O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


5 (cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

5( cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

  • Sim

  • Não


Results are only viewable after voting.

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Só o plano de saude, mais de 1000 reais.Psicologo mais de 500 reais.Aluguel 2000 reais, num bairro bom ou mediano, aqui na capital.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Depende da cidade que vc mora em grandes centros urbanos como São Paulo onde o custo de vida é altíssimo não dá pra muita coisa. Mas em cidades do interior (como a onde eu moro) cujo custo de vida é mais baixo da pra morar sozinho com relativo conforto.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.051
Reações
17.767
Pontos
1.094
Eu tenho uma teoria do pessoal que fala que 5 mil é pouco...

Devem ter crescido num padrão de vida que o pai pagava sei lá...2 salarios minimos de ALUGUEL....pessoas que vivem no centro de SP (aqui na OS é LOTADO) de Curitiba e POrto Alegre (tb cheio de gente dessas localidades)

Gente que acostuma pagar 2 salarios minimos de aluguel 5k não é porra nenhuma mesmo
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.660
Reações
30.529
Pontos
1.253
Só o plano de saude, mais de 1000 reais.Psicologo mais de 500 reais.Aluguel 2000 reais, num bairro bom ou mediano, aqui na capital.
Pena que esses 3500 reais não te ajudam em nega a pegar a menina do teatro né, tadinho, continua chorando pelos cantos?
 


naka_thanatos

Bam-bam-bam
Mensagens
160
Reações
186
Pontos
458
Pessoal aqui é meio sem noção mesmo. Minha mãe criou a mim e minhas irmãs com 1200 reais por mês. Não tínhamos nenhum luxo, obviamente, mas nego vir dizer que viver com 13k é apertado é foda.

Hoje sou médico e entre residência e plantões fora, tiro por volta de 6k. Pago todas as contas da casa ds minha mãe, pago meu aluguel e minhas contas (morando em Pinheiros) e sobra dinheiro pra cacete.

Menos aí, pessoal. Isso aí parece mau gerenciamento financeiro.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu e meu irmãos tivemos um ensino descente, escola de idiomas, uma vez fiquei doente, meu pai bancou as consultas, no fim das contas viviamos bem - viver bem != luxo- meu pai ganhava (ganha) só 4.5k. Pagavamos aluguel, mas a cidade era mediana (300k de habitantes). Não tinhamos celular do ano, nem compravamos roupa todo mês, compartilhavamos um único computador.Mas sempre o dinheiro era suficiente, se soubessemos usar de acordo com as necessidades. 5K liquido é muita grana, principalmente pra quem tem casa própria e apenas 2 filhos, e se morar no interior, rende muito mesmo.

*Decente

Cara, isso até me deixou sem palavras
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.660
Reações
30.529
Pontos
1.253
Pessoal aqui é meio sem noção mesmo. Minha mãe criou a mim e minhas irmãs com 1200 reais por mês. Não tínhamos nenhum luxo, obviamente, mas nego vir dizer que viver com 13k é apertado é foda.

Hoje sou médico e entre residência e plantões fora, tiro por volta de 6k. Pago todas as contas da casa ds minha mãe, pago meu aluguel e minhas contas (morando em Pinheiros) e sobra dinheiro pra cacete.

Menos aí, pessoal. Isso aí parece mau gerenciamento financeiro.
Acho que porco nem devia entrar nesse fórum aqui.

brincadeira
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu já tinha feito um post aqui, mas quero reforçar o que eu disse. 5K é um bom salário, só que não é o bastante para quem mora em uma cidade cara e que paga aluguel. O preço do aluguel é surreal, tanto que muitos assalariados solteiros preferem morar em pensões. As coisas no Brasil não são caras, só que a gente recebe pouco mesmo.

