O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A alucinação dos vikings

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.540
Reações
19.635
Pontos
1.049
Botânico defende que os guerreiros “berserkers” faziam o uso de uma planta alucinógena que os tornava imunes à dor nas batalhas

Crédito: Lorado

DROGA
Tese defende que os vikings usavam o meimendro nos seus ataques insanos (Crédito: Lorado)

André Lachini
23/07/21 - 09h30
57-3.jpg

Divulgação

O uso de uma planta com efeitos alucinógenos podia explicar o comportamento feroz de um grupo de guerreiros vikings, os “berserkers”, que entravam em combate em estado de transe. As invasões dos vikings, entre 790 d.C. e 1.016, devastaram as atuais Inglaterra, França e Holanda, com os nórdicos chegando a fazer incursões na Espanha e, adentrando o Mediterrâneo, na Itália e em Bizâncio.

Os guerreiros “berserkers” atacavam os inimigos indiscriminadamente e aparentavam serem imunes à dor. Uma tese feita pelo botânico esloveno Karten Fatur, da Universidade de Liubliana, defende que esses guerreiros faziam uso da planta alucinógena Hyoscyamus Níger — meimendro, em português.

“O meimendro tem efeitos psicoativos muito fortes, que podem obscurecer a mente e causar alucinações intensas. Conhecidos por sua ferocidade, os “berserkers” atacavam os inimigos indiscriminadamente”, escreveu Fatur. Ele acredita que os vikings usavam a planta de três maneiras: fervido em chá, bebido em uma poção com álcool ou absorvido através de uma pomada com gordura animal e vegetal.

Essa última possibilidade encontra respaldo na tumba de uma mulher, que viveu na Dinamarca por volta de 950 d.C. e na qual os arqueólogos acharam sementes de meimendro — ela era uma xamã.

58-3-418x235.jpg

“A teoria é que a droga provocava transes nos guerreiros durante as batalhas” Karten Fatur, botânico (Crédito:Divulgação)

Polêmica, a tese de Fatur não é endossada pelos historiadores. “A questão do uso do meimendro pelos escandinavos ainda não foi provada cientificamente”, diz Renan Birro, professor de História Medieval na Universidade de Pernambuco. Birro ressalta que a figura do “berserker” só aparece nas sagas do século XIII, quando a “era Viking” havia acabado e os países escandinavos, cristianizados, interpretaram seu passado politeísta sob a perspectiva cristã. “Assim, os berserkers são descritos como selvagens vestidos de peles, que atacavam mesmo isolados nas batalhas. Isso contraria o método de combate dos escandinavos, que se organizavam em formações compactas protegidas por grandes escudos.” Seja como for, a palavra “berserker” entrou para o idioma inglês — “berserk” significa “furioso”, segundo o dicionário Webster.

 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.748
Reações
62.408
Pontos
1.253
Bom, segundo o mangá os Berserkers usavam coca:
201644

:viraolho
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
Vdd, no Vinland Saga mostram isso:
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Só dopado para aguentar uma guerra com monte de gente fedida.
 
Ultima Edição:


Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Imagino o viking do passado vendo o "botânico" ai.



Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.523
Reações
6.212
Pontos
959
Mas isso não era obvio?
Ou alguem acreditava que eles eram superguerreiros poderosos sayajins que simplesmente iam no front com seus poderes incriveis.
Pra mim sempre foi obvio que era alguma dorga
 
Topo Fundo