O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A E3 está perdendo relevância?

A E3 está perdendo relevância?


  • Total voters
    142

AlxFire

Bam-bam-bam
Mensagens
596
Reações
923
Pontos
293
O que ocorreu foi um mudança de perspectiva.

No passado E3 existia para informar, era lá que as empresas falavam sobre sua saúde financeira e informavam sobre seus lançamentos em uma época onde a informação era escassa. Como os jogos tinham tempo de produção bem mais curto, era possível começar a produção em um ano, apresentar o game na E3 e lançar antes do próximo evento.

Isso mudou hoje, ninguém precisa da E3 para informar na era da mídia social, se a M$ quiser lançar um console, ela não vai ficar uma hora falam do termos técnicos que quase ninguém entende, ela vai fazer um acordo com uma Digital Foundry da vida e destrinchar o hardware para um público muito maior, na E3 ela vai fazer um anúncio espalhafatoso e dizer quão for a o console é. Pode ver que nem os antigos slides financeiros, comuns a anos atrás, aparecem mais.

Hoje E3 é hype, é criar empolgação, não importa o que apresente, pode ser gameplay ou CG, se já foi anunciado ou não, o que importa é o show. Neste caso não ente muito na onda das críticas, internet é ruído, a reclamação só faz sentido quando é seguida de ação, não tem como dar valor quando o cara que reclama sempre volta no ano seguinte.

Estes leaks? A mesma coisa, você acha que se a Ubi quisesse esconder AC ela deixaria chaveirinho não mão de um aleatório por aí? Ela vazou o game para gerar ruído e atenção para seu anúncio na E3, tudo planejado e parte do show. Quando a galera quer esconder sai um Fallout 4, anunciado na E3 para sair no mesmo ano, onde nenhum rumor foi concreto o suficiente para tirar a surpresa da galera.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk

Concordo com essa mudança, mas acho que o principal elemento era a surpresa. Na minha opinião esses leaks sem muita informação gera muito hype, porque o pessoal vê um leak e fica imaginando um jogo dos sonhos, quando vem um vídeo de gameplay todo mundo cai matando por causa do próprio gameplay, downgrade...

São tantas feiras de games hoje em dia com tão poucos games, que chega a ser engraçado, quando em todas elas estão sendo mostrados os mesmos games.

De qualquer forma, ainda é relevante a E3, dá muita treta aqui no fórum :lolwtf
Você só quer saber das tretas né?! kkkkkkk

Nem sabia que isso gerava treta, entrei esse ano no forum e não tinha visto os tópicos do ano passado sobre a E3, me impressionei como o pessoal fica bravinho com uma pergunta...
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Concordo com essa mudança, mas acho que o principal elemento era a surpresa. Na minha opinião esses leaks sem muita informação gera muito hype, porque o pessoal vê um leak e fica imaginando um jogo dos sonhos, quando vem um vídeo de gameplay todo mundo cai matando por causa do próprio gameplay, downgrade...


Você só quer saber das tretas né?! kkkkkkk

Nem sabia que isso gerava treta, entrei esse ano no forum e não tinha visto os tópicos do ano passado sobre a E3, me impressionei como o pessoal fica bravinho com uma pergunta...

As tretas são as melhores coisas da E3 aqui na OS, a galera fica full pistola :lolwtf
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
A E3 ainda é relevante mas saiu de um show para acionistas para um evento de campanha publicitária, onde vendem uma imagem familiar e projetos que, se saírem, podem ser muito diferentes do demonstrado,. Aí vai a questão do quanto cada um se importa com isso considerando os gêneros em voga, eu estou com um pouco de dificuldade de me conectar as pretensões atuais.

Feliz ou infelizmente, a tendência é que nada permaneça o mesmo para sempre, a quem não agrada esta onda quem sabe a próxima seja mais relevante. Torço por isto.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Não creio que tenha perdido a relevância, prova disso é um tópico postado aqui mesmo, onde fala que as ações da Nintendo caíram de maneira considerável, por "não ter o que apresentar da E3" (entre outros).

O que acontece é que hoje existem outros eventos, então as divulgações ficam dividias ou repetitivas, dando esta ilusão de "pouca relevância".

T+
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.370
Reações
19.950
Pontos
1.434
Concordo com essa mudança, mas acho que o principal elemento era a surpresa. Na minha opinião esses leaks sem muita informação gera muito hype, porque o pessoal vê um leak e fica imaginando um jogo dos sonhos, quando vem um vídeo de gameplay todo mundo cai matando por causa do próprio gameplay, downgrade...

Mas se o pessoal não vê leak ficam fazendo listas mirabolantes, esperando uma apresentação cheia de games impossíveis e depois saem falando que a E3 foi uma b*sta porque não atingiram as expectativas irreais.

