O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


1994-1998: Os melhores anos dos videogames! + torrent com o acervo do datacassete

Vigilante Master

Bam-bam-bam
Mensagens
4.258
Reações
9.027
Pontos
293
Por coincidência concordo com o criador do tópico.
Tudo o que mais gosto de jogar é de 1994 a 1998.
Serie Donkey Kong Country, Castlevania SOTN, Chrono Trigger, Resident Evil 2, Street Fighter Alpha 3...etc
Não significa que em outros anos não teve coisa boa, muito pelo contrário, mas se botarmos a lista dos grandes jogos lançados de 94 a 98, seria uma lista incrível.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Enfim, 94-98 foi uma época mágica pra quem curtia games, e eu fico muito feliz de ter feito parte dela.
E vc, tb fez parte?
Fiz parte e, por coincidência, depois de 98 meu tempo livre mudou radicalmente. Então de 99 em diante passei a jogar menos e a escolher melhor os games que devia/podia jogar.

Sobre o tópico, acho que de 94 para 98 a indústria se transformou. O grande salto, que me lembro, que fez até jogo lançamento virar datado foi Road Rash do 3DO. O que era aquilo? Era um gostinho do futuro que surgia para os gamers experimentarem. :kluv

A geração 16 bits atingia seu apogeu, mas ao mesmo tempo nascia uma nova geração de máquinas que seriam capazes de coisas ainda nem imaginadas.

Era coisa boa surgindo de todos os lados.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Fiz parte e, por coincidência, depois de 98 meu tempo livre mudou radicalmente. Então de 99 em diante passei a jogar menos e a escolher melhor os games que devia/podia jogar.

Sobre o tópico, acho que de 94 para 98 a indústria se transformou. O grande salto, que me lembro, que fez até jogo lançamento virar datado foi Road Rash do 3DO. O que era aquilo? Era um gostinho do futuro que surgia para os gamers experimentarem. :kluv

A geração 16 bits atingia seu apogeu, mas ao mesmo tempo nascia uma nova geração de máquinas que seriam capazes de coisas ainda nem imaginadas.

Era coisa boa surgindo de todos os lados.

3DO quebrou parâmetros! Tinha muitos jogos além do seu tempo. Fosse mais barato, teria sido um sucesso.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Infelizmente o fracasso do 3DO não foi somente pelo seu custo elevado.

Será? Se por um lado tinha muito jogo ruim, tb tinha muito jogo bom, que na época eram exclusivos...Capcom, snk, EA, entre outras, apoiaram o console. Se tivesse vendido mais poderia ter tido uma sobrevida maior e ter mais titulos...e talvez tivesse vingado. Sei lá rsrsrsrsr
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.762
Reações
62.517
Pontos
1.253
Infelizmente o fracasso do 3DO não foi somente pelo seu custo elevado.
Concordo.
E na boa,acho um exagero dizer q foi um bom console.

Tinha alguns jogos bons,mas não é só isso q faz um console ser bom.

É tipo eu falar q o Wii U é um bom console só por causa dos seus exclusivos...na verdade ele é um console fraco.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
A Sony foi muito sagaz,viu o que estava rolando naquela época e aprimorou tudo.
Uma coisa que nunca consegui entender no 3DO foi aquele controle com apenas 3 botões,e que para ligar um segundo controle teria que ser através do primeiro :brbr.
Lembro como se fosse hoje eu indo na locadora ver o tal de 3DO com uma fome doida de jogar Super Street Fighter II,chegando la coloquei uma hora para jogar e fiquei babando com a conversão e ao mesmo tempo xingando pelo fato de ter apenas 3 botões.
Mesmo com todas essas deficiência,por volta de 1997 consegui ter um FZ10 que não durou muito tempo na minha mão e foi embora em um rolo.
Hoje to igual a tarado atras de outro.
 

luizsidi

Bam-bam-bam
Mensagens
4.178
Reações
2.341
Pontos
294
3DO quebrou parâmetros! Tinha muitos jogos além do seu tempo. Fosse mais barato, teria sido um sucesso.
lembro como jogos desse estilo me impressionavam, Byzantine era algo assustador na época hehe (mesmo sendo para pc).

