O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A censura no Brasil democrático

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Depois da polêmica sobre o especial do Porta dos Fundos na Netflix, gostaria de lembrar de outros casos de censura/proibição que aconteceram durante a nossa dita democracia.

O filme Festa das Salsichas, exibido na HBO (canal de TV Paga) sofreu represália de pais desocupados que reclamaram que o filme continha palavrões e insinuações sexuais - ainda que tenha sido exibido num canal de TV Paga. A HBO foi processada e recorreu. Isso foi em 2016 ou 2017 se não me engano, época do Temer.

O anime Crayon Shin-Chan foi censurado na Fox Kids Brasil em 2003 por causa do César Maia, que na época chiou que era nocivo às crianças. E bem, todos sabemos que César Maia é um ladrão parasita e FDP que não faz nada que preste. 2003 era ano de governo petista, só pra constar.
O decreto que o infeliz fez: https://leismunicipais.com.br/a1/rj...ado-que-menciona-e-da-outras-providencias?r=p

Em 1996, pessoas desocupadas e possíveis lobistas da Globo queriam à todo custo que a Manchete não exibisse o anime YuYu Hakusho. Um exemplo é essa matéria da Folha de SP na época:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/10/18/ilustrada/39.html
Detalhe que nada que é dito nela realmente aconteceu. O anime nem tinha sido censurado nos EUA na matéria como é dito (na verdade ele só chegou nos EUA anos depois).
E o pior é saber que a tal da Mariana Scalzo, mesmo escrevendo lixos como esse, é tida como uma "grande jornalista". Pra ver o nível dos nossos jornalistas de m****.
Em todo caso, isso foi em 96, época do FHC. E essa matéria é só a ponta do iceberg. Muitos pais chatos fizeram represália contra a emissora na época, que não cedeu.



Quem lembrar de outras tentativas de censuras que aconteceram na TV brasileira nos últimos 30 anos pode citar aqui. Mas é só pra constar que isso não é de hoje, ninguém ressuscitou censura nenhuma ao contrário do que uma certa matéria do Globo disse recentemente.
E eu ainda poderia me aprofundar, inclusive, na classificação indicativa impositiva que imperou durante anos no Brasil na década passada, e inclusive foi um dos pontos que matou a programação infantil brasileira, também totalmente censurada.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Sim. Censura é o que faz o grupo de extrema esquerda, Porta dos Fundos, cujo único objetivo é afrontar o governo e a maioria dos brasileiros, ferindo a democracia.
Censura é cagar na cabeça dos brasileiros e não querer que estes se manifestem.

Bolsonaro Forever!!!
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Enfim, se o Brasil realmente valorizasse liberdade de expressão, o especial do Porta dos Fundos não teria sofrido censura, como também as produções que eu citei no primeiro post não teriam sofrido censura, como também, a esquerda não chiaria quando escuta uma piada sobre minorias.

Ou pode falar tudo porque se valoriza liberdade de expressão, ou não pode nada porque todos são suscetíveis a ofensas. São as duas posturas éticas quanto ao que se refere à liberdade de expressão. Tanto os pseudo-conservadores, quanto o César Maia, quanto a esquerda progressistinha são muito hipócritas, não há quem se salve.


Sim. Censura é o que faz o grupo de extrema esquerda, Porta dos Fundos, cujo único objetivo é afrontar o governo e a maioria dos brasileiros, ferindo a democracia.
Censura é cagar na cabeça dos brasileiros e não querer que estes se manifestem.

Bolsonaro Forever!!!

A questão aqui não é partidária. Na verdade, é anti-partidária e também mostra que independente do governo no poder, censuras no país sempre aconteceram.
Então, o caso aqui não é querer exaltar o Bolsonaro, por favor. Nem tem a ver com a proposta do tópico, mesmo porque o Bolsonaro em si não faz grandes coisas nem contra e nem a favor da liberdade de expressão no país.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/n...-porao-do-dops-no-carnaval-de-sao-paulo.ghtml
Justiça proíbe bloco Porão do Dops no carnaval de São Paulo
Desembargador determinou multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento e uso de polícia administrativa.

