrijam se eu estiver errado, o processador tem 8 cores físicos, todos eles rodam em 4700mhz (velocidade mínima stock intel), mas reparei que as vzes pelo CPU-Z ele bate 4800 e até 5100, entendo que seria os TURBO BOOST isso certo? Se eu ligar o SYNC ALL CORES na BIOS e setar 47 (x100) automaticamente eu estou forçando o processador a trabalhar todos os núcleos em 4700 correto? Mas isso já não seria a configuração STOCK dele?

3 - Se eu setar por exemplo em 48 (x100) estarei forçando todos os cores a trabalharem em 4800mhz que seria acima dos 4700 originais, nesse caso estou fazendo um OC de 100mhz correto? E quanto o turbo boost? Ele ainda funciona mesmo eu setando todos os cores em 48 (4800mhz)? Mesmo todos os cores estando OC a 4800 ainda sim um core bate os 5.1 quando necessário?

4 - DRAM voltage, quando eu setei o XMP I ele automaticamente colocou a DRAM voltagem em 1.350, essa voltagem da RAM também implica em temperatura do processador? Vale diminuir ela também e ir testando memoria até crashar para achar a voltagem mínima necessária para rodar ela em stock?
 

_Fairbanks_

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Vou tentar simplificar, estou com um 10700k usando em uma Maximus Hero XII Z490 com um H100i v2 a uma semana, as temperaturas acredito que estejam "normais" pois o 10700k é bem esquentadinho de acordo com reviews e o pessoal do forum aqui.

IDLE - 37 a 40 (Sem fazer nada, sem mexer no mouse, só com o CoreTemp aberto na tela.)
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Não pretendo fazer OC nele, pois além de achar desnecessário pela potencia do processador ele tambem já é bem quente por natureza, mesmo com um H100iv2 eu acho que não tem necessidade de OC agora e pensei em reduzir um pouco a temperatura atual dele em STOCK, já estou usando uma excelente pasta térmica que já fez cair alguns graus e agora queria uma ajuda de vocês com BIOS. Faz tanto tempo que não faço OC e esqueci algumas coisas básicas e mesmo lendo ainda não caiu a ficha.

Sabemos que essas placas ROG Gamers tendem a enviar mais voltagem do que o necessário quando setadas em AUTO certo? A minha BIOS está em STOCK totalmente, eu só habilitei o XMP I para ter as minhas memorias rodando em 3000mhz que é o default delas.


1 - CPU VCORE e DRAM Voltagem estão em AUTO, para eu fazer um undervolting eu preciso setar isso manual e começar a diminuir a voltagem e ir testando em cinebenchs e outros softwares até crashar e eu achar o ponto ideal, certo?

2 - Me corrijam se eu estiver errado, o processador tem 8 cores físicos, todos eles rodam em 4700mhz (velocidade mínima stock intel), mas reparei que as vzes pelo CPU-Z ele bate 4800 e até 5100, entendo que seria os TURBO BOOST isso certo? Se eu ligar o SYNC ALL CORES na BIOS e setar 47 (x100) automaticamente eu estou forçando o processador a trabalhar todos os núcleos em 4700 correto? Mas isso já não seria a configuração STOCK dele?

3 - Se eu setar por exemplo em 48 (x100) estarei forçando todos os cores a trabalharem em 4800mhz que seria acima dos 4700 originais, nesse caso estou fazendo um OC de 100mhz correto? E quanto o turbo boost? Ele ainda funciona mesmo eu setando todos os cores em 48 (4800mhz)? Mesmo todos os cores estando OC a 4800 ainda sim um core bate os 5.1 quando necessário?

4 - DRAM voltage, quando eu setei o XMP I ele automaticamente colocou a DRAM voltagem em 1.350, essa voltagem da RAM também implica em temperatura do processador? Vale diminuir ela também e ir testando memoria até crashar para achar a voltagem mínima necessária para rodar ela em stock?
tomando por base os ryzen, pq minha experiência com intel é nula: se vc setar na bios um valor fixo de multiplicador (47 como tá dizendo ai) vai perder o boos. ele fica travado nisso.
Nos ultimos ryzen fizeram um jeito de mexer no boost, mas ai salvo engano é pelo software e não pela BIOS. o DRAM voltage só diz respeito a RAM. no ryzen tem o SOC voltage que diz respeito ao controlador de ram no processador. mas acho que nos intel a nomenclatura é outra.
No mais, podia postar no tópico intel, geral pede ajuda com configuração de processador nesses tópicos =P mas enfim, agora já foi.
 

Mafuusu

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Tem boi na linha, certeza!

As temps que citei ali em cima, principalmente as de games ficam naquele range, mas reparei que jogando o CPU USAGE nunca passa dos 20-30%, acredito que sejam jogos leves mais antigos ou até mesmo GPU BOUND.

Rodei um Cinebench 15 aqui, e todos os cores batem 100 graus e ficam caindo por causa do TDP, ou seja, em 100% de uso a temperatura esta indo na casa do c***lho. E em idle fica bem aceitável, to achando que a MOBO esta enfiando muita voltagem, não tem outra explicação.
 

_Fairbanks_

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Tem boi na linha, certeza!

As temps que citei ali em cima, principalmente as de games ficam naquele range, mas reparei que jogando o CPU USAGE nunca passa dos 20-30%, acredito que sejam jogos leves mais antigos ou até mesmo GPU BOUND.

Rodei um Cinebench 15 aqui, e todos os cores batem 100 graus e ficam caindo por causa do TDP, ou seja, em 100% de uso a temperatura esta indo na casa do c***lho. E em idle fica bem aceitável, to achando que a MOBO esta enfiando muita voltagem, não tem outra explicação.
a melhor forma que tem de testar temperatura é usar o prime95. mas se tá batendo 100 no cinebench, vai ser estuprado no prime95.
nos ryzen, a gestão da força no processador em stock é tão mal feita, que mesmo fazendo OC a temperatura fica mais baixa. no meu, que no máximo em stock bateria 4.2, com o OC da assinatura no máximo pega 86º C no prime95. em Stock tava batendo coisa de 95ºC
talvez seja algo que vc possa explorar ai. fazer um OC pro máximo do seu clock em turbo, e ver como ficam as temperaturas.

pra verificar quanta voltagem/ watts o CPU tá usando, hwinfo64 acho que é o software mais completo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
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Sabemos que essas placas ROG Gamers tendem a enviar mais voltagem do que o necessário quando setadas em AUTO certo? A minha BIOS está em STOCK totalmente, eu só habilitei o XMP I para ter as minhas memorias rodando em 3000mhz que é o default delas.


