O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A bolha dos indie games está para estourar +Artigo

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
http://jeff-vogel.blogspot.com/2014/05/the-indie-bubble-is-popping.html

Não sou um bom tradutor, então vou resumir o resumo que eu vi no Resetera (ainda não li o artigo inteiro).

Os indies games ganharam espaço no vácuo deixando pelas grandes developers e publishers. Em gêneros de jogos que já não recebiam a mesma atenção que receberam nos anos 80 e 90.

No início tudo parecia as mil maravilhas. Os games indies eram bem sucedidos, vendiam muito bem e rendiam muito bem.

Mesmo alguns jogos toscos vendidos a 20 dólares encontravam seus mercados.

Depois de um tempo os indies developers foram obrigados a enfiar seus games em bundles e em promoções.

O consumidor foi se acostumando as promoções e foi deixando de comprar os indie games no lançamento.

Há mais games que o mercado é capaz de consumir. Ninguém precisa de 100 games por ano. As pessoas tem tempo e dinheiro finitos. A economia não cresceu suficiente para absorver toda essa oferta de games. Os indie games começam a competir entre eles mesmos.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.044
Reações
11.488
Pontos
1.024
É um assunto interessante...me lembra o cenário musical, uma caralhada de banda nova e pouquíssimas conseguem algum destaque.

Realmente, tenho uma porrada de jogo indie na minha biblioteca que provavelmente nunca jogarei.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Acho que tem.muito jogo sendo lançado, e que nem seriado e filmes, antigamente se tivesse um jogo por mês já era muito, agora pro ano que vem até fevereiro vai sair vários games, muitos vão sobrar.
Aew quem tem uma boa estrutura consegue sobreviver, mas os indies muitos são feitos por pequenas equipes, os caras já ficam no caminho.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
A matéria que postou é do 1º semestre de 2014 .... estamos indo pra 2019, quase 5 anos depois e os jogos indies continuam aí vendendo.

Então acho que "bolha" não é bem o termo correto pra isso . Claro que tem um oceano de jogos ruins, e esses provavelmente vão fracassar, mas os que são bons e que a produtora consegue divulgar o jogo de alguma forma, esses vão lucrar.

excesso de jogos é uma realidade, assim como excesso de séries, de filmes, de bandas, etc... parece que hoje em dia tem conteúdo DEMAIS em todas as áreas, principalmente nesse mundo "nerd", que antigamente era um nicho menor mas hoje em dia se tornou um universo mainstream.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Mas só idiota pra pagar fullprice no lançamento de um indie de uma desenvolvedora pequena e desconhecida.

As pessoas compram Mario, Zelda, Uncharted e GTA no lançamento pelo histórico de sucesso da desenvolvedora e saberem mais ou menos o que esperar.

Acho que a melhor saída seria os indies começarem a adotar demos, assim as pessoas conheceriam um pouco do jogo antes de decidir pagar fullprice no lançamento.

Eu por exemplo pagaria tranquilamente fullprice no Dead Cells e Hollow Knight se tivesse testado 1 horinha do jogo antes.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Parei quando li Resetera.
Indie tem parcela de culpa em ter algo fora do mais do mesmo.
A bolha AAA também comete os mesmos deslizes de saturar mercado.

Mas a cada seis minutos um game é lançado, segundo as estatísticas.
É muito shovelware e títulos descaradamente copy/paste de mecânicas reconhecidas como bem sucedidas.

O maior problema do meio indie é certamente a moda.
Nenhum tipo de jogo merece ser comprado a full price se formos considerar nossa realidade brasileira.
Mas lá fora, as variáveis são bem outras. Ninguém realmente está numa crise financeira a ponto de ter de decidir entre um, dois ou três títulos de interesse no ano. Quem mais consome os indies ainda são os americanos. E enquanto houver consumo...
É igual remaster de título da geração passada, em 90% dos casos é desnecessário, mas povo consome.
Consumir = ok, faça mais disso.
 


City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.869
Reações
8.606
Pontos
1.209
Eu li o artigo inteiro e me lembrei daquela famosa frase dita pela super modelo alemã Heidi Klum no começo de todo episódio de Project Runway: "One day you are in, the next day you are out". Isso se aplica a todas as áreas que têm design tocando (seja impresso, em movimento, roupa, mobiliário).