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.914
Pontos
2.164
3DO quebrou parâmetros! Tinha muitos jogos além do seu tempo. Fosse mais barato, teria sido um sucesso.

Na parte técnica sim mas a maioria dos jogos eram muito ruins.
Acabou que os maiores clássicos do 3DO são multi.
 

Vigilante Master

Bam-bam-bam
Mensagens
4.258
Reações
9.027
Pontos
293
Na minha opinião, acho o 3do bem insignificante.
Respeito quem gosta, mas quero distância desse console.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.762
Reações
62.517
Pontos
1.253
Será? Se por um lado tinha muito jogo ruim, tb tinha muito jogo bom, que na época eram exclusivos...Capcom, snk, EA, entre outras, apoiaram o console. Se tivesse vendido mais poderia ter tido uma sobrevida maior e ter mais titulos...e talvez tivesse vingado. Sei lá rsrsrsrsr
Acho que se fosse mais barato mesmo assim não venderia nem mais do que o Saturn,e mesmo se passasse,acho que não chegaria perto nem do N64.

E peraí,não tinha muito jogo bom,tinha alguns jogos bons.

Cansei de falar isso mas faço questão de repetir : quem teve muito jogo bom foi Nes,Super Nintendo,Master System,Mega Drive,PS1,PS2.
Os outros tiveram um número de jogos bons muito abaixo desses daí.
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.858
Reações
1.087
Pontos
609
Não participei dessa época.:ksnif
Mas gosto muito dos jogos dela...1998 então,mais ainda,por causa de Zelda Ocarina of Time (meu jogo preferido) e MGS1 (um dos melhores jogos que já joguei com certeza,e o melhor da série na minha opinião).

Cara,cê tem quantos anos?:viraolho
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Concordo.
E na boa,acho um exagero dizer q foi um bom console.

Tinha alguns jogos bons,mas não é só isso q faz um console ser bom.

É tipo eu falar q o Wii U é um bom console só por causa dos seus exclusivos...na verdade ele é um console fraco.


Pow, ai discordo...se não são os jogos que fazem o console, o que é então? E nesse quesito o 3do foi bem, tendo muitos exclusivos.
Era o único console durante toda a década de 90 que se podia jogar SSF Turbo, além de ser a única máquina além do neo geo que rodava Samurai Shodown sem cortes. Tb, Need for Speed nasceu no 3do, sendo que a versão dele tem características exclusivas. Além de Gex, que nasceu nele e foi exclusivo por muito tempo.
Jogos legais como shockwave estavam milhas a frente dos outros consoles e eram exclusivos. Tem Wing Commander 3, um baita jogo espacial. Tem Road Rash, já citado lá em cima.
Alguns arcades de babar (na época) como Mad Dog só podiam ser jogados no 3do tb. Era até covardia comparar o FIFA dos 16-bit com o do 3do.
E tem muito mais jogos.
Já vi relatos de pessoas que compraram o 3do na época e todos pareceram satisfeitos. Ele entregou o que prometia. O problema era o custo que vinham com essas promessas.
Claro, olhando agora, o psx e o saturn apareceram depois e eliminou a necessidade do 3do.
Agora, o que a galera esquece é que esses 32-bits foram lançados quase 2 anos depois do 3do no ocidente. Óbvio que eram mais baratos e teriam mais jogos.
Mas o 3do foi um pioneiro que fez bonito, com jogos que na época, só ele podia rodar.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
A Sony foi muito sagaz,viu o que estava rolando naquela época e aprimorou tudo.
Uma coisa que nunca consegui entender no 3DO foi aquele controle com apenas 3 botões,e que para ligar um segundo controle teria que ser através do primeiro :brbr.
Lembro como se fosse hoje eu indo na locadora ver o tal de 3DO com uma fome doida de jogar Super Street Fighter II,chegando la coloquei uma hora para jogar e fiquei babando com a conversão e ao mesmo tempo xingando pelo fato de ter apenas 3 botões.
Mesmo com todas essas deficiência,por volta de 1997 consegui ter um FZ10 que não durou muito tempo na minha mão e foi embora em um rolo.
Hoje to igual a tarado atras de outro.

