O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


6 truques simples para economizar combustível

Brunofs

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.417
Reações
2.344
Pontos
1.134
economize-combustivel.jpg


http://www.listpedia.com.br/6-truques-simples-para-economizar-combustivel/


A banca do Listpedia separou seis dicas importantes e fundamentais para aqueles que cuidam de seus carros e também se preocupam com o motor e com o bolso. São truques simples e acessíveis que podem reverter-se em economia no final das contas. Aqui vão elas:


1 – Feche as janelas – Quando andamos com as janelas abertas – em velocidades superiores a 8-km/h – podemos estar causando um gasto excessivo de 9,3% de combustível. Isso se deve pelo fato de que quando o ar entra no automóvel, cria-se uma resistência aerodinâmica. Se a velocidade for constante, o acréscimo de consumo pode chegar a 10%.


2 – Sobe e desce – Um truque para economizar nas subidas é acelerar antes que o declive comece. Assim, não é necessário pisar forte ou até mesmo reduzir a marcha. Nas descidas, a dica é descer engrenado. Ao contrário do que se diz, descer com o motor no ponto morto pode causar um consumo de 5,2% a mais.


3 – Devagar e sempre - Carros que rodam entre 90 a 120 km/h consomem 30% a mais do que carros que andam a velocidades inferiores a essas. Como mais de 50% da energia gasta para mover o automóvel é usada na superação do arrasto aerodinâmico, ao pisar fundo você aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento, fazendo com que o carro consuma mais.

4 – Faça a faxina - A ideia principal é: não viaje com excesso de carga. A cada 50 kg de carga, o aumento no consumo é de 1%. Há quem ache que o número é baixo e não deve ser levado em conta, mas, a longo prazo, deve ser considerado. Para aqueles que gostam de encher até o teto – no rack – deve ser lembrado que está se aumentado a área frontal, reduzindo a aerodinâmica do veículo.


5 – Ás no volante - Arrancadas e freadas bruscas exigem mais do motor, portanto, sempre que possível evitá-las – sem causar nenhum acidente, é claro. A troca de marchas também é importante e devem ser preferidas as marchas mais altas, conforme ocasião. O uso da marcha errada pode aumentar o consumo em 30%.


6 – Roda, roda, roda - Por fim, nossa última dica é: calibre os pneus – inclusive estepe. Com pneus descalibrado, a superfície de contato entre o pneu e o solo é aumentada e distribuída de forma incorreta e aumenta a resistência. Quando a resistência é aumentada, o gasto extra pode chegar a 17,8%. O excesso de consumo pode ser evitado por um simples ato: sempre que possível, calibre os pneus quando for abastecer.

Fonte: Revista Super Interessante, Editora Abril – Edição 295, Setembro de 2011.
 

Lukalmeida

Bam-bam-bam
Mensagens
14.097
Reações
36
Pontos
211
1 - Já sabia disso, mas como meu carro é antigo e sua aerodinamica é a de um TIJOLO, sei lá, hehehehehe

2 - Normal, faço isso por osmose, e conhecendo o percurso eu preparo ele pra subida, quando chega o declive, solto na banguela (meu carro não é injetado, então não compensa segurar)

3 - É questão de conhecer o carro, mas falou de aerodinamica, me fudeu viu...

6 - dever do motorista saber disso.
 
D

Deleted member 35588

Lukalmeida;8428211 disse:
1 - Já sabia disso, mas como meu carro é antigo e sua aerodinamica é a de um TIJOLO, sei lá, hehehehehe

Mesmo assim vale a pena fechar os vidros. O carro pode ter a aerodinâmica de um tijolo :-D, mas com os vidros abertos vai aumentar ainda mais a resistência do ar.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
O mais importante sem duvida e marcha:

O meu carro tem GNV fiz dois teste nele:
-Dirigindo como uma mocinha (5° marcha apartir de 50 km) ele faz 12 km por metro cubico.