https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/justica-proibe-jogo-bully-no-rio-grande-do-sul/5368
Justiça proíbe jogo 'Bully' no Rio Grande do Sul


https://www.fnucut.org.br/justica-proibe-empresa-de-fazer-campanha-contra-contribuicao-sindical/
Justiça proíbe empresa de fazer campanha contra contribuição sindical



https://g1.globo.com/rj/rio-de-jane...eillon-de-copacabana-na-zona-sul-do-rio.ghtml
Justiça determina suspensão de show gospel em festa de réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio
Juíza atendeu pedido da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) e classificou apresentação como violação dos princípios de laicidade do Estado e da liberdade religiosa.


https://www.conjur.com.br/2019-mar-29/justica-proibe-comemoracao-55-anos-golpe-1964
Justiça proíbe comemorações dos 55 anos do golpe de 1964


Mas, mas, mas... Com Porta dos Fundos num pódi. Vamu nus unir pela liberdadi di espressaum
 
Ultima Edição:

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
A propósito, esqueci de comentar sobre o Porta dos Fundos:

Creio que não houve censura no caso deles. O que houve foi uma decisão judicial baseada na legislação vigente. Ou seja, os caras infringiram uma regra ao afrontar a religião com maior número de fiéis no país.

Se eu concordo com essa decisão judicial? NÃO.

Acho o PDF uma bela de uma porcaria. Acho também que o único objetivo dessa esquete é afrontar a população cristã. Porém, o melhor remédio pra esses caras seria o boicote. Essa decisão vai apenas torná-los mártires que foram censurados pelo governo malvadão (mesmo que o governo não tenha absolutamente nada a ver com o caso).

O que a galera que achou ruim fez foi dar visibilidade pros caras, e o tiro saiu pela culatra...
 


Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
A propósito, esqueci de comentar sobre o Porta dos Fundos:

Creio que não houve censura no caso deles. O que houve foi uma decisão judicial baseada na legislação vigente. Ou seja, os caras infringiram uma regra ao afrontar a religião com maior número de fiéis no país.

Se eu concordo com essa decisão judicial? NÃO.

Acho o PDF uma bela de uma porcaria. Acho também que o único objetivo dessa esquete é afrontar a população cristã. Porém, o melhor remédio pra esses caras seria o boicote. Essa decisão vai apenas torná-los mártires que foram censurados pelo governo malvadão (mesmo que o governo não tenha absolutamente nada a ver com o caso).

O que a galera que achou ruim fez foi dar visibilidade pros caras, e o tiro saiu pela culatra...

Na verdade, nem na lei do vilipêndio isso se aplica, que eu saiba.

E ter uma lei para vilipêndio ao meu ver é bem inapropriado. Há outras formas melhores e mais morais de se reagir do que recorrendo à censura estatal.

E isso também não anula o fato de que o Porta dos Fundos é hipócrita. Adoram sim zoar o cristianismo, mas ficam putinhos quando alguém faz piadas sobre gays ou minorias em geral. Ou se pode zoar todos os lados, ou não se pode zoar nenhum.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Na verdade, nem na lei do vilipêndio isso se aplica, que eu saiba.

E ter uma lei para vilipêndio ao meu ver é bem inapropriado. Há outras formas melhores e mais morais de se reagir do que recorrendo à censura estatal.

E isso também não anula o fato de que o Porta dos Fundos é hipócrita. Adoram sim zoar o cristianismo, mas ficam putinhos quando alguém faz piadas sobre gays ou minorias em geral. Ou se pode zoar todos os lados, ou não se pode zoar nenhum.
Concordo quanto à hipocrisia deles. Aliás, a hipocrisia parece estar implantada na sociedade de uma forma assustadora nós últimos tempos... Se bem que isso não me surpreende: faz parte do ser humano ser hipócrita, em maior ou menor grau...

Quanto à decisão judicial, ela é provisória e aguarda julgamento do mérito.

"Na liminar, o desembargador defende que o direito à liberdade de expressão, imprensa e artística não é absoluto. E tratou a decisão como um recurso à cautela para acalmar os ânimos até que se julgue o mérito do caso.
Afirmou também que a suspensão é mais adequada e benéfica para a sociedade brasileira, de maioria cristã."

