O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A era de ouro dos jogos de luta

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Faz anos que não surge uma franquia original de luta
Mesmo as que sobreviveram estão ancoradas na nostalgia.

Mas acredito que o momento é favorável a jogos de luta. Melhor do que foi de 2000 a 2015.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.312
Reações
26.493
Pontos
1.359
Pessoalmente os jogos de luta 2d ainda duraram mais um pouco com o Guilty Gear XX de 2002, mas que é uma continuação do x de 2000

Agora se for pensar em fim de uma era a de ouro realmente acaba aqui

images


A falencia da SNK em 2001, quem viveu esse dia e curtia jogos de luta, foi um dia realmente de luto, eu abri a página da SNK umas 10 vezes incrédulo

Tínhamos 2 empresas focadas em jogos de luta, competindo quem fazia melhor, capcom e SNK, com a morte da SNK original em 2001 que era uma fábrica de jogos de luta, se encerrou o ciclo, a snk depois virou uma empresa completamente diferente fazendo KOFs somente bem ruins, e a capcom desistiu dos jogos de luta

Tem a próxima era com os jogos 3d, como tekken, virtual fighter, etc, mas podemos dizer que seria uma era de prata
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.688
Reações
22.768
Pontos
803
Acho q é unanimidade q kof 2002 encerrou a era dos games de lutas.
Depois disso lançou um ou outro jogo maneiro q virou nicho.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.206
Reações
42.078
Pontos
1.339
Apesar de ser um jogo muito amado. Acho que a Capcom deu provas de extremo cansaço e comodismo nesse jogo.

Misturou personagens com desenhos totalmente diferentes, os cenários tinham uma resolução, os bonecos outra....

Sinceramente parece um Mugen programado com melhores recursos.

O sprite da Morrigan é o mesmo do darkstalkers 1, o do Honda é copiado do Alpha 3,

Quando ficam ao lado dos personagens que foram desenhados para o jogo fica totalmente desproporcional

Isso só mostra que a era de ouro estava acabada há algum tempo.

Pra mim o que sepultou a década foi o lançamento do Garou pela Snk e do 3rd Impact pela Capcom.

Depois disso não houve mais nada relevante nos jogos de luta 2d.

Puts tenho mesma opinião. A arte era desconexa demais!
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.730
Reações
9.185
Pontos
1.084
Acho que o fim se deu com a morte da cultura dos fliperamas, os consoles estavam tirando a diferença na potência em hardware dos fliperamas, e gastar muito dinheiro com fichas já não estava valendo quando se podia comprar o jogo e jogar em casa.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.237
Reações
10.827
Pontos
1.034
Estava conversando com um amigo sobre a era de ouro dos jogos de luta, que ocorreu durante os anos 90. Houve consenso sobre o início em 1991, com o lançamento de SF2, onde se deu início ao extraordinário período de jogos de luta, com lançamento de muitos jogos e a deliciosa época dos fliperamas.

Mas em relação ao fim houve discordância, para o meu amigo o fim se deu com o lançamento de Capcom vs SNK 2 em 2001. Mas para mim a era de ouro terminou com o lançamento de KOF 2000, o último jogo da antiga e lendária SNK.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
Concordo plenamente, a era de ouro dos jogos de luta terminou com o fim da verdadeira SNK, no KOF 2000.
 


hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
Pra mim a melhor época foi os anos 2000 até 2004. KOF 2002, marvel vs capcom 2, CvS 2, guilty gear xx, tekken tag, virtua fighter 4 evolution e tekken 5, todas as séries mais famosas estavam no seu auge, era muito jogo bom.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.261
Reações
19.293
Pontos
1.469
Pra mim, a era de ouro é entre 91 e 98. Durante esse periodo, acho que60% a 70% dos jogos eram de qualidade. Sem falar que quando nasceram as grandes franquias da industria e alguns grandes jogos.

Nem conto Street Fighter, pq esse saiu em 87, mas de resto temos: Fatal Fury, World Heroes, Art of Fighting, King of Fighters, Mortal Kombat, X-Men, Marvel Super Heroes e série Vs da Capcom, Tekken, Virtua Fighter, Soul Calibur(edge).

Sem falar nos de menos destaque ou um pouco genéricos, mas muito bons:

A SNK soltando o Rage of The Dragons e Last Blade.

