O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


5 (cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

5( cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

  • Sim

  • Não


Results are only viewable after voting.

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
Eu diria que é um bom salário sim, principalmente se for solteiro (já que se for casado imagino que teria uma mulher ganhando uns 2k pra complementar a renda).

meu caso, ganho um pouco mais q isso liquido:

namoro
bon vivant
fusion 13 top (detalhe, só gasolina)
pagando meu terreninho num condo top
iphone 7 no bolso (pós pago)
plano de saúde (mais simples)
há 2 meses voltei a morar com os pais (depois de 8 anos morando sozinho), não mudou mto o gasto com aluguel, já que pago um "aluguel" pro meu pai
praticamente zero o que ganho, isso eu preciso mudar, quero começar a guardar dinheiro e investir, esse é meu projeto pra 2019.

mas entendo que se o cidadão quiser meter 3 bonecos e botar eles na escola particular/cursin de inglês na wizard, vai ter que dar role de celtinha e comer o básico do básico...
acho que o que mais 'pesa' no orçamento é o cara que ganha isso e tem filho, dai quer dar do bom e do melhor pro filho (como se ele ligasse pra isso), dai deixa o salário todo com o mlk...
nego gasta tudo em fralda e NAN, dai depois paga creche, paga escola, roupas boas e tudo quanto é curso pro mlk. Ai mermão, não há dinheiro que dure, pq artigo pra mlkada é tudo caro. Quando eu tiver meu filho vou criar ele como fui criado, tudo muito simples, isso independente de quanto estiver ganhando.

então tudo é questão de escolhas e tal. Tem mta ponta que da pra economizar, tipo eu gosto de carros então eu tenho um carro maneiro, mas tem brother que trabalha comigo e anda de titan pra poder viajar pra europa/eua (grazadeus que a única viagem que curto é pra praia, e isso é barato). Então é questão de gostos e escolhas.

média salarial no br é malema 2k, se vc ganha 5k já ta por cima da carne seca, quem discordar é aqueles debiloides que pagam 100k num ap de 10m² em sp e acha que ta abafando.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.859
Reações
6.802
Pontos
1.009
Eu nunca comprei celular, sempre pego o resto da minha esposa, que troca de celular com alguma frequência (razoável).

falow

Eu também, pensando agora, nunca comprei celular novo dahora, não ligo muito. Quando era java, meu primeiro cel decente foi um que a empresa dava(era operadora de telefonia mesmo), e fui trocando e pagando uma diferença. Meu primeiro android foi presente e desde então mantive essa linha, trocando e pagando a diferença.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.583
Reações
10.098
Pontos
503
Pior é meu tio que alugava uma casa de 3k por mês, ficou 10 fucking meses sem pagar e o meu pai fez a m**** de ser o FIADOR.

Primeiro detalhe é que o dono da imobiliária é o dono da casa e deixou a dívida correr para receber com juros. Meu pai só ficou sabendo pq minha tia ficou com "vergonha" e contou para a minha mãe.
Segundo detalhe é que nesse tempo sem pagar aluguel, o FDP do meu tio pagava as prestações de um Honda Civic zero.

Aconteceu algo semelhante comigo, só que quem foi o fiador fui eu, do meu primo.
Me lasquei bonito enquanto o safado tava gastando na farra e no carro dele, fiador nunca mais! Tem parente que se você deixar, se afunda e te leva junto!
Esse mesmo primo tá ferrando a própria irmã agora, pegou o carro dela, bateu, pegou multa no carro e mais uma porrada de coisa.. tem nego que nasce só pra prejudicar mesmo.
 

Munn Rá

Bam-bam-bam
Mensagens
2.043
Reações
7.763
Pontos
303
Depende muito do lugar e do tipo de vida que você possui

Cidade Grande + Vida Esbanjadora não seria aconselhável !

Cidade Grande + Vida Simplista : dá para viver muito bem !

Cidade Pequena + Vida Esbanjadora : talvez se complique !

Cidade Pequena + Vida Simplista : dá e ainda sobra muito !

