O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ 21 Set 2021 ] Kena Bridge of Spirits - [ Is Out Now! - 17.8GB ] - [ Reviews saindo...]

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.756
Reações
7.882
Pontos
1.094
Eu joguei cerca de 1h30. É muito engraçado. A sensação que eu sentia era estar jogando algo do PS2, só que extremamente bonito :klolz. E digo isso de maneira tanto negativa quanto positiva. Dá pra ver que o estúdio brilha bastante nos setores que já têm bastante experiência, e ainda carece na nova área de trabalho de boa parte dos pouco mais de 14 integrantes do Ember Lab.

Logo de cara o que mais chama a atenção é, óbvio, a apresentação do jogo. Não nos enganemos: ele é feito por um estúdio muito, muito pequeno, e com incentivos financeiros pontuais para exclusividade temporária, então é óbvio que existirão algumas texturas em menor resolução, modelos repetidos, etc. Não estamos falando de um AAA. Mas o jogo engana, viu? Pois parece um. A direção de arte é estupenda, estupenda MESMO. E alguns efeitos, como os de luz, são muito bem feitos e utilizados de maneira à enriquecer bastante a atmosfera. As cut-scenes também são top de linha. Trilha sonora bem legal, também, com claríssimas homenagens à Zelda, principalmente nos efeitos sonoros. Têm alguns ali que eu juro que são praticamente ctrl+c/ctrl+v da franquia.

O jogo, para quem se preocupava que seria algo mais narrativo ou "walking simulator", definitivamente não é. Ele tem o molde cuspido de boa parte dos jogos de aventura da era PS2, como Okami, Zelda, etc., porém com escopo bem menor, né. Temos um mapa completamente aberto desde o começo, mas com diversas travas pelo cenário. As chaves para essas travas são as mais diversas: desde habilidade que nós conseguiremos, até itens, ou literais chaves, mesmo. O gameplay mescla bastante combate e exploração. Pra falar desse aspecto, é primordial que cite-se os Ruts.

A Kena é uma xamã que tem por função guiar espíritos perdidos e corruptos para fora do mundo, e possui um conjunto de ações por si só bem limitado. Correr, pulo duplo, R1 para ataque leve, R2 para ataque forte, L1 para escudo e parry. Já os Ruts, que são aquelas criaturinhas pretas mostradas em todo o material promocional do jogo, apresentam uma versatilidade muito grande. Podem ser usadas tanto no combate, com habilidades especiais para distrair o inimigo, cegá-lo, etc. Para que utilizemos essas habilidades, é necessário coletar "pontos de coragem" durante o combate (já que os Ruts são medrosos) batendo nos inimigos. Juntando X pontos de coragem, habilitamos uma ação em combate dos Ruts.

Quanto mais coletamo-nos (os Ruts) ao longo do jogo por meio da exploração ou puzzles ambientais, mais habilidades e poderes com eles são desbloqueados. Fora do combate, eles são o meio por onde interagimos com boa parte do cenário. Seja "purificando" zonas que foram corrompidas, ou utilizando-os para mover plataformas que a Kena usará para travessia no cenário, etc. Aqui reside uma das minhas preocupações no jogo, já que o sistema tem bastante potencial, porém não sei quão "aprofundado" ele será, tendo em vista que o jogo utiliza quase tudo do gameplay de maneira bem básica nesse começo. E é aí que vem a sensação de jogo de PS2.

O pulo é bom, mas é simples. A movimentação é boa, mas é simples. O combate é bom, mas é simples. As interações com os cenários são legais, mas limitadas. Sabe quando falta aquele "polimentozinho" adicional em cada ação executada? Sinto que a falta de experiência do estúdio como game develper é sentida justamente aqui. Pontos do cenário que não foram feitas para a Kena atingir, então ao chegar na região com um pulo, ela "desliza para trás" e vai caindo flutuando até encostar no chão. Nem todas as superfícies para os Ruts moverem as plataformas são habilitadas sem alguma justificativa. O combate é bom, mas os inimigos até então são bem básicos, etc. Lógico que isso aqui são impressões iniciais, então adiante o jogo pode ter uma variedade de inimigos bem legal, e situações que exijam que utilizemos os Ruts de maneiras inventivas. É difícil afirmar que não, e também afirmar que sim. Porém, essa mesma simplicidade do jogo também é muito charmosa. Ele não tem vergonha de se apresentar como, de fato, um jogo. Ele não tenta apresentar um hiper-realismo na maneira com que apresenta as mecânicas, não tenta forçar com que tudo pareça a coisa mais "natural" e integrada ao mundo. Ele possui coletáveis por serem coletáveis, baús por serem baús. Ele é direto ao ponto, e eu gosto disso.