A Capcom com Cyberbots.

Muita coisa ai nasceu e morreu nos anos 90 ou no inicio do século, mas pra mim, serve pra mostrar que foi o melhor período, sem duvida.
 

LUCAS_PIRA

Bam-bam-bam
Mensagens
1.747
Reações
4.971
Pontos
453
Os jogos de luta foram perdendo importância junto com a decadência dos arcades/fliperamas, uma pena, era muito mais divertido jogar ao lado do adversário do que é hoje pela rede

os meus preferidos ainda são,na ordem: X-men vs Street Fighter, Marvel Vs Capcom 1 e Street Fighter III 3rd
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Apesar de ser um jogo muito amado. Acho que a Capcom deu provas de extremo cansaço e comodismo nesse jogo.

Misturou personagens com desenhos totalmente diferentes, os cenários tinham uma resolução, os bonecos outra....

Sinceramente parece um Mugen programado com melhores recursos.

O sprite da Morrigan é o mesmo do darkstalkers 1, o do Honda é copiado do Alpha 3,

Quando ficam ao lado dos personagens que foram desenhados para o jogo fica totalmente desproporcional

Isso só mostra que a era de ouro estava acabada há algum tempo.

Pra mim o que sepultou a década foi o lançamento do Garou pela Snk e do 3rd Impact pela Capcom.

Depois disso não houve mais nada relevante nos jogos de luta 2d.

Capcom Vs Snk 2 eu acho menos problematico que esse aqui.

 

paulinhopantoja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
145
Reações
337
Pontos
754
Muita gente tá sendo contaminada pela nostalgia em uma discussão que deveria ser mais técnica.
Não tem como comparar impacto cultural com constância de mercado.
  • SF2, MK impactaram ?? Claro, isso é indiscutível e nem deveriamos entrar no mérito dessa questão.
  • Jogos de luta eram a opção mais viável pra meter franquias de luta nos games? Claro né, jogo de xadrez do Dbz não iria ser lá muito interessante.
  • A cena era maior? Obvio que não, um boteco com dez malucos jogando em horário de aula passa a impressão falsa de que todo o mundo jogava jogos de luta mas não tem como comparar com o que temos hoje em dia. Campeonatos colossais com estruturas surreais pagando centenas de milhares de dólares em uma disputa de um jogo como SF5 que esta no mercado desde 2016 não é um bom indicio?
Nostalgia é uma parada perigosa pois distorce muito da realidade, é estamos ficando velhos...
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.688
Reações
22.768
Pontos
803
PODE ser. porem nos 90 existia todo um mercado de venda das maquinas com placas reais.
essas maquinas vendiam e davam lucro.
não acho q essa cultura pode ultrapassar a dos 90.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Depende. Qual a definição de "era de ouro" aqui?

Se for em relação ao número de jogos, variedades/novidades e etc, aí sem dúvidas são os anos 90. SF2 emplacou brutalmente e toda desenvolvedora queria emplacar o seu game também. O que tem de fighting game lançado nesse período é bizarro. E tem vários muito bons que não receberam devida atenção justamente por ser 1 entre outros 1000.

Agora se for em questão de qualidade, comunidade e etc, pra mim 2009 até mais ou menos 2015 foi muito mais forte nesse sentido. SF4 voltando com tudo, outros jogos ressuscitaram junto (MK, Marvel vs. Capcom 3, KOF13...) e novos surgiram, campeonatos streamados (EVO já bateu 100k views nas finais de Marvel e KOF), balanceamentos regulares, comunidade compartilhando informações e techs, online matching, etc. Nem se compara o engajamento que existiu nesse período comparado aos anos 90. Internet foi fator fundamental aqui.

