O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A era de ouro dos jogos de luta

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.241
Reações
33.531
Pontos
1.399
O que me salta os olhos é o baixo orçamento em franquias grandes como Street Fighter, Tekken, Samurai Shodown ou KOF. Games que eram graficamente vanguardistas hoje parece que poderiam ser lançados no PS3 com alguns ajustes... A parte sonora foi ladeira abaixo; SF V é particulamente o pior de todos nesse quesito, sendo que Tekken e Guilty Gear mantiveram suas características nesse ponto.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Gostaria muito de uma nova versão de Project Justice (jogo injustamente esquecido).
Ou que ao menos seus principais personagens fossem incorporados a SF assim como acontecerá com a Akira.
Na verdade SF já é a KOF da Capcom.


Escorreu uma lágrima de saudade aqui de ver a Akira :ksnif
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.799
Pontos
353
Pra mim essa "era de ouro" está muito ligada aos arcades. Com a queda dos arcades a enxurrada de jogos de luta bons meio que deu uma freada em favor de outros gêneros mais voltados pra consoles. Não que não existam excelentes jogos de luta hoje em dia, claro que tem, mas não tanto quanto nos anos 90.

E seguindo esse raciocínio, acho que essa era acabou com o lançamento do Dreamcast, onde os consoles ficaram tão poderosos quanto os arcades (lembrando que o Dreamcast foi todo baseado na Sega Naomi, que era uma senhora de uma placa pra época).

E quando ela começou? Eu concordo que foi com o lançamento de SF2. Aquilo foi um hit como poucas vezes se repetiu.
 

SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.840
Reações
3.091
Pontos
453
Tenho ctz q a Época de Ouro são os dias atuais.

Tirando 2020 e 21, anos de Pandemia, tinha torneio de jogos de luta quase todo fim de semana, torneios grandes, espalhados pelo mundo.

Também acho q a internet de maior qualidade atraiu um grande público pra games de luta. Vc joga da sua casa com caras q estão em outro Continente. E joga com qualidade.
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.287
Reações
3.087
Pontos
974
Gostaria muito de uma nova versão de Project Justice (jogo injustamente esquecido).
Ou que ao menos seus principais personagens fossem incorporados a SF assim como acontecerá com a Akira.
Na verdade SF já é a KOF da Capcom.




Reza a lenda que a Capcom não relança as versões originais por problemas com direitos autorais dos dubladores e das músicas... :ksnif
 


sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.582
Pontos
1.553
Reza a lenda que a Capcom não relança as versões originais por problemas com direitos autorais dos dubladores e das músicas... :ksnif
entao em vez de lançar um jogo novo, fica pingando DLC e enterrando a franquia de vez
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.287
Reações
3.087
Pontos
974
Li tudo até aqui.

Percebi que o pessoal está se confundindo um pouco...

A era de ouro dos jogos de luta começa com SF2 (1991) e vai até os anos 2000, com a falência da SNK.
É a era de ouro porque tínhamos MUITOS jogos de luta e basicamente era apenas esse gênero que trazia disputas e competições entre os jogadores.
Mesmo sem saber jogar, o cara ia lá comprar ficha para tirar um contra, hoje em dia os moleques só falam que não gostam desse jogos para não perder...:kkk
Claro que a pessoa tem o direito de não gostar, mas o ponto é que é outra geração, que não admite a derrota, faz birra, faz biquinho, etc.

Quero ressaltar que KOF 2002 foi um ponto fora da curva após o fim da era de ouro! Lembrando que a versão original tem poucas músicas (a maioria reaproveitada) e poucos cenários.

Em 2000, último ano de ouro, lançaram, para citar alguns:
Capcom VS SNK
Dead or Alive 2: Hardcore
Guilty Gear X
King of Fighters 2000
Last Blade: Beyond The Destiny
Marvel VS Capcom 2
Power Stone 2
Project Justice: Rival Schools 2
Street Fighter EX3

Daí o pessoal confunde as coisas com relação aos campeonatos e a comunidade de hoje em dia, que realmente não se compara com a era de ouro dos jogos.