A grande questão é: como diabos faço para entrar na categoria de "in" (de destaque) no meio de tanta gente produzindo o mesmo que eu - ou seja, videogames?
Antes havia curadoria da Steam...hoje isso foi pro saco e qualquer um entra ali com seu joguete. Beleza! E agora, como se destacar no meio da enxurrada de lançamentos? Através da imprensa especializada - seja por mérito (seu jogo é bom) ou por que você conhece a galerinha.

É tosco, mas é como as coisas funcionam.

Eu mesmo compro coisa prá c***lho na steam (meu perfil é recente, não tem 2 anos e já acumulei uns 204 jogos). Dá um certo desgosto ver aquele joguinho indie bacana que eu paguei 12-20 reais numa sale (crente de ter feito um bom negócio) custar os mesmos 12-20 reais num bundle com outros 4-10 joguetes bacaninhas. sempre que entro no site da humble bundle faço uma checagem para saber se os jogos ali ofertados eu já tenho em meu perfil. Invariavelmente tenho - mas esqueci da existência, pois jamais joguei.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
O que ele falou é bem óbvio para quem acompanha mercado, é como ele mesmo diz, é até redundante escrever sobre isso,

Só acho que o termo "bolha" não se aplica. Bolha dá ideia de que o mercado vai afundar, que vai entrar em crise e não vejo isso acontecendo, os games indie estão vendendo bem hoje e a tendência é venderem ainda mais no futuro, ou seja, é um mercado em ascensão e não no limite.

A questão é que é natural em um mercado que não está maduro termos mais oferta que demanda, isso sempre aconteceu com games, antes tínhamos várias opções de games de futebol, com o tempo foram vendo que não dava para manter tantos jogos sobre a mesma coisa e os menos populares foram sendo descontinuados.

A mesma coisa está acontecendo com os indies e isso vai continuar, quando a poeira baixar vão sobrar aqueles que derem melhor resultado. Claro que, nesta guerra pela atenção, alguns games bons vão se ferrar, mas estas injustiças também fazem parte.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.275
Reações
5.427
Pontos
453
Mas só idiota pra pagar fullprice no lançamento de um indie de uma desenvolvedora pequena e desconhecida.

As pessoas compram Mario, Zelda, Uncharted e GTA no lançamento pelo histórico de sucesso da desenvolvedora e saberem mais ou menos o que esperar.

Acho que a melhor saída seria os indies começarem a adotar demos, assim as pessoas conheceriam um pouco do jogo antes de decidir pagar fullprice no lançamento.

Eu por exemplo pagaria tranquilamente fullprice no Dead Cells e Hollow Knight se tivesse testado 1 horinha do jogo antes.
Cara, é bem isso mesmo. As pessoas tem um preconceito (não falo de forma pejorativa) que é natural. Afinal pagar por algo que não se conhece exige um grande trabalho de persuasão que vai de videos a reviews, e principalmente do feedback boca-a-boca (que acho que tem mais peso do que midia especializada).
Se a produtora, seja indie ou não, tem confiança em seu produto, lançar um demo seria a primeira coisa a se pensar.

Eu sou gamedev indie, mas só trabalho com webgames (que são bem mais simples) no momento. Espero poder criar um jogo com mais profundidade em um futuro não muito distante, e minha principal estratégia é lançar um demo online (o jogador não vai nem ter o trabalho de baixar o jogo). Claro, essa estratégia só vai funcionar se o demo for bom o suficiente pra prender o jogador.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.306
Reações
8.232
Pontos
453
No início, os preços de jogos indies no lançamento eram até coerentes em sua maioria.
No final o problema se reduz à ganância.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.300
Pontos
1.053
a verdade é que hoje mais do que nunca o desenvolvedor indie tem que rebolar muito para ter destaque e ser visto na enxurrada de jogos.
ano passado foram lançados 7.600 jogos no Steam ... quantos são levemente interessantes e quantos realmente conseguem dar lucro para seus criadores ?

mesma coisa acontece em outros mercados, livros, música, filmes ... quanto mais fácil publicar, mais díficil é ganhar dinheiro..
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
Cara, é bem isso mesmo. As pessoas tem um preconceito (não falo de forma pejorativa) que é natural. Afinal pagar por algo que não se conhece exige um grande trabalho de persuasão que vai de videos a reviews, e principalmente do feedback boca-a-boca (que acho que tem mais peso do que midia especializada).
Se a produtora, seja indie ou não, tem confiança em seu produto, lançar um demo seria a primeira coisa a se pensar.