Possui esposa ? Possui filhos ? Custeia os pais ? E por aí vai

No fim das contas a principal variável se chama Bom Senso
 

Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
Menos de 10 posts...
AKON TECEU PRA KARALHO

images


Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
Affs...Agora porque eu tenho menos de 10 posts é mentira?
Nao entendi...
 


Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
Outra coisa a ser considerada são as oportunidades de trabalho. Moro no centro do país e além de industrias e comercio/servico, o Agronegocio gira muito bem a economia. A cidade tem muitos agronomos/vendedores e agregados ao Agronegocio que ganham muito dinheiro. Tenho uma renda um pouco superior a esses R$5.000,00 liquidos e me sinto muito inferior a muita gente aqui. A questão é que muita gente de grandes centros no Sudeste e Sul acham que o Brasil se resume a isso, preferindo encarar uma rotina de acordar 5 da manha e voltar do trabalho as 6 pra ganharem no maximo R$2.000,00. A cidade onde moro possui cerca de 250.000 habitantes. Trabalho em instituicao financeira, mas para conseguir esse emprego tive que me mudar para uma cidade de 20.000 e ficar 04 anos. Nesse meio tempo fiz alguns cursinhos, ingles, etc. Consegui voltar pra cidade onde nasci, com 250.000 habitantes e boa! Penso que, quem tem disponibilidade de mudanca e interesse em deixar os grandes centros, acaba ficando um pouco mais tranquilo. Na minha cidade dificilmente encontro gente desempregada. Quando tem, sinceramente sao um pessoal "meio preguicoso" sabem...??
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Agora se a pessoa tiver um filho com necessidades e ganhar 5 mil, pode viver só para pagar os tratamentos nada baratos.
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.402
Reações
1.923
Pontos
353
Pretendo morar com minha noiva em Julho ou final de 2019 em Santo André..
Ela ganha 2k liquido e é funcionária publica(que facilita muito).

Estou terminando primeiro ano na fatec(fabricação mecânica) e atrás de estagio(que pagam até bem, 1200).

Será que consigo alugar e até pagar 2 anos de eng mecânica(consigo eliminar cerca de 3 anos com a fatec) com salario de 2k + uns 2k do meu salario inicial?
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Pretendo morar com minha noiva em Julho ou final de 2019 em Santo André..
Ela ganha 2k liquido e é funcionária publica(que facilita muito).

Estou terminando primeiro ano na fatec(fabricação mecânica) e atrás de estagio(que pagam até bem, 1200).

Será que consigo alugar e até pagar 2 anos de eng mecânica(consigo eliminar cerca de 3 anos com a fatec) com salario de 2k + uns 2k do meu salario inicial?
Sim

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Pretendo morar com minha noiva em Julho ou final de 2019 em Santo André..
Ela ganha 2k liquido e é funcionária publica(que facilita muito).

Estou terminando primeiro ano na fatec(fabricação mecânica) e atrás de estagio(que pagam até bem, 1200).

Será que consigo alugar e até pagar 2 anos de eng mecânica(consigo eliminar cerca de 3 anos com a fatec) com salario de 2k + uns 2k do meu salario inicial?
Por que não faz faculdade pública?

falow
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Por ser integral, ai dificil estudar e trabalhar.

Esqueci falar q nao teremos filhos, ja economizo acho que 2 mil por mês(nao tenho noção quanto gasta com filho sei q é muito)
Tenta arrumar uma particular no ProUni, ou outro programa social (aqui em Goiás temos a OVG).
Pagar faculdade hoje tendo renda baixa, e tendo um mínimo de inteligência é burrice.
As vezes é melhor esperar 1 ano estudando para conseguir a bolsa, que ficar apressado e pagar 4-5 anos de faculdade.
Eng. Mecânica deve dar o que no final? 60 mil ou mais.

Obs: Particular no caso, por que na maioria das vezes não é integral.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.402
Reações
1.923
Pontos
353
Tenta arrumar uma particular no ProUni, ou outro programa social (aqui em Goiás temos a OVG).
Pagar faculdade hoje tendo renda baixa, e tendo um mínimo de inteligência é burrice.
As vezes é melhor esperar 1 ano estudando para conseguir a bolsa, que ficar apressado e pagar 4-5 anos de faculdade.
Eng. Mecânica deve dar o que no final? 60 mil ou mais.