Cara, eu ficaria satisfeito com um salário desses. Para uma cidade pequena~média, dá para o cara viver muito bem (caso tenha casa própria) e sendo solteiro. Não daria para trocar de carro todo ano, mas dava para ter um bom carro ou apenas investir (em férias, poupança etc.).
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Se você tá solteiro e em uma cidade com o custo de vida baixo, é uma boa grana.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Pessoal fala que foi criado com dez irmãos com dois salários mínimos, mas esquece da inflação. Esquece que hoje em dia tudo triplicou de preço e o aluguel de qualquer casa de três cômodos no interior é de 700 reais para cima. A realidade hoje é completamente diferente da realidade de 10-20 anos atrás.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Pessoal fala que foi criado com dez irmãos com dois salários mínimos, mas esquece da inflação. Esquece que hoje em dia tudo triplicou de preço e o aluguel de qualquer casa de três cômodos no interior é de 700 reais para cima. A realidade hoje é completamente diferente da realidade de 10-20 anos atrás.

Atualmente não dá para sobreviver com menos de 2k pagando aluguel não. Tanto é que casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro (casa pequena) estava custando quase ~R$ 700, isso em 2012.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.051
Reações
17.767
Pontos
1.094
Atualmente não dá para sobreviver com menos de 2k pagando aluguel não. Tanto é que casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro (casa pequena) estava custando quase ~R$ 700, isso em 2012.

Deve ser bem localizado, minha namorada paga 800 no mesmo que vc descreveu aí num bairro do suburbio do RJ (não é favela) perto do comercio.

Ou então te enfiaram uma facada legal em 2012
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Deve ser bem localizado, minha namorada paga 800 no mesmo que vc descreveu aí num bairro do suburbio do RJ (não é favela) perto do comercio.

Ou então te enfiaram uma facada legal em 2012

Era no centro. Perto de escolas e tudo. Com 10 minutos de caminhada dava para ir para o centro mesmo, com lojas e tudo. E ao lado tinha um metrô.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.051
Reações
17.767
Pontos
1.094
Eu com 5k sem filhos, exagerando em TUDO,carpe diem.

800 de aluguel
600 de comida
300 luz e agua
1000 reais demais contas (cartao de credito,vestuario,credito celular,internet)
400 reais carro
1000 reais lazer,entretenimento e gastronomia,consumismo
500 reais de coisas fora do previsto
400 reais esbórnia

Total 5.000

Como eu faria de verdade,sendo EU mesmo:
Aluguel 700, moraria no suburbio da capital,com muito comércio.
Comida 450
Luz e agua 200
Demais contas 500
Carro 0, não teria.
600 reais lazer entretenimento e gastro,consumismo
300 reais de coisas fora do previsto
Esbórnia zero,não bebo,não fumo,não vou a balada,não tenho agenda de contatinho e tenho namorada que divide as coisas

Total 2750,vou arredondar pra 3000

Sobraria 2 mil por mes,em 10 meses eu teria 20 mil,ferias na europa/EUA/Asia/Oceania todo ano SE QUISER

ALias, um bom exemplo é minha namorada,ganha 4,2k

Todo mes ela gasta 2500,sendo 800 aluguel
Tem gastos e cuida do irmão de 11 anos (escola publica claro)
Mercado sem miséria,nada de pegar só o basico! sorvete, biscoito, frios,danones,carne de primeira tudo em exagero
Bota gasolina no carro ,mas anda pouco


Era no centro. Perto de escolas e tudo. Com 10 minutos de caminhada dava para ir para o centro mesmo, com lojas e tudo. E ao lado tinha um metrô.
Posso perguntar que cidade é?
Pq minha namorada aluga uma casa na mesmo perfil por 800 reais,mas não é perto do centro do RIO,mas é perto do centro do bairro em que ela está,que tem tudo,e este bairro faz parte do RIO,só troca metro por trem.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu com 5k sem filhos, exagerando em TUDO,carpe diem.