Mas você acha que demo vai adiantar? Afinal se o cara não sabe que a produtora existe, ele vai procurar um demo feito por ela?O problema que vejo em casos assim é a questão de informação, é muito jogo saindo, mal tenho tempo de jogar, então olhar listas de propostas de games está fora de cogitação.

Estou falando como consumidor, como profissional você entende muito mais do assunto do que eu, tem muito mais dados. O que tenho feito é usar e abusar dos games de programas de fidelidade como Plus e de canais como o Get Indie Gaming, mas confesso posso estar perdendo vários games interessantes no meio do caminho...

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.783
Reações
9.787
Pontos
994
De fato vai ser difícil ser índie. Antigamente muito mais fácil conseguir atenção.

Pior que isto não vale apenas para indies, antigamente jogos de nicho japonês conseguia vender bem no Steam por serem raros.

Us por exemplo os primeiros conseguiram vender mais de 200 mil cada, acho que um chegou nos 400 mil.

Os mais novos não conseguem nem 100 mil, pois já não é ‘novidade’.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.275
Reações
5.427
Pontos
453
Mas você acha que demo vai adiantar? Afinal se o cara não sabe que a produtora existe, ele vai procurar um demo feito por ela?O problema que vejo em casos assim é a questão de informação, é muito jogo saindo, mal tenho tempo de jogar, então olhar listas de propostas de games está fora de cogitação.

Estou falando como consumidor, como profissional você entende muito mais do assunto do que eu, tem muito mais dados. O que tenho feito é usar e abusar dos games de programas de fidelidade como Plus e de canais como o Get Indie Gaming, mas confesso posso estar perdendo vários games interessantes no meio do caminho...

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
Não digo que a demo por si só adiantaria, é só uma das estratégias que eu seguiria. Na verdade nessa questão de lançamento de jogos nem manjo não. Não tenho nenhuma experiencia nesse tipo de lançamento (steam e consoles). Só vejo que os indies fazem muito esforço no Marketing, mas mesmo atraindo muitos globos oculares, acabam perdendo jogadore potenciais por não transmitirem a interatividade do jogo, que seria possível apenas através de uma demo.
Entendo também que muitas vezes uma demo não funcionaria pois o jogo não é capaz de prender o jogador no começo, mas aí já é uma falha de design do jogo.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
De fato vai ser difícil ser índie. Antigamente muito mais fácil conseguir atenção.

Pior que isto não vale apenas para indies, antigamente jogos de nicho japonês conseguia vender bem no Steam por serem raros.

Em termos. Antigamente indie não aparecia na E3, para ganhar premiações tinha que focar em prêmios específicos para games indie. Hoje eles são vestes em todas as conferências e já figuram na lista de GotY disputando com ga,es com orçamentos astronômicos.

O que acho é que é bem mais fácil aparecer hoje, mas justamente por isso a cobrança é muito mais pesada, não dá mais para passar com game mais ou menos só com base no entusiasmo.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
Entendo também que muitas vezes uma demo não funcionaria pois o jogo não é capaz de prender o jogador no começo, mas aí já é uma falha de design do jogo.

O que penso é que isso só muda o problema de lugar, ao invés de termos um milhão de jogos para o cara escolher, teremos um milhão de demos no lugar. Acaba que não é só uma questão de grana, mas de tempo.

O que vejo dando sucesso é suporte, seja da comunidade que abraça o game como Celeste ou de uma empresa como estouro que foi Rocket League ao ser lançado na Plus.

Só que isso também não me parece ideal, no final das contas não sei o que pode ser feito de diferente.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.564
Reações
3.670
Pontos
984
Fail number one : Resetera

Fail Number two : 2014 article

So much fail , it´s outstanding!
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.199
Reações
15.762
Pontos
1.439
Só acho que o povo anda colocando indie em pedestal demais ao meu gosto
tambem acho. tens uns que lambem o saco pra uma montanha de jogo, aí quando vo ver naonpassa duma copia de super mear boy dentre outros...
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Vejo isso como algo totalmente natural e saudável.
A impressão que tive é que os caras estão reclamando de ter muitas opções. Normal vindo do Resetera. :viraolho


1 - Notch ficou bilionário com Minecraft, vendeu e agora vive longe dos jogos
2 - Muitos desenvolvedores ficaram de olho gordo e se lançaram ao mercado.
3 - Quantidade alta de indies no mercado.
4 - Os indies realmente bons permanecem no mercado, sem ficarem super ricos, porém com dinheiro suficiente para continuarem suportando seus jogos
5 - Os indies mais ou menos conseguem sobreviver mas sem muito lucro, alguns desistem, outros percebem que precisam se aperfeiçoar para tentar entrar como os melhores.
6 - Os ruins não conseguem continuar no mercado e acontece um filtro no mercado

É um movimento natural de qualquer mercado, principalmente mercados novos.
Agora esse negócio de ficar colocando bundles e mais bundles de jogos não acho muito saudável. Eu mesmo tenho centenas de jogos que mal iniciei, hoje já estou mais consciente e só compro os jogos que realmente quero.
Certo está o desenvolvedor do Factorio que já disse que não vai colocar promoção nenhuma para o jogo tão logo e tem cumprido a palavra. Estou quase pagando full mesmo no jogo (e eu sei que vale) :klol
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.828
Pontos
2.529
Eu acho Indie mais enjoativo que os jogos aaa. Tudo é copiado.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Eu já acho que a bolha do resetera está para estourar

Sent from my SM-G955F using Tapatalk
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.710
Pontos
803
Artigo da época do 7 a 1.

Nowdays, 2018 foi um dos melhores (se não o melhor) ano de todos os tempos pros independentes. Só clássico eterno. Só pérola.

O artigo levanta pontos interessantes contudo, que nos remetem aos mecanismos e pródromos que causaram o fatídico crash de 80, mas tragédia que nem aquela não acontecerá mais, em função da instantaneidade do feedback em relação à qualidade dos games e principalmente pelo preço de Passarunga 51.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
tambem acho. tens uns que lambem o saco pra uma montanha de jogo, aí quando vo ver naonpassa duma copia de super mear boy dentre outros...

Super Meat Boy não inventou, mas foi quem inspirou vários jogos do sub-gênero plataforma com dificuldade elevada e respawn rápido.

A mesma coisa acontece nos jogos AAA, o maior exemplo disso é o Dark Souls.

Então com base na sua afirmação God of War não passaria de uma cópia de Dark Souls, mas não é o caso, a Santa Monica pegou algumas mecânicas do combate dos jogos da From Software e deu originalidade com o uso do machado e um tom cinematográfico.

Fui o primeiro a afirmar que Celeste era overrated, a maior parte do crédito que dão ao jogo é pelo tema abordado do que propriamente o level design, mais ou menos como aconteceu com Undertale, mas numa escala muito menor, esse é overrated ao extremo. Porém Celeste tem umas mecânicas que o difere do Super Meat Boy e é um jogo bem legal, longe de ser 10/10 com apontam por ai, mas é merecedor de um 8/10 tranquilamente.

Agora, existem indies que dão pau em vários AAA, Hollow Knight é um exemplo deles, ao zerá-lo me peguei batendo palmas em frente a TV, o level design desse jogo é simplesmente excepcional. Joguei no final desse ano e achei melhor que God of War e Red Dead Redemption 2.

Já o Dead Cells pra mim é o GOTY 2018 e esse sim é um jogo 10/10 dentro da sua proposta.

Claro que nem todo indie é masterpiece, tem muito lixo como nos AAAs, mas tem muito jogo competente que compensam os gráficos entregando level designs incríveis.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Eu acho Indie mais enjoativo que os jogos aaa. Tudo é copiado.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

E os jogos AAA não são "copiados"?

A começar pelas continuações infinitas.

Seguindo a sua lógica Zelda TP é uma cópia do Zelda WW que é uma cópia do Zelda MM que é uma cópia do Zelda OoT.

Todos seguem o script de vá na dungeon, resolva puzzles e ganhe o item novo para matar o chefe e ir a locais antes inacessíveis.

Mas o pulo do gato é se o jogo consegue se inspirar em outro porém trazendo mecânicas novas que dão personalidade própria.

Zelda MM traz o tempo para o diferenciar do Zelda OoT.

Zelda WW traz a navegação.

Zelda TP traz... Ta esse é uma cópia do Zelda OoT mesmo.:klol

Mas a ideia é essa.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu acho Indie mais enjoativo que os jogos aaa. Tudo é copiado.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Verdade Tortas. Existe algo que deu certo vem 100000000 de "novos" jogos reproduzindo aquilo só mudando a skin isso leva ao esgotamento e desinteresse dos consumidores.

Complementando o post do Megazord, sim, isso se repete com os AAA, mas como a frequência de lançamento destes é muito menor e eles também conseguem agregar muito noutros fatores como gráficos, roteiro e até marketing as pessoas terminam tendo mais tolerância, mas não é como se fosse imune da mesma forma,
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.828
Pontos
2.529
E os jogos AAA não são "copiados"?

A começar pelas continuações infinitas.

Seguindo a sua lógica Zelda TP é uma cópia do Zelda WW que é uma cópia do Zelda MM que é uma cópia do Zelda OoT.

Todos seguem o script de vá na dungeon, resolva puzzles e ganhe o item novo para matar o chefe e ir a locais antes inacessíveis.

Mas o pulo do gato é se o jogo consegue se inspirar em outro porém trazendo mecânicas novas que dão personalidade própria.

Zelda MM traz o tempo para o diferenciar do Zelda OoT.

Zelda WW traz a navegação.

Zelda TP traz... Ta esse é uma cópia do Zelda OoT mesmo.:klol

Mas a ideia é essa.
Lógico que são, eu não disse isso. Jogos aaa estão cada vez mais parecidos, mas pelo menos justifica o console. Jogos indies são todos cópias uns dos outros e não traz nenhum atrativo. Os jogos aaa, por mais que sejam cópias uns dos outros, sempre trazem alguma coisa interessante e possibilidade maior de interação.


Mas o agora nem é aaa ou Indie, mas sim jogos em vr.


Ah, e por sinal, Zelda tp é o meu pior Zelda, justamente por tentar ser o ocarina of time

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Lógico que são, eu não disse isso. Jogos aaa estão cada vez mais parecidos, mas pelo menos justifica o console. Jogos indies são todos cópias uns dos outros e não traz nenhum atrativo. Os jogos aaa, por mais que sejam cópias uns dos outros, sempre trazem alguma coisa interessante e possibilidade maior de interação.


Mas o agora nem é aaa ou Indie, mas sim jogos em vr.


Ah, e por sinal, Zelda tp é o meu pior Zelda, justamente por tentar ser o ocarina of time

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Não penso da mesma forma, tive uma experiência mais agradável esse ano com Hollow Knight e Dead Cells do que com God of War e Red Dead Redemption 2.

Pra mim ambos os indies que citei estão no top dos melhores jogos da geração.

Hollow Knight então é um masterpiece.
 

kamikazepsico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.389
Reações
1.903
Pontos
884
é tudo copia do que já teve, mas muitas copias ruins . Uma pena, um ou outro que salva . Tanto para os jogos AAA e indies.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
Lógico que são, eu não disse isso. Jogos aaa estão cada vez mais parecidos, mas pelo menos justifica o console. Jogos indies são todos cópias uns dos outros e não traz nenhum atrativo. Os jogos aaa, por mais que sejam cópias uns dos outros, sempre trazem alguma coisa interessante e possibilidade maior de interação.

Segundo sua definição de cópia, Mega Man é derivado de Mario é não deveria existir, uma vez que ambos não passam de jogos sidescroller de plataforma.

Isso não existe, compartilhar gênero é diferente de cópia, diversidade sempre existiu e vai existir. Em tecnologia, falta de evolução é morte.