Isso faz parte do hype, assim como na internet todo mundo reclama, mas a ideia é fazer show mesmo. Pegue o exemplo de AC, deram aquela vazada no game, a galera já discute como é que o jogo vai ser, faz teorias e isso acaba gerando atenção e interesse na apresentação. No geral a galera se impressiona com a CG, depois, se o game for bom, se impressiona com o gameplay e o game vende como água, por mais que discutam sobre downgrade e coisas assim.

Eu acho que hypar faz parte e não entro nestas neuroses, estou ansioso pela E3 e, se rolar, vou ver o stream ao vivo e dar uma passada no fórum.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Pra mim tanto a geração passada quanto a atual estão cheias de jogos bons. Tanto AAA quanto indies.
Não digo que não existe, mas é bem diferente.
Tem vários jogos que me agradam e tenho expectativa de que vários outros ainda virão.

Geração anterior e a atual são bem mais retraídas pq ta todo mundo com medo de levar prejuízo em produção que se não vender pelo menos 1 milhão é "flop".
 


erinaldobte

Veterano
Mensagens
454
Reações
584
Pontos
128
Basta a Sony levar uma enrrabada que a E3 perde relevância

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk
 

Leon--FFVIII

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.699
Reações
6.284
Pontos
1.089
Tava lembrando da época em que o pessoal criava tópico no Cantinho todo ano pra postar fotos das garotas da E3... era cada rabo com calcinha/maiô cravado, só o fio... pqp, ótimos tempos. Saia até nas revistas de jogos (não os mais pesados).
Mas era coisa de 2001~2005, por volta disso, depois começaram a problematizar.
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.206
Reações
13.274
Pontos
1.379
Tava lembrando da época em que o pessoal criava tópico no Cantinho todo ano pra postar fotos das garotas da E3... era cada rabo com calcinha/maiô cravado, só o fio... pqp, ótimos tempos. Saia até nas revistas de jogos (não os mais pesados).
Mas era coisa de 2001~2005, por volta disso, depois começaram a problematizar.
É verdade. Tinha revista que fazia até poster e tinha concurso da gata da E3.
Bons tempos

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 

AlxFire

Bam-bam-bam
Mensagens
596
Reações
923
Pontos
293
Desenterrando o tópico...

Será que agora a que a Sony não vai apresentar nada na E3 perderá relevância? Refaço a pergunta porque o evento da muita visibilidade, será que a Sony não está interessada ou não tem nada para apresentar mesmo? Porque a última conferencia dela foi pífia...
 

Bat_The

Bam-bam-bam
Mensagens
1.064
Reações
1.175
Pontos
353
Acredito que agora como ele não é o único evento do gênero, é como o pessoal já citou, as desenvolvedoras tem sempre que guardar um "ás na manga" para os outros eventos.

Porém, a E3 continua sendo o mais importante e maior evento do gênero, ainda fico ansioso pela E3.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.222
Reações
46.737
Pontos
1.934
Sempre lançam o mesmo tipo de topico pré next gen

Essas e3 antes de um novo anuncio de consiles costumam ser meio mornas. Um ou outro jogo ainda dá um gás mas nunca como as e3 q apresentam novos vudeogames e jogos next gen
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
É como eu disse na segunda pagina deste tópico antes mesmo de rolar a e3 2018 da sony (e antes que a galerinha do mimimi venha falar "aiinn ele só tá falando isso porque a sony não vai ter conferencia em 2019").
Volto a repetir o que eu falei em 3 junho de 2018: E3 não é mais sombra do que já foi um dia.
Não deixa de ser um evento legal que trás hype(não correspondido), se fosse pra todo ano termos uma e3 pelo menos no nivel de 2015 tudo bem.. mas atualmente é só um amontoado de conversa jogada fora..
Inclusive eu já disse dezenas de vezes aqui no forum que uma que manda bem e (quase) nunca decepciona é a nintendo, justamente por ela fazer um compacto com o que interesse sem bla bla bla.
Se a sony fizer algo nos moldes das directs sem enrolação pros anúncios e sem conversa fiada já vai ficar bem melhor.
Porém creio que ela focará em eventos, porém eventos fora da e3 principalmente em 2019 (pra ter mais destaque sem precisar disputar atenção pra anunciar algo bombástico tipo um hardware novo). Porém, acho que em 2020 ela volta pra e3 pra programação normal.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.576
Reações
38.832
Pontos
2.069
Acho que a E3 tende a ser mais morna e sem graça nos últimos anos de uma geração, pois os anúncios de jogos diminuem e as empresas ainda não estão prontas para mostrar o novo hardware. Mas isso é normal, e quem acompanha a indústria há bastante tempo não estranha.