Obs: Particular no caso, por que na maioria das vezes não é integral.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk

Então faço faculdade publica na FATEC e após formado, consigo eliminar 5~6 semestre de Eng, que daria mais ou menos 2 anos apenas.
Mas vou tentando esse ProUni ou bolsa ou talvez até fazer Eng. de Produção na Univesp, faculdade EAD pública.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Então faço faculdade publica na FATEC e após formado, consigo eliminar 5~6 semestre de Eng, que daria mais ou menos 2 anos apenas.
Mas vou tentando esse ProUni ou bolsa ou talvez até fazer Eng. de Produção na Univesp, faculdade EAD pública.
Certeza que vai dar para aproveitar as matérias?
Amigo meu formou em Eng. Mecanica na UNIP, e foi fazer Eng. de Transportes da Federal. Conseguiu aproveitar quase nada já que a carga horária deve ser no mínimo igual ou superior.
Ele está estudando as mesmas materias, só por causa da quantidade de horas... Não aproveitou nem um ano de curso.
Ele é meio maluco de fazer isso, mais cada um com os seus...

Como disse que fazia na FATEC, se não for integral lá, quase certeza que não irão aceitar, mesmo sendo as mesmas matérias.
 

malucovisk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.142
Pontos
293
5k pra um sujeito solteiro, que não vive de luxo, é um bom salário sim. Da pra viver bem e ainda investir.

Se morar com os pais então, ai é tranquilo...
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.402
Reações
1.923
Pontos
353
Como disse que fazia na FATEC, se não for integral lá, quase certeza que não irão aceitar, mesmo sendo as mesmas matérias.

Acho que é complicado ir de particular para publica, ainda mais unip é meio periodo como a fatec.
Mas eu for para particular certeza q elimina, comparando as grades curriculares tem bastante materias com mesma carga horaria.

Quem tiver curioso: http://www.fatecsorocaba.edu.br/pdf/fm.pdf
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Sou promotor de vendas e ganho mil e cem...estou procurando vagas de promotor motorizado que já tira uns mil a mais com periculosidade e quilometragem...mas se conseguir estou feliz, já dá pra pensar num play4 ano que vem no cartão de crédito:kjoinha
 

algaldia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.865
Reações
4.143
Pontos
1.089
Estou morando sozinho no interior da Bahia ganhando um salario minimo e vivo bem de boa.
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
Eu tenho uma teoria do pessoal que fala que 5 mil é pouco...

Devem ter crescido num padrão de vida que o pai pagava sei lá...2 salarios minimos de ALUGUEL....pessoas que vivem no centro de SP (aqui na OS é LOTADO) de Curitiba e POrto Alegre (tb cheio de gente dessas localidades)

Gente que acostuma pagar 2 salarios minimos de aluguel 5k não é porra nenhuma mesmo

Acho que ocorre é isso mesmo.

Eu saí da baixada do Rio e fui morar na região dos lagos, pra mim moro em um lugar de luxo mas muita gente reclama e fala mal daqui, saúde/educação principalmente.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.095
Reações
8.026
Pontos
453
Eu tenho uma teoria do pessoal que fala que 5 mil é pouco...

Devem ter crescido num padrão de vida que o pai pagava sei lá...2 salarios minimos de ALUGUEL....pessoas que vivem no centro de SP (aqui na OS é LOTADO) de Curitiba e POrto Alegre (tb cheio de gente dessas localidades)

Gente que acostuma pagar 2 salarios minimos de aluguel 5k não é porra nenhuma mesmo