2016 pra cá eu acho tá mais fraco, mas tá mais estável. Comunidade segue engajada, muitos campeonatos online por causa do COVID, muitos jogadores passaram a streamar também e o discord virou um bom lugar pra trocar informações em tempo real além de conseguir boas partidas.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
SFII e logo depois Mortal Kombat formaram o masterpiece dos jogos de luta dos anos 90, que se estendeu até o final da época, passando pelos jogos de PSX e claro Neo Geo.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.739
Reações
8.980
Pontos
753
Jogos de luta eram meu estilo preferido e o que mais jogava nos anos 90

Tanto que , apesar de ter tido um Snes e PS1 em casa eu passava mais tempo no fliperama do que com os video games

Frequentei de 91 a 99 o fliperama do Jaime que ficava a 20 metros de casa , fichas custavam 5 centavos e depois 10 centavos , eu frequentava de dia mas uma vez fui a noite escondido e era impressionante como também era lotado

Já levei tapa na cara de um cara de uns 20 anos por ter surrado ele no KOF 96 , eu com 12 anos na época. Já tive máquina desligada também por ter surrado um marmanjo no Marvel Super Heroes com o Spider man contra o Juggermaunt e uma vez tambem com uns 13 anos fui empurradoo ao chão e tive a maquina desligada depois de surrar um noia no Street Fighter vs Marvel ( o crossover mais balanceado de todos , pena que Marvel vs Capcom fez mais sucesso) , minha sorte foi que o Jaime interviu e expulsou o meliante do local se nao eu teria apanhado

Mas o dia mais esperado era o sábado, fliperama do Jaime bombava , vinham jogadores de outros fliperamas para os contras , era como se fosse um mini evento e o pau torava em The King of Fighters , muitas partidas disputadas de altíssimo nível

Outra coisa marcante era quando o Jaime anunciava que estaria para chegar um novo KOF , put* que pariu era uma ansiedade do caraio , chegava até sonhar com um novo The King , eu acompanhei e aproveitei o The King do 94 ao 99 , nao peguei o famoso 2002 pois já havia começado a trabalhar e ai meu tempo livre usava para jogar bola que era algo que sempre gostei mais do que video game e ir atrás de comer b*ceta

Não sou muito nostalgico , mas essa época para mim tem muito boas lembranças .

Lembro que na escola eu era conhecido como vício ( hoje em dia usam hardcore , mas os conceitos são diferentes , usam muito hardcore pra dizer quem joga muito mas na época usavam o termo viciado para aquele dotado de muita habilidadenos jogos) , tinha um fliperama ao lado da escolamas a porra da ficha custava 25 centavos , eu sóia lá quando alguns colegas e amigos pediam para ganhar de alguém da outra sala

E para fechar eu lembro a primeira vez quando fui em um fliperama , meu tio que era 7 anos mais velho do que eu me levou para jogar Strret Fighter 2 , aquilo era quase um sonho . Eu jogava em casa o Street fighter no Phantom System que só tinha 4 perde para escolher e ver o Street Fighter 2 foi surreal , acho que ali que começou a paixão pelos fliperamas

A cena de hoje em dia se profissionalizou com torneios mas os jogos de luta perderam muita relevância , no passado os jogos de luta eram o que os FPS e Battle Royale são hojes

Hoje temos que nos contentar com Street Fighter e KOF bem meia boca , feito sem nenhum esmero ou evolução consideravel a que essas séries lendárias merecem


Eu tenho 35 anos hoje , quem tem menos que 32 nunca irá entender essa magia dos gamesde luta dos anos 90. Isso vale também para quem jogava fliperama no Shopping , não tinha nada a ver com os fliperamas de bairro, era outro mundo
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.942
Pontos
1.253
Anos 90 com certeza.

Só de lembrar de Street Fighter Alpha 2 já correm lágrimas.
 
  • Curtir
Reações: sux

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
Agora é a era de ouro

Comunidade mais viva
Personagens convidados em N jogos ( Negan no tekken, Robocop no MK, 2B no SC (SC sempre convidou mas ok) Rash no Killer, Terry no Ex Layer )
Muito FG underground mas que são bons (skullgirls que o diga)
Animefighter

os 90 foram marcantes pelas maquinas arcades, mas num consenso geral, agora acredito ser a cena mais viva

Negativo a era de Ouro dos jogos de lutas foram os anos 90, 91_2000 pra ser mais exato, agora temos um renascimento , mas não o auge

os anos 90 foi a era de ouro porque muitas produtoras arriscaram fazer seus jogos de luta com grau variado de sucesso , não somente um punhado como hoje em dia
provavelmente tínhamos quase uma centena de games de luta nos anos 90 nem todos retornaram

Virtua Fighter não existe mais
a Capcom parou de produzir Rival School e outros games de lutas, sô focar somente no Street Fighter agora
Blood Roar não existe mais

Soul Calibur e próprio KOF ainda lutam para encontrar seu espaço no momento
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
É a era de ouro pra Arc Systems. As séries Guilty Gear e BlazBlue estão em alta na comunidade de FG.
 