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-jane...do-porta-dos-fundos-seja-retirado-do-ar.ghtml

Eu espero que permitam o especial deles. Isso pode gerar um precedente perigoso. No mais, até a Netflix eu já boicotei, hehehehehehehe. Cancelei minha assinatura sem dó!
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/n...-porao-do-dops-no-carnaval-de-sao-paulo.ghtml
Justiça proíbe bloco Porão do Dops no carnaval de São Paulo
Desembargador determinou multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento e uso de polícia administrativa.

https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/justica-proibe-jogo-bully-no-rio-grande-do-sul/5368
Justiça proíbe jogo 'Bully' no Rio Grande do Sul


https://www.fnucut.org.br/justica-proibe-empresa-de-fazer-campanha-contra-contribuicao-sindical/
Justiça proíbe empresa de fazer campanha contra contribuição sindical



https://g1.globo.com/rj/rio-de-jane...eillon-de-copacabana-na-zona-sul-do-rio.ghtml
Justiça determina suspensão de show gospel em festa de réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio
Juíza atendeu pedido da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) e classificou apresentação como violação dos princípios de laicidade do Estado e da liberdade religiosa.


https://www.conjur.com.br/2019-mar-29/justica-proibe-comemoracao-55-anos-golpe-1964
Justiça proíbe comemorações dos 55 anos do golpe de 1964


Mas, mas, mas... Com Porta dos Fundos num pódi. Vamu nus unir pela liberdadi di espressaum

Ótimo apanhado. Tem uma porrada de coisa aí que nem eu sabia.

Mais que discorde de alguns dos temas em questão citados, eu sou contra a proibição dos mesmos.
 

Tyrael_

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.578
Reações
6.624
Pontos
1.349
Ótimo tópico e bem pensado pro momento exato. Que este seja um deleite em refrescar a cabeça de todos.


https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/n...-porao-do-dops-no-carnaval-de-sao-paulo.ghtml
Justiça proíbe bloco Porão do Dops no carnaval de São Paulo
Desembargador determinou multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento e uso de polícia administrativa.


https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/justica-proibe-jogo-bully-no-rio-grande-do-sul/5368
Justiça proíbe jogo 'Bully' no Rio Grande do Sul


https://www.fnucut.org.br/justica-proibe-empresa-de-fazer-campanha-contra-contribuicao-sindical/
Justiça proíbe empresa de fazer campanha contra contribuição sindical



https://g1.globo.com/rj/rio-de-jane...eillon-de-copacabana-na-zona-sul-do-rio.ghtml
Justiça determina suspensão de show gospel em festa de réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio
Juíza atendeu pedido da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) e classificou apresentação como violação dos princípios de laicidade do Estado e da liberdade religiosa.



https://www.conjur.com.br/2019-mar-29/justica-proibe-comemoracao-55-anos-golpe-1964
Justiça proíbe comemorações dos 55 anos do golpe de 1964


Mas, mas, mas... Com Porta dos Fundos num pódi. Vamu nus unir pela liberdadi di espressaum

Que mais posts como esse apareçam, minha memória é um lixo pra essas coisas :klol
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
O caso da Netflix foi uma reação jurídica atendendo a vontade da população, não se esqueça que o Brasil é uma democracia de maioria crista. O resto é choro.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Nojento!

O brasileiro é o ser mais hipócrita do planeta...

T+
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
Justiça determina suspensão de show gospel em festa de réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio
Juíza atendeu pedido da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) e classificou apresentação como violação dos princípios de laicidade do Estado e da liberdade religiosa.
não sou evangélico, mas justificar a censura de um evento RELIGIOSO baseando-se em LIBERDADE RELIGIOSA chega a ser insano. AHUAHUAHUAUHAUHAUHAUAH
 

