O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


38 Studios (Amalur) fechando as portas, UPDATE: Governador vai comer cus + TRETA!

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
renbh;9454283 disse:
Na verdade os caras utilizam estes termos na produção, são alvos que tem sim uma padronização relativamente conhecida.

O pessoal da 38 studios investiu pesado, contratou nomes de pontas, não economizaram na produção, seu alvo era fazer um AAA para ser top do mercado e vender o que estes games costumam vender. Só que o game ficou bom, elogiado, mas não muito, genérico é um termo que você vai ver pipocar em TODO lugar.

Eu acredito que ele chegue a million seller, fosse um game mais modesto e seria um sucesso, mas o alvo da 38 studios era muito maior e o game não tem cacife para isso, simples assim. Foi AAA de custo, mas não de fato.



Amalur não teve barulho? Só os nomes envolvidos criam hype exagerado, não tem como fãs de RPG e outras coisas nerd não conhecerem o quarteto que citei, o game é que não convenceu.

Vocês tem que parar de usar propaganda como argumento para tudo Oblivion não teve campanha foda, na verdade ele estava mostrando um genero que até então era conhecido como jogo de PC. Só que o game foi foda e catapultou a Bethesda, agora ninguém segura mais, basta ela não vacilar e continuar com games tops como Skyrim.

A 38 Studios deu um passo maior que a perna, é plenamente possivel fazer games mais modestos e de extrema qualidade com figuras de lucro menores. Witcher vem se estabelecendo no mercado fornecendo games que tem evoluido bastante no mesmo genero de Alamur e sem precisar vender zilhões para não quebrarem.
Contratou nomes fodas? Do jeito que vc fala parece que contrataram o Yu Suzuki e Miyamoto.


Na verdade contrataram um cara que ninguem conhece que trabalhou no oblivion e um cara que faz quadrinhos que ninguem mais dá a minima.



Eu acho acho esse termo "AAA" totalmente equivocado, pois não tem como estabelecer um padrão.


Mega Man pode ser considerado AAA?


Foi criado e desenvolvido por 5caras e teve um orçamento no valor do almoço do sam houser.


Mas revolucionou toda a industria dos games.


Não é AAA pois não gastou 100milhões de dolares para ser feito e nem usou nomes de hoolywood?


Daí o argumento utilizado "AAA" cai por terra.


Em outra epoca esse game teria vendido relativamente bem e com certeza o estudio faria mais games de qualidade.


Mas estamos numa epoca que os estudios estão fechando após o lançamento de um game, as vezes fecham antes mesmo do game ir pra loja.


Isso não é um modelo sustentavel e não vai durar.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.369
Reações
19.950
Pontos
1.434
neil young;9454335 disse:
Contratou nomes fodas? Do jeito que vc fala parece que contrataram o Yu Suzuki e Miyamoto.
Na verdade contrataram um cara que ninguem conhece que trabalhou no oblivion e um cara que faz quadrinhos que ninguem mais dá a minima.

Não me decepcione Neil.

Salvatore [responsável pelo roteiro] é autor top de romances de fantasia nos EUA, o cara que ajudou Forgotten e Drizzt a se tornarem o fenomeno que são hoje. Este cara que você chama de ze-ninguem tem 22 titulos best-seller e mais de 15 milhões de livros vendidos só nos EUA.

MacFarlane é responsavel por uma das empresas mais conceituadas em action figures nos EUA, o cara é top o suficiente para ficar responsável pelos bonequinhos de Halo. Este é o cara da arte de Alamur.

Ken Rolston foi só o leader design [não o cara que trabalhou, ele está para Elder Scrolls como Miyamoto está para Mario]. Para tornar ainda mais mitica a situação, ele tinha se aposentado após Oblivion [com materias dando adeus e agradecimentos ao cara] e voltou para trabalhar em Amalur.

Kirkhope é o cara por trás da trilha sonora dos antigos games da Rare na época da Nintendo [que aliás você elogia bastante], ganhador de vários premios.

Só fera que trazem um peso enorme ao jogo, um dos motivos pelo qual esperava MUITO mais.


Mega Man pode ser considerado AAA?


Foi criado e desenvolvido por 5caras e teve um orçamento no valor do almoço do sam houser.


Mas revolucionou toda a industria dos games.

Você esta mencionando relações que eu nunca disse. Nunca falei que para ser AAA tem que gastar dinheiro.

