Maxtremus
Lenda da internet
- Mensagens
- 23.987
- Reações
- 12.085
- Pontos
- 1.769
A Fiat teve a idéia, em 1999. Desde então, é incrível como o brasileiro tem se rendido aos modelos “aventureiros”, talvez pela posição de dirigir mais alta, talvez pela sensação de maior robustez por causa dos 200 quilos de plástico na carroceria, ou talvez porque quer se destacar na multidão mesmo. Já que é um em um milhão que tem condições de comprar um Land Rover ou coisa parecida, off-road de verdade, os mortais tem de se contentar com imitações.
E a chegada do Citroen Aircross agita novamente um mercado que tem várias opções, e cresce a cada ano. Temos a linha Adventure da Fiat, com Strada, Idea e Doblo, EcoSport, CrossFox, Sandero StepWay e Livina X-Gear.
Dentre estes todos, alguns são mais próximos de ser chamados aventureiros, já outros nem mesmo tem suspensão mais alta. Diretamente competindo no segmento do Citroen Aircross, temos Ford EcoSport e Fiat Idea Adventure, ao passo que Nissan Livina X-Gear, Renault Sandero StepWay e Volkswagen CrossFox seguem em uma categoria próxima.
Em termos de preço, Sandero e CrossFox são obviamente mais baratos, mas são hatches com suspensão mais alta e não minivans ou crossovers. Com preços mais próximos do Citroen Aircross, temos Livina e Idea custando um pouco menos, e EcoSport na mesma faixa.
Se levarmos em conta a versão Freestyle da EcoSport, o preço é maior que o do Aircross na versão intermediária GLX. O modelo da Ford sai por 60.830 reais e não tem nenhum equipamento de destaque em sua lista.
E o pior é que a versão Freestyle não tem freios ABS e airbags nem como opcional. Para se obter equipamentos a mais é necessário pular para a versão XLT, que passa dos 61.000 reais, encostando na versão Exclusive do Aircross.
Resumindo, o Citroen Aircross tem tudo para vender bem no seu segmento, pois as opções já existentes no mercado não são tão modernas, tem visual já ultrapassado ou são simples hatches querendo se passar por utilitários. Não que o Aircross seja um utilitário de verdade, mas entrega mais do que um hatch.