Depois disso tivemos MUITOS jogos de luta bons (Tekken 3, Soul Calibur 2, Tatsunoko vs Capcom, Virtua Figher 5, Guilty Gear XX), mas não tem comparação com o período 91-2000 em que tínhamos uma variedade GIGANTESCA de jogos de luta.
 

SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.840
Reações
3.091
Pontos
453
Li tudo até aqui.

Percebi que o pessoal está se confundindo um pouco...

A era de ouro dos jogos de luta começa com SF2 (1991) e vai até os anos 2000, com a falência da SNK.
É a era de ouro porque tínhamos MUITOS jogos de luta e basicamente era apenas esse gênero que trazia disputas e competições entre os jogadores.
Mesmo sem saber jogar, o cara ia lá comprar ficha para tirar um contra, hoje em dia os moleques só falam que não gostam desse jogos para não perder...:kkk
Claro que a pessoa tem o direito de não gostar, mas o ponto é que é outra geração, que não admite a derrota, faz birra, faz biquinho, etc.

Quero ressaltar que KOF 2002 foi um ponto fora da curva após o fim da era de ouro! Lembrando que a versão original tem poucas músicas (a maioria reaproveitada) e poucos cenários.

Em 2000, último ano de ouro, lançaram, para citar alguns:
Capcom VS SNK
Dead or Alive 2: Hardcore
Guilty Gear X
King of Fighters 2000
Last Blade: Beyond The Destiny
Marvel VS Capcom 2
Power Stone 2
Project Justice: Rival Schools 2
Street Fighter EX3

Daí o pessoal confunde as coisas com relação aos campeonatos e a comunidade de hoje em dia, que realmente não se compara com a era de ouro dos jogos.

Depois disso tivemos MUITOS jogos de luta bons (Tekken 3, Soul Calibur 2, Tatsunoko vs Capcom, Virtua Figher 5, Guilty Gear XX), mas não tem comparação com o período 91-2000 em que tínhamos uma variedade GIGANTESCA de jogos de luta.

Não.

Ninguém está confundindo nada aqui.

Vc acha , como a grande maioria, q os anos 90 foram a Época de Ouro. Ok. Sua opinião.

Outros, como eu, acham q é agora.

Simples.

Não tem confusão nehuma.... quem tá confundindo aqui e querendo menosprezar opinião alheia dando uma de "entendedor superior" é vc.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
É só acabar com os argumentos, q começam as ofensas.

Típico.

:viraolho

E quais são então seus argumentos para dizer q época de ouro é hoje? Cite..... não ganha em variedade, época de 90 tb tinham competições/torneios no Japão e EUA em Arcades, a maioria dos grandes jogos de luta são daquela época.... então fale aí...seus argumentos.... internet? Vc quer comparar internet de hoje com anos 90?
 

:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.468
Reações
18.545
Pontos
503
Sou muito mais a epoca dos jogos de luta na era Dreamcast e PS2.

Na minha opiniao foi onde jogos de luta 2D e 3D alcançaram o ápice.
 

SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.840
Reações
3.091
Pontos
453
Minha nossa...

Esses daí são aqueles tipinhos q vão no Facebook, colocam um foto cheia de velharia e escrevem:

"Se vc viveu isso, vc teve infância de verdade"

"Se vc sabe o q é isso, Parabéns!!! Vc viveu a melhor época"

E assim vai....

São sempre os melhores.... na vida virtual....

:viraolho
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.221
Reações
10.712
Pontos
753
Tenho uma opinião diferente. Esses últimos anos foram ótimos, talvez melhor que qualquer ano anterior pra jogos de luta.

Temos SFV, Tekken 7, MKXI, Guilty Gear, Dragon Ball, Samurai, e muitos outros.