O caso do controle tem um motivo nobre. Os ports eram nos próprios controles pra nao limitar o número de multiplayer...bastava ir plugando um controle no outro, sem precisar de multitap ou algo do gênero. Quanto ao controle, assim como o mega, sairam versões de 6 botões depois. E ainda existia um adaptador pra jogar com o controle do snes!!
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Na parte técnica sim mas a maioria dos jogos eram muito ruins.
Acabou que os maiores clássicos do 3DO são multo.

O que não tira o brilho dele. Os jogos se tornaram multi depois de mais de ano como exclusivo. E mesmo assim tinham características diferentes. Need for speed é praticamente outro jogo em relação ao saturn e psx...a jogabilidade era totalmente diferente.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Na minha opinião, acho o 3do bem insignificante.
Respeito quem gosta, mas quero distância desse console.

Hoje não tem pq adquirir o 3do. Assim como, olhando de forma prática, não tem porque adquirir o neo geo, já que quase todos os seus jogos se tornaram multi.
Mas olhando com olhos da época, tanto um como outro tinham coisas boas que só eles ofereciam.
Se vc tivesse tido um na época com certeza teria boas memorias.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Acho que se fosse mais barato mesmo assim não venderia nem mais do que o Saturn,e mesmo se passasse,acho que não chegaria perto nem do N64.

E peraí,não tinha muito jogo bom,tinha alguns jogos bons.

Cansei de falar isso mas faço questão de repetir : quem teve muito jogo bom foi Nes,Super Nintendo,Master System,Mega Drive,PS1,PS2.
Os outros tiveram um número de jogos bons muito abaixo desses daí.

Ai que mora o erro. Como citei antes, o 3do veio quase 2 anos antes do saturn e psx. A concorrencia direta dele era mega e snes. E por isso eu digo que é um baita console, já que quando foi lançado não tinha outro console que rodava o que ele rodava.
E quanto a biblioteca dele...bem, não vá pelo que a maioria afirma pq poucos que falam sequer tocaram num desses.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.762
Reações
62.517
Pontos
1.253
Pow, ai discordo...se não são os jogos que fazem o console, o que é então? E nesse quesito o 3do foi bem, tendo muitos exclusivos.
Era o único console durante toda a década de 90 que se podia jogar SSF Turbo, além de ser a única máquina além do neo geo que rodava Samurai Shodown sem cortes. Tb, Need for Speed nasceu no 3do, sendo que a versão dele tem características exclusivas. Além de Gex, que nasceu nele e foi exclusivo por muito tempo.
Jogos legais como shockwave estavam milhas a frente dos outros consoles e eram exclusivos. Tem Wing Commander 3, um baita jogo espacial. Tem Road Rash, já citado lá em cima.
Alguns arcades de babar (na época) como Mad Dog só podiam ser jogados no 3do tb. Era até covardia comparar o FIFA dos 16-bit com o do 3do.
E tem muito mais jogos.
Já vi relatos de pessoas que compraram o 3do na época e todos pareceram satisfeitos. Ele entregou o que prometia. O problema era o custo que vinham com essas promessas.
Claro, olhando agora, o psx e o saturn apareceram depois e eliminou a necessidade do 3do.
Agora, o que a galera esquece é que esses 32-bits foram lançados quase 2 anos depois do 3do no ocidente. Óbvio que eram mais baratos e teriam mais jogos.
Mas o 3do foi um pioneiro que fez bonito, com jogos que na época, só ele podia rodar.
Jogos são o principal de um console.Mas não são só eles que fazem um console.

