Quem está confundindo é você e não eu.
Jogo competitivo onde a competitividade e a qualidade aumentou... E estamos piores que antigamente ?
Se você comparar jogos como FIFA estamos piores, onde tem handicap e pay to win, já nos jogos de luta isso não existe.
Legal ter citado a "era de ouro do cinema americano" onde só tem um monte de velho querendo filme mudo e em preto e branco até hoje, só prova mais uma vez o meu argumento : É só nostalgia.
Segundo os velhos a era de ouro foi dos anos 20 aos anos 60 no cinema, eu tô vendo bastante gente aqui comentando desses filmes e quase não assistindo os filmes modernos né ?
Melhor o Godzilla vs Kong de 1900 e bolinha do que o atual né ? Melhor um filme dramático lá dos anos 20 do que um atual né ? Fala sério.
O mesmo acontece com os jogos, SF2 foi um marco, KoF também mas hoje temos coisas muito superiores e um cenário muito superior, eu joguei bastante esses jogos nos anos 90, comprei um retro-emulador para jogar e puts... Nem se compara com os jogos atuais, são superioes em tudo.
Já sobre o nível dos jogadores, bem... Você sempre vai ter os zé roela, mas como agora você tem partidas ranqueadas o zé roela ficará sempre nos elos inferiores.
Hoje com a internet você consegue ver o que outros jogadores fazem e aplicar no seu jogo para melhorar seu nível, descobrir novas técnicas e compartilhar para melhora o cenário cada vez mais.
Os jogos de luta são justos, MK11 e SFV são ótimos exemplos de jogos sem nenhum pay to win e que fizeram o cenário ainda melhor.
Nada da época do SF2 era superior ao SFV, nem o cenário, nem o jogo... Simplesmente nada.... SF2 foi a semente que deu origem ao que temos agora, a semente não é melhor que o fruto.
Tem muitos gêneros de jogos que perderam o capricho e o brilho, mas jogos de luta só evoluíram.
Nem vou perder meu tempo discutindo mais com quem não tira os óculos da nostalgia.
Sua opinião não bate com a realidade.
Jogos antigos são jogados até hoje no Fightcade e não são poucos que jogam.
Vários deles são bem equilibrados e possuem mecânicas mais sólidas até do que alguns jogos novos.
Por exemplo, eu canso de ver jogador reclamando das mecânicas de Street Fighter V, não importa a versão, porque a base do jogo não chega a ser tão boa assim (segundo os jogadores).
Agora por outro lado, eu vejo o Street Fighter 2 sendo relançado até hoje, com algumas mudanças aqui e ali, e ainda faz um sucesso relativamente bom.
Falando do jogo em si, é mais simples do que os atuais, porém é uma simplicidade que funciona muito bem, portanto não significa que é inferior a jogos atuais.
O Street Fighter 3rd Strike, jogo lançado a mais de 20 anos, teve uma participação na Evo Japan 2020, e até hoje é venerado por vários de seus jogadores porque possui uma mecânica muito sólida e atual, muitos inclusive o consideram superior a Street Fighter V.
O Samurai Shodown 2 é considerado até hoje um dos jogos com roster mais equilibrados e um dos gameplays mais técnicos já lançados no mercado.
Não tem uma cena tão boa porque é uma franquia que nunca teve tanto apelo quanto as outras (tanto que o Samurai 2019 tem uma base pequena de jogadores), mas aquele jogo permanece excelente até hoje.
Você disse que KOF 98 é quebrado por causa do Rugal.
Isso é apenas no single player, quando você vai lá enfrentar o chefão do jogo.
Jogos da SNK sempre foram roubados no single.
Mas não tem nada de "quebrado" quando tu vai pro multiplayer, seja online ou local.
Filmes como King Kong daquela era envelheceram mal pra c***lho por conta de efeitos especiais, porém vários filmes daquela época, como o Cidadão Kane, continuam sendo excelentes e não a toa são utilizados até hoje como exemplos para como se fazer um bom filme.
Não é pelo filme ser mudo ou mais simples e "bobo" que ele será inferior a filmes mais "complexos" e com efeitos especiais mais sofisticados.
Aliás, não sei porque trouxe esse péssimo exemplo à tona.
Filmes hollywoodianos entraram em decadência nessa última década, inúmeros deles com roteiros falhos, atuações ruins e personagens mal escritos, fotografia sem criatividade, dramas mal desenvolvidos, efeitos especiais utilizados da maneira errada, etc.
É só você ver que toda hora sai um remake ou Reboot, que na maioria das vezes falha miseravelmente ; a indústria não tem mais criatividade para ficar produzindo vários filmes originais de qualidade como antigamente.
E quem disse de rentabilidade ? A única coisa financeira que eu mencionei é que agora temos jogadores profissionais, só isso já aumenta e muito a competitividade, não tem nada a ver com o que eu falei...
Os jogos são superiores, existem meios de se corrigir os erros e sempre estão mudando o metagame para que os jogos continuem dinâmicos.
Não da para comparar os jogos de luta atuais com os antigos, são muito mas muito melhores mesmo em todos os aspectos, como eu falei acima: Antigamente o "circuito competitivo" era a galerinha de bairro, você tinha o melhor de cada fliperama, as vezes nem campeonato tinha, era só colocar a ficha e jogar, sem falar que era basicamente o jogador vs CPU enquanto hoje é tudo PvP o que é muito superior.
Ah sim, vamos colocar um esporte para comparar com jogos, porque é exatamente a mesma coisa né ?
Vamos fazer uma comparação :
Poder enfrentar os melhores jogadores : Jogos atuais
Ter erros e bugs corrigidos : Jogos atuais
Metagame sempre sendo alterado e adaptado para manter o jogo dinâmico : Jogos atuais
Visibilidade mundial e possibilidade de ser jogador profissional : Jogos atuais e TALVEZ alguns poucos jogos antigos.
Circuito extenso e competitivo onde você consegue provar suas habilidades : Jogos atuais
Cheiro de cigarro e cerveja : Jogos antigos
Se achar o melhor porque ganhou de 2 moleques no fliper local : Jogos antigos
Mas continua aí achando que aquele SF2 de rodoviária ou o KoF98 com o Rugal quebrado foi o suprassumo dos jogos.
Para poder enfrentar os melhores jogadores, você tem que subir até chegar num ranking compatível com o deles.
Da mesma forma que pra entrar num campeonato das antigas, você tinha que ser tão bom ou melhor do que eles.
Hoje em dia é verdade que podem corrigir erros com atualizações.
E é exatamente por esse motivo que quando eles lançavam os jogos de luta, eles tinham que acertar no lançamento, caso contrário precisavam gastar mais tempo e dinheiro desenvolvendo um jogo novo pra lançar no mercado.
Bônus: lista dos jogos de luta favoritos do "Saudosista" Justin Wong
Olha só esse óculos da nostalgia do Daigo Umehara, como pode ele dizer que Street Fighter Alpha 3 tem o melhor sistema de combate já lançado?