A progressão no jogo funciona por meio de puzzles ambientais, exploração e combate. Ande até ponto X, encontre um local que a Kena não consegue passar. Vasculhe a região, utilize os Ruts, supere a barreira. Ache um item para desbloquear um portal. Adiante, enfrente um grupo de inimigos para purificar a região e seguir em frente. E assim vai. Como eu disse, pelo jogo ter o mapa bem aberto, ele tem algumas "missões" marcadas e conteúdos secundários que se faz de maneira espontânea, como achar uma relíquia que se perdeu, procurar a casa à que pertencia, e assim desbloquear o "espírito" que ali residia, ganhando assim um item, etc. A Kena tem uma árvore de habilidades onde gastamos pontos coletados, existem diversos chapéus que podemos coletar e utilizar para personalizar cada Rut, etc.

Enfim, o jogo é bem carismático em tudo que apresenta. O level design é interessante, existe uma clara falta de polimento em alguns aspectos do gameplay, mas algumas ideias que eles tiveram foram bem interessantes. Basta o jogo aprofundá-las. Achei ele bem, bem charmoso. Tem seus problemas, porém eu sinceramente não tava querendo largar o controle. Tenho um fraco por quaisquer jogos com coletáveis, e essa aura "Adventure de PS2" fisgou meu coração também, então posso estar sendo bastante parcial com os elogios e fazendo vista grossa aos defeitos. De qualquer jeito, esse começo deixou um gosto mais doce na boca do que eu tava esperando. Para quem gosta de jogos com um molde mais moderno em termos de gamedesign talvez ache o jogo muito simples ou antiquado, mas para quem se lembra com carinho daquilo que jogamos gerações atrás, é a oportunidade de aproveitar algo que saiu da simplicidade daquela era, porém com visuais dessa geração. Se o jogo entregar o potencial que ele já apresentou agora em termos de puzzles e combate, será uma estreia de estúdio que nos lembraremos por um certo tempo.

Ps. O uso do dualsense é legalzinho, mas nada demais. O SSD brilha, carregando tudo muito rápido, seja save-file ou pelos teleportes pelo mapa.

Agora vou dormir. Meu trabalho aqui está feito. Adeus.
c***lho...

Que espetáculo de Review.

Os caras dentro da capacidade do estúdio em pessoal e dinheiro mandaram bem pra kct.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.846
Reações
18.251
Pontos
1.339
É um jogo de aventura, com gameplay simples mas que funciona muito bem, diferente de outros jogos ai, que ou falham no visual, ou falham na gameplay (o que é muito normal de acontecer), o estúdio parece ter tido os pés no chão e não tentaram re inventar a roda, criaram um jogo com história, visual e gameplay bons, o que hj em dia, não parece fazer tanto sentido nas outras devs que querem tentar algo novo e único, mas acabam esquecendo que ser único num quer dizer ser bom. Minha nota é: "Pode comprar com medo"

Selo Edu de qualidade.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.764
Reações
39.265
Pontos
1.094
Peguei um café, abri o Metacritic e me deparei com um 85 de média. Devo admitir que fiquei bastante surpreso.

Eu estava torcendo muito pelo sucesso do jogo, mas sendo o PRIMEIRO JOGO de um estúdio que na verdade trabalhava com animação, estava esperando que seria um pouco daquele "bonito mas ordinário", que lhe renderia ali talvez algo na casa da média "70-75", talvez um amarelinho da estreia mas eu compraria assim mesmo para dar uma moral para o estúdio porque eles pareciam bastante promissores. Mirei exatamente no Concrete Genie, que ficou com média 75, o limite para entrar no verdinho.