Não acho que o 3DO tenha pelo menos uns 50 jogos bons.
Se ele tiver um número perto disso,é possível considera-lo como um bom console.Mas não "muito bom","ótimo" ou "excelente".
Ai que mora o erro. Como citei antes, o 3do veio quase 2 anos antes do saturn e psx. A concorrencia direta dele era mega e snes. E por isso eu digo que é um baita console, já que quando foi lançado não tinha outro console que rodava o que ele rodava.
E quanto a biblioteca dele...bem, não vá pelo que a maioria afirma pq poucos que falam sequer tocaram num desses.
Do mesmo jeito,não acho que ele venderia tão bem assim.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Jogos são o principal de um console.Mas não são só eles que fazem um console.

Não acho que o 3DO tenha pelo menos uns 50 jogos bons.
Se ele tiver um número perto disso,é possível considera-lo como um bom console.Mas não "muito bom","ótimo" ou "excelente".

Do mesmo jeito,não acho que ele venderia tão bem assim.

Entendo seu ponto de vista. Mas o caso é que vc analisa a situação olhando de hoje em direção do passado. Isso não é errado, e na hora de comprar um console, concordo que temos que ver friamente o que ele acrescenta hoje. O 3DO não acrescenta quase nada hoje em dia.
Mas quando a analise é para verificar se o console é bom ou não, acho que ai a analise deve ser feita com os olhos da época.
Por isso digo que é um baita console.
Veja, eu estava com meu snes quando o 3do chegou nas locadoras. O povo se amontoava pra jogar e ver aquela máquina do futuro. O hardware dele era mais que excelente pra época. E o número de jogos bons dele é grande sim. Não tanto quanto do nes por exemplo, mas o suficiente.
Na época, quem tinha o 3do jogava coisas que ninguém mais podia. Todo mundo gostava. Jogar Mad Dog fora dos arcades era algo incrível. Olhando hoje, é um jogo datado, mas na época era uma revolução.
Quando saiu o psx e o saturn, muitos jogos bons que saiam pra ele começaram a ser multiplataforma. Mas se vc tinha o console na época, isso tb não importava. Afinal vc provavelmente só teria um console...e ia querer que oque os outros tivessem, tivesse no seu tb.
Enfim, quem estava lá na época e pode ter algum contato com o console se maravilhou. Eu me maravilhei.
Acho que pra ficar mais coerente, vou mudar minha afirmação para: "o 3DO hoje em dia não acrescenta muito na coleção, com muitos jogos que ficaram datados e outros jogos bons que se acham tb em sistemas mais bem sucedidos, mas na época, foi um baita console"
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pois é, precisa ser considerado o contexto, a época em que existiu, em que teve vida útil. Depois os grandes games do 3DO saíram para outras plataformas, deixaram de ser exclusivos. Então o videgame perdeu quase toda sua relevância. Mas em 1994/95 ter um 3DO era ter uma maravilha da tecnologia em casa.

Depois de ver Road Rash rodando num 3DO, a versão do Mega que eu adorava ficou parecendo game de 8bits.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Claro, olhando agora, o psx e o saturn apareceram depois e eliminou a necessidade do 3do.
Dreamcast, de certa forma, é parecido, no sentido de hoje não ser a referência do que foi. Muita coisa saiu depois para outras plataformas. Mas enquanto vivo tinha uma biblioteca fabulosa.
Agora, o que a galera esquece é que esses 32-bits foram lançados quase 2 anos depois do 3do no ocidente. Óbvio que eram mais baratos e teriam mais jogos.
Mas o 3do foi um pioneiro que fez bonito, com jogos que na época, só ele podia rodar.
Lembrando que dois anos é muito tempo para a tecnologia. Por exemplo:

Japão:
1996 (N64) > 1998 (Dreamcast). Apenas 2 anos separaram N64 de Dreamcast no Japão.

EUA:
1985 (NES) > 1989 (Mega Drive). Apenas 3 anos separaram NES e Mega nos Estados Unidos.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
De 1990 até 1998 foi a época que eu mais me diverti com games. Lembro com carinho do dia em que meu pai me levou pra comprar meu NES e que depois fui direto pra alugar Ducktales, Mega Man 3 e Jackie Chan Action Kung Fu.

Mais tarde a sensação de ganhar um Mega Drive e ver que tinha vindo com Sonic 2. :eek:
Que jogo era aquele, aquela velocidade, cores, músicas e cenários impressionantes.