Devilsamus DF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
774
Reações
1.401
Pontos
584
Jogos de luta eram meu estilo preferido e o que mais jogava nos anos 90

Tanto que , apesar de ter tido um Snes e PS1 em casa eu passava mais tempo no fliperama do que com os video games

Frequentei de 91 a 99 o fliperama do Jaime que ficava a 20 metros de casa , fichas custavam 5 centavos e depois 10 centavos , eu frequentava de dia mas uma vez fui a noite escondido e era impressionante como também era lotado

Já levei tapa na cara de um cara de uns 20 anos por ter surrado ele no KOF 96 , eu com 12 anos na época. Já tive máquina desligada também por ter surrado um marmanjo no Marvel Super Heroes com o Spider man contra o Juggermaunt e uma vez tambem com uns 13 anos fui empurradoo ao chão e tive a maquina desligada depois de surrar um noia no Street Fighter vs Marvel ( o crossover mais balanceado de todos , pena que Marvel vs Capcom fez mais sucesso) , minha sorte foi que o Jaime interviu e expulsou o meliante do local se nao eu teria apanhado

Mas o dia mais esperado era o sábado, fliperama do Jaime bombava , vinham jogadores de outros fliperamas para os contras , era como se fosse um mini evento e o pau torava em The King of Fighters , muitas partidas disputadas de altíssimo nível

Outra coisa marcante era quando o Jaime anunciava que estaria para chegar um novo KOF , put* que pariu era uma ansiedade do caraio , chegava até sonhar com um novo The King , eu acompanhei e aproveitei o The King do 94 ao 99 , nao peguei o famoso 2002 pois já havia começado a trabalhar e ai meu tempo livre usava para jogar bola que era algo que sempre gostei mais do que video game e ir atrás de comer b*ceta

Não sou muito nostalgico , mas essa época para mim tem muito boas lembranças .

Lembro que na escola eu era conhecido como vício ( hoje em dia usam hardcore , mas os conceitos são diferentes , usam muito hardcore pra dizer quem joga muito mas na época usavam o termo viciado para aquele dotado de muita habilidadenos jogos) , tinha um fliperama ao lado da escolamas a porra da ficha custava 25 centavos , eu sóia lá quando alguns colegas e amigos pediam para ganhar de alguém da outra sala

E para fechar eu lembro a primeira vez quando fui em um fliperama , meu tio que era 7 anos mais velho do que eu me levou para jogar Strret Fighter 2 , aquilo era quase um sonho . Eu jogava em casa o Street fighter no Phantom System que só tinha 4 perde para escolher e ver o Street Fighter 2 foi surreal , acho que ali que começou a paixão pelos fliperamas

A cena de hoje em dia se profissionalizou com torneios mas os jogos de luta perderam muita relevância , no passado os jogos de luta eram o que os FPS e Battle Royale são hojes

Hoje temos que nos contentar com Street Fighter e KOF bem meia boca , feito sem nenhum esmero ou evolução consideravel a que essas séries lendárias merecem


Eu tenho 35 anos hoje , quem tem menos que 32 nunca irá entender essa magia dos gamesde luta dos anos 90. Isso vale também para quem jogava fliperama no Shopping , não tinha nada a ver com os fliperamas de bairro, era outro mundo
Concordo com tudo, foi uma época inesquecível. E boa essa sua lembrança sobre os fliperamas de shopping, era um ambiente totalmente diferente aos fliperamas de bairro. E onde eu moro, os fliperamas de shopping tinham controles péssimos, eles não davam manutenção e cobravam bem mais caro. O pessoal que gostava de jogar nem cogitava ir nesses fliperamas.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.206
Reações
42.078
Pontos
1.339
Já levei tapa na cara de um cara de uns 20 anos por ter surrado ele no KOF 96 , eu com 12 anos na época. Já tive máquina desligada também por ter surrado um marmanjo no Marvel Super Heroes com o Spider man contra o Juggermaunt e uma vez tambem com uns 13 anos fui empurradoo ao chão e tive a maquina desligada depois de surrar um noia no Street Fighter vs Marvel ( o crossover mais balanceado de todos , pena que Marvel vs Capcom fez mais sucesso) , minha sorte foi que o Jaime interviu e expulsou o meliante do local se nao eu teria apanhado
Hahaha normal. Época onde formava o caráter !
Meu primo ficou zoando um cara mais velho alegando que não sabia jogar kof97 (e sabia pra caramba!). Ai derrotou o trio dele com apenas um boneco. Levou um tapa na cara que nunca mais foi jogar em fliperama kkkk
Uma epoca tbm fui arrumar treta com 2 juntos. Não bati mas tbm não apanhei ahahahah
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Em termos de popularidade / qualidade dos jogos, a década de 1990 foi indiscutivelmente a "Era de Ouro".

