O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[2º CensOS] Impactos da crise econômica COVID-19 na sua vida [+ Enquete]

Até 07/04/20 qual impacto dessa crise na sua vida financeira?

  • Nenhuma até aqui. Continuo com a mesma renda de antes

    Votes: 54 54,0%
  • Fui demitido

    Votes: 1 1,0%
  • Já estava desempregado quando a crise começou.

    Votes: 9 9,0%
  • Sou autônomo/informal e a crise não deve afetar muito minha área. Minha renda deve ficar estável

    Votes: 5 5,0%
  • Sou autônomo/informal e não sei como trabalharei nessa crise. Provavelmente ficarei sem renda

    Votes: 12 12,0%
  • Sou empregador e já não sei como vou fechar as contas/pagar salários.

    Votes: 4 4,0%
  • Sou empregador e minha área é uma das que continuará funcionando na crise.

    Votes: 4 4,0%
  • Tive uma redução de até 50% no meu salário/renda

    Votes: 12 12,0%
  • Tive uma redução de MAIS de 50% no meu salário/renda

    Votes: 4 4,0%

  • Total voters
    100

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Tetudos do fórum, como tinha dito no tópico anterior (link: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/censos-impactos-da-crise-econômica-covid-19-na-sua-vida-enquete.558483/#post-17641962 ) a ideia é ir fazendo um acompanhamento periodico (no caso, 15 em 15 dias) sobre a situação econômica da galera na crise atual.
Se quiserem, complementem a enquete ai com seus causos. Sugestões são bem-vindas.
Eu: servidor público, em quarentena e fazendo home office desde 21/03/20. Por enquanto nenhum aviso de redução salarial, mas acredito que acabará vindo logo logo...

Para comparação, na enquente do tópico anterior tivemos um total de 39 respostas.


Nenhuma até aqui. Continuo com a mesma renda de antes Votes: 76,9%
Fui demitido Votes: 0,0%
Tive uma redução de até 50% no meu salário/renda Votes: 2,6%
Tive uma redução de MAIS de 50% no meu salário/renda Votes: 2,6%
Sou autônomo/informal e não sei como trabalharei nessa crise. Provavelmente ficarei sem renda Votes: 10,3%
Sou autônomo/informal e a crise não deve afetar muito minha área. Minha renda deve ficar estável Votes: 2,6%
Sou empregador e minha área é uma das que continuará funcionando na crise. Votes: 0,0%
Sou empregador e já não sei como vou fechar as contas/pagar salários. Votes: 0,0%
Já estava desempregado quando a crise começou. Votes: 5,1%

EDIT:
Como apontado pelo @Lumina Lux alguns podem querer colocar a renda da casa como um todo (incluindo a sua, da esposa, pai, mãe...) então editei a enquete para permitir até três opções pra cada votante.
 
Ultima Edição:

Steynd

Bam-bam-bam
Mensagens
661
Reações
2.489
Pontos
433
Tenho meu trabalho formal CLT, ele é considerado essencial, então continua.

Porém tenho 3 projetos rodando(marca de roupa, aluguel de som e iluminação, e faço trampo de DJ(e produzo musicas também) em finais de semana)

Os 3 projetos pararam, minha renda diminuiu até agora uns 40% na média(sobrou apenas o meu trabalho formal pelo menos)

No final do ano passado, eu e meus sócios investimentos em equipamentos, barracão, fizemos a parte burocrática, etcs(marca de roupa), e agora tudo parado a vaca ta indo pro brejo.

Eu achando que esse ano eu iria sair do meu trabalho e dedicar apenas aos meus projetos pessoais, me lasquei.

Mas não tenho muito o que reclamar, pelo menos ainda estou trabalhando e ganhando uma grana.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.778
Reações
92.975
Pontos
1.353
Por aqui tô sem hora extra porque pelo menos metade dos nossos clientes são europeus.

Um amigo e um conhecido foi demitido em Nagoya.

Uma empresa que eu comprava lâminas entrou em quarentena.