1 - CPU VCORE e DRAM Voltagem estão em AUTO, para eu fazer um undervolting eu preciso setar isso manual e começar a diminuir a voltagem e ir testando em cinebenchs e outros softwares até crashar e eu achar o ponto ideal, certo?

2 - Me corrijam se eu estiver errado, o processador tem 8 cores físicos, todos eles rodam em 4700mhz (velocidade mínima stock intel), mas reparei que as vzes pelo CPU-Z ele bate 4800 e até 5100, entendo que seria os TURBO BOOST isso certo? Se eu ligar o SYNC ALL CORES na BIOS e setar 47 (x100) automaticamente eu estou forçando o processador a trabalhar todos os núcleos em 4700 correto? Mas isso já não seria a configuração STOCK dele?

3 - Se eu setar por exemplo em 48 (x100) estarei forçando todos os cores a trabalharem em 4800mhz que seria acima dos 4700 originais, nesse caso estou fazendo um OC de 100mhz correto? E quanto o turbo boost? Ele ainda funciona mesmo eu setando todos os cores em 48 (4800mhz)? Mesmo todos os cores estando OC a 4800 ainda sim um core bate os 5.1 quando necessário?

4 - DRAM voltage, quando eu setei o XMP I ele automaticamente colocou a DRAM voltagem em 1.350, essa voltagem da RAM também implica em temperatura do processador? Vale diminuir ela também e ir testando memoria até crashar para achar a voltagem mínima necessária para rodar ela em stock?
Cara, não é o intuito do tópico, mas esses 60C de delta é simplesmente bizarro. Certeza que tá tudo bem instalado aí? Eu duvido muito. Tem algo errado com certeza. Uns 30 de delta já seria bizarro, o dobro disso já me falta palavra rs.

Como tá instalado esse radiador? Onde e puxando ar de onde? Qual pasta térmica e tem certeza que tá muito bem apertado isso aí? Pressionando o máximo possível o CPU?
 

Mafuusu

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a melhor forma que tem de testar temperatura é usar o prime95. mas se tá batendo 100 no cinebench, vai ser estuprado no prime95.
nos ryzen, a gestão da força no processador em stock é tão mal feita, que mesmo fazendo OC a temperatura fica mais baixa. no meu, que no máximo em stock bateria 4.2, com o OC da assinatura no máximo pega 86º C no prime95. em Stock tava batendo coisa de 95ºC
talvez seja algo que vc possa explorar ai. fazer um OC pro máximo do seu clock em turbo, e ver como ficam as temperaturas.

pra verificar quanta voltagem/ watts o CPU tá usando, hwinfo64 acho que é o software mais completo.

Mano, algum problema tem kkkk

Fui na BIOS e setei em MANUAL o vcore, mesmo deixando em 1.245 que foi o ponto que não crashou, as temperaturas ficam MAIS altas que deixar em AUTO, como assim?

Se eu seto manual o vcore, olhando pelo HWMONITOR você vê o vcore de todos os núcleos meio que fixos/estáveis, sem subir e descer, ficando na faixa dos 1.240 - 1.250, mas se eu deixo em AUTO ele fica mais frio ainda... outra curiosidade é que em AUTO os cores ficam caindo e subindo e se eu deixo manual todos ficam FIXOS no range que eu coloquei, entendo que isso é pior pois ele não diminui algum core quando necessário.

Cara, não é o intuito do tópico, mas esses 60C de delta é simplesmente bizarro. Certeza que tá tudo bem instalado aí? Eu duvido muito. Tem algo errado com certeza. Uns 30 de delta já seria bizarro, o dobro disso já me falta palavra rs.

Como tá instalado esse radiador? Onde e puxando ar de onde?

São fans frontais de 120mm puxando ar (intake), 1 na traseira exhaust e o h100iv2 no topo em exhaust empurrando o ar para fora, inclusive troquei as duas fans originais dele SP120 por duas ML120 Pro que são bem mais silenciosas, magnéticas e empurram mais ar ainda, o gabinete é um Corsair 460x.

Eu chuto que possa ser uma coisa, mas acho difícil ser realmente. O socket do WC na cpu tem 4 parafusos, um deles está (arrombado) eu não consigo dar o aperto com a chave de fenda, tive que dar o aperto com a mão. Na verdade, todos eles eu rosqueio com a mão e quando chega no aperto final eu uso a philips para dar aquela boa apertada, só que não fiz isso com um deles, pois ele está ferrado na parte de cima, eu basicamente apertei e usei toda a minha força com os dedos para dar o aperto nesse processador pois nenhuma chave funciona mais (veja na foto abaixo, é o parafuso da esquerda inferior).


Eu comprei inclusive 4 novos, chega segunda-feira agora, acho muito difícil que seja isso, pois o heatsink esta muito fixo na mobo, eu fiz uma pressão ferrada com a mão para prender esse parafuso, os outros eu dei aperto com a philips.

Estou usando Grizzly Kryonaut que apliquei sábado, e confesso que melhorou, a pasta anterior estava mal aplicada e caiu facil uns 8 graus com a aplicação dela.
 


_Fairbanks_

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Mano, algum problema tem kkkk

Fui na BIOS e setei em MANUAL o vcore, mesmo deixando em 1.245 que foi o ponto que não crashou, as temperaturas ficam MAIS altas que deixar em AUTO, como assim?

Se eu seto manual o vcore, olhando pelo HWMONITOR você vê o vcore de todos os núcleos meio que fixos/estáveis, sem subir e descer, ficando na faixa dos 1.240 - 1.250, mas se eu deixo em AUTO ele fica mais frio ainda... outra curiosidade é que em AUTO os cores ficam caindo e subindo e se eu deixo manual todos ficam FIXOS no range que eu coloquei, entendo que isso é pior pois ele não diminui algum core quando necessário.