Nem todo AAA precisa ser absurdamente caro, mas se você investe tubos de dinheiro obviamente não é para fazer um game que tem a mesma qualidade de um dos vários jogos das prateleiras que custaram 30-40 vezes menos para fazer. Eles pegaram grana pensando em criar um game AAA que revolucionaria industria e te pergunto: isso rolou? Se não, não é AAA como Skyrim e Megaman.

Hoje em dia criar um AAA é muito mais complicado. Primeiro porque centeas de jogos tiveram decadas para revolucionar o mercado e palavras como "re-revolucionar" não existem. É foda criar algo novo quando já existem várias opções no mercado, da mesma forma o mercado é bem mais exigente quando a tecnologia fornece ferramentas mais complexas [refazer megaman hoje não daria certo], então é natural ver que uma boa parte dos AAA que saem hoje são projetos ambiciosos.

Mas estamos numa epoca que os estudios estão fechando após o lançamento de um game, as vezes fecham antes mesmo do game ir pra loja.


Isso não é um modelo sustentavel e não vai durar.

Cara, uma situação onde você pega dinheiro emprestado, contrata um caminhão de pessoas com base na criação de um único produto e este não sai a grande invenção que deveria é algo que vai te falir seja hoje seja quando o dinheiro começou a entrar em circulação.

Mercado de games é sim de alto risco [assim como de altissimo retorno], mas este caso foi ingerencia mesmo, a empresa faliria hoje assim como faliria na época do NES se fizesse a mesma coisa. Escapar disso só se fosse uma gigante a la EA capaz de absorver prejuizos momentaneos.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
the-governor-e1330126215314-288x300.jpg


se liga nesses cu ae seus filadaputa
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
renbh;9450578 disse:
O problema é investir grana de AAA e no final não ter um AAA. Para investir o que investiram deveriam ter sido mais ousados, ainda mais dado que só tinham uma bala na agulha.

No mais casos assim são necessários para o mercado, mostra para os estudios que para fazer AAA e ter sucesso que faça juz tem que tirar um pouco mais.

É pelo comentário teu que hoje em dia nos temos Skyrim.

A companhia estava indo a falência, e ao invés de fazer algo seguro, investiram o que tinham e não tinham, pegaram empréstimos, fizeram de tudo, e lançaram Morrowind (ou Daggerfall???)

Para mim Reckoning(que é o nome desse jogo do Amalur) merecia ter vendido, talvez não 3 milhões, mas é um jogo feito com carinho.

Para mim o erro da empresa foi focar excessivo trabalho no jogo, porém fazer um jogo extremamente longo, deveriam ter gasto mais em menos.

Eu tenho 60 horas de jogo, faltando ainda umas 20 de sidequest, e não joguei nada da Mainquest.

Quer dizer, o jogo deve ter ao todo umas 100 horas.

Se tivessem feito um jogo com 50, porém com o dobro de capricho e atenção, talvez tivessem sobrevivido.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.369
Reações
19.950
Pontos
1.434
Bill Kamp;9454564 disse:
É pelo comentário teu que hoje em dia nos temos Skyrim.

A companhia estava indo a falência, e ao invés de fazer algo seguro, investiram o que tinham e não tinham, pegaram empréstimos, fizeram de tudo, e lançaram Morrowind (ou Daggerfall???)

Você quotou apenas parte do que eu disse e meio que tirou o sentido da opinião :D

O exemplo da Bethesda não é muito bom porque a empresa tem um histório, não quis tirar um mega sucesso d cartola logo de cara. Até chegar a Morrowind, os caras passaram por todos o perrengues para construir sua franquia, passando por um game como o Elder Scrolls: Arena que manteve a empresa viva com o tipico comportamento de vendas de jogo cult. Amalur precisaria começar a carreira da 38studios como se fosse um Skyrim, percebeu a diferença?

Ainda assim tem empresa que ousaram, arriscaram e colheram frutos. Aí que está a palavra chave: ousadia, gastaram muito para fazer algo diferente. A 38studios contratou nomes tops, colacaram 400 caras para fazer um game e no final fizeram um game que é igual pelo menos 4 concorrentes diretos e inferiores a pelo menos dois, daí é óbvio que os numeros de vendas vão se dividir e não vai rolar de alcançar uma marca de 3 milhões.

A história aqui não é que você não deve arriscar e sim que se for para arriscar no bolso que arrisque na produção e fuja do lugar comum.
 

Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.811
Reações
3.305
Pontos
819
Discussão irrelevante, se tivessem lançado um FPS não estariam nessa situação...

[coolface]
 


Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.674
Reações
17.929
Pontos
1.159
Pelo review do Angry Joe o jogo parecia ser bem legal, só não fui atrás porque eu já me enxi de RPG's de fantasia medieval.
 

rafacardona

Ser evoluído
Mensagens
112
Reações
1
Pontos
39
Simples. Campanha mundial "Compre seu Amalur agora e não deixe pra depois". Jogo é bom, pessoal não esta comprando porque existem varias opções. Se fizerem um movimento mundial batem esse 3 milhoes de copias facil facil e salvam o estudio.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
renbh;9458857 disse:
Você quotou apenas...

A história aqui não é que você não deve arriscar e sim que se for para arriscar no bolso que arrisque na produção e fuja do lugar comum.

Sim, mas se tu ler um post meu lá em cima, eu disse que esse jogo teve um investimento muito grande de gente e horas, porém não concentraram o esforço no jogo em si.

Ele é um jogo muito longo, porém com nem tanto apelo nas mais de 120 horas que ele tem, um jogo mediano com 120 horas é algo absurdo, quer dizer que ele é mediano não por falta de vontade, mas por burrice mesmo.

Eu comentei, se tivessem feito o jogo com apenas 50 ou 60 horas, teria tido um capricho geral em gráficos, história, interação muito melhor, do que um jogo enorme que ele é no momento porém que merece apenas uma nota 7.

Isso sem falar que provavelmente teria sido mais barato, coisa que teria diminuído o número de vendas necessárias.


P.S.: Entendi tua comparação da Bethesda e Skyrim em cima do ponto que eu fiz, a companhia arriscou mas ela não era desconhecida. A 38 era desconhecida e arriscou demais, eu me lembro de Bulletstorm nessas horas, um jogo muito bem feito, caprichado, por uma grande companhia, boas reviews e não vendeu o esperado, Enslaved também. (curioso que ambos eram de companhias que faziam exclusivos e depois fizeram um multi, mas deve ser coincidência).
 

Sannin_Lionheart

Bam-bam-bam
Mensagens
4.393
Reações
2.968
Pontos
374
Na minha opinião o problema não são os jogos nem os investimentos que são feitos neles. O problema é o modelo através dos quais eles são vendidos. Enquanto todo mundo quiser enfiar lançamentos goela abaixo de todo mundo a 60USD a coisa só vai piorar.

Hardcore, casual... não importa.Todo o mundo dos VGs está passando por esta crise e só o que as empresas conseguem fazer é gastar munição atirando em miragens. Mercado de usados, pirataria e companhia são coisas contra as quais não vale a pena lutar, enquanto a política de fabricação, distribuição e venda não mudar a coisa vai ficar como está.

A cereja do bolo é ver grandes empresas como a Sony jogando oportunidades em mercados emergentes como o nosso pelo ralo. O comportamento e os preços da empresa adotados por aqui são uma verdadeira piada.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Sannin_Lionheart;9459471 disse:
Na minha opinião o problema não são os jogos nem os investimentos que são feitos neles. O problema é o modelo através dos quais eles são vendidos. Enquanto todo mundo quiser enfiar lançamentos goela abaixo de todo mundo a 60USD a coisa só vai piorar.

Hardcore, casual... não importa.Todo o mundo dos VGs está passando por esta crise e só o que as empresas conseguem fazer é gastar munição atirando em miragens. Mercado de usados, pirataria e companhia são coisas contra as quais não vale a pena lutar, enquanto a política de fabricação, distribuição e venda não mudar a coisa vai ficar como está.

A cereja do bolo é ver grandes empresas como a Sony jogando oportunidades em mercados emergentes como o nosso pelo ralo. O comportamento e os preços da empresa adotados por aqui são uma verdadeira piada.

Bem lembrado, o nosso mercado poderia alavancar a venda de jogos grandes em até 500 mil, e os trouxas não investem.

Um mercado que paga as vezes 150 reais por um jogo não receber o mínimo de atenção das companhias é deplorável.

E outra, algo que poderia ajudar em muito as indústrias seria a distribuição digital, porém as distribuidoras fazem de tudo que podem para impedir que tal proposta saia de seus pequenos passos de bebê e vire o demônio que poderá se tornar no futuro.