E o restaurante que eu vivia jantando fechou.

E não dá mais pra ver tv no almoço.


O resto da m**** é vindoura ainda. Em termos de emprego eu pelo menos tô relativamente seguro
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Por aqui tô sem hora extra porque pelo menos metade dos nossos clientes são europeus.

Um amigo e um conhecido foi demitido em Nagoya.

Uma empresa que eu comprava lâminas entrou em quarentena.

E o restaurante que eu vivia jantando fechou.

E não dá mais pra ver tv no almoço.


O resto da m**** é vindoura ainda. Em termos de emprego eu pelo menos tô relativamente seguro
de onde vc é?
sobre essas coisas tbm tá foda aqui.
shopping do lado fechado, gostava de ir comer na praça de alimentação lá de vez em qnd. restaurantes todos fechados tbm. muitos nem por delivery. já vi primeiros casos de conhecidos de amigos que morreram no facebook esses dias. um ex-colega de faculdade pegou covid-19 mas pelo que eu saiba, tá vivo apesar de internado.
minha diarista eu continuo pagando mas pedi pra ela n vir. qnd isso td acabar eu vou acertando com ela pouco a pouco. é foda deixar as pessoas sem grana agora =/


eu acho que a grande incognita, ainda, é quanto tempo essa situação vai durar, eu to odiando trabalhar de home office, e mesmo as aulas n pararam. estressante pra cacete tudo isso >< e nem um cineminha pra relaxar tá dando pra pegar. filmes e jogos todos sendo adiados... tá complicado kkkk
 


Lumina Lux

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.063
Reações
5.238
Pontos
1.444
Seria bom pode apontar duas opções. Aqui em casa eu tenho renda estável, mas minha mulher ficará sem renda. Como é ela que mais me gerará impacto, preferi apontar a situação dela.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Seria bom pode apontar duas opções. Aqui em casa eu tenho renda estável, mas minha mulher ficará sem renda. Como é ela que mais me gerará impacto, preferi apontar a situação dela.
Boa, não tinha pensado nisso. poder colocar da familia toda. vou editar aqui!
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Estou numa empresa com cheat de dinheiro infinito e que não se importa com os funcionários ficarem presos em casa globalmente... mas em compensação minha saúde é tão boa que se eu pegar Coronavirus já posso ir escolher meu próprio caixão.

Covid19 é um bom memento mori
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.778
Reações
92.975
Pontos
1.353
de onde vc é?
sobre essas coisas tbm tá foda aqui.
shopping do lado fechado, gostava de ir comer na praça de alimentação lá de vez em qnd. restaurantes todos fechados tbm. muitos nem por delivery. já vi primeiros casos de conhecidos de amigos que morreram no facebook esses dias. um ex-colega de faculdade pegou covid-19 mas pelo que eu saiba, tá vivo apesar de internado.
minha diarista eu continuo pagando mas pedi pra ela n vir. qnd isso td acabar eu vou acertando com ela pouco a pouco. é foda deixar as pessoas sem grana agora =/


eu acho que a grande incognita, ainda, é quanto tempo essa situação vai durar, eu to odiando trabalhar de home office, e mesmo as aulas n pararam. estressante pra cacete tudo isso >< e nem um cineminha pra relaxar tá dando pra pegar. filmes e jogos todos sendo adiados... tá complicado kkkk
Moro em yokohama.
Aonde tinha o navio lá que deu ruim.
 