E alguns anos mais tarde quando comprei meu PS1 com meu dinheiro e pudi matar as lombrigas de jogar Castlevania SOTN e MK Trilogy. De quebra ainda aluguei um tal de "Resident Evil" sem nem saber que se tornaria um dos meus games prediletos.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
é, acho que esse intervalo foi o melhor mesmo

não tenho idade pra ter começado a jogar nos anos 70, e nem o fim dos 80 (onde eu tinha 4 anos em 1990), mas comecei a jogar cerca de 1 ano depois disso + ou -

e faço isso até hoje, em relação a esse período 94-98, eu gostaria de 2 coisas hoje em dia, ser um pouco mais velho para compreender um pouco melhor as coisas (principalmente em 94 e 95, a partir de 96 a coisa já andava melhor, eu já era mais velho) e gostaria de ter muito $$$ pra ter aproveitado TUDO desse período "rico" em conteudo

em meados de 93 eu vendi um máster system e ganhei um super Nintendo, tive-o até 2003 quando já "aposentado" emprestei-o ´pra um colega de décadas (sim, pasmem) e o FDP surrupiou o aparelho, um tempo depois quando eu pedi de volta "ah, eu achei que vc tinha dado, eu vendi"

mas enfim, entre 93 e 2003 eu não tive nenhum console a não ser o SNES (que eu considero até hoje o melhor console de todos) mas foi complicado "aguentar" esse período entre 94 e 98 sem ter dinheiro, sem ganhar nada , lembro que quando um tio meu comprou um saturn por volta de 94, eu embora joguei muito, ele mesmo ia me buscar em casa, passava na locadora e alugava jogos e tal, gente, é quase indescritível a sensação que tive ao ver o saturn rodando jogos pela primeira vez em 3d (uns jogos bobildos se for ver hoje) e eu lá com a "porcaria" do snes ... sério, naquele dia cheguei em casa e fiquei muito mal ... enquanto isso, na rua onde eu moro, o pessoal só ganhando PS1, Nintendo 64, até um primo meu ganhou um Neo Geo CD .. e eu ganhava nada ... de certa forma foi um período triste .. o lado bom é que eu aproveitei pra caramba todos esses videogames quando podia, joguei MUITO esse Saturn desse meu tio (inclusive ele me emprestou uma vez por umas 2 semanas) por volta de 98 eu acho), joguei muito no ps1 do pessoal, joguei muito Nintendo 64 (Zelda e Goldeneye 007, e etc), joguei DEMAIS o Neo Geo CD, até alugava jogo pra jogar na casa desse meu primo (sim, a locadora que tinha perto da casa da minha avó tinha uns 4 cds de Neo Geo, hoje a locadora fechou :ksnif) .. enfim até bastante árcade eu joguei nesse período, pois como já conseguia andar, conseguia ficar de pé já nas cabines dos fliperamas

só por volta de 2000 é que eu ganhei meu primeiro computador, ai mergulhei de cabeça emulação, qualquer emulador que surgia eu baixava .. ai pra "encerrar" esse período alegre e muito triste ao mesmo tempo, em 2003 eu comprei um ps1 usado de um cara do meu primeiro emprego ... mas o tópico cita 94-98 e não até 2003 :klingua2

apesar das vacas raquíticas, tenho certa saudade desse tempo, nesse tempo muita besteira eu ainda não tinha feito na vida, saudade de ver o TV MAPPIN e assistir os consoles pra vender com o Emlio Surita jogando olha só :khuh ... eu lembro inclusive de ir numa expo Panasonic (ou algo assim, porque durante um tempo meu pai foi PANASONICISTA) ai eu pedi um videogame novo, e ele falou, a Panasonic tem ? se tiver a gente vê o que faz (isso pq eu pedia um PS1, pra ser diferente do Saturn que o meu tio já tinha) quando ele viu o 3DO e o preço daquela budega .... ele nunca mais tocou no assunto :kkk (curiosamente, a única coisa que tem em casa hoje da Panasonic é a minha tv VIERA) .. só pra finalizar, o Dreamcast, apesar de sair em 98, eu só achei um pra jogar uma vez numa locadora de praia e por volta de 2000 (até tinha uma locadora no lançamento dele que tinha pra jogar (sim, 1998) mas como eu não tinha PS1, Saturn, nem nda, eu não fazia muita questão, até porque 2 motivos: 1 que a hora era MUITO mais cara pra jogar do que os outros consoles lá , 2 por eu não estar muito por dentro dos jogos do Dreamcast na época apesar de ler revistas a rodo e 3 porque o dono da locadora ficava mais lá no Dreamcast do que qualquer outra pessoa :kkk:kkk:kkk

mas pelo menos, nesse intervalo proposto pelo tópico, aos "trancos e barrancos" eu consegui acho que jogar uns 90% dos jogos mais "importantes" daquele período e muito, mas muita coisa que viria a se tornar clássicos e tal (coisas mais "extremas" como 32X, e Jaguar eu nunca passei perto de um)

gosto muito desse período também por compreender nele os meus 3 jogos favoritos de todos afinal:
uma ultima curiosidade é que a lista dos 3 jogos abaixo mostra o porque (entre outros) do SNES ser o melhor console já que 2 dos 3 jogos são exclusivos dele e também o porque de eu considerar o PS1 o segundo melhor da história (ainda que veja pessoalmente uma certa distancia entre eles)

Super Metroid e Megaman X2 são de 1994, e Resident Evil 1 é de 1996
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Dreamcast, de certa forma, é parecido, no sentido de hoje não ser a referência do que foi. Muita coisa saiu depois para outras plataformas. Mas enquanto vivo tinha uma biblioteca fabulosa.
Lembrando que dois anos é muito tempo para a tecnologia. Por exemplo:

Japão:
1996 (N64) > 1998 (Dreamcast). Apenas 2 anos separaram N64 de Dreamcast no Japão.

EUA:
1985 (NES) > 1989 (Mega Drive). Apenas 3 anos separaram NES e Mega nos Estados Unidos.

Tirou o argumento da minha cabeça rsrsrsrs E podemos incluir o neo geo no mesmo balaio. E mesmo assim ninguém se atreve a contestar a qualidade desses dois consoles.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
é, acho que esse intervalo foi o melhor mesmo

não tenho idade pra ter começado a jogar nos anos 70, e nem o fim dos 80 (onde eu tinha 4 anos em 1990), mas comecei a jogar cerca de 1 ano depois disso + ou -

e faço isso até hoje, em relação a esse período 94-98, eu gostaria de 2 coisas hoje em dia, ser um pouco mais velho para compreender um pouco melhor as coisas (principalmente em 94 e 95, a partir de 96 a coisa já andava melhor, eu já era mais velho) e gostaria de ter muito $$$ pra ter aproveitado TUDO desse período "rico" em conteudo

em meados de 93 eu vendi um máster system e ganhei um super Nintendo, tive-o até 2003 quando já "aposentado" emprestei-o ´pra um colega de décadas (sim, pasmem) e o FDP surrupiou o aparelho, um tempo depois quando eu pedi de volta "ah, eu achei que vc tinha dado, eu vendi"

mas enfim, entre 93 e 2003 eu não tive nenhum console a não ser o SNES (que eu considero até hoje o melhor console de todos) mas foi complicado "aguentar" esse período entre 94 e 98 sem ter dinheiro, sem ganhar nada , lembro que quando um tio meu comprou um saturn por volta de 94, eu embora joguei muito, ele mesmo ia me buscar em casa, passava na locadora e alugava jogos e tal, gente, é quase indescritível a sensação que tive ao ver o saturn rodando jogos pela primeira vez em 3d (uns jogos bobildos se for ver hoje) e eu lá com a "porcaria" do snes ... sério, naquele dia cheguei em casa e fiquei muito mal ... enquanto isso, na rua onde eu moro, o pessoal só ganhando PS1, Nintendo 64, até um primo meu ganhou um Neo Geo CD .. e eu ganhava nada ... de certa forma foi um período triste .. o lado bom é que eu aproveitei pra caramba todos esses videogames quando podia, joguei MUITO esse Saturn desse meu tio (inclusive ele me emprestou uma vez por umas 2 semanas) por volta de 98 eu acho), joguei muito no ps1 do pessoal, joguei muito Nintendo 64 (Zelda e Goldeneye 007, e etc), joguei DEMAIS o Neo Geo CD, até alugava jogo pra jogar na casa desse meu primo (sim, a locadora que tinha perto da casa da minha avó tinha uns 4 cds de Neo Geo, hoje a locadora fechou :ksnif) .. enfim até bastante árcade eu joguei nesse período, pois como já conseguia andar, conseguia ficar de pé já nas cabines dos fliperamas

só por volta de 2000 é que eu ganhei meu primeiro computador, ai mergulhei de cabeça emulação, qualquer emulador que surgia eu baixava .. ai pra "encerrar" esse período alegre e muito triste ao mesmo tempo, em 2003 eu comprei um ps1 usado de um cara do meu primeiro emprego ... mas o tópico cita 94-98 e não até 2003 :klingua2

apesar das vacas raquíticas, tenho certa saudade desse tempo, nesse tempo muita besteira eu ainda não tinha feito na vida, saudade de ver o TV MAPPIN e assistir os consoles pra vender com o Emlio Surita jogando olha só :khuh ... eu lembro inclusive de ir numa expo Panasonic (ou algo assim, porque durante um tempo meu pai foi PANASONICISTA) ai eu pedi um videogame novo, e ele falou, a Panasonic tem ? se tiver a gente vê o que faz (isso pq eu pedia um PS1, pra ser diferente do Saturn que o meu tio já tinha) quando ele viu o 3DO e o preço daquela budega .... ele nunca mais tocou no assunto :kkk (curiosamente, a única coisa que tem em casa hoje da Panasonic é a minha tv VIERA) .. só pra finalizar, o Dreamcast, apesar de sair em 98, eu só achei um pra jogar uma vez numa locadora de praia e por volta de 2000 (até tinha uma locadora no lançamento dele que tinha pra jogar (sim, 1998) mas como eu não tinha PS1, Saturn, nem nda, eu não fazia muita questão, até porque 2 motivos: 1 que a hora era MUITO mais cara pra jogar do que os outros consoles lá , 2 por eu não estar muito por dentro dos jogos do Dreamcast na época apesar de ler revistas a rodo e 3 porque o dono da locadora ficava mais lá no Dreamcast do que qualquer outra pessoa :kkk:kkk:kkk

mas pelo menos, nesse intervalo proposto pelo tópico, aos "trancos e barrancos" eu consegui acho que jogar uns 90% dos jogos mais "importantes" daquele período e muito, mas muita coisa que viria a se tornar clássicos e tal (coisas mais "extremas" como 32X, e Jaguar eu nunca passei perto de um)

gosto muito desse período também por compreender nele os meus 3 jogos favoritos de todos afinal:
uma ultima curiosidade é que a lista dos 3 jogos abaixo mostra o porque (entre outros) do SNES ser o melhor console já que 2 dos 3 jogos são exclusivos dele e também o porque de eu considerar o PS1 o segundo melhor da história (ainda que veja pessoalmente uma certa distancia entre eles)

Super Metroid e Megaman X2 são de 1994, e Resident Evil 1 é de 1996

Seu relato trás muito do que eu quis dizer. Esse período foi marcado por diversidade e saltos tecnologicos como nunca antes e depois. Vc tinha um snes, que de 94-98 ainda foi um dos mais jogados no pais (com lançamentos até 97!), e em contrapartida, babava com as novidades e podia jogar consoles bem diferentes em locadoras e casas de amigos.
Era uma maravilha mesmo. Todo mundo queria experimentar o que o vizinho tinha. E tinha opções pra todos os bolsos. Ninguém ficava completamente de fora.
E ainda tinhas os arcades, maravilhosos na época.
Muito legal suas memorias :kjoinha
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Seu relato trás muito do que eu quis dizer. Esse período foi marcado por diversidade e saltos tecnologicos como nunca antes e depois. Vc tinha um snes, que de 94-98 ainda foi um dos mais jogados no pais (com lançamentos até 97!), e em contrapartida, babava com as novidades e podia jogar consoles bem diferentes em locadoras e casas de amigos.
Era uma maravilha mesmo. Todo mundo queria experimentar o que o vizinho tinha. E tinha opções pra todos os bolsos. Ninguém ficava completamente de fora.
E ainda tinhas os arcades, maravilhosos na época.
Muito legal suas memorias :kjoinha