Fhodasi

Bam-bam-bam
Mensagens
783
Reações
1.988
Pontos
233
NA MINHA OPINIÃO:
Igreja Ficou ofendida, contra o Porta dos Fundos ? Vai e processa sei la por que....
Agora Tirar do ar, é outros quinhentos!
Quando se fala em, a não pode zoar os gays, negros, etc...
Vocês podem, mas podem e devem ser processados ou na menor das hipóteses apanharem na rua por isso...
Lembrando que quando tu quer "direito" de fazer piadinha, com raça,etnia,religião ou orientação sexual de alguém, não te faz ser nada diferente do pessoal do porta dos fundos!
Então, no meu ponto de vista, se fez algo, alguém se ofendeu, processa ou chama pro x1!
agora o estado bloquear algo, isso ai que não pode acontecer, logo vai ser, feito com livros, filmes, jogos e musicas...
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
NA MINHA OPINIÃO:
Igreja Ficou ofendida, contra o Porta dos Fundos ? Vai e processa sei la por que....
Agora Tirar do ar, é outros quinhentos!
Quando se fala em, a não pode zoar os gays, negros, etc...
Vocês podem, mas podem e devem ser processados ou na menor das hipóteses apanharem na rua por isso...
Lembrando que quando tu quer "direito" de fazer piadinha, com raça,etnia,religião ou orientação sexual de alguém, não te faz ser nada diferente do pessoal do porta dos fundos!
Então, no meu ponto de vista, se fez algo, alguém se ofendeu, processa ou chama pro x1!
agora o estado bloquear algo, isso ai que não pode acontecer, logo vai ser, feito com livros, filmes, jogos e musicas...

Estado bloquear geralmente é algo consequente a processos.

Mas bom, pelo menos você tem ética e coerência ao nivelar tudo, e não querer privilegiar um grupo em detrimento de outros.
 

Fhodasi

Bam-bam-bam
Mensagens
783
Reações
1.988
Pontos
233
Estado bloquear geralmente é algo consequente a processos.

Mas bom, pelo menos você tem ética e coerência ao nivelar tudo, e não querer privilegiar um grupo em detrimento de outros.
Igual eu disse, quer fazer m****, faz! mas arca com as consequências...
Errado é o processo gerar um bloqueio, isso tinha que mudar, no caso para multas encima do valor gerado...
exemplo: netflix ganhou 10 reais com o bagulho la, 3 reais vai para doações para quem PRECISA...
 

Fhodasi

Bam-bam-bam
Mensagens
783
Reações
1.988
Pontos
233
Se eu postar nas redes sociais ou fixar num outdoor, uma montagem realista de Michele Bolsonaro nua sendo enrabada pelo Lula e mamando no Zé Dirceu, enquanto Bolsonaro faz necrofilia com dona Marisa - isso é liberdade de expressão ?
podia fazer pra gente ter noção desse experimento social kkkk
mas faz uma boa jogada de câmera, ver bolsonaro, lula,marisa e ze dirceu pelado me da gatilho....
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.870
Reações
53.145
Pontos
703
Engraçado que isso aqui a turminha do lacre do bem nao falou em censura, até apoiou.


https://jornaldebrasilia.com.br/wp-content/uploads/2019/05/bolsonaro-facada.jpg




Resultado de imagem para bolsonaro+adelio 3000 × 2000
 

Fhodasi

Bam-bam-bam
Mensagens
783
Reações
1.988
Pontos
233
Engraçado que isso aqui a turminha do lacre do bem nao falou em censura, até apoiou.
N entendi teu ponto ae, tipo censurar oq? a mídia fazer reportagens ? n entendi mesmo...
e é imprecionante, que mesmo em um tópico que não é sobre politica, sempre vem os fanboy...
no mais, como diz um grande filosofo: "de tanto falar m****, hoje a m**** sai pela bolsa".
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.870
Reações
53.145
Pontos
703
N entendi teu ponto ae, tipo censurar oq? a mídia fazer reportagens ? n entendi mesmo...
e é imprecionante, que mesmo em um tópico que não é sobre politica, sempre vem os fanboy...
no mais, como diz um grande filosofo: "de tanto falar m****, hoje a m**** sai pela bolsa".


ah é não é censura


foi uma TENTATIVA DE ASSASSINATO



Essa esquerda pacífica e democrática
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
O que acho curioso é que o próprio STF

STF censura sites e manda retirar matéria que liga Toffoli à Odebrecht
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator de inquérito que apura notícias fraudulentas, estipulou multa diária de R$ 100 mil. PF vai ouvir responsáveis do site 'O Antagonista' e da revista 'Crusoé', que publicaram documento que cita presidente do STF.

https://g1.globo.com/politica/notic...ar-materia-que-liga-toffoli-a-odebrecht.ghtml

Aí o Toffoli diz sobre esse lance do Porta dos Fundos

"a plenitude do exercício da liberdade de expressão como decorrência imanente da dignidade da pessoa humana"
"Não é de se supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede há mais de 2 (dois) mil anos, estando insculpida na crença da maioria dos cidadãos brasileiros"