-Dirigindo como um psicopata (5° marcha por volta dos 110 km) o consumo vai para 8 km por metro cubico.


P.S: Esses testes foram feitos em um trajeto misto de transito, subidas, descidas e algumas vias de alta velocidade.

P.S2: Ando normalmente no meio termo entre mocinha e psicopata.

Jogando cadernos no chão via X8 @ Tapatalk
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
frescuras, dica assim alienam o povo a andar a 50km por hora.

porra, se o cara não tem dinheiro pra por gasolina num inferno de um 1.0 pede pra morrer.
e se tem um 2.0 4.1 afins e não consegue manter, vai andar de busão.

pelo amor...
 


alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.036
Reações
73.666
Pontos
1.684
Um tijolo "mais pesado" hehehe

Entao ficaria assim:

Opala com vidro aberto = bloco de alvenaria
Opala com vidro fechado = tijolo baiano :-D
E o esquema do ar condicionado ? nao entra na lista de dicas para economizar combustivel ? alias, todos falam, mas nunca vi o REAL gasto amais q se tem com o ar condicionado ligado.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Esse ai do AC é facil, só medir. Agora o lance do vidro aberto não noto nada de diferente.

Jogando cadernos no chão via X8 @ Tapatalk
 

number431

Supra-sumo
Mensagens
1.675
Reações
628
Pontos
189
Essa de descer engrenado é lenda.

No meu carro por exemplo fazendo um mesmo trajeto, quando desço os declives na banguela ele faz 20 km/l, já quando desço engrenado (o que eu faço sempre por questão de segurança) ele faz 16km/l, isso andando entre 90 e 100km/h.

E não é carro velho não, é 1.8 e flex.
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
motor flex fede [kvampiro], e motor engrenado DESDE que fazendo cut-off e sim mais econômico.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
k1llm4ster;8428479 disse:
frescuras, dica assim alienam o povo a andar a 50km por hora.

porra, se o cara não tem dinheiro pra por gasolina num inferno de um 1.0 pede pra morrer.
e se tem um 2.0 4.1 afins e não consegue manter, vai andar de busão.

pelo amor...

Desculpa ai rico!

Os Boyzinhos estão passando gasolina no corpo no lugar de perfume importado. Isso atrai muito mais cocota já que pra desperdiçar gasolina tem que ter muita grana! :-D
 

number431

Supra-sumo
Mensagens
1.675
Reações
628
Pontos
189
k1llm4ster;8429297 disse:
motor flex fede [kvampiro], e motor engrenado DESDE que fazendo cut-off e sim mais econômico.

Cut off pode ser mais econômico, mas só em baixas velocidades.

Em velocidades maiores banguelar funciona muito melhor, uma vez que a resistência que o motor aplica no carro, mesmo não sendo alimentado reduz muito a velocidade.

O volume de combustível gasto para reacelerar o veículo é muito maior do que o poupado em cut-off na maioria das situações.

Isto só não é recomendado por ser perigoso e pode ser até ilegal.

É só arrumar um carro com computador de bordo e medir na estrada e comprovará isso. Disse que o motor era flex para salientar que mesmo neste tipo a diferença de consumo é brutal.

Outra prova disso é o sistema desenvolvido pela bosch que logo aparecerá em carros mais caros que além de desligar o motor com o veículo parado em semáforos ou congestionamentos, faz isso na estrada, desengrenando o motor e desligando-o completamente quando não for necessário. Um banguelador automático praticamente.
 

BlackICE

Dark side of ice
Mensagens
6.580
Reações
53
Pontos
224
Nossa, tenho medo desses motoristas! PQP!

Já tem cara falando em desengatar o carro (banguela) em velocidade alta... Por isso que tem tanto bração por aí, ainda disseminam idéias dessas.

Pra entenderem:
Para o Cut-Off o carro tem que estar embalado, e para o motor não oferecer resistência se SOBE a marcha e NÃO TOCA no acelerador (um toque de leve e o injeção retoma a linha de combustível), dessa maneira o motor consome 0, nada, niente... Impossível se consumir mais usando cut-off... IMPOSSÌVEL.

