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15 anos do melhor Final Fantasy | Especial: A história de Final Fantasy VIII

doutordoom

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Olha Doom, realmente, dos FF modernos (depois do V) o XII é mais dificil mesmo .. eu falo assim, mas morri já no 8, e nos outros .. mas falo que no geral não é dificil

os Dragões de Zertinan são fdp mesmo, eu rodeei toda caverna, mas não os enfrento .. e olha que devo ser level 60 + ja derrotei uns 5 espers e tudo mais ... mas desinstalei o ps2 daqui do meu quarto, ai não joguei mais ... sobre o monster arena do FFX e os dark aeons, o meu FFX não é o international, nunca joguei essa versão, e o monster arena o bicho só pega com os monstros mais barra pesada mesmo



Grand Crystal é de lascar. De lascar. Você entra lá e não tem atalho, não tem mapa, não tem nada. Se não usar nenhum FAQ tem que desenhar seu próprio mapa para entender aquele lugar. E se bobear morre cercado por inimigos quando tentar levelar. Nunca encontrei lugar mais canseira em RPGs.
 

dytaocavaco

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Bom tópico, parabéns.

Li tudo e tinha até coisa que eu nem sabia (Squall é filho de Laguna?), por isso diante desse resumão, tenho que comentar: que história besta! :eek:

Parece novela global: uma put* enrolação e reviravoltas que são meias reviravoltas sem necessidade alguma, teorias sem pé-nem-cabeça criadas apenas pra dar continuidade à enrolação, dramalhões (estaca atravessa o peito do cara, ele cai de um prédio e não dá nada) e por aí vai.
 

DitaParlo

Vamo se beja?
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Bom tópico, parabéns.

Li tudo e tinha até coisa que eu nem sabia (Squall é filho de Laguna?), por isso diante desse resumão, tenho que comentar: que história besta! :eek:

Parece novela global: uma put* enrolação e reviravoltas que são meias reviravoltas sem necessidade alguma, teorias sem pé-nem-cabeça criadas apenas pra dar continuidade à enrolação, dramalhões (estaca atravessa o peito do cara, ele cai de um prédio e não dá nada) e por aí vai.
Tu não sabia que o Squall era filho do Laguna e ainda vem reclamar da história? Complicado.
 


dytaocavaco

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Tu não sabia que o Squall era filho do Laguna e ainda vem reclamar da história? Complicado.

Fazem 15 anos e não lembro de tudo, tudo, tudo (nem lembrava que tinha Adell na história mais) além de que meu inglês da época nem era tão bom, acompanhava de boa só que mais na base do intendention.

Além de que se o Laguna abriu isso na parte de Esthar já velho, possivelmente eu já estava rushando as conversas, porque o ritmo estava leeeeeeeento...

E fora isso, achei que tinha especificado direito justamente por frisar: "por isso diante desse resumão, tenho que comentar: que história besta!"
 

insect'by

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Laguna fala que tem que conversar com o Squall quando a aventura acabar, que tem muito a falar.

Kyros ri quando Ward "fala" que ainda bem que o Squall puxou a mãe e nao o pai.

Essa cena acontece na Ragnarok depois da volta do espaço. Na época passou batido por mim tbm e eu também tinha nível de inglês baixo.

O que eu fiquei de cara é que naquela época com o meu inglês terrível eu entendi mais do plot de ffviii do que ano passado no ffxiii. Teve um momento que eu já havia largado a historia e so queria matar todos que se opusessem a minna party. Quase um fps
 

dytaocavaco

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Laguna fala que tem que conversar com o Squall quando a aventura acabar, que tem muito a falar.

Kyros ri quando Ward "fala" que ainda bem que o Squall puxou a mãe e nao o pai.

Essa cena acontece na Ragnarok depois da volta do espaço. Na época passou batido por mim tbm e eu também tinha nível de inglês baixo.

O que eu fiquei de cara é que naquela época com o meu inglês terrível eu entendi mais do plot de ffviii do que ano passado no ffxiii. Teve um momento que eu já havia largado a historia e so queria matar todos que se opusessem a minna party. Quase um fps

Vlw a citação de quando ocorre, ou seja: é uma leve "deixada" esse lance da paternidade e não impacta em nada no desenrolar do jogo em si, portanto não é requerimento pra alguém achar a história boa ou ruim, já que não tem influência.