SkyHakuu

Bam-bam-bam
Mensagens
902
Reações
1.504
Pontos
333
EU tenho uma pousada com atrativos.
Fechada, tanto hospedagem como acesso aos atrativos, então recebo 0R$ desde o mês passado.
Tenho R$ em cash, mandei 1 funcionário embora, mais 1 vai esse mês, vou manter um, dos 3 que eram fixos, feriados contrato até + 6 diaristas dependendo.
Segurando ai até ano que vem seria o limite, de qq forma, só precisa liberar a funcionar que ja meio que normaliza, visto que a procura ta grande pela quarentena, povo ta doido pra vir já.
Mas vai saber quando liberam de novo.
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.962
Pontos
1.454
Por enquanto não mudou nada (construção civil) só uma das nossas obras que pararam e o resto continua mais ou menos normal (até aumentou venda pq teve uma obra que precisou ampliar os canteiros para aumentar a distância entre o pessoal kkkk)

Fica aquele medinho de ter que parar, mas aí vai tocando como dá.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.890
Pontos
903
Trabalho de maneira informal na área da construção, fiquei parado alguns dias no começo da quarentena, mas já voltei a trabalhar e não parei mais. As lojas de material só vendem pelo depósito, sem contato direto pela loja, e as fábricas de concreto usinado estão funcionando também.
Na minha casa, apenas meu irmão e mãe estão sem renda. Eles administram o negócio da família, que envolve locação de eventos, então não entra dinheiro e não vai entrar provavelmente por um tempo, fora a galera que está cancelando as festas e querendo o dinheiro de volta ao invés de remarcar a data para outro dia, e que ameaçam de processar quando ouvem que não é possível entregar todo o dinheiro de uma vez, só parcelado. Aí é pra quebrar as pernas mesmo.
Meu pai é meu patrão, então ele está na mesma que eu.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.890
Pontos
903
Na verdade, na verdade MESMO, a renda aqui de casa dobrou pq a molier começou um emprego numa farmácia EM FRENTE A SANTA CASA aqui da cidade.
calculem o cu na mão que estou.
Tá com o cu na mão mas com dinheiro em dobro
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.373
Reações
15.827
Pontos
503
Nossos inquilinos já estão aproveitando para manguear o pagamento do aluguel. Sim, eu sei que são "informais" e "e não estão vendendo", mas sei também que possuem dinheiro guardado - inclusive para comprarem imóveis em outras cidades.

Tirando isso, ainda sob controle. Não recebi corte de salário, e ainda não há informações sobre demissões. Porém, considero insustentável o pagamento de salários nos próximos meses, já que já recebemos ofícios de parceiros informando da suspensão de contratos. É uma questão de tempo até as demissões, ou férias coletivas, ou cortes salariais.
 
Ultima Edição:

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.065
Reações
11.550
Pontos
1.024
Eu tô como PJ em um processo de "estágio" em uma empresa pequena. Por enquanto meu chefe disse que fará o possível para manter todos alocados e ainda tentar expandir a equipe, mas eu tô meio inseguro. Por outro lado, tenho uma grana guardada pra me manter por uns meses.
 

Takeji Yakabi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.942
Reações
1.437
Pontos
279
Eu tenho loja de material de construção, fiquei parado uma semana na quarentena mas depois na outra o governador liberou o meu setor. Logo que abri, as vendas foram muito boas, agora estou no terceiro dia da segunda semana e segue normal.
Mas a crise economica que vem por aí é certeza, e não será só mais uma crise como tivemos a alguns anos atrás, aquela vai deixar saudades..portanto, se tem alguém aí que ainda tá conseguindo acumular uma grana, poupe o máximo que puder, pois dias tenebrosos virão.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Minha esposa foi demitida ontem.
Eu continuo na mesma, trabalhava home office antes, logo a quarentena não mudou muita coisa na minha vida...
A renda diminuiu, mais nossos gastos não são altos, logo no máximo minha esposa vai diminuir as idas ao salão.
Tenho grana guardada para 6-9 meses de sobrevivência desempregado, logo acho que mesmo com a crise pode dar tudo certo.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Tenho dinheiro guardado que pode me ajudar a sobreviver por alguns meses. Eu trabalhando desenvolvendo um jogo então já não estava ganhando nada mesmo. Felizmente eu não como muito, realmente não gasto quase nada. Mas estou bem receiosa sobre o futuro, tomara que as coisas melhorem.
 