800 de aluguel
600 de comida
300 luz e agua
1000 reais demais contas (cartao de credito,vestuario,credito celular,internet)
400 reais carro
1000 reais lazer,entretenimento e gastronomia,consumismo
500 reais de coisas fora do previsto
400 reais esbórnia

Total 5.000

Como eu faria de verdade,sendo EU mesmo:
Aluguel 700, moraria no suburbio da capital,com muito comércio.
Comida 450
Luz e agua 200
Demais contas 500
Carro 0, não teria.
600 reais lazer entretenimento e gastro,consumismo
300 reais de coisas fora do previsto
Esbórnia zero,não bebo,não fumo,não vou a balada,não tenho agenda de contatinho e tenho namorada que divide as coisas

Total 2750,vou arredondar pra 3000

Sobraria 2 mil por mes,em 10 meses eu teria 20 mil,ferias na europa/EUA/Asia/Oceania todo ano SE QUISER

ALias, um bom exemplo é minha namorada,ganha 4,2k

Todo mes ela gasta 2500,sendo 800 aluguel
Tem gastos e cuida do irmão de 11 anos (escola publica claro)
Mercado sem miséria,nada de pegar só o basico! sorvete, biscoito, frios,danones,carne de primeira tudo em exagero
Bota gasolina no carro ,mas anda pouco



Posso perguntar que cidade é?
Pq minha namorada aluga uma casa na mesmo perfil por 800 reais,mas não é perto do centro do RIO,mas é perto do centro do bairro em que ela está,que tem tudo,e este bairro faz parte do RIO,só troca metro por trem.

Não posso dar muitos detalhes (tenho uns amigos por aqui e sabe como é...), mas é em uma cidade média (entre 100k ~300k) e ainda no interior do Ceará. O custo de vida aqui no nordeste costuma ser bem menor que as das cidades do Sudeste. Desculpa.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Claro, foi só uma brincadeira. Inclusive esse erro é muito comumente cometido por pessoas que escrevem bem. É um erro que comete tentando acertar.

falow
Hehe beleza. Como tô escrevendo muito pouco (digo no papel) e programando muito, acabo cometendo os deslizes na lingua portuguesa. Kkkk. Um erro desse na redação do Enem, eu estaria fodido. Mas valeu pelo toque, até faz bem avisar se errou ou não kkk. Valeu, François!
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Talvez minha visão seja um pouco polêmica, mas eu acho um erro a pessoa achar que o salário deva servir para cobrir as despesas.

O salário do mês deve servir para cobrir as despesas e sobrar para investir em reserva de emergência, reserva de aposentadoria, investimentos. Outra parte para reinvestir em você mesmo, focar em crescimento profissional, para aumentar esse salário e sobrar cada vez mais e investir cada vez mais.

No meio do caminho ter condições de empreender, para juntar e investir mais e no fim das contas, atingir independência financeira, que seria o famoso "viver de renda".

Gastar todo o salário nas despesas mensais, vai te reservar uma velhice bem apertada. Na terceira idade, o plano de saúde é mais caro e os remédios são um custo bem considerável.

R$5000,00 para esse objetivo pode ser excelente, se sempre sobrar para o futuro.

falow
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
Talvez minha visão seja um pouco polêmica, mas eu acho um erro a pessoa achar que o salário deva servir para cobrir as despesas.

O salário do mês deve servir para cobrir as despesas e sobrar para investir em reserva de emergência, reserva de aposentadoria, investimentos. Outra parte para reinvestir em você mesmo, focar em crescimento profissional, para aumentar esse salário e sobrar cada vez mais e investir cada vez mais.

No meio do caminho ter condições de empreender, para juntar e investir mais e no fim das contas, atingir independência financeira, que seria o famoso "viver de renda".

Gastar todo o salário nas despesas mensais, vai te reservar uma velhice bem apertada. Na terceira idade, o plano de saúde é mais caro e os remédios são um custo bem considerável.