Um exemplo é quando eu desço uma serra como pela Imigrantes (SP-Santos), desço ela TODA à 80km/h (velocidade totalmente controlada pelo motor à 4ª marcha, nem freio eu gasto), inteirinha em cut-off, sem gastar uma gota de combustível, do começo ao fim. Agora, desce isso tudo na banguela pra se ver o gasto... Vai o tanque todo sem ter usado nada.

E o mais alarmante: Freio motor é o CONTROLE do carro... Os freios sozinhos, à velocidade podem dar fading, principalmente se jogar todo o esforço de frenagem sobre eles.
Imagina a mesma situação descendo uma Serra, à 100km/h na banguela... O controle vai ser no freio, ele vai esquentando, esquentando... Se for necessário uma frenagem de emergência, sabe o que vai acontecer? Nada... Os freios vão estar tão aquecidos que numa freiada mais forte eles vão falhar, simples assim... Por isso tanto acidentes em descidas de serra.


Dirigir não é só colocar o carro pra frente molecada, exige técnica e conhecimento, coisas que podem salvar suas vidas e a de outros também.

Fiquem espertos.

Att'
 

number431

Supra-sumo
Mensagens
1.675
Reações
628
Pontos
189
BlackICE;8429604 disse:
[COLOR="Navy"]Nossa, tenho medo desses motoristas! PQP!

Já tem cara falando em desengatar o carro (banguela) em velocidade alta... Por isso que tem tanto bração por aí, ainda disseminam idéias dessas.

Pra entenderem:
Para o Cut-Off o carro tem que estar embalado, e para o motor não oferecer resistência se SOBE a marcha e NÃO TOCA no acelerador (um toque de leve e o injeção retoma a linha de combustível), dessa maneira o motor consome 0, nada, niente... Impossível se consumir mais usando cut-off... IMPOSSÌVEL.

Um exemplo é quando eu desço uma serra como pela Imigrantes (SP-Santos), desço ela TODA à 80km/h (velocidade totalmente controlada pelo motor à 4ª marcha, nem freio eu gasto), inteirinha em cut-off, sem gastar uma gota de combustível, do começo ao fim. Agora, desce isso tudo na banguela pra se ver o gasto... Vai o tanque todo sem ter usado nada.

E o mais alarmante: Freio motor é o CONTROLE do carro... Os freios sozinhos, à velocidade podem dar fading, principalmente se jogar todo o esforço de frenagem sobre eles.
Imagina a mesma situação descendo uma Serra, à 100km/h na banguela... O controle vai ser no freio, ele vai esquentando, esquentando... Se for necessário uma frenagem de emergência, sabe o que vai acontecer? Nada... Os freios vão estar tão aquecidos que numa freiada mais forte eles vão falhar, simples assim... Por isso tanto acidentes em descidas de serra.


Dirigir não é só colocar o carro pra frente molecada, exige técnica e conhecimento, coisas que podem salvar suas vidas e a de outros também.

Fiquem espertos.

Att'[/COLOR]

Eu sei que é perigoso, só disse que essa economia do cut-off não é regra, está mais para excessão. Descer serra deve ser uma das três situações em que isso realmente é mais econômico além de que fazer o contrário realmente é suicídio.
 

Killer Queen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.321
Reações
1.428
Pontos
889
Esse número 3 aí não resolve muito com meu carro não. Meu fiesta 1.0 flex faz 14 km/l tanto a 80 km/h quanto a 120 km/h na estrada. É melhor andar a 120 e chegar com quase 40 minutos de viagem a menos.

Quando ia pra BH na fernão dias ver a minha namorada eu costumava não ligar o ar-condicionado muito tempo pra não gastar muito combustível e poder usar melhor o dinheiro lá...hehe...economia de pobre, fazer o que...nunca mais fiz isso, mas o consumo chega a aumentar até 30% com o ar ligado.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Uma pergunta meio que, curiosa:

E em carros que tem o sistema (parece até meio que ultrapassados, mas...), de 'bandeirolas' nos vidros traseiros?