Mega Retro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
2.266
Pontos
453
Sou autônomo, desde que consegui juntar, sempre mantive uma reserva pra 10 meses dos meus gastos, 10 meses sem restrições de lazer ou conforto, incluindo aí evidentemente as despesas do desenvolvimento do meu serviço. Assim permaneço. Nem toquei nesse reserva, e acredito que não tocarei.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Tive aumento de mais de 30% no salário.
Incrível como o funcionalismo ainda não quebrou o Brazil.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Bem, vamos lá:

Sou autonomo, trabalho fabricando cases e maletas técnicas, minha clientela são uns 80% da área do entretenimento ( instrumentistas, djs, pessoas do ramo musical e eventos) e 20% do meio de ferramentaria (principalmente "martelinho de ouro").

O setor no entretenimento foi o primeiro a parar, com a proibição das aglomerações.
O setor de martelinho / pdr tomou no cu bonito, pois os agentes de reparo viajam bastante para Europa e EUA no meio do ano, para cobrir danos gerados por chuvas de granizo.

Ou seja: 100% da minha clientela SUMIU.
Surgiram pedidos para fazer essa semana, vou tentar aproveitar isso ao maximo.

Mas , estou apreensivo.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Tenho meu trabalho formal CLT, ele é considerado essencial, então continua.

Porém tenho 3 projetos rodando(marca de roupa, aluguel de som e iluminação, e faço trampo de DJ(e produzo musicas também) em finais de semana)

Os 3 projetos pararam, minha renda diminuiu até agora uns 40% na média(sobrou apenas o meu trabalho formal pelo menos)

No final do ano passado, eu e meus sócios investimentos em equipamentos, barracão, fizemos a parte burocrática, etcs(marca de roupa), e agora tudo parado a vaca ta indo pro brejo.

Eu achando que esse ano eu iria sair do meu trabalho e dedicar apenas aos meus projetos pessoais, me lasquei.

Mas não tenho muito o que reclamar, pelo menos ainda estou trabalhando e ganhando uma grana.

Voce, do ramo de iluminação e DJ é um dos perfis da minha clientela.
Sem querer, querendo, visite minha pagina na minha assinatura.Em dias melhores, sei que podemos trocar idéias.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
no momento nenhum mas to achando que minha empresa vai aproveitar a carona pra dar migué no nosso ppr, se fazer vai ser de safada pq nosso serviço não parou e a produção continua a mesma, se acontecer é menos 5 mil reais que vou receber esse ano.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
Marquei que tive redução, na verdade, ainda não tive, só vão demorar para pagar ou dividir o pagamento, mas os cabelos já começaram a cair com as contas atrasadas e as dividas comendo feio na gordurinha que custei para juntar.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Aumento já tinha sido aprovado em Janeiro. Entrou agora.

Função de Gestão na SSP.

Pior que com o COVID-19 nosso trabalho diminuiu assustadoramente. Devo trabalhar nem 30 horas na semana, na prática.
ah, nesse caso relaxa que o Dória já tá estudando uma forma de cortar salários. deu entrevista sobre isso na jovem pan.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
ah, nesse caso relaxa que o Dória já tá estudando uma forma de cortar salários. deu entrevista sobre isso na jovem pan.
Não tem como cortar salários.

Pega um cara que ganha R$ 20 mil brutos e cerca de R$ 14 mil líquidos. Um Bom salário.

Daí esse cara compra carro, constrói casa ou tem uma doença na família. Pega 35% da margem do salário dele em empréstimo consignado (do bruto). Por mais que seja financeiramente questionável, ele tem direito a isso baseado na lei e fez a operação em um banco público do Governo Federal.

Então, 35% de R$ 20 mil são R$ 7 mil.

Daí vai lá o Sr. Dória e diminui em 30% o salário desse cara aí.

Então, 30% de R$ 20 mil são R$ 6 mil.

Daí vamos ao cálculo final: Salário líquido de R$ 14 mil menos R$ 7 mil de consignado - R$ 6 mil de desconto do Sr. Dória = R$ 1 mil reais líquido na conta de alguém que ganha um salário de R$ 20 mil bruto.

