O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A decadência da indústria dos games coincidiu com o declínio da influência japonesa

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Não, próximo.

Muito pelo contrário...
Ou vc queria controlar adolescentes órfãs de mini saia lutando para salvar o mundo e um parente próximo (geralmente irmã) até hj?!?
Imagine jogar Doom Eternal com a Hatsune Miku...

As próprias cutscenes imensas são apenas uma evolução das CGs imensas que sempre existiram em jogos JP.

Vc deve estar preso numa bolha de nostalgia, isso sim.

Hmm, eu pagaria por um jogo assim :coolface.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
O OP Deve estar nas...
ATgAAACOyIqIOSGuei0K2QUJ0-mPtTXUrdv8cL5lFkhlDG84hKq8yAAGNL25VFRHG8KmQWDOsyvLCGjAUk2KnmOt6AtpAJtU9VCMGW4FTF7oysMUFhXDdsZEKxIBiQ.jpg
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.238
Reações
10.743
Pontos
753
Não vejo decadência da indústria, tem bons jogos saindo em diversos segmentos de produção (super pilhas, medianos, indies). Mas certamente vejo uma certa decadência de jogadores por aí. Única coisa que concordo é que tutoriais são um pé no saco. Ainda acho melhor aprender com a experimentação ou tendo de recorrer ao manual (que pode ser um tuto no menu).
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Caramba, metade dos postadores não entenderam o tópico.
É pq vc não foi muito claro, acho que que vc quis dizer que quanto menos influência japonesa tem determinado seguimento da indústria, mais decadente é.
Mas até o boom dos BatleRoyal são de influência oriental, como PUBG.
 


Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
A massificação da indústria trouxe mais malefícios do que benefícios para quem já era entusiasta, no momento que o video-game deixou de ser um hobbie do nerdão socialmente inapto e passou a incluir todo mundo, o tr00 gamer naturalmente passou para o segundo plano aos olhos dos criadores, independente do lado do mundo.

Mas isso não quer dizer que não haja mais conteúdo criativo ou inovador sendo desenvolvido, mas sim que o que era mais abundante no passado passou a ser um nicho hoje.
 

Ixchel

Veterano
Mensagens
378
Reações
817
Pontos
118
Estou falando em termos de qualidade & inventividade, obviamente -- já que a lucratividade está cada vez maior.

Até o início do século, game bom era game japa. Tanto que a gente ficava na maior expectativa até o jogo sair no Ocidente.

Hoje em dia, podem perceber, só se discute gráficos -- até porque, o resto é uma porcaria (modo"tutorial" pro casual player não se frustrar, cutscenes imensas, IA burra, etc).
Todo o jogo é feito pensando no lucro. Não existe almoço grátis.

Os jogos de antigamente podem ser facilmente jogados agora.

E muito jogo bonito atual cuja quantidade de vendas nem chega aos pés de Minecraft.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Acho que a maioria do pessoal ou não entendeu o que o OP expressou ou não leu e se focou somente no título.

Eu creio que eu entendi. Antigamente, os jogos japoneses eram a referência. Não quer dizer que não tenham jogos bons, tem e muitos e para todos os gostos. Persona 5, Final Fantasy VII, Nier, Resident Evil 2 e 3 Remake, todos jogos muito bons. Fora a tonelada de JRPG que sai anualmente.

Mas, tirando a From Software e o Hideo Kojima, qual estúdio japonês fez jogos que são referências?

Hoje, vemos mais isso em jogos ocidentais do que em japoneses. Acho que foi isso que o OP quis falar.
 

Disruptor

Habitué da casa
Mensagens
94
Reações
451
Pontos
73
A decadência da indústria dos games coincidiu com o declínio da influência japonesa
Não, porque a indústria não-japonesa produziu muita coisa boa e complementar, que não existia ou funcionava mal na oriental (jogos online em consoles, IPs exclusivas, melhora geral e massificação da tecnologia - principalmente para indies etc). Se fôssemos depender apenas dos japoneses, mal teríamos online, certas IPs e ainda estaríamos programando com kits de desenvolvimento baseadas em PCBs soltas dentro de uma caixa de papelão e manuais escritos em kanji.

A decadência da indústria dos games começou quando jogadores passaram a aceitar cânceres como DRM, DLC, season pass, microtransactions, jogos capados / bugados e "games as services" - tendo seu ápice nesse ano, com politização de LGBTQXYZ, BLM, cancelamentos e asneiras do tipo dentro dos jogos.

Tudo isso não passa de lixo, práticas anti-consumidor do mais alto nível. Agora, se o próprio consumidor não liga, bem.... aí está simplesmente pedindo pra ser emrabado.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.301
Reações
19.857
Pontos
803
Acho que a maioria do pessoal ou não entendeu o que o OP expressou ou não leu e se focou somente no título.

Eu creio que eu entendi. Antigamente, os jogos japoneses eram a referência. Não quer dizer que não tenham jogos bons, tem e muitos e para todos os gostos. Persona 5, Final Fantasy VII, Nier, Resident Evil 2 e 3 Remake, todos jogos muito bons. Fora a tonelada de JRPG que sai anualmente.

Mas, tirando a From Software e o Hideo Kojima, qual estúdio japonês fez jogos que são referências?

Hoje, vemos mais isso em jogos ocidentais do que em japoneses. Acho que foi isso que o OP quis falar.

Nintendo? Não é difícil encontrar desenvolvedores descrevendo que BOTW serviu de referencia pra eles ou fato de serem os produtos mais comprado todo natal.
 
Ultima Edição:

-Ale-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.054
Reações
1.386
Pontos
854
Não acho que a indústria está decadente, mas como alguém que prefere o estilo de game design dos japoneses, lamento muito o fato de ser notória diferença na quantidade de estúdios japas ainda fortes e ativos, antigamente quase todos os grandes lançamentos eram japas, agora só sobraram algumas poucas empresas que ainda fazem nossa alegria, como a Square, Capcom e a Nintendo, já que nem com a Konami podemos contar mais.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Pra mim a indústria de jogos está em ascensão ao infinito e além, tanto em quantidade como em qualidade e inovação, principalmente nesses dois últimos quesitos.
É um grande equívoco seu dizer que no início do século ninguém se importava com gráficos. Me lembro muito bem do visual dos games no PS2 elogiado constantemente pelo público e crítica. Me lembro também do século passado, onde os Donkey Kong tiveram o visual aclamado, além das constantes comparações gráficas entre os consoles de 16 bits.
Até mesmo nas revistas da época, quando era feita a avaliação de determinado game e dada uma nota, um dos quesitos era justamente os gráficos do jogo, além de jogabilidade, áudio e outros mais.

Acha mesmo que as pessoas de hoje se importam com gráficos? Veja então os games indies, feitos por pequenas desenvolvedoras e com baixo orçamento, que são sucesso absoluto entre os jogadores e crítica, disputando gosto e vendas com aqueles das grandes companhias, muitas vezes os desbancando.
Ou seja, vivemos numa época de ouro, a época em que gráficos menos importaram em toda a história.

Os games nunca foram tão bons quanto agora, todos os gêneros evoluíram.
Há desenvolvedoras de todos tamanhos e dos mais variados lugares do mundo fazendo games.
Se acha que os japoneses perderam a relevância de antes, cabe somente a eles investirem e trabalharem. A Capcom vai muito bem.
Nunca tivemos tantas plataformas no mercado: 3 marcas de consoles, pc, celulares, Atari e Neo Geo com conteúdo retrô...
Nunca os jogos foram tão baratos como agora, muitos deles até mesmo gratuitos e com modo online.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.238
Reações
10.743
Pontos
753
Sim, tecnologias digamos mais básicas, mas jogos antigos focavam em ter bons gráficos, seja na arte do jogo (personagens principalmente) como em alguns quesitos de cenas (Phantom Forest no FF6, cada FF inovava graficamente, buscando superar o antecessor). DK exemplificado também.
E falando em rpgs na verdade tem influência dos dois lados, rpgs surgiram no ocidente, que influenciou no Japão a criação do que chamamos de jrpg. Dragon Quest foi um marco no Japão, mas antes disso tinha a série Ultima que influenciou diretamente DQ e o início dos jrpgs assim como teve influência de Ultima nos arpgs (Xanadu por exemplo).
Elaborando um pouco mais no quesito de jogo ruim: sempre teve, e hoje tem muitos em destaque por aí, assim como uma infinidade de remasters e remakes de qualidade duvidosa. A culpa disto: jogadores que engolem qualquer porcaria e ficam clamando um remake a cada 2 anos ao invés de jogos novos (a indústria agradece, baixo custo e muito lucro). Mesmo assim joguei uma grande quantidade de jogos excelentes em todas gerações como jogador, por isto discordo que há decadência, como coloquei anteriormente.
 

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.352
Reações
14.717
Pontos
1.394
A decadência da indústria dos games coincidiu com você ficar mais velho
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.647
Pontos
453
Discordo, os melhores jogos na minha opinião continam sendo os japoneses, e foram vários nessa geração. Tem excessões, claro, studios da Sony e a rockstar são muito bons também. O resto é resto.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.946
Reações
14.488
Pontos
1.389
Muitos daqueles jogos japoneses que pagávamos o maior pau até meados dos anos 2000 eram produções de médio orçamento que as devs conseguiam bancar (ou serem bancadas).

A partir da geração PS360, com os games em HD, o custo de produção subiu muito. Então se tornou um investimento de alto risco.

Não é pra menos que muitas dessas softs ficaram desenvolvendo jogos para o Nintendo DS e Wii, com seus hards mais simples.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
a decadencia é progressiva e iniciou exatamente em 15 d enovembro de 2001, de lá para cá só bucha.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.858
Reações
62.933
Pontos
1.253
OP só disse verdades.
  • Entre os anos 80 e até meados de 2006 os jogos japoneses dominavam o mercado.Nessa época saíram grandes jogos ocidentais também, a maioria deles estão entre os melhores que a indústria ocidental já produziu, como Diablo, Doom, Thief, Starcraft, e Half-Life 2.

  • Na 7ª geração quando os japas caíram de qualidade, indústria ocidental ganhou força mas começou a introduzir um monte de práticas toscas (DLCs porcas e caras, jogo inacabado , etc.) e de forma geral acabou entrando em decadência na 8ª geração.

  • Agora a indústria japonesa está infinitamente acima da ocidental, jogos como Zelda Breath of the Wild, Bloodborne, Resident Evil 2 RE entre vários outros mostram o abismo de diferença que existe entre os mercados. Vamos ver se com o tempo a coisa muda de figura, quero jogos ocidentais voltando a ser fodas como eram na década de 90 ou início dos anos 2000.

  • Os únicos que fogem a essa regra são jogos indies.
Os lucros anuais das grandes discordam de vc
Tu só leu o título do tópico.
Primeira linha do texto é essa:

Estou falando em termos de qualidade & inventividade, obviamente -- já que a lucratividade está cada vez maior.
.
 
Ultima Edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.643
Reações
57.180
Pontos
1.003
OP só disse verdades.
  • Entre os anos 80 e até meados de 2006 os jogos japoneses dominavam o mercado.Nessa época saíram grandes jogos ocidentais também, a maioria deles estão entre os melhores que a indústria ocidental já produziu, como Diablo, Doom, Thief, Starcraft, e Half-Life 2.

  • Na 7ª geração quando os japas caíram de qualidade, indústria ocidental ganhou força mas começou a introduzir um monte de práticas toscas (DLCs porcas e caras, jogo inacabado , etc.) e de forma geral acabou entrando em decadência na 8ª geração.

  • Agora a indústria japonesa está infinitamente acima da ocidental, jogos como Zelda Breath of the Wild, Bloodborne, Resident Evil 2 RE entre vários outros mostram o abismo de diferença que existe entre os mercados. Vamos ver se com o tempo a coisa muda de figura, quero jogos ocidentais voltando a ser fodas como eram na década de 90 ou início dos anos 2000.

  • Os únicos que fogem a essa regra são jogos indies.
Tu só leu o título do tópico.
Primeira linha do texto é essa:

Ele editou.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
As vezes é necessário entender e vivenciar realidades diferentes para conseguir criar algo realmente que você fale: Uau!!!

Um exemplo disso foi o movimento Dogma 95 que quando lançou os filmes de dramas que seguiam a cartilha do movimento (não conseguiam seguir a risca), chegaram para os americanos e meio que disseram: "Vocês acham que sabem fazer filmes de drama? Sabem m**** nenhuma, tome isso aqui" E qualquer filme do movimento chutou forte qualquer filme de drama americano.

Sempre que vejo um filme de drama americano eu no fundo me decepciono - mesmo os mais indies- porque faltam-lhe ousadia para fazer algo que fuja da caixa.

Lars Von Trier foi um dos grandes desse movimento, e as pessoas têm repulsa pelos seus filmes porque eles são melhores, simples assim. Não é apenas chocar por chocar, é mostrar o nosso lado podre como ser humano. Se é para criança morrer de forma violenta no filme, isso vai acontecer, mas há um propósito para isso.

Pegue os filmes do iraniano Abbas Kiarostami que é de uma sensibilidade que nenhum filme americano consegue demostrar, mas você terá mais facilidade de assim o perceber se estiver também em alta sensibilidade. Há forma como ele criava diálogos em seus filmes era algo impressionante e belo. Cópia Fiel seria o melhor filme de introdução ao diretor.

Um exemplo disso é o filme The Florida Project. O filme é bom, mas parece que o diretor queria criar um outro filme e foi barrado pelo estúdio. Ou seja, mesmo sendo indie, há limitações expostas. Então o filme que eu imaginei que poderia ter sido feito não foi. Covardia pura, foram covardes e era para acabar de uma forma que fosse menos "certinha". Ridículos!!!! O mesmo aconteceu com "Her", outro filme que teve um final RIDÍCULO e ainda assim o filme foi muito elogiado pela crítica. Faltou coragem para dar um filme digno à obra.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.178
Reações
32.508
Pontos
1.629
As vezes é necessário entender e vivenciar realidades diferentes para conseguir criar algo realmente que você fale: Uau!!!

Um exemplo disso foi o movimento Dogma 95 que quando lançou os filmes de dramas que seguiam a cartilha do movimento (não conseguiam seguir a risca), chegaram para os americanos e meio que disseram: "Vocês acham que sabem fazer filmes de drama? Sabem m**** nenhuma, tome isso aqui" E qualquer filme do movimento chutou forte qualquer filme de drama americano.

Sempre que vejo um filme de drama americano eu no fundo me decepciono - mesmo os mais indies- porque faltam-lhe ousadia para fazer algo que fuja da caixa.

Lars Von Trier foi um dos grandes desse movimento, e as pessoas têm repulsa pelos seus filmes porque eles são melhores, simples assim. Não é apenas chocar por chocar, é mostrar o nosso lado podre como ser humano. Se é para criança morrer de forma violenta no filme, isso vai acontecer, mas há um propósito para isso.

Pegue os filmes do iraniano Abbas Kiarostami que é de uma sensibilidade que nenhum filme americano consegue demostrar, mas você terá mais facilidade de assim o perceber se estiver também em alta sensibilidade. Há forma como ele criava diálogos em seus filmes era algo impressionante e belo. Cópia Fiel seria o melhor filme de introdução ao diretor.

Um exemplo disso é o filme The Florida Project. O filme é bom, mas parece que o diretor queria criar um outro filme e foi barrado pelo estúdio. Ou seja, mesmo sendo indie, há limitações expostas. Então o filme que eu imaginei que poderia ter sido feito não foi. Covardia pura, foram covardes e era para acabar de uma forma que fosse menos "certinha". Ridículos!!!! O mesmo aconteceu com "Her", outro filme que teve um final RIDÍCULO e ainda assim o filme foi muito elogiado pela crítica. Faltou coragem para dar um filme digno à obra.
O final de Her foi bastante elogiado, inclusive gera uma reflexão do motivo pelo qual as AI's desaparecem.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.635
Pontos
1.344
Decadência da indústria?
Avisa as pessoas pra pararem de comprar consoles e pc pra jogos. Oq anda acontecendo é ao contrário atualmente. PC nunca teve tão forte, vendendo mais cyberpunk q nos consoles somados. Isso só mostra q as pessoas queriam algo top e compraram na pré venda. Pena q vejo cagado desse jeito!
 

multigamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.032
Reações
2.357
Pontos
713
Hoje em dia os jogos estão bem melhores que os antigos, geram mais lucros e vendem muito mais, nego velho só fica apegado ao saudosismo.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Os japas em termos de criatividade sempre estiveram na frente, sempre tenho mais expectativa por jogos japoneses.

O ocidente sempre foi amarrado, quando não amarrado apelando demais pra violência gratuita e caricata.
 
Topo Fundo