São fans frontais de 120mm puxando ar (intake), 1 na traseira exhaust e o h100iv2 no topo em exhaust empurrando o ar para fora, inclusive troquei as duas fans originais dele SP120 por duas ML120 Pro que são bem mais silenciosas, magnéticas e empurram mais ar ainda, o gabinete é um Corsair 460x.

Eu chuto que possa ser uma coisa, mas acho difícil ser realmente. O socket do WC na cpu tem 4 parafusos, um deles está (arrombado) eu não consigo dar o aperto com a chave de fenda, tive que dar o aperto com a mão. Na verdade, todos eles eu rosqueio com a mão e quando chega no aperto final eu uso a philips para dar aquela boa apertada, só que não fiz isso com um deles, pois ele está ferrado na parte de cima, eu basicamente apertei e usei toda a minha força com os dedos para dar o aperto nesse processador pois nenhuma chave funciona mais (veja na foto abaixo, é o parafuso da esquerda inferior).


Eu comprei inclusive 4 novos, chega segunda-feira agora, acho muito difícil que seja isso, pois o heatsink esta muito fixo na mobo, eu fiz uma pressão ferrada com a mão para prender esse parafuso, os outros eu dei aperto com a philips.

Estou usando Grizzly Kryonaut que apliquei sábado, e confesso que melhorou, a pasta anterior estava mal aplicada e caiu facil uns 8 graus com a aplicação dela.
sobre a BIOS:
normal, qnd vc seta vcore vc tá forçando ele a ficar daquele jeito, independente do uso. é o comportamento esperado. mas de onde tirou o 1.24v? tente com voltagens mais baixas... faz uma diferença absurda. o meu aqui qnd tava tentando por a 4.4 ficava, mas a 1.25v e ai esquentava mais do que eu queria. baixei pra 4.275ghz a 1.175v e fica bem mais sossegado

Sobre o parafuso:
Pega um alicate e usa ele pra prender mais segurando o parafuso pelos lados e girando, deve apertar mais. com ctz o fato de n estar mto apertado deve contribuir um pouco pro calor.
 

Mafuusu

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sobre a BIOS:
normal, qnd vc seta vcore vc tá forçando ele a ficar daquele jeito, independente do uso. é o comportamento esperado. mas de onde tirou o 1.24v? tente com voltagens mais baixas... faz uma diferença absurda. o meu aqui qnd tava tentando por a 4.4 ficava, mas a 1.25v e ai esquentava mais do que eu queria. baixei pra 4.275ghz a 1.175v e fica bem mais sossegado

Sobre o parafuso:
Pega um alicate e usa ele pra prender mais segurando o parafuso pelos lados e girando, deve apertar mais. com ctz o fato de n estar mto apertado deve contribuir um pouco pro calor.


Mano, em 1.200 vcore ele nem abre o windows, já crasha logo de cara kkkk

Então, acho que não é isso não, inclusive olha esse vídeo nos 3 min, o cara aperta na mão mesmo igual eu fiz e ele cita para não usar chave de fenda (e eu usei nos outros 3 kkk) pois pode machucar o processador.

 

_Fairbanks_

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Mano, em 1.200 vcore ele nem abre o windows, já crasha logo de cara kkkk

Então, acho que não é isso não, inclusive olha esse vídeo nos 3 min, o cara aperta na mão mesmo igual eu fiz e ele cita para não usar chave de fenda (e eu usei nos outros 3 kkk) pois pode machucar o processador.


mas vc tá mexendo só no vcore sem mexer no clock? pq se n forçar o clock tbm, ai vai dar ruim msm.
 

Mafuusu

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mas vc tá mexendo só no vcore sem mexer no clock? pq se n forçar o clock tbm, ai vai dar ruim msm.

Deixei o clock em AUTO mesmo (stock da intel), nao setei fixo não em 4.7 por exemplo.

Você diz para eu mexer no vcore e mesmo que eu queira deixar ele em stock eu tire de auto o clock e coloque 47 (x100) por exemplo?

Olha só, isso tudo agora, só navegando e vendo video no youtube. Está em stock, tudo auto na bios, clock e vcore, só o XMP I da RAM que está ligado.

179908
 

Passo's

Lenda da internet
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100°C num CB15 tu ta bem lascado.
MUITO lascado. Até porque nem é sintético muito forte. É apenas ok e nem tem duração longa.

Nem sei quão quente é esse i7 mas isso é inaceitável.

E nos intel tu vai ter de mexer em offset, etc(long power limit, etc) caso queira que ele continue dando boosts e não clock fixo.

Mas eu recomendaria tentar desativar turbo(mce acho), fixar uma voltagem + clock fixo mesmo já que esse delta ai está fora do sério.



Tudo isso implicando que não instalou errado e nem que o AIO ta bixado.
 

Mafuusu

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100°C num CB15 tu ta bem lascado.
MUITO lascado. Até porque nem é sintético muito forte. É apenas ok e nem tem duração longa.

Nem sei quão quente é esse i7 mas isso é inaceitável.

E nos intel tu vai ter de mexer em offset, etc(long power limit, etc) caso queira que ele continue dando boosts e não clock fixo.

Mas eu recomendaria tentar desativar turbo(mce acho), fixar uma voltagem + clock fixo mesmo já que esse delta ai está fora do sério.



Tudo isso implicando que não instalou errado e nem que o AIO ta bixado.

Entendido, vou tentar fixar em 47x mesmo que seria a velocidade stock de todos os cores trabalhando em conjunto e vou brincando com a CPU vcore.

Olhando o CPU-Z aqui agora, tudo em stock o Core Voltage nele fica variando de 1.115 a 1.280, com frequencia de 4699mhz.

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rodrigoxm49

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Eu chuto que possa ser uma coisa, mas acho difícil ser realmente. O socket do WC na cpu tem 4 parafusos, um deles está (arrombado) eu não consigo dar o aperto com a chave de fenda, tive que dar o aperto com a mão. Na verdade, todos eles eu rosqueio com a mão e quando chega no aperto final eu uso a philips para dar aquela boa apertada, só que não fiz isso com um deles, pois ele está ferrado na parte de cima, eu basicamente apertei e usei toda a minha força com os dedos para dar o aperto nesse processador pois nenhuma chave funciona mais (veja na foto abaixo, é o parafuso da esquerda inferior).