O difícil é naquele monte de lenga-lenga, achar o que realmente tem nexo com a história.... :klol

Mas não estou dizendo que o jogo é bom ou ruim, na verdade ver essas histórias de J-RPGs antigos (e os atuais da Square tbm) é o mesmo que olhar uma foto sua de 15 anos atrás: você vai rir de tão tosco que era, por mais que na época aquele estilinho fosse a sensação do momento.

Diferente do Tactics, que pra mim é tem a melhor história, boa de acompanhar em 1997, boa de acompanhar hoje e boa de acompanhar daqui a 20 anos da mesma forma.
 

doutordoom

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Vlw a citação de quando ocorre, ou seja: é uma leve "deixada" esse lance da paternidade e não impacta em nada no desenrolar do jogo em si, portanto não é requerimento pra alguém achar a história boa ou ruim, já que não tem influência.

O que que é isso companheiro. Requerimento tem e muito. O jogo se dedica principalmente a contar a história de Squall, Rinoa e Laguna. Existem outras tramas sendo desenvolvidas, mas o elemento forte da história está focado nesses três.
 

lpoliva

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É um bom FF, mas longe de ser o melhor, temos pelo menos uns 3 melhores que ele.

Mas não deixa de ser um bom jogo!
 

Ramensis

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Eu realmente gosto muito do FF8 pois como já falei marcou minha infância. Apreciar aquele CG da Torre de comunicação de Dollet se montando antes de enfrentar o Wedge e Biggs era uma loucura!

Atualmente voltei a jogar o FF12 que também acho sensacional! O FF Tactics joguei mas parei também! Acho um jogão, apesar que as vezes deu vontade de jogar o controle na televisão!
 

Actraiser

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Considero um jogo de ótimas mecânicas, alguns dos melhores summons da série e de ótima sequência final. Não está no meu TOP 5 FF, mas ainda é acima da média no mundo dos RPGs.

Ah...ótimo tópico!
 

X-Shiryu

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Para os reclamões: Aposto que não passaram nem de dollet :coolface

Cara a final dungeon (quarto CD como todo) de FF VIII é a coisa mais épica da serie. Nego reclama que o jogo é ruim, mas por não jogar acaba perdendo vários momentos épicos.
 

KillUiu

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Belo tópico, belas lembranças.

FF VII, VIII e IX foram a era de ouro da série (PONTO).

E lembro bem... QUATRO DISCOS! Era dificil achar um pirata que funcionasse as CG´s haha

No mais, hoje tenho ele original e lacrado (pena que é a versão Greatest Hits, mas está lacradinho).
 

The Overtaker

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Isso muda o que exatamente?

Uai, isso é parte integrante da história. Jogar o bagulho e não saber que o Laguna é pai do Squall é a mesma coisa que dizer que leu um livro depois de só ter visto as figuras.



(escorrendo uma lagrima ao ouvir Eyes on me)

Eyes on Me e Melodies of Life são maravilhas em forma de música.
 

dytaocavaco

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Uai, isso é parte integrante da história. Jogar o bagulho e não saber que o Laguna é pai do Squall é a mesma coisa que dizer que leu um livro depois de só ter visto as figuras.





Eyes on Me e Melodies of Life são maravilhas em forma de música.

Eu quis dizer em relação à história em si, o que muda com esse fato?

Laguna ser pai de Squall dá alguma motivação em algo? muda o rumo até a descoberta disso? Se ele fosse filho de um padeiro por exemplo, o que mudaria?

Estou perguntando porque não me lembro de o próprio jogo dar ênfase nesse fato e se for como o amigo disse anteriormente, duas linhas de texto, então é só um detalhe que não mudou nada no andamento da coisa e até por isso me passou batido realmente.

Ou não?

E menos né, a história de FF VIII passa longe de ser algo sobre a descoberta dos pais dos protagonistas órfãos, então sua comparação com o livro aí é forçar a barra.
 

doutordoom

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Eu quis dizer em relação à história em si, o que muda com esse fato?

Laguna ser pai de Squall dá alguma motivação em algo? muda o rumo até a descoberta disso? Se ele fosse filho de um padeiro por exemplo, o que mudaria?

Estou perguntando porque não me lembro de o próprio jogo dar ênfase nesse fato e se for como o amigo disse anteriormente, duas linhas de texto, então é só um detalhe que não mudou nada no andamento da coisa e até por isso me passou batido realmente.