Explico: Em certos carros duas portas, o vidro do passageiro de trás, pode ser basculante, criando uma abertura para melhor circulação do ar com o vidro das pessoas que andam na frente aberto.

Ficaria pior o consumo nesse caso?
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
doraemondigimon;8429940 disse:
Uma pergunta meio que, curiosa:

E em carros que tem o sistema (parece até meio que ultrapassados, mas...), de 'bandeirolas' nos vidros traseiros?

Explico: Em certos carros duas portas, o vidro do passageiro de trás, pode ser basculante, criando uma abertura para melhor circulação do ar com o vidro das pessoas que andam na frente aberto.

Ficaria pior o consumo nesse caso?

Menos que um vidro normal aberto. Esse tipo de vidro nao deixa entrar muito ar.

Jogando cadernos no chão via X8 @ Tapatalk
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
number431;8429698 disse:
Eu sei que é perigoso, só disse que essa economia do cut-off não é regra, está mais para excessão. Descer serra deve ser uma das três situações em que isso realmente é mais econômico além de que fazer o contrário realmente é suicídio.

não é regra se vc não sabe usar, pra quem sabe usar é sim mais economico que a banguela, simplesmente por uma questão de lógica, não injetar gasolina é mais econômico do que injetar...:-D
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
banguela além de perigoso pois não faz vácuo para o hidrovácuo do sistema de freios. se você souber fazer o cut-off com as marchas certas você consegue se manter acima de 100km facilmente.

Banguela só e util em motores carburados, em I.E nunca será.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.891
Reações
52.150
Pontos
1.564
Vou pesquisar sobre esse cut-off, eu não desço na banguela e sim engatado, mas quero entender a lógica de não mandar gastar gasolina, uma coisa que sempre achei é que ficar travando o carro pela marcha era ruim... então é bom?
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
Hitmanbadass;8430182 disse:
Vou pesquisar sobre esse cut-off, eu não desço na banguela e sim engatado, mas quero entender a lógica de não mandar gastar gasolina, uma coisa que sempre achei é que ficar travando o carro pela marcha era ruim... então é bom?

sim.

geralmente o cut-off e feito acima de 1.400 giros..

você vai pegar uma leve descida, ou algum morro, tu joga a marcha mais alta (deixando o giro alto também, pode ate deixar o motor hurrar, não tem problema, não faz mal. ai ele vai parar de injetar gasolina nas câmaras de combustão, mas o motor não morrer por causa que as rodas em movimento fazem o motor ficar "vivo".. pura fisíca somente.

quando o carro começar a cair rotação, basta mandar mais uma marcha pra baixo e segurar mais no cut-off..

o cut-off e acionado com rapidez e muito facilmente, se você souber usar, o carro se torna muito econômico até mesmo na cidade..

meu corsa 1.6 por exemplo da 11km/h com ar condicionado.

abraço.
 

fecalmater

Bam-bam-bam
Mensagens
14.720
Reações
3.661
Pontos
489
k1llm4ster;8428479 disse:
frescuras, dica assim alienam o povo a andar a 50km por hora.

porra, se o cara não tem dinheiro pra por gasolina num inferno de um 1.0 pede pra morrer.
e se tem um 2.0 4.1 afins e não consegue manter, vai andar de busão.

pelo amor...

tbm acho....a diferença é muito pouco pra ficar seregulando toda hora
 

crunch013

Bam-bam-bam
Mensagens
6.171
Reações
16
Pontos
202
Relação de troca de marcha minha:

Andano de boa:
1ª - Só pra sair
2ª - 30 km/h
3ª - 50 km/h
4ª - 60 km/h
5ª - 80km/h

Média: 10km/litro na gasolina

Andano fast and furious:

1ª - 40km/h
2ª - 70 km/h
3ª - 100km/h
4ª - 120 km/h
5ª - 150 km/h

Média: 7km/litro na gasolina.

