O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[1998 feelings news] Otan se diz pronta a elevar forças se tensões entre Sérvia e Kosovo aumentarem

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.770
Reações
134.020
Pontos
2.139

Otan se diz pronta a elevar forças se tensões entre Sérvia e Kosovo aumentarem​






Semanas de apreensão entre os dois lados levaram o secretário-geral da Otan a conversar com líderes.​



Stoltenberg se reúne com premiê de Kosovo Kurti em Bruxelas — Foto: Johanna Geron/REUTERS


Stoltenberg se reúne com premiê de Kosovo Kurti em Bruxelas — Foto: Johanna Geron/REUTERS

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentará sua força de manutenção da paz em Kosovo se houver uma escalada das tensões com a vizinha Sérvia, disse o chefe da aliança nesta quarta-feira, às vésperas de negociações mediadas pela União Europeia (UE) entre os vizinhos dos Bálcãs ocidentais.

"Temos agora uma missão significativa, uma presença militar no Kosovo perto de 4 mil soldados", disse Jens Stoltenberg em entrevista coletiva após conversas com o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, que estava ao lado dele, em Bruxelas.

"Se necessário, vamos mover forças, implantá-las onde for necessário e aumentar nossa presença. Já aumentamos a presença no norte. Estamos prontos para fazer mais."

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, se reuniu com o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic — Foto: Johanna Geron/REUTERS

As tensões entre Sérvia e Kosovo aumentaram este mês quando o governo kosovar disse que obrigará os sérvios que vivem no norte, que são apoiados por Belgrado e não reconhecem as instituições de Kosovo, a começar a usar placas de carros emitidas em Pristina.

A situação se acalmou depois que o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, sob pressão dos Estados Unidos e da União Européia, concordou em adiar a regra das placas de carros até 1º de setembro e as forças de paz da Otan supervisionaram a remoção dos bloqueios de estradas estabelecidos pelos sérvios.

No entanto, Vucic disse na entrevista coletiva na Otan que as conversas com Kurti na quinta-feira, que serão mediadas pela UE, serão difíceis porque os dois lados discordam em quase tudo.

Stoltenberg se reúne com premiê de Kosovo Kurti em Bruxelas — Foto: Johanna Geron/REUTERS

Kurti, que se reuniu com Stoltenberg mais tarde, sublinhou a determinação de Kosovo em se tornar membro da Otan.

"As ameaças, riscos e desafios que a Otan enfrenta no atual ambiente de segurança também são sentidos por nosso país", disse ele a repórteres, ligando os problemas à influência da Rússia.

Kosovo conquistou a independência da Sérvia em 2008, quase uma década depois de uma revolta de guerrilha contra o governo repressivo de Belgrado.

Localização da Sérvia e do Kosovo — Foto: G1

A Sérvia legalmente ainda considera Kosovo parte integrante de seu território. O país nega ter provocado tensões e conflitos em Kosovo e acusa Pristina de atropelar os direitos das minorias sérvias. Os sérvios representam 5% da população de 1,8 milhão de Kosovo, que é 90% de etnia albanesa.

Vucic disse que a Sérvia quer evitar qualquer escalada da situação, mas é importante entender que há "uma nova geração de jovens" que vê Kosovo como território sérvio e não "suportará mais o terror".
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.801
Reações
53.499
Pontos
1.613
Esses idiotas nunca aprendem.
Bora ver mais armas novas em testes.
 

Hazard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.503
Reações
36.717
Pontos
754
Se eu fosse um pequeno país corria para ter minha própria bomba atômica, e não dependeria da boa vontade da ONU ou OTAN
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.112
Reações
62.359
Pontos
1.253
Ainda bem que temos gente de bem da Otan e ONU para resolver situações como esta.

Ta tudo bem na Ucrânia e Russia agora.
 


Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.194
Reações
42.129
Pontos
1.003
Fui passear por kosovo ( ow nome zuado )



O cara tirou fotos sequenciais... kct
 
Topo Fundo