É interessante que as Softhouses fecham as portas por praticarem condutas que ajudam principalmente as distribuidoras, que basicamente nada fazem do trabalho importante de produção, fabricação e propagandagem.

Entendo pq o ódio aos jogos usados, mas punir os jogadores ao invés da distribuidoras é bater no filho pq a professora falou a aula.
 

darkkinder

Bam-bam-bam
Mensagens
4.431
Reações
1.904
Pontos
289
Raddy;9454117 disse:
Agora azedou o pé do frango.

O Governador de Rhode Island afirmou que a empresa violou o acordo que eles tinham e a lei de notificação de demissão (empresas com mais de 100 funcionários devem dar um aviso prévio de 60 dias se houver demissão de 50 funcionários). Agora a 38 Studios irá enfrentar processos e auditorias, além de investigações para saber onde foi parar os 50 milhões de dólares dos 75 que foi emprestado nesse acordo.

Mais detalhes em:
http://www.usatoday.com/sports/base...-video-game-violation-rhode-island/55210554/1
http://www.gametrailers.com/side-mi...utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter







// EDIT


Há boatos de que a 38 Studios havia aplicado golpe de dupla hipoteca em ex-funcionários da empresa, que não moravam em Rhode Island:
http://www.theverge.com/gaming/2012...-leads-to-second-mortgages-for-some-employees

Um ex-funcionário descobriu que sua casa em Massachusetts, que vendeu ano passado, não foi de fato vendida. O banco entrou em contato com ele para perguntar por que não havia pago a hipoteca.

O programa de mudança da empresa era de ajudar funcionários a se mudar de Massachusetts, antiga sede, para Rhode Island, quando a empresa fosse realocada.

Ainda não se sabe quantos funcionários foram afetados por isso.

putz que foda hein.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.369
Reações
19.950
Pontos
1.434
Bill Kamp;9459456 disse:
Sim, mas se tu ler um post meu lá em cima, eu disse que esse jogo teve um investimento muito grande de gente e horas, porém não concentraram o esforço no jogo em si.

Ele é um jogo muito longo, porém com nem tanto apelo nas mais de 120 horas que ele tem, um jogo mediano com 120 horas é algo absurdo, quer dizer que ele é mediano não por falta de vontade, mas por burrice mesmo.

Acho que é bem por aí mesmo. Faltou um foco mais especifico, afinal os caras que eles contrataram pediam isso [se você contrata um peso pesado para fazer o roteiro não pode fazer um game customizavel com história diluida em dezenas de horas, é jogar dinheiro fora].

No fim não acho que foi o modelo de mercado que o matou [afinal jogos no mesmo genero não só chegaram como ultrapassaram a marca pretendida com muita folga, modelo errado tem que dar errado para todo mundo] e sim a concorrência. Não bastava ser bom [e é isso que o game é, apenas bom], mas teria que mostrar serviço em relação a Skyrim, Witcher 2, Dark Souls, Senhor dos Aneis, Mass Effect 3, Game of Thrones e Dragon´s Dogma, uma tarefa complicada.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
renbh;9468427 disse:
Acho que é bem por aí mesmo. Faltou um foco mais especifico, afinal os caras que eles contrataram pediam isso [se você contrata um peso pesado para fazer o roteiro não pode fazer um game customizavel com história diluida em dezenas de horas, é jogar dinheiro fora].

No fim não acho que foi o modelo de mercado que o matou [afinal jogos no mesmo genero não só chegaram como ultrapassaram a marca pretendida com muita folga, modelo errado tem que dar errado para todo mundo] e sim a concorrência. Não bastava ser bom [e é isso que o game é, apenas bom], mas teria que mostrar serviço em relação a Skyrim, Witcher 2, Dark Souls, Senhor dos Aneis, Mass Effect 3, Game of Thrones e Dragon´s Dogma, uma tarefa complicada.

Concordo.

Ainda mais sendo IP nova de um estúdio desconhecido.

Dragon Dogma que é o único novo sem marca famosa é da Capcom, e eles abusaram no Marketing, Amalur chegou como foi, sem estardalhaço.

E por ser IP nova eles deveriam realmente ter almejado mais baixo.

3 milhões não dá?

Vamos para 1,5, e para que 1,5 dê lucro, quanto teremos de cortar de trabalho???

Tem muito conteúdo que poderia ter sido tirado, sem falar que enxugar a história iria fazer a mesma parecer menos repetitiva e mais relevante.
 
Topo Fundo