Eu comprei inclusive 4 novos, chega segunda-feira agora, acho muito difícil que seja isso, pois o heatsink esta muito fixo na mobo, eu fiz uma pressão ferrada com a mão para prender esse parafuso, os outros eu dei aperto com a philips.

Estou usando Grizzly Kryonaut que apliquei sábado, e confesso que melhorou, a pasta anterior estava mal aplicada e caiu facil uns 8 graus com a aplicação dela.
É bem provável que seja esse o problema sim, pois se não tiver aperto em um dos cantos, o espaço entre CPU, composto térmico e a base fica cheia de ar.

Agora a tua instalação, como em 99% dos casos que vejo, está equivocada. Dá uma olhada na foto da mineração e veja como deve ser instalado um radiador. O ar precisa vir de fora pra dentro, intake, justamente para que o radiador receba ar fresco e renovado jamais ar de efeito estufa quente do gabinete.

Pensa num motor de carro. Já vi alguma vez na vida uma ventoinha jogando ar quente em cima do radiador ou do condensador? Nem no pior projeto do mundo rsrs. Sempre pra fora puxando ar fresco pra cima deles. Não é esse aqui seu maior problema, mas faça isso para máxima eficiência do WC. Vai ganhar aí uns 3 a 4 graus só fazendo isso. Basicamente vc está tentando dissipar o radiador com um soprador térmico rsrs.

Antes de pensar em OC, resolve esse problema aí do cooler. Está mal instalado, não tenho a menor dúvida. Temperatura máxima ai era pra ser uns 70C em dias quentes. Delta de 60C nem cooler box.
 
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_Fairbanks_

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isso, tenta setar vcore e clock speed. e ai vai diminuindo a voltagem mantendo o clock até o minimo que der pra dar boot.
alternativamente, se tiver outro cooler ai, tentaria testar com ele pra ver se n é algum pau com o water cooler. nunca tive um, mas pelo que li, eles as vezes quebram, entopem ou sei lá... coiisa que em air cooler é mto fácil perceber pq para de girar, nesses ai n deve ser tão simples de notar tbm.
 

Mafuusu

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É bem provável que seja esse o problema sim, pois se não tiver aperto em um dos cantos, o espaço entre CPU, composto térmico e a base fica cheia de ar.

Agora a tua instalação, como em 99% dos casos que vejo, está equivocada. Dá uma olhada na foto da mineração e veja como deve ser instalado um radiador. O ar precisa vir de fora pra dentro, intake, justamente para que o radiador receba ar fresco e renovado jamais ar de efeito estufa quente do radiador.

Pensa num motor de carro. Já vi alguma vez na vida uma ventoinha jogando ar quente em cima do radiador ou do condensador? Nem no pior projeto do mundo rsrs. Sempre pra fora puxando ar fresco pra cima deles. Não é esse aqui seu maior problema, mas faça isso para máxima eficiência do WC. Vai ganhar aí uns 3 a 4 graus só fazendo isso. Basicamente vc está tentando dissipar o radiador com um soprador térmico rsrs.

Antes de pensar em OC, resolve esse problema aí do cooler. Está mal instalado, não tenho a menor dúvida. Temperatura máxima ai era pra ser uns 70C em dias quentes. Delta de 60C nem cooler box.

Entendido, eu pesquisei muito sobre o meu 460x sendo EXHAUST or INTAKE, e o pessoal fala que as 3 fans frontais puxam muito ar fresco para dentro e que o exhaust funciona muito bem pois o ar que o radiador está recebendo é um ar fresquinho que acabou de entrar no gabinete entende?

Eu posso fazer um teste invertendo elas e colocando elas SOBRE o radiador puxando o ar de fora e testo. Sobre o parafuso, será mesmo? Vi em todos os vídeos desse AIO o pessoal apertando os parafusos dele com a mão mesmo, eu fiz 3 com chave de fenda e um deles bem forte com a mão, acho difícil ser isso essa temperatura um pouco mais alta.

Posso tentar trocar o parafuso e apertar todos da mesma forma, reaplicar a pasta térmica e inverter as fans para intake no topo.

Quando voce diz 60 em delta seria o que? Jogando? Que eu saiba o 10700k é bem quente mesmo e jogando entre 60-70 graus estaria normal, o que eu achei estranho foi o Cinebench 20 batendo 100 graus nos cores depois de 10 segundos rodando.
 

_Fairbanks_

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Entendido, eu pesquisei muito sobre o meu 460x sendo EXHAUST or INTAKE, e o pessoal fala que as 3 fans frontais puxam muito ar fresco para dentro e que o exhaust funciona muito bem pois o ar que o radiador está recebendo é um ar fresquinho que acabou de entrar no gabinete entende?

Eu posso fazer um teste invertendo elas e colocando elas SOBRE o radiador puxando o ar de fora e testo. Sobre o parafuso, será mesmo? Vi em todos os vídeos desse AIO o pessoal apertando os parafusos dele com a mão mesmo, eu fiz 3 com chave de fenda e um deles bem forte com a mão, acho difícil ser isso essa temperatura um pouco mais alta.

Posso tentar trocar o parafuso e apertar todos da mesma forma, reaplicar a pasta térmica e inverter as fans para intake no topo.

Quando voce diz 60 em delta seria o que? Jogando? Que eu saiba o 10700k é bem quente mesmo e jogando entre 60-70 graus estaria normal, o que eu achei estranho foi o Cinebench 20 batendo 100 graus nos cores depois de 10 segundos rodando.
quando ele fala em 60 de delta, é a variação entre idle e em load.
mas tá estranho isso ai msm. eu qnd tive problema similar, n tinha apertado direito o cooler no processador.
mas acho que se vc mexer naquelas configurações de BIOS já deve chegar num resultado satisfatório...
apertando o parafuso tbm, mal n vai fazer.
 

rodrigoxm49

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Entendido, eu pesquisei muito sobre o meu 460x sendo EXHAUST or INTAKE, e o pessoal fala que as 3 fans frontais puxam muito ar fresco para dentro e que o exhaust funciona muito bem pois o ar que o radiador está recebendo é um ar fresquinho que acabou de entrar no gabinete entende?

Eu posso fazer um teste invertendo elas e colocando elas SOBRE o radiador puxando o ar de fora e testo. Sobre o parafuso, será mesmo? Vi em todos os vídeos desse AIO o pessoal apertando os parafusos dele com a mão mesmo, eu fiz 3 com chave de fenda e um deles bem forte com a mão, acho difícil ser isso essa temperatura um pouco mais alta.

Posso tentar trocar o parafuso e apertar todos da mesma forma, reaplicar a pasta térmica e inverter as fans para intake no topo.

Quando voce diz 60 em delta seria o que? Jogando? Que eu saiba o 10700k é bem quente mesmo e jogando entre 60-70 graus estaria normal, o que eu achei estranho foi o Cinebench 20 batendo 100 graus nos cores depois de 10 segundos rodando.
A ventoinha empurrando ar fresco no radiador não é o que vai fazer enorme diferença. É só uma dica se vc quiser ganhar uns 5 graus ai. O problema mesmo tá nessa montagem. Com certeza.

Eu não entendi muito bem seu primeiro parágrafo. É basicamente assim que deve ficar um gabinete. Ventoinhas frontais - INTAKE. Todas as demais do gabinete empurrando ar. Exceção tão somente quando usamos WC. Ideal é deixar em cima, como vc fez, mas INTAKE com a ventoinha instalada primeiro e o radiador posteriormente. Deve-se evitar instalar WC na frente, se o gabinete permitir, porque ele bloqueia quase 100% a passagem do ar.

Quando falo delta, é o cálculo da temperatura máxima - temperatura mínima(idle). Esse delta se fugir de 30C é porque tem algo muito anormal, especialmente num WC. Pra vc ter ideia, meu Ryzen 3600, que é tão quente quanto o 10700, aqui o delta é de 25C. Sai de 40C pra 65C. Tá bem alto, mas é porque o Ryzen 3600 é quente mesmo. Com o Ryzen 2600 meu delta era 15C. De 40C pra 55C.
 

Mafuusu

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quando ele fala em 60 de delta, é a variação entre idle e em load.
mas tá estranho isso ai msm. eu qnd tive problema similar, n tinha apertado direito o cooler no processador.
mas acho que se vc mexer naquelas configurações de BIOS já deve chegar num resultado satisfatório...
apertando o parafuso tbm, mal n vai fazer.

Saquei, vi um relato na NET de um cara acontecendo o mesmo e no fim era o cooler dele morrendo, ele trocou por um novo e caiu drasticamente as temps. Mas ao mesmo tempo, se fosse o AIO que parou de funcionar, as temperaturas estariam nas alturas, nunca qe ficaria na média de 40 em idle e 60-70 jogando, estaria fritando, acho difícil ser isso, e eu não vou pagar 1000 reais em um novo para algo que não tenho certeza, se eu soubesse que era ele morrendo eu comprava.

Vou esperar chegar o parafuso, chega segunda-feira e vou trocar ele, e já vou brincando com a BIOS, vou fixar 47 o core e baixar o vcore, vou iniciar em uns 1200 para testar, vamos ver.

A ventoinha empurrando ar fresco no radiador não é o que vai fazer enorme diferença. É só uma dica se vc quiser ganhar uns 5 graus ai. O problema mesmo tá nessa montagem. Com certeza.

Eu não entendi muito bem seu primeiro parágrafo. É basicamente assim que deve ficar um gabinete. Ventoinhas frontais - INTAKE. Todas as demais do gabinete empurrando ar. Exceção tão somente quando usamos WC. Ideal é deixar em cima, como vc fez, mas INTAKE com a ventoinha instalada primeiro e o radiador posteriormente. Deve-se evitar instalar WC na frente, se o gabinete permitir, porque ele bloqueia quase 100% a passagem do ar.

Quando falo delta, é o cálculo da temperatura máxima - temperatura mínima(idle). Esse delta se fugir de 30C é porque tem algo muito anormal, especialmente num WC. Pra vc ter ideia, meu Ryzen 3600, que é tão quente quanto o 10700, aqui o delta é de 25C. Sai de 40C pra 65C. Tá bem alto, mas é porque o Ryzen 3600 é quente mesmo. Com o Ryzen 2600 meu delta era 15C. De 40C pra 55C.


Entendi, pode ser a montagem (esse parafuso que citei) ou pode ser o vcore mesmo, como o parafuso chega só segunda, vou brincando com a BIOS igual citei acima e na segunda-feira eu troco esse parafuso e aperto ele melhor, vamos ver se funciona.
 

Mafuusu

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Pessoal, só pode ser problema na instalação do cooler com esse parafuso ou eu apliquei muita pasta termica e ta fazendo o efeito contrário ou o cooler está morrendo.

Brinquei bastante com a BIOS e não adianta, em manual o clock para 47 (4700) que seria o stock e deixando o vcore em 1.200, já em 1200 as temperaturas estão superiores do que deixar em AUTO... e mesmo em 1.200 ta crashando no cinebench, se eu subo o vcore fica pior ainda, não dá para entender a lógica do negócio.

Vou deixar quieto do jeito que está e segunda eu tiro o cooler, reaplico a pasta térmica e prendo com os novos parafusos, se mesmo assim não melhorar, ou eu to fazendo alguma m**** colossal na BIOS (o que eu acho dificil) ou esse cooler ta capenga e serei obrigado a comprar um novo. Nem sei se tem como um AIO funcionar parcialmente, que eu saiba ou ele funciona ou ele não funciona pois está queimado, não é iosso?
 

Passo's

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Pessoal, só pode ser problema na instalação do cooler com esse parafuso ou eu apliquei muita pasta termica e ta fazendo o efeito contrário ou o cooler está morrendo.

Brinquei bastante com a BIOS e não adianta, em manual o clock para 47 (4700) que seria o stock e deixando o vcore em 1.200, já em 1200 as temperaturas estão superiores do que deixar em AUTO... e mesmo em 1.200 ta crashando no cinebench, se eu subo o vcore fica pior ainda, não dá para entender a lógica do negócio.

Vou deixar quieto do jeito que está e segunda eu tiro o cooler, reaplico a pasta térmica e prendo com os novos parafusos, se mesmo assim não melhorar, ou eu to fazendo alguma m**** colossal na BIOS (o que eu acho dificil) ou esse cooler ta capenga e serei obrigado a comprar um novo. Nem sei se tem como um AIO funcionar parcialmente, que eu saiba ou ele funciona ou ele não funciona pois está queimado, não é iosso?
Não, ele pode ir morrendo gradativamente.
Liquido vai perdendo efetividade com o tempo.
 