Motor 1.6 MPFI com cabeçote taxado, filtro esportivo.



não ligo para o consumo do meu carro, tenho porque posso manter então to nem veno... rsrsrs



off: pos nº 5666 :rox
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
cara, no caso do corsa 1.6 o ideal e andar sempre acima de 2mil e abaixo de 3k, essa e a faixa de economia do carro.

geralmente no manual de todo carro (pelo menos os mais antigos) informa qual a faixa de consumo ideial do carro, só que de 10, 2 lêem o manual do carro.

consumo, economia etc etc não se mede por velocidade e sim por giro do motor.
 

crunch013

Bam-bam-bam
Mensagens
6.171
Reações
16
Pontos
202
k1llm4ster;8430828 disse:
cara, no caso do corsa 1.6 o ideal e andar sempre acima de 2mil e abaixo de 3k, essa e a faixa de economia do carro.

geralmente no manual de todo carro (pelo menos os mais antigos) informa qual a faixa de consumo ideial do carro, só que de 10, 2 lêem o manual do carro.

consumo, economia etc etc não se mede por velocidade e sim por giro do motor.

sim, no meu caso não veio manual, o antigo dono deve ter usado pra limpa a bunda... lol, mas eu sei que essa é a faixa de consumo ideal, já fiz o teste de consumo andano de boinha assim, e as velocidades que eu postei é nessa relação de rpm mesmo
 

Lukalmeida

Bam-bam-bam
Mensagens
14.097
Reações
36
Pontos
211
ktulu;8428238 disse:
Mesmo assim vale a pena fechar os vidros. O carro pode ter a aerodinâmica de um tijolo :-D, mas com os vidros abertos vai aumentar ainda mais a resistência do ar.

De qquer forma eu detesto dirigir com vidros abertos, por várias razões : ventania demais na cara, sol incomodando, pedintes enchendo o saco em semáforos.

Ktulu, meu companheiro de empresa me fez questão de subir a imigrantes hoje com o vidrão aberto num Palio 1.0...pqp como ODEIO andar com ele, o cara ignora o sistema interno de circulação de ar [kzangado]

Fora que ele é braço, do tipo que faz costuradas malfeitas.

Qto a banguela, uso sim e em locais que conheço bem, mas JAMAIS descendo uma serra pro litoral(exemplo) até pq não estpa indicado descer engrenado por acaso, existem economias que não valem a pena e eu tenho amor ao meu rabo, hauahehehhaha.

A marcha lenta do meu carro eu mesmo regulo, sou bem metódico em relação a isso.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Lukalmeida;8433908 disse:
De qquer forma eu detesto dirigir com vidros abertos, por várias razões : ventania demais na cara, sol incomodando, pedintes enchendo o saco em semáforos.

Ktulu, meu companheiro de empresa me fez questão de subir a imigrantes hoje com o vidrão aberto num Palio 1.0...pqp como ODEIO andar com ele, o cara ignora o sistema interno de circulação de ar [kzangado]

Fora que ele é braço, do tipo que faz costuradas malfeitas.

Qto a banguela, uso sim e em locais que conheço bem, mas JAMAIS descendo uma serra pro litoral(exemplo) até pq não estpa indicado descer engrenado por acaso, existem economias que não valem a pena e eu tenho amor ao meu rabo, hauahehehhaha.

A marcha lenta do meu carro eu mesmo regulo, sou bem metódico em relação a isso.

k1llm4ster;8433997 disse:

Também amo o rabo de vocês... [kaham][kgay][coolface]


hasuhsauashusahusa

================

brincadeiras a parte, odeio andar de vidro aberto também.
 

billdouglas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
640
Reações
440
Pontos
1.039
k1llm4ster;8430828 disse:
cara, no caso do corsa 1.6 o ideal e andar sempre acima de 2mil e abaixo de 3k, essa e a faixa de economia do carro.

geralmente no manual de todo carro (pelo menos os mais antigos) informa qual a faixa de consumo ideial do carro, só que de 10, 2 lêem o manual do carro.

consumo, economia etc etc não se mede por velocidade e sim por giro do motor.