Entretanto me enganei e parece que o jogo tem um algo a mais, está arrancando alguns 8 e 9 de publicações importantes então deve ficar mesmo com uma média acima de 80, dá para considerar um feito extremamente importante para o estúdio e quem sabe já garantir uma sequência.

Eu tô querendo a edição física, mas o dedo tá coçando para pegar digital mesmo. :kduvida

b8WSa6E.gif
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.096
Reações
35.231
Pontos
803
Incrível que esse jogo me lembrou muito do Ori , parece que estou tendo a mesma sensação quando vi ori pela primeira vez. Um jogo com visuais lindos , carismático , simples e divertido. É muito bom ver jogos assim sendo feitos.

PS: Mais incrível ainda é ver um estúdio indie com 25 pessoas com seu primeiro projeto entregar um jogo visualmente lindo e bem feito , enquanto o Halo Infinite com mais de 500 Milhõess de produção , mais de 400 funcionários não conseguiu visualmente impressionar como Kena tá fazendo.
 
Ultima Edição:

gabrielpt

Curupaco
VIP
Mensagens
10.597
Reações
19.373
Pontos
1.829
Incrível que esse jogo me lembrou muito do Ori , parece que estou tendo a mesma sensação quando vi ori pela primeira vez. Um jogo com visuais lindos , carismático , simples e divertido. É muito bom ver jogos assim sendo feitos.

PS: Mais incrível ainda é ver um estúdio indie com 25 pessoas com seu primeiro projeto entregar um jogo visualmente lindo e bem feito , enquanto o Halo Infinite com mais de 500 Bilhões de produção , mais de 400 funcionários não conseguiu visualmente impressionar como Kena tá fazendo.
Halo é um aborto tecnológico que não deveria nem ser citado nesse tópico tão fofo.
 


Leandrynnho

Veterano
Mensagens
841
Reações
804
Pontos
143
Peguei um café, abri o Metacritic e me deparei com um 85 de média. Devo admitir que fiquei bastante surpreso.

Eu estava torcendo muito pelo sucesso do jogo, mas sendo o PRIMEIRO JOGO de um estúdio que na verdade trabalhava com animação, estava esperando que seria um pouco daquele "bonito mas ordinário", que lhe renderia ali talvez algo na casa da média "70-75", talvez um amarelinho da estreia mas eu compraria assim mesmo para dar uma moral para o estúdio porque eles pareciam bastante promissores. Mirei exatamente no Concrete Genie, que ficou com média 75, o limite para entrar no verdinho.

Entretanto me enganei e parece que o jogo tem um algo a mais, está arrancando alguns 8 e 9 de publicações importantes então deve ficar mesmo com uma média acima de 80, dá para considerar um feito extremamente importante para o estúdio e quem sabe já garantir uma sequência.

Eu tô querendo a edição física, mas o dedo tá coçando para pegar digital mesmo. :kduvida

b8WSa6E.gif

Se vier mídia física né
Minha ideia era essa tbm, porém não vejo que vai vim não nesse momento


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

wesleibruno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.141
Reações
17.009
Pontos
1.053
Otimização altíssima. Vou dividir com 2 amigos de ps5 e jogar no meu ps4.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.269
Pontos
1.399
O único problema é U$ 40,00 por 9 horas de gameplay. To muito tentado, mas no mínimo uma sale de 50 % pra investir nele.
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Desvirtuamento
É incrível como PC se tornou a plataforma definitiva mesmo. Praticamente todos os jogos mais bem avaliados do ano saíram para o PC, com exceção de jogos da Nintendo.

Quem tem PC hoje tem o melhor da microsoft e o melhor de boa parte dos títulos de playstation
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Da pra esperar uma sale, até porque to com um backlog, mas fiquei com vontade de pegar até para ajudar e reconhecer o esforço dos caras, pelo jeito fizeram um bom trabalho.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.657
Reações
9.188
Pontos
744
Desvirtuamento.
É incrível como PC se tornou a plataforma definitiva mesmo. Praticamente todos os jogos mais bem avaliados do ano saíram para o PC, com exceção de jogos da Nintendo.