Mafuusu

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Não, ele pode ir morrendo gradativamente.
Liquido vai perdendo efetividade com o tempo.

Puts, sério mano? O meu foi comprado em NOV/2016, tem 4 anos e meio vai de vida... que eu saiba 5 anos é a duração minima podendo durar muito mais, mas que o liquido vai perdendo efeito eu não sabia.

Possivelmente se não melhorar com os novos parafusos e a pasta térmica reaplicada vou ter que comprar outro, agora fica a pergunta, será que é ele o problema mesmo? Vou gastar 1k em um novo e nem sei se é esse de fato o problema kkkkkk

Jogando alguns games aqui esta ficando em 60-70 graus, to achando que é normal essa temperatura, o estranho é só o cinebench bater os 99-100 em todos os cores quando eu ligo.
 

Passo's

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Puts, sério mano? O meu foi comprado em NOV/2016, tem 4 anos e meio vai de vida... que eu saiba 5 anos é a duração minima podendo durar muito mais, mas que o liquido vai perdendo efeito eu não sabia.

Possivelmente se não melhorar com os novos parafusos e a pasta térmica reaplicada vou ter que comprar outro, agora fica a pergunta, será que é ele o problema mesmo? Vou gastar 1k em um novo e nem sei se é esse de fato o problema kkkkkk

Jogando alguns games aqui esta ficando em 60-70 graus, to achando que é normal essa temperatura, o estranho é só o cinebench bater os 99-100 em todos os cores quando eu ligo.
Eu sou suspeito pra falar.

Mas nunca que deuses vou entender essa fissura com WC.
Parada é mais cara, mesma potência de air(até pior que noctua top), faz mais barulho e tem durabilidade menor.
Fora que quando vai falhar tem nem alerta de nada, pelo menos se tivesse compartimento para desparafusar e trocar o líquido, mas nem isso.


Enfim 1 passo de cada vez, ajeite o que der nele e veja se é problema de instalação.
Bom seria ter outro a ar de entrada pra testar também.
 

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Não, ele pode ir morrendo gradativamente.
Liquido vai perdendo efetividade com o tempo.
Como assim? O que pode acontecer é a bomba deixar de funcionar. Nem sei se dá pra funcionar abaixo da sua capacidade também.

Eu sou suspeito pra falar.

Mas nunca que deuses vou entender essa fissura com WC.
Parada é mais cara, mesma potência de air(até pior que noctua top), faz mais barulho e tem durabilidade menor.
Fora que quando vai falhar tem nem alerta de nada, pelo menos se tivesse compartimento para desparafusar e trocar o líquido, mas nem isso.


Enfim 1 passo de cada vez, ajeite o que der nele e veja se é problema de instalação.
Bom seria ter outro a ar de entrada pra testar também.
Mas qual a lógica de trocar o líquido? Não há nenhuma razão pra trocar aquilo.

Fissura é estética. E em algum momento era também em relação a performance x preço (hoje não mais, tá muito caro um AIO). Eu comprei o meu por menos de 150 reais. Com 150 reais eu teria comprador um Air Cooler que a temperatura bate 25% acima do que eu consigo no meu.

Fora o air flow muito superior dentro do gabinete.

Puts, sério mano? O meu foi comprado em NOV/2016, tem 4 anos e meio vai de vida... que eu saiba 5 anos é a duração minima podendo durar muito mais, mas que o liquido vai perdendo efeito eu não sabia.

Possivelmente se não melhorar com os novos parafusos e a pasta térmica reaplicada vou ter que comprar outro, agora fica a pergunta, será que é ele o problema mesmo? Vou gastar 1k em um novo e nem sei se é esse de fato o problema kkkkkk

Jogando alguns games aqui esta ficando em 60-70 graus, to achando que é normal essa temperatura, o estranho é só o cinebench bater os 99-100 em todos os cores quando eu ligo.
Líquido não perde efeito. Não haveria razão para tal. Máximo que pode acontecer é ele corroer o alumínio do radiador e furar. Mas pelo que sei isso não acontece. Até hoje não sei se chegam a colocar alguma química anti congelante e anti corrosão. Possível que sim.

Mas o líquido, em si, não tem qualquer efeito específico sobre a temperatura além daquele esperado de ser um líquido. Ele, por si só, jamais poderia fazer o sistema perder performance. Ele não tem propriedade específica pra ajudar a reduzir temperatura. Pessoal costuma colocar só água até. Não sei se esses AIO vem com componentes mencionados, comum em carros, mas ainda que tenha, isso não melhora a performance, apenas durabilidade.

Puts, sério mano? O meu foi comprado em NOV/2016, tem 4 anos e meio vai de vida... que eu saiba 5 anos é a duração minima podendo durar muito mais, mas que o liquido vai perdendo efeito eu não sabia.

Possivelmente se não melhorar com os novos parafusos e a pasta térmica reaplicada vou ter que comprar outro, agora fica a pergunta, será que é ele o problema mesmo? Vou gastar 1k em um novo e nem sei se é esse de fato o problema kkkkkk

Jogando alguns games aqui esta ficando em 60-70 graus, to achando que é normal essa temperatura, o estranho é só o cinebench bater os 99-100 em todos os cores quando eu ligo.
Cara, normal não é. Jogos, como vc mesmo citou, deve bater máximo 40%~50% ai quando chega nisso. Se é que vc joga um BF5 ou um Warzone, que são os mais exigentes. Pular de 65C/50% pra 100C/100% é evidente sim que tem algo errado. Vc não precisa ter qualquer dúvida disso. Esse delta só em cooler box.
 
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Mafuusu

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Tem 5 anos de garantia, mas eu comprei na Amazon e trouxe de fora quando estava viajando, será que se eu acionar a garantia aqui do BR eles avaliam o cooler?
 

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Como assim? O que pode acontecer é a bomba deixar de funcionar. Nem sei se dá pra funcionar abaixo da sua capacidade também.


Mas qual a lógica de trocar o líquido? Não há nenhuma razão pra trocar aquilo.
1-Pode vazar, pode criar mini bolhas de ar e pode bomba morrer.