Na boa, mas muitos manuais que já li, principalmente os de carros da volks, eles informam a velocidade correta na hora de trocar marcha para economia, além obviamente do rpm. Isso pq a grande maioria das pessoas não sabem nem são obrigadas a saber a quantos rpm o motor está. Aliás, a grande maioria dos carros vendidos no Brasil são populares onde o tacômetro (conta-giros) é considerado um "acessório".
Não teria cabimento informar somente rpm para troca se não há contagiro no carro.
Portanto o dono do Corsa pode sim se basear na velocidade do carro, sem problemas.

Ex: em quinta marcha meu carro tem sua velocidade de cruzeiro econômica a 110 km/h, quando consome algo proximo a 15 km/l. Não preciso saber que o motor está girando 2800 rpm, basta saber que 110 é sua faixa econômica. Simples assim.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.692
Reações
10.830
Pontos
1.479
k1llm4ster;8428479 disse:
frescuras, dica assim alienam o povo a andar a 50km por hora.

porra, se o cara não tem dinheiro pra por gasolina num inferno de um 1.0 pede pra morrer.
e se tem um 2.0 4.1 afins e não consegue manter, vai andar de busão.

pelo amor...

Não é bem por aí, pra mim sai muito mais barato dirigir de forma econômica na maior parte do tempo, no longo prazo isso faz uma diferença grande.

Mas não deixo de aproveitar quando estou afim, acelero ao som de AC/DC e meu escape esportivo.

number431;8429282 disse:
Essa de descer engrenado é lenda.

No meu carro por exemplo fazendo um mesmo trajeto, quando desço os declives na banguela ele faz 20 km/l, já quando desço engrenado (o que eu faço sempre por questão de segurança) ele faz 16km/l, isso andando entre 90 e 100km/h.

E não é carro velho não, é 1.8 e flex.

Já testei em carro com computador de bordo e quanto engata uma quarta de descida o consumo é 99.9km/l, mas nem por isso, não sei porque diz ser lenda.
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
Quantos motoristas esportivos.
Quando eu tinha manual a minha relação de marcha era a seguinte, claro, isso quando eu tava susse e não precisava correr :

1 - Arrancada.
2 - Até 30km/h
3 - Até 50km/h
4 - Até 60-70km/h
5 - Qualquer descida.
Ré - Acima de 180km/h.

Vidro sempre fechado, ar condicionado normalmente ligado.
 

crunch013

Bam-bam-bam
Mensagens
6.171
Reações
16
Pontos
202
billdouglas;8434282 disse:
Na boa, mas muitos manuais que já li, principalmente os de carros da volks, eles informam a velocidade correta na hora de trocar marcha para economia, além obviamente do rpm. Isso pq a grande maioria das pessoas não sabem nem são obrigadas a saber a quantos rpm o motor está. Aliás, a grande maioria dos carros vendidos no Brasil são populares onde o tacômetro (conta-giros) é considerado um "acessório".
Não teria cabimento informar somente rpm para troca se não há contagiro no carro.
Portanto o dono do Corsa pode sim se basear na velocidade do carro, sem problemas.

Ex: em quinta marcha meu carro tem sua velocidade de cruzeiro econômica a 110 km/h, quando consome algo proximo a 15 km/l. Não preciso saber que o motor está girando 2800 rpm, basta saber que 110 é sua faixa econômica. Simples assim.


O meu tem tacômetro sim, mas falando no giro e velocidade e se o carro estiver em uma subida ou descida? ai já mudo porque via ter que elevar mais a rotação pra atingir tal velocidade "economica" no meu caso troco de marcha aos 2,5~3,5krpm quando to de boa e entre 4~6krpm quando quero correr mais
 
Topo Fundo