R$ 1 mil reais.

E cada servidor tem uma realidade. Tem os caras com empréstimo, tem os caras que pagam pensão, tem os caras que bateram veículo oficial e estão pagando em 12x com desconto em folha, etc. No exemplo acima, que é extremamente comum, mesmo que o Sr. Dória descontasse apenas 10% o servidor já ficaria com um salário de R$ 5 mil líquidos de R$ 20 mil brutos.

E nem dá para botar a culpa no servidor. Ele foi imprudente em fazer empréstimo ou em pagar pensão. Foi. Mas o Estado também tem obrigação de pagar em dia. Não está previsto em nenhum lugar que ele pode ter salário reduzido. Aliás, irredutibilidade de salários é constitucional (embora nesses tempos atuais os Governadores e Prefeitos não estão muito preocupados com a Constituição).

Só há um jeito de cortar salários sem dar uma "guerra" e parar tudo: imprimir dinheiro, pagar normalmente e deixar a inflação aumentar. Então você NÃO corrige os salários. Uma inflação de 30% em dois anos sem correção de salários é um desconto permanente de 30%. E isso sem greve e sem "guerra", só administrando descontentamento das associações.

Funciona. Fizemos bastante disso nas últimas décadas. :kjoinha
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Não tem como cortar salários.

Pega um cara que ganha R$ 20 mil brutos e cerca de R$ 14 mil líquidos. Um Bom salário.

Daí esse cara compra carro, constrói casa ou tem uma doença na família. Pega 35% da margem do salário dele em empréstimo consignado (do bruto). Por mais que seja financeiramente questionável, ele tem direito a isso baseado na lei e fez a operação em um banco público do Governo Federal.

Então, 35% de R$ 20 mil são R$ 7 mil.

Daí vai lá o Sr. Dória e diminui em 30% o salário desse cara aí.

Então, 30% de R$ 20 mil são R$ 6 mil.

Daí vamos ao cálculo final: Salário líquido de R$ 14 mil menos R$ 7 mil de consignado - R$ 6 mil de desconto do Sr. Dória = R$ 1 mil reais líquido na conta de alguém que ganha um salário de R$ 20 mil bruto.

R$ 1 mil reais.

E cada servidor tem uma realidade. Tem os caras com empréstimo, tem os caras que pagam pensão, tem os caras que bateram veículo oficial e estão pagando em 12x com desconto em folha, etc. No exemplo acima, que é extremamente comum, mesmo que o Sr. Dória descontasse apenas 10% o servidor já ficaria com um salário de R$ 5 mil líquidos de R$ 20 mil brutos.

E nem dá para botar a culpa no servidor. Ele foi imprudente em fazer empréstimo ou em pagar pensão. Foi. Mas o Estado também tem obrigação de pagar em dia. Não está previsto em nenhum lugar que ele pode ter salário reduzido. Aliás, irredutibilidade de salários é constitucional (embora nesses tempos atuais os Governadores e Prefeitos não estão muito preocupados com a Constituição).

Só há um jeito de cortar salários sem dar uma "guerra" e parar tudo: imprimir dinheiro, pagar normalmente e deixar a inflação aumentar. Então você NÃO corrige os salários. Uma inflação de 30% em dois anos sem correção de salários é um desconto permanente de 30%. E isso sem greve e sem "guerra", só administrando descontentamento das associações.

Funciona. Fizemos bastante disso nas últimas décadas. :kjoinha
Meu palpite, é que ele vá diminuir o proprio salário, por tabela diminuindo o teto estadual e afetando os salários maiores.

Acho bizarro os caras tomarem atitudes como essas que reduzem o $$ em circulação num momento como esse. vão tomar prejuizo mto maior na arrecadação lá na frente fomentando essa mentalidade de cortar gastos qnd todo mundo tem que gastar mais agora (proporcionalmente ao que ganha).
 
Topo Fundo