Ou não?

E menos né, a história de FF VIII passa longe de ser algo sobre a descoberta dos pais dos protagonistas órfãos, então sua comparação com o livro aí é forçar a barra.



Não acha que o fato de Laguna ser pai de Squall deixa a história muito mais amarrada e coerente? O ponto forte da história do jogo não é o plano mirabolante da Ultimecia ou a história das feiticeiras, mas sim o desenvolvimento de Laguna, Squalll e Rinoa (em menor grau o Seifer). Trata-se de um JRPG clássico onde ameaças globais precisam ser detidas por jovens (a jornada épica do herói de rpg japonês). O diferencial está no foco em um romance e na luta realizada por duas gerações diferentes que se encontram no transcorrer do jogo.
 

The Overtaker

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Eu quis dizer em relação à história em si, o que muda com esse fato?

Laguna ser pai de Squall dá alguma motivação em algo? muda o rumo até a descoberta disso? Se ele fosse filho de um padeiro por exemplo, o que mudaria?

Estou perguntando porque não me lembro de o próprio jogo dar ênfase nesse fato e se for como o amigo disse anteriormente, duas linhas de texto, então é só um detalhe que não mudou nada no andamento da coisa e até por isso me passou batido realmente.

Ou não?

E menos né, a história de FF VIII passa longe de ser algo sobre a descoberta dos pais dos protagonistas órfãos, então sua comparação com o livro aí é forçar a barra.


Ué, minha comparação não tem nada a ver com a história ser boa ou ruim.
Você pode "só ver as figuras" tanto de livros bons quanto ruins.
A questão é jogar o barato sem prestar a menor atenção aos diálogos.
Melhor nem jogar.
 

dytaocavaco

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Não acha que o fato de Laguna ser pai de Squall deixa a história muito mais amarrada e coerente? O ponto forte da história do jogo não é o plano mirabolante da Ultimecia ou a história das feiticeiras, mas sim o desenvolvimento de Laguna, Squalll e Rinoa (em menor grau o Seifer). Trata-se de um JRPG clássico onde ameaças globais precisam ser detidas por jovens (a jornada épica do herói de rpg japonês). O diferencial está no foco em um romance e na luta realizada por duas gerações diferentes que se encontram no transcorrer do jogo.
Mas se o próprio jogo não dá ênfase nessa questão eu não vejo amarração aí, apesar que não deixa de ser um detalhe interessante como vc mencionou, já que ficariam duas gerações lutando contra por um mesmo fim e tal.

Só que não existe ligação com o fato de Squall ser um Seed com laguna, eles decidem ir atrás de Edea e Laguna não tem nada a ver até então, descobrem sobre Edea, Ultimecia e os kct a 4 e Laguna continua não tendo nada a ver e assim vai...

Encontram com ele em Esthar, ele dá as cartas pra a parada com Adel e tal, mas não tem um "Luke, I'm your father" em momento algum...

Me corrija se estiver assumindo algo errado acima, mas é como vi a coisa.
Ué, minha comparação não tem nada a ver com a história ser boa ou ruim.
Você pode "só ver as figuras" tanto de livros bons quanto ruins.
A questão é jogar o barato sem prestar a menor atenção aos diálogos.
Melhor nem jogar.

Me parece q vc está tendo dificuldade em entender o q estou questionando...

Eu não estou falando da história ser boa ou ruim.

FF8 não se trata sobre a descoberta sobre quem é pai de Squall, Zell, Rinoa e etc, tanto que o próprio jogo não faz questão alguma de enfatizar isso, porque não existe um momento descoberta pai/filho entre ambos, só uma indireta. Partindo disso, você está comparando passar batido por esse detalhe à passar batido por toda a história.

Se isso não é exagerar, então blz.
 

The Overtaker

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Me parece q vc está tendo dificuldade em entender o q estou questionando...

Eu não estou falando da história ser boa ou ruim.

FF8 não se trata sobre a descoberta sobre quem é pai de Squall, Zell, Rinoa e etc, tanto que o próprio jogo não faz questão alguma de enfatizar isso, porque não existe um momento descoberta pai/filho entre ambos, só uma indireta. Partindo disso, você está comparando passar batido por esse detalhe à passar batido por toda a história.

Se isso não é exagerar, então blz.
Não, você que não está entendendo.
Eu estou comparando não ler os diálogos com não ler um livro.
Eu não estou falando nada a respeito da relevância desse fato, mas sobre ele estar muito claro no jogo. Não é um mero detalhe e, mesmo que seja citado somente uma vez, como alguém aqui disse, está bem na cara do jogador. E perceber isso faz parte da experiência de jogar FF8. Mesmo que nem fosse citado, ele é parte integrante de toda a história. Se você jogou e não percebeu, é a mesma coisa que dizer que leu um livro quando só olhou as figuras.
Entendeu ou quer que eu desenhe?

Esse é um dos motivos que levaram os RPGs ao estado em que estão hoje.
Há alguns dias vi um user dizendo que desistiu de Ni No Kuni com meia hora de jogo porque era "só falatório"...
Deve ter ido jogar algum FPS.
 

dytaocavaco

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Não, você que não está entendendo.
Eu estou comparando não ler os diálogos com não ler um livro.
Eu não estou falando nada a respeito da relevância desse fato, mas sobre ele estar muito claro no jogo. Não é um mero detalhe e, mesmo que seja citado somente uma vez, como alguém aqui disse, está bem na cara do jogador. E perceber isso faz parte da experiência de jogar FF8. Mesmo que nem fosse citado, ele é parte integrante de toda a história. Se você jogou e não percebeu, é a mesma coisa que dizer que leu um livro quando só olhou as figuras.
Entendeu ou quer que eu desenhe?

Esse é um dos motivos que levou os RPGs ao estado em que estão hoje.
Há alguns dias vi um user dizendo que desistiu de Ni No Kuni com meia hora de jogo porque era "só falatório"...
Deve ter ido jogar algum FPS.

Tá bom fera, não vou me estender nisso pq o que está falando e desfalando na mesma frase é "tão conexo" que não sei por onde começar.
 

The Overtaker

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Tá bom fera, não vou me estender nisso pq o que está falando e desfalando na mesma frase é tão conexo que não sei por onde começar.

Oxi, você negritou "relevância desse fato" como se fosse o mais importante na frase "eu não estou falando nada a respeito da relevância desse fato". Não percebe que é justamente o contrário?
Negritou "citado somente uma vez" e ignorou "mesmo que seja", "está bem na cara do jogador" e "é parte integrante de toda a história".
E está ignorando o fato de que jogar um RPG sem se atentar aos diálogos é a mesma coisa que "ler" um livro somente olhando as figuras. Isso é um fato. E você mesmo afirmou que fez isso.
Não há desconexão nenhuma no meu post. O que existe é falta de vontade de entender.
 

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Mas se o próprio jogo não dá ênfase nessa questão eu não vejo amarração aí, apesar que não deixa de ser um detalhe interessante como vc mencionou, já que ficariam duas gerações lutando contra por um mesmo fim e tal.

Só que não existe ligação com o fato de Squall ser um Seed com laguna, eles decidem ir atrás de Edea e Laguna não tem nada a ver até então, descobrem sobre Edea, Ultimecia e os kct a 4 e Laguna continua não tendo nada a ver e assim vai...

Encontram com ele em Esthar, ele dá as cartas pra a parada com Adel e tal, mas não tem um "Luke, I'm your father" em momento algum...

Me corrija se estiver assumindo algo errado acima, mas é como vi a coisa.

.

Então vou corrigir. :klingua


O jogo durante sua narrativa toma muito cuidado ao construir duas histórias paralelas que parecem ter pouca coisa em comum. O momento em que se descobre que Laguna e Squall são pai e filho é sim um momento "Luke, I'm your father", só que infinitamente mais sutil e ao estilo japonês de ser.

Concordo que analisar a história do jogo tendo como foco os vilões e a ameaça criada por eles acaba por empobrecê-la. Mas é essencial entender que a história se sustenta pelo romance e pelo encontro de gerações. É por isso que os outros personagens acabam sendo deixados de lado (algo que já foi alvo de reclamação de muitos jogadores), contudo trata-se de uma opção clara do roteiro.

Afinal de contas, vamos pensar um pouco: Quantos jogos você conhece tem como foco um romance? E vou mais além, quantos são tão bons e tão memoráveis quanto FF VIII? Penso eu que a lista é muito pequena.
 
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