A questão é que nesse tipo de tópico tem sempre gente que esquece viver é diferente de sobreviver, que o poder de compra do Brasileiro é pífio, que o brasileiro sofre de falta de educação financeira, dentre outros fatores.
Se pararmos para analisar, num país onde um celular bom custa uns 3 mil no lançamento, o aluguel num lugar decente custa uns 1000 reais fácil e prestação de um carro novo decente ( não carroça popular pelada) ta uns 2 mil (sem entrada gorda); o salário minimo deveria estar nessa faixa mesmo de 4 a 5k.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
A questão é que nesse tipo de tópico tem sempre gente que esquece viver é diferente de sobreviver, que o poder de compra do Brasileiro é pífio, que o brasileiro sofre de falta de educação financeira, dentre outros fatores.
Se pararmos para analisar, num país onde um celular bom custa uns 3 mil no lançamento, o aluguel num lugar decente custa uns 1000 reais fácil e prestação de um carro novo decente ( não carroça popular pelada) ta uns 2 mil (sem entrada gorda); o salário minimo deveria estar nessa faixa mesmo de 4 a 5k.
>Fala do brasileiro que sofre de falta de educação financeira.
>Fala para fazer um financiamento de um carro que deva custar seus 80-100k sem dar uma boa entrada.

Se decida amigo...

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.095
Reações
8.026
Pontos
453
>Fala do brasileiro que sofre de falta de educação financeira.
>Fala para fazer um financiamento de um carro que deva custar seus 80-100k sem dar uma boa entrada.

Se decida amigo...

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
Eu não "falei pra fazer" financiamento. O ponto é que geral faz financiamento, que de certa forma é compreensível pois é difícil guardar dinheiro num país onde é tudo caro para comprar a vista, e muitas vezes financiam uma carroça popular pelada, e acham que estão "vivendo bem"
Por mim o melhor investimento é juntar um dinheiro e meter o pé desse país.
 
Ultima Edição:

algaldia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.865
Reações
4.143
Pontos
1.089
É tranquilo aí? Estou pensando em passear por esses lados no ano que vem.

Infelizmente os adolescentes aqui estão utilizando muita droga, consequentemente aumentando um pouco a criminalidade, mas as 4 pessoas pessoas que morreram aqui esse ano aqui foram por envolvimento com traficante. Eu ainda consigo andar de madrugada na rua de boa, então se você não liga de cidade muito parada pode vir sim.

Se gostar de carnaval, venha nessa epoca porque a festa é melhor do que o da capital na minha opnião.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
É um ótimo salário sim, na minha realidade conheço poucas pessoas que ganham esse valor.
Aqui no Brasil da pra ter uma boa vida sim com esse salario, foi como alguns já falaram, sem luxo.

Para ter ganhos acima desse valor acho que pouquíssimas profissões pagam isso, só indo para o lado do empreendedorismo para ter maiores ganhos.

arrivederci.
Cara, sou advogado empresarial. Advogo para um monte de empresa, industrias.

Vou te falar que o mais rentável que existe é Cabelereiro. PQP. Tiram R$3.000,00 em um dia brincando!

Obviamente que os clientes mais ricos que eu tenho são de indústria, só que eles investem milhões e não chega a ter um patamar de vida muito maior que uma pessoa que investiu 20.000,00 em um salão de cabelereiro.
 

KingConte

Bam-bam-bam
Mensagens
4.966
Reações
18.405
Pontos
453
Não tem salário que pague o desconforto e a tristeza que é morar no Brasil.

Abraços.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Eu faria amor.

Falando sério, agora, realmente riqueza é um treco relativo. Todos, eu disse TODOS os meus "amigos" (entre aspas, pq amigo mesmo, ninguém tem) ganham bem mais do que eu e minha patroinha. Um vive de renda, outro é auditor da RF e a mulher endocrinologista famosa, e o único de quem sou amigo de verdade, que é meu filho, ganha REALMENTE uma put* grana mensal, e sua mulher outra. São basicamente ricos. Mas pro cara que citei, que vive de renda, eles são até bem de vida, e eu sou mendigo. Pros empregados do prédio, eu sou rico, meu filho milionário, e o que vive de renda é o Trump.
Vou lhes falar o que importa, além da manutenção das necessidades básicas: ser feliz dentro do que se chama "lar". Não importa se sozinho e solteiro, como o amigo dk120, ou casado pela terceira vez, como eu, ou rico como o fulano, ou pobre como beltrano. Se dentro de casa existe tristeza, o rico troca sua fortuna por alegria. Dirão os espertinhos: "tem que ser rico e feliz". Ok, sorte dos que conseguem.