2-Resolveria os 2° primeiros problemas.
 

rodrigoxm49

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Tem 5 anos de garantia, mas eu comprei na Amazon e trouxe de fora quando estava viajando, será que se eu acionar a garantia aqui do BR eles avaliam o cooler?
Só verificando direto com eles mesmo. Dá uma olhada nesse link abaixo, parece um jeito interessante de saber se a bomba está funcionando. Se ela estiver funcionando, está tudo OK com o AIO. Problema só poderia ser instalação mesmo.

How to determine if the pump is functioning on your liquid cooler | Cooler Master FAQ

1-Pode vazar, pode criar mini bolhas de ar e pode bomba morrer.

2-Resolveria os 2° primeiros problemas.
Então, ai a falha seria o vazamento. Não o líquido. Mas, sim, isso pode ocorrer. Mas vazamento creio que seja fácil identificar.
 

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se for pegar um cooler novo, recomendo ir de air cooler. é trambolho, mas funciona bem, no máximo precisa trocar a ventoinha que custa uns 50 reais, e vai ficar bem óbvio quando não estiver funcionando direito hahaha
 

Mafuusu

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Só verificando direto com eles mesmo. Dá uma olhada nesse link abaixo, parece um jeito interessante de saber se a bomba está funcionando. Se ela estiver funcionando, está tudo OK com o AIO. Problema só poderia ser instalação mesmo.

How to determine if the pump is functioning on your liquid cooler | Cooler Master FAQ


Então, ai a falha seria o vazamento. Não o líquido. Mas, sim, isso pode ocorrer. Mas vazamento creio que seja fácil identificar.

Ta normal mano, eu vejo ela pelo Corsair Link, inclusive consigo controlar a pump rpm, veja só.

179965

se for pegar um cooler novo, recomendo ir de air cooler. é trambolho, mas funciona bem, no máximo precisa trocar a ventoinha que custa uns 50 reais, e vai ficar bem óbvio quando não estiver funcionando direito hahaha

O Noctua D15 é o que é bom né? Trambolhão, tá uns 300 conto mais barato que o H100I Platinum que eu to pensando em pegar. Eu tenho 2 fans ML120 Pro que ACABEI de comprar para substituir as duas originais do H100 e se bobear nem vou usar mais, pois as duas do h100i são ML120 PRO também porem RGB.
 

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Eu já falei a ele que tem algo errado nisso aí. Eu acho que é montagem do cooler, mas pode ser outra coisa. Minha esposa tem um H80 com cerca de 7 anos e funciona 100% até hoje, mas isso não significa que esse aí não possa ter estragado, mas custo a crer, para mim tá mal montado.

Olha como o meu fica aqui em casa, tudo bem que é custom, mas em idle o H100 era para ficar coisa de 2 graus acima somente, pois é o que o H80 fica.

179970

Tem 5 anos de garantia, mas eu comprei na Amazon e trouxe de fora quando estava viajando, será que se eu acionar a garantia aqui do BR eles avaliam o cooler?

Por ter sido comprado na Amazon e uma peça premium pode ser que ainda aceitem a garantia. Tente.
 

Mafuusu

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Eu já falei a ele que tem algo errado nisso aí. Eu acho que é montagem do cooler, mas pode ser outra coisa. Minha esposa tem um H80 com cerca de 7 anos e funciona 100% até hoje, mas isso não significa que esse aí não possa ter estragado, mas custo a crer, para mim tá mal montado.

Olha como o meu fica aqui em casa, tudo bem que é custom, mas em idle o H100 era para ficar coisa de 2 graus acima somente, pois é o que o H80 fica.

Visualizar anexo 179970



Por ter sido comprado na Amazon e uma peça premium pode ser que ainda aceitem a garantia. Tente.

Cacete, que inveja dessas temps :ktriste2

Alguma coisa tem mesmo, em IDLE agora ta ficando em 40-45, fui jogar Hunt Showdown agora... mano, batendo 90 graus, média de 80 a 90 com 30% de usage do processador, as fans a milhão.. deve ser montagem ou pasta térmica exagerada.

Segunda chega o kit novo de parafusos que comprei, vou remover toda a pasta térmica, aplicar de novo e prender bem os 4 novos parafusos, já assiti 20 videos de instalação do meu H100 e está certinho, se mesmo assim não funcionar, arrisco a dizer que o H100 ta morrendo, apesar de a PUMP estar girando tudo normal.

Edit: Galera, tava vendo vários vídeos de pessoas com meu cooler e com exatamente o mesmo problema, no fundo é a pump com resíduos e ela começa a não ser mais eficiente, muita gente trocou no rma, porém eu vi esse vídeo aqui e fiquei muito mas muito encucado pois isso aconteceu comigo quando eu instalei....

Quando você coloca aquele suporte por trás da placa mãe e rosqueia os 4 parafusos fica uma folga, eu achei que fosse normal e vi alguns lugares falando que é normal e depois que você prende o cooler não fica mais essa folga, aqui ficou preso, mas o cara do vídeo comenta que mesmo o dele ficando bem preso as temperaturas ficaram altas e ele comprou esses anéis de borracha para prender melhor ainda... será que pode ser isso?

 
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_Fairbanks_

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Ta normal mano, eu vejo ela pelo Corsair Link, inclusive consigo controlar a pump rpm, veja só.

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O Noctua D15 é o que é bom né? Trambolhão, tá uns 300 conto mais barato que o H100I Platinum que eu to pensando em pegar. Eu tenho 2 fans ML120 Pro que ACABEI de comprar para substituir as duas originais do H100 e se bobear nem vou usar mais, pois as duas do h100i são ML120 PRO também porem RGB.
Vish, eu n manjo mto de cooler high end n, comprei o custo-beneficio qnd precisei sair do stock cooler e fui de gammaxx 400. paguei 200 mas paguei caro pq tava com pressa. dava pra achar por 120. mas msm ele segura meu 3600 de boa aqui. Noctua é marca boa, mas o modelo D15 eu n conheço pra opinar.
Só que acho mil vezes melhor air cooler que water cooler. é bem mais sossegado manutenção e os problemas são óbvios. ou tá mal montado, ou o fan parou. n tem mto mais opções de problema com um desses hahaha
 

ffaabbiio

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Se quiser um air cooler eu te vendo um baratinho, rsrs. Tem um coolermaster ma610p aqui.