R$5000,00 para esse objetivo pode ser excelente, se sempre sobrar para o futuro.

falow


é bem isso. eu ganho 3mil por mes e a mulher tá desempregada. nao gasto com combustivel, nao tenho gasto com aluguel (mas pago condominio), nao tenho filho. logo que recebo eu já reservo 500 reais pra aposentadoria (tô com 29 anos, tinha q ter começado a juntar mais cedo) e 200 para emergencia. se os 200 de emergencia nao sao usados, se juntam aos 500.


desses 2300 restantes eu tirei todos os meus gastos fixos e coloquei o restante como limite do meu cartao de credito (nubank, pq nao tem taxa), e tudo q posso coloco no cartão. as vezes tenho q estourar o limite, to com 100 reais restantes e ainda tenho 7 dias antes de virar a fatura. a princípio dá, pq para esses proximos 7 dias só preciso comprar comida e eu almoço em casa, mas to achando q vou precisar acessar uma parcela dos 200 emergenciais.


mas eu tenho uma vida mto, mto confortável. se eu quisesse eu poderia economizar mais.


se eu ganhasse 5mil eu acho q eu nao mudaria mto meus gastos, simplesmente colocaria mais para aposentadoria (por aposentadoria eu digo aplicar em renda fixa. coisa q eu ainda nao faço pq primeiro quero deixar um fundo reserva de 10mil pra deixar na NuConta, q so devo atingir mes q vem).


to ansioso pra minha noiva conseguir logo renda. qualquer 400 reais q ela ajudar com gasto doméstico já é grana q consigo guardar. e ela ganhasse 2mil pra juntar com meus 3 mil daria os 5 q o OP pergunta e eu me sentiria vivendo q nem rei
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
Atualmente não dá para sobreviver com menos de 2k pagando aluguel não. Tanto é que casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro (casa pequena) estava custando quase ~R$ 700, isso em 2012.

Dá não. Por isso todo mundo que ganha um salário mínimo mora na rua.
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.672
Reações
14.497
Pontos
503
5 mil líquidos com certeza, agora esse valor bruto ja complica um pouco.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Vejo gente se achando rico ganhando 2 salarios minimos, imagina 5 mil.

Malandro ganhando 1.200 já compra iphone de 4k, imagina ganhando 5k.
Onde eu trabalho as vezes passam errado relatório e tem cadastro de cliente que é exatamente isso. Iphone 7 de 3.999,00. Renda do cliente: 1.200,00.
As vezes só de curió vou lá no maps ver o endereço que o cara passou, e é cada bueiro..

E pior que tenho esses exemplos no círculo social.
Conhecido mora de aluguel com a esposa em uma casa de dois cômodos(já começou errado que o aluguel está no nome dos outros pois os dois não tinham nome limpo nem renda mensal que fosse o triplo do valor de aluguel de uma casa de DOIS COMODOS). Nome sujo por que ficou com dívida da faculdade, tudo que tem está no nome dos outros.
Conseguiu um trampo que paga 3k.
Foi resolver a dívida da facul para limpar o nome e poder ver uma casa melhorzinha? Não
Comprou um carro de 30k no nome da mãe.
 
Ultima Edição:

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
Eita. Ganho 2k líquidos e vivo muito bem.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Eu sou casado, tenho 2 filhas, e vivo com 3k de boa (minha esposa não trabalha atualmente). Sem luxo, é claro, mas de forma razoável. Não pago aluguel entretanto.

O que me quebra é escola particular que fica em torno de 600 reais para as duas filhas (escola simples, porém boa).

De fato, o valor depende muito do custo de vida do lugar onde a pessoa mora, mas levando em conta a realidade do Brasil de uma forma geral, 5k é um valor elevado.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Malandro ganhando 1.200 já compra iphone de 4k, imagina ganhando 5k.
Onde eu trabalho as vezes passam errado relatório e tem cadastro de cliente que é exatamente isso. Iphone 7 de 3.999,00. Renda do cliente: 1.200,00.
As vezes só de curió vou lá no maps ver o endereço que o cara passou, e é cada bueiro..