Porém, eu ainda acho que a relevância da E3 é muito grande. Não dá pra esquecer que o que definiu de vez essa geração, antes mesmo de iniciar, foi uma E3. E a de 2015, pra Sony, também teve um grande impacto positivo. Acredito que em 2020 teremos novamente uma E3 de peso, com anúncios de novos jogos para os novos consoles.
 

crei

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.651
Reações
2.483
Pontos
944
Não. E acho que deveria ter um dia todo só para a Devolver Digital

AggravatingJaggedArcticwolf-size_restricted.gif
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474
Me parece que é um evento ruim para ter todo ano.

Poderia ser de quatro em quatro anos, que nem Copa. Só interessa mesmo nesses momentos inter geracionais.
 

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.317
Reações
4.659
Pontos
944
Cara, são 3 pilares q sustentam essa feira, um saiu, se Nintendo ou MS forem fazer isso adeus e3, as 3 são maiores q ela.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Hoje em dia tem tanta feira de games, que a E3 acabou virando mais uma na multidão.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.214
Reações
17.180
Pontos
1.053
Sim, obviamente. Já não tinha a Nintendo e agora perde a Sony.
Isso sem contar que existem outros eventos como o TGA agora em dezembro.
onde nao tinha a nintendo?
a nintendo sempre fez apresentações e sempre esteve com stands.
a sony nem um videozinho
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.875
Reações
16.773
Pontos
503
Acho que os que sempre "compram" passagem de primeira classe no hype train, e que mais ficam ansiosos próximos do evento são os mesmos que estão dizendo que não é mais relevante só porque a Sony não vai... Mas né...
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.182
Reações
44.442
Pontos
803
A E3 passará a coexistir com outros eventos (a Nintendo deu o pontapé inicial com as suas Directs), mas penso que continuará sendo o grande momento da indústria do entretenimento eletrônico.
 

Nelci

Bam-bam-bam
Mensagens
1.358
Reações
978
Pontos
209
Depois da E3 desse ano com a Microsoft reduzindo a concorrência à poeira, é natural que não haveria mais espaço para mais ninguém.
A Microsoft estabelecerá o verdadeiro domínio e protagonismo daqui pra frente sem a arrogância e trazendo cada vez mais conteúdo e fortalecendo a divisão Xbox.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.749
Reações
14.409
Pontos
1.624
Eu gosto da E3. Mas se a Nintendo e a Sony não querem mostrar nada, paciência. Não estou ligando muito.

A verdade é que a E3 só serve pra ver quem "ganhou" a feira. E isso pode ser muito subjetivo. Na prática os resultados são diferentes.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.323
Reações
10.317
Pontos
503
Sem Nintendo e Sony agora caiu muito. Mas talvez ainda seja muito boa pras pequenas desenvolvedoras.
 

Homem da Lei

Bam-bam-bam
Mensagens
3.382
Reações
4.612
Pontos
349
Sony não tem dinheiro pra mais nada. Cancelou a PSX pq não tinha nada pra mostrar. Na E3 vem mostrando a mesma coisa faz 3 anos. Na última nem data de lançamento dos jogos anunciados deram.
Não é opção, é falta de conteúdo mesmo.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Sem Nintendo e Sony agora caiu muito. Mas talvez ainda seja muito boa pras pequenas desenvolvedoras.

Nintendo nunca abandonou a E3, os estandes dela estão sempre os maiores da feira.

O que ela fez foi substituir a conferência pré-E3 por um vídeo pré-gravado...
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.703
Reações
8.920
Pontos
1.209
O tempo mostra quem é quem

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Agora passou a ser irrelevante para aqueles que nos chamavam de xiitas. mesmo que muitos ja falavamos isso a anos
Sony não tem dinheiro pra mais nada. Cancelou a PSX pq não tinha nada pra mostrar. Na E3 vem mostrando a mesma coisa faz 3 anos. Na última nem data de lançamento dos jogos anunciados deram.
Não é opção, é falta de conteúdo mesmo.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
Verdade que pareçe que a maquina de fazer fumaça ta quebrada.
Nintendo nunca abandonou a E3, os estandes dela estão sempre os maiores da feira.

O que ela fez foi substituir a conferência pré-E3 por um vídeo pré-gravado...
E verdade a nintendo sempre esteve na feira so não faz mais a apresentação aõ vivo.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.323
Reações
10.317
Pontos
503
Nintendo nunca abandonou a E3, os estandes dela estão sempre os maiores da feira.

O que ela fez foi substituir a conferência pré-E3 por um vídeo pré-gravado...
Que é o que importa né. Ela deixou de fazer a única coisa que prestava na E3. Vou nem perder tempo em 2019, até pq já vazava tudo antes msm.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474
Não faz muita diferença uma conferência ser ao vivo. Não é show da sua banda favorita, não é competição de The Voice e nem é teatro. É só um monte de anúncios muito próximos uns dos outros.

Nas conferências de 2016 e 2017 da Sony teve poucos minutos de palco e muito mais vídeos de anúncios que são todos gravados.
 
Topo Fundo