Quem tem PC hoje tem o melhor da microsoft e o melhor de boa parte dos títulos de playstation

Me fala aí como ficou Ratchet & Clank: Rift Apart e Returnal nesse seu PC.
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Me fala aí como ficou Ratchet & Clank: Rift Apart e Returnal nesse seu PC.
Se você for alfabetizado o suficiente para saber o que quer dizer "PRATICAMENTE", fica show.

Se eu tivesse falado TODOS, aí seu argumento iria valer alguma coisa.

Mas felizmente o melhor "rogue like" que é Deathloop saiu, e o melhor adventure, que é Psychonauts 2 também saiu. Então mantenho-me cercado de jogos bons. Inclusive, os dois irão concorrer a jogo do ano.
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Sem esquecer de demons souls e miranha.

Mas esses aí só aparecem para tumultuar como sempre.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
Esses dois não saíram no ano passado?

Acho que o pessoal faltou a aula de interpretação. Um não soube o que quer dizer "praticamente" e o outro não entendeu "desse ano".
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.756
Reações
7.882
Pontos
1.094
Esses dois não saíram no ano passado?

Acho que o pessoal faltou a aula de interpretação. Um não soube o que quer dizer "praticamente" e o outro não entendeu "desse ano".
Ah tá...tem exclusivo semanal tbm.

Console nem um ano tem e vc quer fazer comparações.


Vai tumultuar outro tópico.


Chato pra c***lho.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Ah tá...tem exclusivo semanal tbm.

Console nem um ano tem e vc quer fazer comparações.


Vai tumultuar outro tópico.


Chato pra c***lho.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Bom, eu trabalho com fatos. Falei jogos que saíram esse ano e falei em praticamente todos estarem disponíveis no PC.

Se quiser fazer o dever de casa, clica aí no link abaixo e conte os gatos pingados que não estão disponíveis no PC:

 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.532
Reações
56.874
Pontos
1.003
O único problema é U$ 40,00 por 9 horas de gameplay. To muito tentado, mas no mínimo uma sale de 50 % pra investir nele.
Normal, hoje em dia. Ratchet foi vendido por 350 reais e não chega a 10h de campanha, Returnal é outro jogo curto que também foi vendido a 350 reais.

Parece que os jogos vão ficando mais caros e com menos conteúdo.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.657
Reações
9.188
Pontos
744
Se você for alfabetizado o suficiente para saber o que quer dizer "PRATICAMENTE", fica show.

Se eu tivesse falado TODOS, aí seu argumento iria valer alguma coisa.

Mas felizmente o melhor "rogue like" que é Deathloop saiu, e o melhor adventure, que é Psychonauts 2 também saiu. Então mantenho-me cercado de jogos bons. Inclusive, os dois irão concorrer a jogo do ano.

Ou seja, você usa o argumento que "PRATICAMENTE" lhe convém.

Detalhe: a única plataforma que reúne TODOS esses jogos como Deathloop, Psychonauts 2, Ratchet & Clank: Rift Apart, Returnal e Kena é o PS5, não o PC.

Fora que a média de Ratchet & Clank (88) é maior que a de Psychonauts 2 (87, na versão com mais avaliações).
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
Fico impressionado como essa comunidade é lixo.

Game indie, studio pequeno, preço na metade do q cobram por lançamentos, e a lixaiada já tá pegando pirata.

Q orgulho desses "gamers"

:facepalm
É só não baixar champ, não é por conta de hipocrisias que esse "mercado" vai acabar.
Da mesma forma que driblam esses, eles driblam FIFAS etc da EA mercenaria.
 
D

Deleted member 219486

Esse game serve para não cair no bait de trailers, escala visual e de combate muito inferior ao anúncio.
 

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
3.692
Pontos
324
Desvirtuamento.
Se você for alfabetizado o suficiente para saber o que quer dizer "PRATICAMENTE", fica show.

Se eu tivesse falado TODOS, aí seu argumento iria valer alguma coisa.