Mas hoje em dia temos jogos muito bons / ótimos e uma comunidade bastante ativa.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Está aí uma coisa que a SNK era muito melhor que a Capcom.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk

Não só em cenários mas em músicas tb....SNK pra mim tem os melhores temas de games de luta embora eu ame de paixão muitos dos da Capcom.....

Rhythmic Hallucination, Slum no. 5, Ketchaku, The Tengu Show, Diet, Geese ni Kissu, Trash Head, Bluefin Tuna......
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.278
Reações
3.057
Pontos
974
Postando para acompanhar e ler tudo depois.

Mas de saída concordo com quem postou que acabou com Garou e SF 3 Third.

Capcom vs SNK 2 foi uma aberração!
Enquanto o 1 era uma homenagem aos jogos de luta com suas músicas e cenários, esse aí era só um monte de lutadores de várias franquias se batendo em cenários genéricos com músicas pavorosas...:kpuke
Não consigo separar essas coisas, acho que elas compõem um bom jogo: música, cenários e elenco!
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
90´s foi golden era absoluta,mas hj temos bons jogos, EVO e online bom, pena que as inumeras DLCs frustem um pouco,mas houve uma evolução natural.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Engraçado que a galera que a discorda vem com uns papos no maior estilo "carteirada", falando de técnica, qualidade, quando é justamente o contrário. Falam sem ter vivido o que era para sair um parry no SF 3 estilo aquele clássico do Daigo contra pessoas que viveram as duas realidades.

O máximo que dá para dizer sobre os jogos da luta nos últimos tempos é que recuperaram um pouco do espaço perdido, mas longe de terem a relevância vista nos anos 90. Sou da opinião também que a era de ouro foi a década de 90, acabou em 99.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.206
Reações
42.078
Pontos
1.339
Para mim o que aconteceu foi que nos anos 90 os jogos de luta revolucionaram com SF, MK e Kof além de estabeleceram muitos parâmetros.
Hj o gênero ficou deixado de lado, assim como os jogos de briga de rua e de nave. O gênero existe e com melhorias mas a febre já passou.
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.278
Reações
3.057
Pontos
974
Engraçado que a galera que a discorda vem com uns papos no maior estilo "carteirada", falando de técnica, qualidade, quando é justamente o contrário. Falam sem ter vivido o que era para sair um parry no SF 3 estilo aquele clássico do Daigo contra pessoas que viveram as duas realidades.

O máximo que dá para dizer sobre os jogos da luta nos últimos tempos é que recuperaram um pouco do espaço perdido, mas longe de terem a relevância vista nos anos 90. Sou da opinião também que a era de ouro foi a década de 90, acabou em 99.


Sem contar que naquela época jogos de luta eram sinônimo de videogame!
Quase toda revista trazia algo na capa sobre jogos de luta.
Depois começou o boom dos jogos de tiro em primeira pessoa...
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.138
Reações
18.164
Pontos
753
Gostaria muito de uma nova versão de Project Justice (jogo injustamente esquecido).
Ou que ao menos seus principais personagens fossem incorporados a SF assim como acontecerá com a Akira.
Na verdade SF já é a KOF da Capcom.

 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Eu gosto dessa nostalgia da Os.
Eu realmente comecei a viciar em jogos de luta pelo Sf2 e Mortal 2. Joguei pra caramba.
Depois teve vários jogos que foram bons, jogos que na época com pirataria jogava muito, como os Kof, Marvel, Tekken, Cvsnk.
Pra mim essa época foi muito boa. Mas sinceramente muita coisa era só reciclada. Estava tudo meio morto ate Sf4 que ressucitou o gênero. E pra mim e outra era.
 
Topo Fundo