Voltando ao assunto dar o brioco pro OP por 5K/mês, ainda lavo e cozinho.
Um post sábio.

O "viver bem" depende de sua capacidade de viver com o que voce ganha e adaptar-se a isso.
Muitos ganham bem e se individam e sua qualidade de vida vai pelo ralo.
Muitos ganham bem pouco, mas controlam seus gastos e economizam, e vão se virando.

Só de seguro de saúde que pago, meu e dos meus pais, vai 4.5k num plano top nacional.
Remedios devido a uns probleminhas de saude, poe ai 500 reais mes.
Condomínio vai 1k (pelo menos apartamento eh proprio)..
Luz vai mais 600-1.2k com esse calor do RJ.
Ai tu poe gasolina mais 1k mes.
Comida em casa, 300-350 por semana.
Bem não vou sair somando tudo mas tem entretenimento, jogos, manutencao das coisas, outras contas, etc

No meu nivel de vida atual não daria não.
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.084
Reações
20.370
Pontos
753
Um post sábio.

O "viver bem" depende de sua capacidade de viver com o que voce ganha e adaptar-se a isso.
Muitos ganham bem e se individam e sua qualidade de vida vai pelo ralo.
Muitos ganham bem pouco, mas controlam seus gastos e economizam, e vão se virando.

Só de seguro de saúde que pago, meu e dos meus pais, vai 4.5k num plano top nacional.
Remedios devido a uns probleminhas de saude, poe ai 500 reais mes.
Condomínio vai 1k (pelo menos apartamento eh proprio)..
Luz vai mais 600-1.2k com esse calor do RJ.
Ai tu poe gasolina mais 1k mes.
Comida em casa, 300-350 por semana.
Bem não vou sair somando tudo mas tem entretenimento, jogos, manutencao das coisas, outras contas, etc

No meu nivel de vida atual não daria não.
Obrigado.
Mas é isso mesmo. Voltando agora do dentista, tava matutando se deveria comprar uma GTX 1060 6GB pra turbinar o PC que meu filhote vai me dar, pq o FDP vai morar na Austrália, e jogar o computador dele na minha mão. Daí pensei que porra, mais vale uma ou outra saída com minha mulherzinha amada, um vinho, alguns momentos de qualidade a dois, do que gastar 1,5K numa placa, pra curtir momentos a um.
Nunca, nunca se deve esquecer que o objetivo desta vida material é estar feliz. Um calculista diria que mais vale gastar na placa, pq alguns vinhos e jantares consumirão os um conto e meio, e ficarei a ver navios. Mas para um senhor aposentado, cuja vida é estar ao lado de sua mulher, interagindo, rindo e chorando juntos, não há como tal cálculo frio prevalecer.
O dinheiro vale pelo benefício por qual é trocado. Um jovem solteiro, que viva seu momento gamer máximo, deve sim optar por realizar seu atual sonho de consumo. Quando estiver casado, por coisas que fortaleçam a parceria. E quando a juventude se for, pela manutenção de sua alegria em estar vivo, ao lado de quem envelheceu junto.
Vai daí, 5K ou 150K só terão sentido se usados para cumprir o dever supremo de se sentir bem.
 

Vendetta008

Novato
Mensagens
14
Reações
13
Pontos
13
Óbvio, quem fala que 5k não é um bom salário tá totalmente desconexo da realidade do Varsil.

Desde que nasci moro em um bairro de classe média baixa, convivo com a realidade pois meu pai tem bar e ouço bastante histórias.

Consigo contar no dedo quantos ganham R$1500 de salário, R$2000 reais chega a ser surreal para a maioria.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.187
Reações
22.460
Pontos
1.324
No Rio de Janeiro se vc ganhar 5000 hoje em dia, vc é o rei do puteiro!

hj em dia só rola salário na faixa de 2000 até 3000 por aqui!
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Se da pra pagar aluguel, internet, comida e ainda sobra grana para comer umas putas já é burguês no meu entender.
 
Topo Fundo