Então se ele e a esposa não devem nada, não podem abalar suas crenças em si mesmos por causa de uma materiazinha de site.
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.809
Reações
14.706
Pontos
1.054
podia fazer pra gente ter noção desse experimento social kkkk
mas faz uma boa jogada de câmera, ver bolsonaro, lula,marisa e ze dirceu pelado me da gatilho....
seria atentado ao pudor , esse tipo de cena em lugar público com crianças podendo ver
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
Creio que não houve censura no caso deles. O que houve foi uma decisão judicial baseada na legislação vigente. Ou seja, os caras infringiram uma regra ao afrontar a religião com maior número de fiéis no país.
O que é "afrontar a religião" em uma sátira?

O que pode e o que não pode?

É impossível definir objetivamente isso.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
O que é "afrontar a religião" em uma sátira?

O que pode e o que não pode?

É impossível definir objetivamente isso.
Vamos tentar explicar meu ponto:

Uma piada geralmente é usada pra exagerar um determinado trejeito ou forma de falar de alguém ou generalizar algo de conhecimento comum. Quando fazem piadas com gays, por exemplo, eles são caricatos ao extremo, dentro de eventuais trejeitos e formas de falar dos homossexuais (não todos, obviamente).

Quando fazem piadas com loiras, mesma coisa. Exageram pra evidenciar algum trejeito, culminando na piada da loira burra, por exemplo.

Já, quanto a Jesus, o que sabemos é que ele não era homossexual. Sabemos também o que a bíblia diz sobre o assunto (daí é concordar ou não, o que já é outra discussão). Portanto, o motivo da ofensa foi esse.

Já disse e repito: NÃO concordo com a retirada do programa por via judicial. Isso abre um precedente perigoso (mesmo que eles já existam, como lá colegas trouxeram acima). Pra quem não concorda com isso, o melhor é o boicote.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Até descordo..

Antes o PDF era apenas ignorado, considerado um grupelho sem graça.

Agora ficou ignorado e odiado por boa parte do povo.
Sim. Eles assumiram o risco ao fazer isso. Mas o que fica é a audiência do programa. Mesmo que seja pra falar mal, o cara vai lá e assiste só pra saber do que se trata, causando um aumento no número de visualizações. Eu vi gente falando que ia ver o especial pra saber por que tanta polêmica...
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
Vamos tentar explicar meu ponto:

Uma piada geralmente é usada pra exagerar um determinado trejeito ou forma de falar de alguém ou generalizar algo de conhecimento comum. Quando fazem piadas com gays, por exemplo, eles são caricatos ao extremo, dentro de eventuais trejeitos e formas de falar dos homossexuais (não todos, obviamente).

Quando fazem piadas com loiras, mesma coisa. Exageram pra evidenciar algum trejeito, culminando na piada da loira burra, por exemplo.

Já, quanto a Jesus, o que sabemos é que ele não era homossexual. Sabemos também o que a bíblia diz sobre o assunto (daí é concordar ou não, o que já é outra discussão). Portanto, o motivo da ofensa foi esse.

Já disse e repito: NÃO concordo com a retirada do programa por via judicial. Isso abre um precedente perigoso (mesmo que eles já existam, como lá colegas trouxeram acima). Pra quem não concorda com isso, o melhor é o boicote.
Discordo porque não necessariamente piada é somente isso que você descreveu.

Além de que estamos falando de um filme, ou seja, a própria construção da história será feita com a intenção de ser engraçada. Terá elementos de exagero como você citou, mas também terá elementos novos.

A final, se só pudesse fazer do jeito que você falou, seriam sempre as mesmas piadas e histórias, como os seus exemplos.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Discordo porque não necessariamente piada é somente isso que você descreveu.

Além de que estamos falando de um filme, ou seja, a própria construção da história será feita com a intenção de ser engraçada. Terá elementos de exagero como você citou, mas também terá elementos novos.

A final, se só pudesse fazer do jeito que você falou, seriam sempre as mesmas piadas e histórias, como os seus exemplos.
De fato. Humor é bem mais amplo e não estou negando isso. Porém, o que eu quis dizer é que a decisão da justiça se baseou nessa premissa.
 
Topo Fundo