Indie atual, diferente do movimento contra cultura do passado, é fruto da revolução digital, esta sim tornou o momento a era de ouro da diversidade de games. Pela primeira vez não somos reféns dos custos de produção, jogos como adventure, RPGs isometricos entre outros vitimados pelo aumento dos custos de produção, podem sobreviver em um ambiente de produções menores que não precisam vender zilhões para igualar o que foi gasto para faze-los.

Da mesma forma a democratização dos meios de financiamento proporcionam ideias malucas que nunca iriam para frente em um mercado físico retail. Não é que os caras são mais ou menos criativos que antes, a maioria dos produtores chefiando estúdios são veteranos, mas o ambiente é mais propício a ideias diferentes virando realidade.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.846
Reações
18.251
Pontos
1.339
Tenho a impressão de que os produtores de jogos indies acharam que qualquer m**** venderia, pq num é pq o jogo é indie que ele deve ser um Walk simulator. Ou um jogo quebrado.

Indie tem que tem uma certa qualidade, e de tanto lojo indie e b*sta que saiu, eu acabei perdendo fé.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Eu li o artigo inteiro e me lembrei daquela famosa frase dita pela super modelo alemã Heidi Klum no começo de todo episódio de Project Runway: "One day you are in, the next day you are out". Isso se aplica a todas as áreas que têm design tocando (seja impresso, em movimento, roupa, mobiliário).

A grande questão é: como diabos faço para entrar na categoria de "in" (de destaque) no meio de tanta gente produzindo o mesmo que eu - ou seja, videogames?
Antes havia curadoria da Steam...hoje isso foi pro saco e qualquer um entra ali com seu joguete. Beleza! E agora, como se destacar no meio da enxurrada de lançamentos? Através da imprensa especializada - seja por mérito (seu jogo é bom) ou por que você conhece a galerinha.

É tosco, mas é como as coisas funcionam.

Eu mesmo compro coisa prá c***lho na steam (meu perfil é recente, não tem 2 anos e já acumulei uns 204 jogos). Dá um certo desgosto ver aquele joguinho indie bacana que eu paguei 12-20 reais numa sale (crente de ter feito um bom negócio) custar os mesmos 12-20 reais num bundle com outros 4-10 joguetes bacaninhas. sempre que entro no site da humble bundle faço uma checagem para saber se os jogos ali ofertados eu já tenho em meu perfil. Invariavelmente tenho - mas esqueci da existência, pois jamais joguei.

Já tem muito tempo que não tenho comprado games indies na Steam em razão de comprar e não jogar. Já sei que não vou jogar, então pra que comprar? Melhor ir jogando os que já tenho e são bastante.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
Infelizmente hoje nem me empolgo tanto com indies. Minha wishlist até tem alguns indies, mas dou preferência aos títulos AAA. A verdade é que só jogo indie se sai na plus. Por acaso, a plus me ensinou como tem indie b*sta por aí...

Mas vou mandar a real para vocês. Para um desenvolvedor, um jogo indie é meio que só para colocar no currículo e assim conseguir coisas melhores, ou trabalho de algum estudante na área. É mais para treinar, sabem? Você cria seu joguinho e bota na Steam, se vender, vendeu. Se não vender, bota no currículo e tenta um emprego na área. Se fizer sucesso, aí sim a pessoa começa a pensar em se dedicar um pouco mais ao jogo e talvez assim virar um verdadeiro "independente".

Pode acontecer o contrário também. Um veterano da área, já estável financeiramente, resolve se juntar com alguns amigos e fazer algo por conta própria. Normalmente aí estão os melhores indies.

Mas achei interessante o fato desse artigo ser de 2014 e nenhuma bolha ter estourado ainda. Por quê? Na verdade, acho que jogos indies no geral tem conquistado mais espaço, justamente pelos jogos AAA estarem, de uma maneira geral, seguindo uma mesma fórmula. Acho que mais e mais jogadores estão buscando um jogo que provoque uma "experiência", que traga algo novo, ou gere reflexão. Difícil encontrar essa experiência jogando battle royale. Além disso, o que seria uma bolha estourando nesse mercado? Como acredito que indies servem como meio de se adquirir currículo (ou crise de meia idade de um veterano), você não vê ninguém falando por aí como seu jogo indie ruim fez você ir à falência. Por isso, essa bolha não vai estourar tão cedo.
 
Topo Fundo