Eu já acostumei com wc e pra mim não dá pra voltar pra air cooler não. Pra mim o efeito não foi muito bom não, o wc tem um fluxo de ar muito superior dentro do gabinete. Tanto o cpu como a gpu trabalharam mais quentes aqui com o air cooler. Ainda mais com uma 3080 trabalhando no talo espelindo 300 e tantos watts de calor na cara do air cooler. Depois de algum tempo jogando a temperatura do cpu subia bastante.
 

ffaabbiio

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Possivelmente se não melhorar com os novos parafusos e a pasta térmica reaplicada vou ter que comprar outro, agora fica a pergunta, será que é ele o problema mesmo? Vou gastar 1k em um novo e nem sei se é esse de fato o problema kkkkkk

Jogando alguns games aqui esta ficando em 60-70 graus, to achando que é normal essa temperatura, o estranho é só o cinebench bater os 99-100 em todos os cores quando eu ligo.
Eu tenho um wc do mais barato que tinha quando montei meu PC em 2017. Esta até hoje sem indício nenhum de morrer. É claro que um wc tem muito mais chances de dar problema do que um air cooler, já que tem muito mais componentes envolvidos, mas muito desse terror é alarmismo.
A ventoinha empurrando ar fresco no radiador não é o que vai fazer enorme diferença. É só uma dica se vc quiser ganhar uns 5 graus ai. O problema mesmo tá nessa montagem. Com certeza.

Eu não entendi muito bem seu primeiro parágrafo. É basicamente assim que deve ficar um gabinete. Ventoinhas frontais - INTAKE. Todas as demais do gabinete empurrando ar. Exceção tão somente quando usamos WC. Ideal é deixar em cima, como vc fez, mas INTAKE com a ventoinha instalada primeiro e o radiador posteriormente. Deve-se evitar instalar WC na frente, se o gabinete permitir, porque ele bloqueia quase 100% a passagem do ar.

Quando falo delta, é o cálculo da temperatura máxima - temperatura mínima(idle). Esse delta se fugir de 30C é porque tem algo muito anormal, especialmente num WC. Pra vc ter ideia, meu Ryzen 3600, que é tão quente quanto o 10700, aqui o delta é de 25C. Sai de 40C pra 65C. Tá bem alto, mas é porque o Ryzen 3600 é quente mesmo. Com o Ryzen 2600 meu delta era 15C. De 40C pra 55C.
Rapaz, nunca que o ryzen 3600 é tão quente quanto o 10700k. Mesmo o 10700k não sendo tão quente quanto o 11700k ainda sim ele é quente pra caramba. O ryzen 3600 mesmo em stock não chega nem perto do 10700k e se fizer os ajustes no 3600 ele fica bem frio na minha opinião. Estamos falando de um cpu de 95 watts que com os ajustes vai pra 70 a 80 watts contra o Intel que chega a bater picos de 200 watts de consumo...
 

rodrigoxm49

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Eu tenho um wc do mais barato que tinha quando montei meu PC em 2017. Esta até hoje sem indício nenhum de morrer. É claro que um wc tem muito mais chances de dar problema do que um air cooler, já que tem muito mais componentes envolvidos, mas muito desse terror é alarmismo. Rapaz, nunca que o ryzen 3600 é tão quente quanto o 10700k. Mesmo o 10700k não sendo tão quente quanto o 11700k ainda sim ele é quente pra caramba. O ryzen 3600 mesmo em stock não chega nem perto do 10700k e se fizer os ajustes no 3600 ele fica bem frio na minha opinião. Estamos falando de um cpu de 95 watts que com os ajustes vai pra 70 a 80 watts contra o Intel que chega a bater picos de 200 watts de consumo...

Esse TDP divulgado de processadores é conversa pra boi dormir. Depois dá uma pesquisada pra ver.

Fazendo ajustes o Ryzen 3600 fica tolerável. Continua monstruosamente quente se comparado com Ryzen 2600 ou Ryzen 1600, que tive ambos e com mesmo AIO. Passou na minha mão não tem muito tempo um 9700k, que duvido muito ser tão diferente assim do 10700k em relação a temperatura (basicamente é o mesmo CPU com pequenos refinamentos e HT liberado). Cliente também utilizava AIO, um H60, similar ao meu. Temperaturas idênticas ao Ryzen 3600. Pateticamente quente, mas não passava de 70C no Prime. Em jogos, 55~65C.

Ta normal mano, eu vejo ela pelo Corsair Link, inclusive consigo controlar a pump rpm, veja só.

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O Noctua D15 é o que é bom né? Trambolhão, tá uns 300 conto mais barato que o H100I Platinum que eu to pensando em pegar. Eu tenho 2 fans ML120 Pro que ACABEI de comprar para substituir as duas originais do H100 e se bobear nem vou usar mais, pois as duas do h100i são ML120 PRO também porem RGB.
Então tá mal encaixado só.
 

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Esse TDP divulgado de processadores é conversa pra boi dormir. Depois dá uma pesquisada pra ver.

Fazendo ajustes o Ryzen 3600 fica tolerável. Continua monstruosamente quente se comparado com Ryzen 2600 ou Ryzen 1600, que tive ambos e com mesmo AIO. Passou na minha mão não tem muito tempo um 9700k, que duvido muito ser tão diferente assim do 10700k em relação a temperatura. Cliente também utilizava AIO, um H60, similar ao meu. Temperaturas idênticas ao Ryzen 3600. Pateticamente quente, mas não passava de 70C no Prime. Em jogos, 55~65C.


Então tá mal encaixado só.
Eu tenho um ryzen 3600x com overclock para 4.4 GHz. Acho bem frio comparado com o i7 6700k que eu tinha. E olha que esse 6700k é considerado frio. Todos os Intel que foram saindo depois desse 6700k foram subindo de temperatura e consumo. Esse 10700k deve ser bem esquentado mesmo.

O ryzen 3600 nem se compara com o 10700k, Ryzen 3600 nego compra aqueles coolers de 100 reais e segura de boa, coloca esse cooler no 10700k pra vc ver, passa de 100 graus fácil.

Eu vi aqui o consumo desse 3600x com esse over e voltagem de 1.25v não passa de 80 watts.
 
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