Mas felizmente o melhor "rogue like" que é Deathloop saiu, e o melhor adventure, que é Psychonauts 2 também saiu. Então mantenho-me cercado de jogos bons. Inclusive, os dois irão concorrer a jogo do ano.

Deathloop não é Rogue-Like, da uma pesquisada antes, pq a gente espera que a pessoa saiba o mínimo sobre o jogo.


RRETURNAL é o Rogue Like de maior relevância até o momento de 2021.

Psychonauts 2 não é o melhor jogo plataforma e sim Ratchet and Clank, verifique a pontuação no metacritic, a versão com mais Reviews pq é essa que serve como base, queira vc ou não.

Pode chorar, esperniar, ignorar, ou aguardar a Sony dar algum resto... Mas esses são os fatos.
 

nobrusl314

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.739
Reações
6.668
Pontos
694
Desvirtuamento.
Sonystas são amargurados demais, não conseguem sentar no sofá e jogar tranquilos sabendo que tem outras pessoas que não são de sua plataforma querida e estão jogando também. É o fim da picada ficarem inconformados porque a galera do PC tem a opção de jogar "grátis".
 

ryutorrent

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.000
Reações
11.314
Pontos
1.049
Até quando vão deixar ficar desvirtuando o assunto do topico?

Sério, criem um tópico de vendas e analise de mercado e vão lá matar uns aos outros medindo cada um seu e-penis.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.532
Reações
56.874
Pontos
1.003
Desvirtuamento.
Ou seja, você usa o argumento que "PRATICAMENTE" lhe convém.

Detalhe: a única plataforma que reúne TODOS esses jogos como Deathloop, Psychonauts 2, Ratchet & Clank: Rift Apart, Returnal e Kena é o PS5, não o PC.

Fora que a média de Ratchet & Clank (88) é maior que a de Psychonauts 2 (87, na versão com mais avaliações).
Versão com mais avaliações é a do OpenCritic com média 89.

213841
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Desvirtuamento.
Sonystas são amargurados demais, não conseguem sentar no sofá e jogar tranquilos sabendo que tem outras pessoas que não são de sua plataforma querida e estão jogando também. É o fim da picada ficarem inconformados porque a galera do PC tem a opção de jogar "grátis".
Kena esta de graça aonde?

Os caras passam o dia todo exaltando o Gamepass como a maior maravilha do mundo, para no fim das contas vir contar vantagem que estão jogando pirata. Vocês são demais, ai se uma empresa não lança o jogo no PC ficam putos da vida como se tivessem tido os direitos humanos violados.
 
Ultima Edição:

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
c***lho, vão estragar o tópico.

Sempre os mesmos, inacreditável.

Eu louco pra ver a galera falando do game e até Psychonauts já entrou aqui.


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.842
Reações
32.301
Pontos
1.084
Ah tá...tem exclusivo semanal tbm.

Console nem um ano tem e vc quer fazer comparações.


Vai tumultuar outro tópico.


Chato pra c***lho.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
Chato são vcs q qualquer coisinha q arranhe a "superioridade" de um Playstation vc ficam logo de mimimi! O cara só falou o obvio q o PC atualmente é a plataforma mais abrangente e isso é um fato.

Mas sabe o q q é isso? Pagou 5k para ser beta tester e ficar chupando o dedo por 1 ou 2 anos na mendicância de lançamento, aí fica mordiinho quando alguém fala algo pq em uma situação dessas, qualquer joguinho exclusivo vira master piece. Mas fiquem calmos! Ano q vem já está chegando e aí a qtd de lançamentos exclusivos estabilizam!

No mais, normal vindo de marmanjo q tem amor por um brinquedo caro. Tem marmanjo por aqui q até o casamento colocou em cheque por causa de um PS5!!!

Muito mimimi abaixo q eu sei q terá!
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Fico impressionado como essa comunidade é lixo.

Game indie, studio pequeno, preço na metade do q cobram por lançamentos, e a lixaiada já tá pegando pirata.

Q orgulho desses "gamers"

:facepalm

Singleplayer no PC é isso boa sorte para a Sony, deveria ao menos aprender a colocar Denuvo nos jogos dela que é a única coisa que segura a onda.
 
Topo Fundo