E pior que tenho esses exemplos no círculo social.
Conhecido mora de aluguel com a esposa em uma casa de dois cômodos(já começou errado que o aluguel está no nome dos outros pois os dois não tinham nome limpo nem renda mensal que fosse o triplo do valor de aluguel de uma casa de DOIS COMODOS). Nome sujo por que ficou com dívida da faculdade, tudo que tem está no nome dos outros.
Conseguiu um trampo que paga 3k.
Foi resolver a dívida da facul para limpar o nome e poder ver uma casa melhorzinha? Não
Comprou um carro de 30k no nome da mãe.
Eu nunca comprei celular, sempre pego o resto da minha esposa, que troca de celular com alguma frequência (razoável).

falow
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Pior é meu tio que alugava uma casa de 3k por mês, ficou 10 fucking meses sem pagar e o meu pai fez a m**** de ser o FIADOR.

Primeiro detalhe é que o dono da imobiliária é o dono da casa e deixou a dívida correr para receber com juros. Meu pai só ficou sabendo pq minha tia ficou com "vergonha" e contou para a minha mãe.
Segundo detalhe é que nesse tempo sem pagar aluguel, o FDP do meu tio pagava as prestações de um Honda Civic zero.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
Pior é meu tio que alugava uma casa de 3k por mês, ficou 10 fucking meses sem pagar e o meu pai fez a m**** de ser o FIADOR.

Primeiro detalhe é que o dono da imobiliária é o dono da casa e deixou a dívida correr para receber com juros. Meu pai só ficou sabendo pq minha tia ficou com "vergonha" e contou para a minha mãe.
Segundo detalhe é que nesse tempo sem pagar aluguel, o FDP do meu tio pagava as prestações de um Honda Civic zero.


cara, gente assim dá mto nos nervos, tá maluco


felizmente na minha família, até onde sei, ninguem é assim. mas a família da minha noiva tem uns casos desse, de um cara q faliu mas q ficou comprando carro zero. o tio da minha noiva pegou emprestado dinheiro com meu sogro, obviamente nao pagou, e pra "quitar a dívida" deu o carro pra ele (um carrão, acho q um ford edge). tem também a tia dela q ta sempre endividada mas fica pagando cirurgia plástica e ela literalmente pegou emprestimo no banco pro filho ir dar umas bandas na europa. é cada coisa q eu escuto q vou te contar. ainda bem q minha noiva quer é distância dessa parte da família
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.804
Reações
22.827
Pontos
1.464
Eu tenho uma teoria do pessoal que fala que 5 mil é pouco...

Devem ter crescido num padrão de vida que o pai pagava sei lá...2 salarios minimos de ALUGUEL....pessoas que vivem no centro de SP (aqui na OS é LOTADO) de Curitiba e POrto Alegre (tb cheio de gente dessas localidades)

Gente que acostuma pagar 2 salarios minimos de aluguel 5k não é porra nenhuma mesmo

Pagar aluguel é coisa de fudido. A burguesia paulistana mora em imóvel próprio que não vale menos do que R$ 1 milhão em valores de hoje. Quem paga aluguel nunca que vai achar 5k de renda mensal pouco. E outra, dois salários mínimos de aluguel não é absolutamente nada.

A verdade é que tem muita gente que nasceu e cresceu no centro expandindo da cidade de São Paulo, ganha mais de 5k mês e ainda tem o "paitrocinio" vitalício.
 

Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
Como ja dito aqui, a questão da renda é bastante variável. Dependendo do local onde se mora e o estagio da vida.
Atualmente estou com um pouco mais de 30 anos, sou noivo e ainda moro com os pais.
Ha cerca de 05 anos eu sobrevivia morando com os meus pais com R$1.000,00/mes. Tinha um carrinho popular, com valor abaixo de R$10.000,00 e sobrevivia.
Atualmente tenho uma renda um pouco superior aos R$5.000,00/mes e a noiva de cerca de R$2.000,00. Cada um morando com os pais.
Cada um possui uma casa propria/financiada, do qual alugamos e pagamos a prestacao, saimos cerca de 3x na semana pra comermos fora. Tenho um carro popular 2011/2012, pegamos ferias anualmente e viajamos pra praia ou paises da America do Sul, etc. A empresa fornece ticket alimentacao de cerca de R$1.000,00 e plano de saude e odontologico, previdencia privada,etc. Estamos conseguindo guardar uma graninha.
Como anteriormente tinha uma renda bem abaixo do que ganho hoje, aprendi a gastar pouco. Penso que o segredo é o quanto se gasta e não o quanto se ganha. Conheço médicos com renda, pasmem, superior a R$50.000,00/mes, que sao descontrolados financeiramente. Estou conseguindo guardar cerca de R$1.000,00/mes e R$450,00 pra viajar anualmente. Tenho parcela de R$300,00 do carro e pago um MBA de R$400,00 (ambos irao acabar agora no fim do ano). Atualmente o valor é bem tranquilo, mas como em cerca de 02 anos quero me casar e constituir uma familia, esse valor ja sera bem diferente. Se de alguma forma a renda nao aumentar, terei que acabar com as regalias de sair tantas vezes pra comer fora, as viagens ficarao mais restritas e nao conseguirei guardar o que guardo hoje.
Resumindo, R$5.000,00 podem ser ou nao muito dinheiro. Tudo depende do local onde se mora, idade e padrao de vida. Sinceramente, cortando a renda pela metade, hoje, ainda sim conseguiria sobreviver, embora nao tivesse o padrao de vida que tenho atualmente.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Como ja dito aqui, a questão da renda é bastante variável. Dependendo do local onde se mora e o estagio da vida.
Atualmente estou com um pouco mais de 30 anos, sou noivo e ainda moro com os pais.
Ha cerca de 05 anos eu sobrevivia morando com os meus pais com R$1.000,00/mes. Tinha um carrinho popular, com valor abaixo de R$10.000,00 e sobrevivia.
Atualmente tenho uma renda um pouco superior aos R$5.000,00/mes e a noiva de cerca de R$2.000,00. Cada um morando com os pais.
Cada um possui uma casa propria/financiada, do qual alugamos e pagamos a prestacao, saimos cerca de 3x na semana pra comermos fora. Tenho um carro popular 2011/2012, pegamos ferias anualmente e viajamos pra praia ou paises da America do Sul, etc. A empresa fornece ticket alimentacao de cerca de R$1.000,00 e plano de saude e odontologico, previdencia privada,etc. Estamos conseguindo guardar uma graninha.
Como anteriormente tinha uma renda bem abaixo do que ganho hoje, aprendi a gastar pouco. Penso que o segredo é o quanto se gasta e não o quanto se ganha. Conheço médicos com renda, pasmem, superior a R$50.000,00/mes, que sao descontrolados financeiramente. Estou conseguindo guardar cerca de R$1.000,00/mes e R$450,00 pra viajar anualmente. Tenho parcela de R$300,00 do carro e pago um MBA de R$400,00 (ambos irao acabar agora no fim do ano). Atualmente o valor é bem tranquilo, mas como em cerca de 02 anos quero me casar e constituir uma familia, esse valor ja sera bem diferente. Se de alguma forma a renda nao aumentar, terei que acabar com as regalias de sair tantas vezes pra comer fora, as viagens ficarao mais restritas e nao conseguirei guardar o que guardo hoje.
Resumindo, R$5.000,00 podem ser ou nao muito dinheiro. Tudo depende do local onde se mora, idade e padrao de vida. Sinceramente, cortando a renda pela metade, hoje, ainda sim conseguiria sobreviver, embora nao tivesse o padrao de vida que tenho atualmente.
Menos de 10 posts...
AKON TECEU PRA KARALHO

images


Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo