O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A decadência da Madhouse e o futuro das adaptações seinen

Thururuzao

Supra-sumo
Mensagens
346
Reações
582
Pontos
178
Estava dando uma olhada nos animes da temporada de agora(Janeiro) e dentre quase 50 animes, apenas 4 são seinen, sendo 3 de comédia e o outro um lixo qualquer feito em CGI de PS1.

E onde a Madhouse entra nessa história? Bem, dentre os grandes estúdios como Bones e Kyoto Animation, ela foi a que mais pegou projetos dessa demografia, produzindo assim vários seinens de alta qualidade como One Punch Man, Monster, Black Lagoon, Rainbow, Hellsing Ultimate, Gyakkou Burai e vários outros. Mesmo seus shonens recebiam um tratamento e direção mais adulto como o próprio Death Note e Claymore(esse eu assisti apenas o início do primeiro episódio e não me pareceu ser leve, mas posso estar enganado).
Entretanto, desde 2015 o estúdio vem sofrendo uma queda de qualidade e produtividade absurda, sendo Death Parade, Overlord e OPM suas últimas obras com uma boa parte técnica(detalhe que OPM é muito mérito do diretor que contratou muitos animadores freelancers). Comparando a 1º com a 3º temporada dá para perceber bem. Além disso, ano passado um dos animadores da empresa foi hospitalizado por colapso, e o mesmo afirmou ter feito 150 horas extras que foram desconsideradas pelo estúdio.

Vocês acham que algum estúdio suprirá esse nicho? Em termos de qualidade eu acho que o Mappa atualmente cobre bem o buraco deixado pelo MadHouse e eles já provaram serem capazes de fazer um bom seinen com Dorehedoro, resta saber se eles seguirão esta linha.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.146
Reações
44.362
Pontos
803
Volte a fazer temporadas de Hajime no Ippo, Madhouse. É só isso que te peço.
 


billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
One Punch Man não é seinen.

c***lho. Pensei que só eu estava louco lendo isso e vendo os primeiros posts sem ninguém corrigir.

Acho que um bom seinen que me surpreendeu ultimamente foi Vinland Saga.

Vinland Saga é um absurdo cara. Nem sei porque te surpreendeu tanto porque já se sabia que era foda.

Volte a fazer temporadas de Hajime no Ippo, Madhouse. É só isso que te peço.

Se for aquelaaaa Madhouse concordo, mas a decadente prefiro que não.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.517
Reações
27.343
Pontos
1.069
Vcs falam que a madhouse decaiu, quais foram os animes ruins deles nesses últimos anos ?

Acho que faz tempo que não vejo nada deles
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.146
Reações
44.362
Pontos
803
c***lho. Pensei que só eu estava louco lendo isso e vendo os primeiros posts sem ninguém corrigir.



Vinland Saga é um absurdo cara. Nem sei porque te surpreendeu tanto porque já se sabia que era foda.



Se for aquelaaaa Madhouse concordo, mas a decadente prefiro que não.

Eu não leio mangá, então sou 100% dependente do anime.

Na atual situação, aceito até a Toei ou o Pierrot se eles quiserem fazer.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu não leio mangá, então sou 100% dependente do anime.

Na atual situação, aceito até a Toei ou o Pierrot se eles quiserem fazer.

Eu também sou do mesmo time, mas sério um anime com boa qualidade faz um bem danado. Muito da ótima impressão das últimas temporadas de Hajime vem disso o mesmo pode ser dizer de Hunter x Hunter. Estúdio Pierrot até dá para tolerar, mas algo nível Toei acho que Hajime não merece nem nós por esperarmos tanto tempo entre as temporadas.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
Os últimos animes deles foram de 2017, de resto só trabalharam em conjunto com outras empresas em outros projetos, infelizmente eles tem problemas financeiros e provavelmente nunca vão se recuperar, mas é assim que as coisas são.

A gente tem vários anime seinen sendo publicados toda temporada, é bom lembrar que Shonen e Seinen são só indicações de demografia da revista onde são publicados, não é uma indicação padronizada de conteúdo, nem de grau de violência ou outros temas adultos, normalmente com mais utilização de kanji, mas não de forma padronizada.

One Punch Man é publicado em uma revista para demografia seinen, mas vários slice of life como Lucky Star ou K-ON também são.

Uma coisa sempre tem que ficar clara, se os editores ou o pessoal ainda mais de cima acreditar que uma obra tem potencial financeiro, eles vão publicar independente da demografia e isso inclusive vale para Yuri e Yaoi que estão aparecendo em revistas mainstrean porque tem muita light novel popular sendo adaptada em manga, tinha uma época que a Shonen Jump se dava ao luxo de dispensar projetos com essa premissa, o que resultou em obras como Shingeki no Kyojin nascendo em revistas da concorrência, hoje em dia que a publicação vem encontrando dificuldades em encontrar novas series, essa regra provavelmente não existe mais.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Toei tem dois extremos, você pega por exemplo Daí, tem um traço e uma animação maravilhosos.

Aí tu vê Digimon 2020 put* m****, put* preguiça dos animadores em fazer algo mais caprichoso. O 3 primeiros episódios foram simplesmente uma obra prima, depois virou um Power point as lutas.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.146
Reações
44.362
Pontos
803
Eu também sou do mesmo time, mas sério um anime com boa qualidade faz um bem danado. Muito da ótima impressão das últimas temporadas de Hajime vem disso o mesmo pode ser dizer de Hunter x Hunter. Estúdio Pierrot até dá para tolerar, mas algo nível Toei acho que Hajime não merece nem nós por esperarmos tanto tempo entre as temporadas.

O mais difícil é a incerteza quanto ao futuro do anime, não saber se algum dia haverá uma nova temporada ou não.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
O mais difícil é a incerteza quanto ao futuro do anime, não saber se algum dia haverá uma nova temporada ou não.

Acho que teremos sim. Algum dia sim. O problema de obras como Hajime é serem muito longas e sem previsão de final isso desestimula projetos animados para elas. Tenha certeza de que se Hajime tivesse um final a vista ou já tivesse encerrado teríamos um anime dele com toda certeza. O problema é que os caras ficam com o pé atrás de fazer temporadas de anime para obras que não tem fim e não possuem um apelo forte de público para sustentar o interesse na espera para um final.

É só ver como Inuyasha voltou para ter uma última temporada que ficou muito, muito boa. Shaman King está tendo uma temporada animada, Fly e etc. A única obra sem fim e cheia de incertezas que consegue receber projetos decentes de animação é Hunter x Hunter por causa da força de público que possui. Quem planeja uma animação sabe que terá uma audiência imensa para acompanhar independentemente do ponto que a obra esteja.
 
Ultima Edição:

MiraiShōnen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.601
Reações
2.372
Pontos
453
Última coisa da Madhouse entre aspas que eu vi foi Karakuri Circus que é de um ex produtor/diretor da Madhouse. Parte técnica ótima mas como adaptação pecou muito. Sobre a Madbouse, acho que já era, não existe mais aquela madhouse de antigamente, outros estúdios tomaram esse lugar há muito tempo como já citado aqui. Quanto aos animes seinen o futuro são adaptações pobres e com muito cgi já que o retorno não parece ser muito :kaperto
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Bem, tudo no final acaba sendo uma questão do mercado Japonês, se vinga lá sai coisa nova, se não vinga esquece. Sempre tem mercado pra Seinen porque de fato uma parte do pessoal mais adulto não vê Shonen de forma alguma (apesar que nesse caso eles vão ficar rodando em cima de Real Robots o tempo todo, enfim). Mas por ter vivido lá, é visível que tem um gap considerável de apelo entre os dois.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
Temporada passada

RE:Zero
Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. Kan
Monster Musume no Oishasan
Peter Grill and the Philosopher's Time
No Guns Life
Kingdom
Houkago Teibou Nisshi
Gal to Kyouryuu

Temporada atual

Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka
Higurashi no Naku Koro ni Gou
Kimi to Boku no Saigo no Senjou, Aruiwa Sekai ga Hajimaru Seisen
Golden Kamuy
Ikebukuro West Gate Park
Senyoku no Sigrdrifa
Dogeza de Tanondemita
Ochikobore Fruit Tart


Não são poucos animes baseados em obras seinen por temporada, lembrando que tem vários animes originais que provavelmente seriam publicados em revistas seinen, ou animes publicados para outros tipos de demografia (como yuri ou yaoi) que também provavelmente seriam publicados em revistas seinen se não fosse o caso.
 

Thururuzao

Supra-sumo
Mensagens
346
Reações
582
Pontos
178
Temporada passada

RE:Zero
Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. Kan
Monster Musume no Oishasan
Peter Grill and the Philosopher's Time
No Guns Life
Kingdom
Houkago Teibou Nisshi
Gal to Kyouryuu

Temporada atual

Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka
Higurashi no Naku Koro ni Gou
Kimi to Boku no Saigo no Senjou, Aruiwa Sekai ga Hajimaru Seisen
Golden Kamuy
Ikebukuro West Gate Park
Senyoku no Sigrdrifa
Dogeza de Tanondemita
Ochikobore Fruit Tart


Não são poucos animes baseados em obras seinen por temporada, lembrando que tem vários animes originais que provavelmente seriam publicados em revistas seinen, ou animes publicados para outros tipos de demografia (como yuri ou yaoi) que também provavelmente seriam publicados em revistas seinen se não fosse o caso.
Monster Musume, Peter Grill e esse Dogeza aí são ecchis pesadões e que ao meu ver tem como foco otaku adolescente que quer se aliviar, e são diferentes do Ishuzoku Reviewers(esse sim eu considero um seinen)
Re: Zero tem toda a sua trama psicológica que eu considero mais adulta, entretanto o universo bem como os próprios personagens são bem acessíveis ao público mais jovem,não sendo a toa todo seu sucesso
Dungeon ni Deai é um shonenzão padrão
Kimi to boku no Saigo é um Sword Art Online 2.0
Alguns dos que você citou eu não conhecia, pesquisei aqui e não me parecem se encaixar numa demografia mais velha, mas posso ter me equivocado.
Mas o meu ponto era com relação à qualidade que era oferecida pela Madhouse e que dificilmente se encontra nas adaptações dos seines mais novos. Kingdom pelo que eu sei só veio melhorar na 3º temporada e Golden Kamuy pelo que ouvi é apenas ok.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
Monster Musume, Peter Grill e esse Dogeza aí são ecchis pesadões e que ao meu ver tem como foco otaku adolescente que quer se aliviar, e são diferentes do Ishuzoku Reviewers(esse sim eu considero um seinen)
Re: Zero tem toda a sua trama psicológica que eu considero mais adulta, entretanto o universo bem como os próprios personagens são bem acessíveis ao público mais jovem,não sendo a toa todo seu sucesso
Dungeon ni Deai é um shonenzão padrão
Kimi to boku no Saigo é um Sword Art Online 2.0
Alguns dos que você citou eu não conhecia, pesquisei aqui e não me parecem se encaixar numa demografia mais velha, mas posso ter me equivocado.
Mas o meu ponto era com relação à qualidade que era oferecida pela Madhouse e que dificilmente se encontra nas adaptações dos seines mais novos. Kingdom pelo que eu sei só veio melhorar na 3º temporada e Golden Kamuy pelo que ouvi é apenas ok.

Todos eles ou são mangas originalmente publicados em revistas para demografia seinen, ou mangas adaptados de light novels para revistas que publicam material para demografias seinen, você pode observar que eu usei a palavra manga duas vezes, porque até mesmo essas definições não são tão comuns em outros materiais literários, algumas publicações de antologias de light novels por exemplo, apenas diferenciam o conteúdo entre masculino, feminino, yuri e yaoi, em termos de TV onde cada canal tem seus próprios horários, programações e limitações, definitivamente não fazem sentido.

São definições de mercado que nasceram para auxiliar venda e coleta de informações sobre o mercado, não são definições que nasceram para definir o conteúdo das histórias, inclusive limitações de conteúdo impostas pelo editorial da publicação variam muito mais entre publicações do que entre demografias, tem publicações seinen que não querem conteúdo ecchi e tem publicações shonen com uma dúzia de páginas com modelos reais de bikini entre os mangas publicados.

No final das contas, o mercado só tem uma regra absoluta, que é o dinheiro, se um slice of life como Lucky Star foi popular em uma revista seinen, qual possivelmente poderia ser o argumento de que ele não deveria estar em publicações de antologias seinen se o publico consumidor dessas revistas é objetivamente provado estar interessado nesse tipo de conteúdo? Do mesmo jeito que até definições demográficas são frágeis quando existe a possibilidade de um produto comercializado para crianças ser mais popular com adultos ou vice versa, ou um produto ser comercializado para homens e consumido por mulheres (algo que eventualmente aconteceu com o gênero de esportes que hoje em dia é muito mais focado no público feminino), do mesmo jeito que como eu disse acima, todos essas definições perdem o sentido quanto é financeiramente viável fugir delas.

Essas definições são falhas para definir conteúdo, tem um motivo porque todo site de busca de mangas tem 30 ou 40 tags diferentes e não só shonen, shojo, josei, seinen, yaoi, yuri e etc, inclusive aqui no ocidente nós criamos tags que não são utilizados no Japão, como por exemplo shoujo-ai e shounen-ai que servem para auxiliar o leitor que nessas obras existem "amizades" ou romances entre pessoas do mesmo sexo mas não de forma intima como yuri e yaoi.


Qualidade é algo relativo a vários fatores, as obras que vão para TV são aquelas com potencial comercial mais alto, baseado em métricas existentes, nem que seja só venda de light novels, a Madhouse aproveitou um momento de mercado onde tinham várias obras de um certo perfil disponíveis e fez o nome dela assim, mas o mercado mudou desde então.
 
Ultima Edição:

Leobs

Habitué da casa
Mensagens
74
Reações
162
Pontos
53
A antiga Madhouse se foi e dificilmente vai se recuperar. Felizmente temos bons estúdios como o Wit, Mappa e Production IG que estão nos entregando boas produções.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Também noto a ausência da Madhouse em animes de peso, como era praxe. Era meu estúdio preferido.

c
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Também noto a ausência da Madhouse em animes de peso, como era praxe. Era meu estúdio preferido.

c
A antiga Madhouse se foi e dificilmente vai se recuperar. Felizmente temos bons estúdios como o Wit, Mappa e Production IG que estão nos entregando boas produções.

É interessante notar como esse fade out da MadHouse foi acontecendo aos poucos, de forma que a gente só tá percebendo isso agora em 2021 por aí, quando praticamente não se tem mais nada animado do estúdio com destaque. Mas, olhando o retrospecto, é uma situação que vem desde 2014 mais ou menos, na medida que o Mappa e outros estúdios foram surgindo.

Acho que a 1ª temporada de One Punch Man em 2015/2016 foi o último fenômeno que a MadHouse conseguiu produzir, porque de resto, nunca mais teve nada parecido.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
641
Reações
942
Pontos
193
Não foi a Madhouse quem decaiu em One Punch Man, a série saiu da Madhouse e foi pra JC Staff da primeira pra segunda temporada, por isso caiu.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não foi a Madhouse quem decaiu em One Punch Man, a série saiu da Madhouse e foi pra JC Staff da primeira pra segunda temporada, por isso caiu.

Eu não falei da decadência de OPM, e sim da decadência da própria MadHouse. A 1ª temporada de OPM, independentemente da 2ª, foi o último fenômeno que o estúdio produziu.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu não falei da decadência de OPM, e sim da decadência da própria MadHouse. A 1ª temporada de OPM, independentemente da 2ª, foi o último fenômeno que o estúdio produziu.

Exato. Animação de OPM da primeira temporada foi o último grande trabalho da MadHouse que eu saiba.
 
Ultima Edição:

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
MadHouse tinha um débito enorme recorrente de várias decisões ruins ao longo da década, talvez se a era do streaming tivesse iniciado mais cedo ela teria segurado o tranco.
 
Topo Fundo