pois é, esse intervalo de tempo nem é tão grande, 4 anos só, mas nesse caso especifico compreende tanta coisa que parece que abrange uma década

hoje em dia passa uma gen inteira e nem de longe a sensação é a mesma .. sabe, eu tenho um Wii U e um PS4 atualmente, gosto dos 2 aparelhos, cada um deles tem seus pontos bons e fracos ... mas nem de longe eles possuem o encanto que esses outros citados tem

e nem sei se é saudosismo mesmo, eu sinceramente acho que a coisa estacionou, e infelizmente não é só com jogos

com filmes a coisa anda assim, com musica ... tá tudo muito pobre e sem quase nenhuma criatividade

os japoneses que sempre foram de vanguarda, hoje sei lá o que aconteceu que parece que um misto de parar no tempo com "ligar o oda-se" ... infelizmente
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Época de ouro para as revistas de games e os games. Tudo era muito empolgante nessa época...
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.225
Reações
28.311
Pontos
1.649
Eu concordo! Pra mim de 94 a 98 foi o ápice de tudo pra mim.

O máximo da qualidade e criatividade reinaram nessa época onde a gente ainda nem sonhava com marmitas mal requentadas que vemos hoje.

97 pra mim foi fenomenal. Foi o ano que nasceu o meu jogo favorito ever!

Quando alguém me pergunta o que é um jogo definitivo, eu respondo sem pestanejar: Castlevania Symphony of the Night!

Mas muitas outras maravilhas e diamantes muito bem lapidados nasceram nessa brilhante época e mágica dos games!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.762
Reações
62.517
Pontos
1.253
Dreamcast, de certa forma, é parecido, no sentido de hoje não ser a referência do que foi. Muita coisa saiu depois para outras plataformas. Mas enquanto vivo tinha uma biblioteca fabulosa.
Lembrando que dois anos é muito tempo para a tecnologia. Por exemplo:

Japão:
1996 (N64) > 1998 (Dreamcast). Apenas 2 anos separaram N64 de Dreamcast no Japão.

EUA:
1985 (NES) > 1989 (Mega Drive). Apenas 3 anos separaram NES e Mega nos Estados Unidos.
O_o
Pelo q vc colocou aí,são 4 anos de diferença (1985-1989).
Vcs tão ruim de matemática hein,pqp.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O_o
Pelo q vc colocou aí,são 4 anos de diferença (1985-1989).
Vcs tão ruim de matemática hein,pqp.
Pensando bem, forcei aí, realmente.
Mais que 3, menos que 4. Mas o arredondamento correto seria 4 sim.

De qualquer modo, um período curto do "videogame que salvou o mercado que tinha virado pó" para a "chegada de uma nova geração" nos EUA. Isso que quis expressar.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
3DO quebrou parâmetros! Tinha muitos jogos além do seu tempo. Fosse mais barato, teria sido um sucesso.


Sim lembro, eu tinha um amigo rico que sempre tinha os lançamentos em video game em primeira mão, e lembro do 3do o que era aquilo!? Fifa 96, Road Rash, Need for Speed, conversões perfeitas de SF2, samurai shondown e outros... Depois ele teve o Saturn em primeira mão e o ps1 e Dreamcast e etc etc. Ah lembro que ele teve o Lazer disc também, que é um CD do tamanho de um LP rsrs e a gente via vários clips e musicais nele, como no LP ele tinha 2 lados rsrs!
LaserDisc-DVD-Sizes-web.jpg
 
Topo Fundo