Se deixar a nostalgia de lado, verá que muitos desses jogos são tecnicamente superiores aos antigos, e só pecam por conta da máfia do DLC, que antigamente ou lançavam outro jogo mais completo ou os personagens eram desbloqueáveis jogando - o que sinto falta.
Concordo plenamente. KoF 14 é ótimo por exemplo, temos jogos obscuros como Melty Blood excelentes, Guilty Gear e tantos outros, Tekken e SC6, infelizmente DLCs deixam a experiência aquém. Mas tirando este fato, jogos excelentes com ótima jogabilidade. MK9 mesmo achei um excelente game.
Pessoal fica só na nostalgia, mas estamos em uma era que tem muito conteúdo bom, seja de séries antigas ou desconhecidas.
 

SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.840
Reações
3.091
Pontos
453
Concordo plenamente. KoF 14 é ótimo por exemplo, temos jogos obscuros como Melty Blood excelentes, Guilty Gear e tantos outros, Tekken e SC6, infelizmente DLCs deixam a experiência aquém. Mas tirando este fato, jogos excelentes com ótima jogabilidade. MK9 mesmo achei um excelente game.
Pessoal fica só na nostalgia, mas estamos em uma era que tem muito conteúdo bom, seja de séries antigas ou desconhecidas.
Cuidado.

Vão falar q vc tem 15 anos ou usa drogas, pq não tem a msm visão deles...
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Concordo plenamente. KoF 14 é ótimo por exemplo, temos jogos obscuros como Melty Blood excelentes, Guilty Gear e tantos outros, Tekken e SC6, infelizmente DLCs deixam a experiência aquém. Mas tirando este fato, jogos excelentes com ótima jogabilidade. MK9 mesmo achei um excelente game.
Pessoal fica só na nostalgia, mas estamos em uma era que tem muito conteúdo bom, seja de séries antigas ou desconhecidas.

Mas ninguém está falando q atualmente não tem jogo de luta bom, o tema de tópico é época de ouro, jogos de luta bom em quase todas as gerações teve agora pega uma década melhor em qualidade+variedade+diversão (multiplayer local).....torneios sempre tiveram desde os anos 90, se não tinhamos internet e o Marketing de uma EVO de hoje em dia são outros 500......

Fala uma décaca com mais variedades q a de 90..... óbvio que existem games de luta excelentes hoje mas era de ouro? só por causa de internet e torneios transmitidos pela internet?

Torneios teve aos montes nos anos 90 em uma época q se limitava mais ao Japão e EUA mas sempre existiram e óbvio que o Marketing não pode ser comparada com uma EVO de hoje em dia, são outros tempos.




 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.221
Reações
10.712
Pontos
753
Sim, e exatamente, acho que pela variedade e opções que temos, hoje estamos melhor que nunca. Além de termos evoluções tecnológicas nos jogos. Jogabilidade de um Tekken 7 é superior ao de um Tekken 3 por exemplo (por mais que eu adore T3). Power Instinct nasceu nos anos 90, teve excelentes jogos a partir do Matrimelee de 2003, um jogo não tão comentado mas que é uma obra do gênero, junto com Melty Blood (que deve ser deste período também). Nos jogos 2D não necessariamente evolução tecnológica mid-1990 influencia tanto, agora 3D sim.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Sim, e exatamente, acho que pela variedade e opções que temos, hoje estamos melhor que nunca. Além de termos evoluções tecnológicas nos jogos. Jogabilidade de um Tekken 7 é superior ao de um Tekken 3 por exemplo (por mais que eu adore T3). Power Instinct nasceu nos anos 90, teve excelentes jogos a partir do Matrimelee de 2003, um jogo não tão comentado mas que é uma obra do gênero, junto com Melty Blood (que deve ser deste período também). Nos jogos 2D não necessariamente evolução tecnológica mid-1990 influencia tanto.

Cadê Fatal Fury? World Heroes? Darkstalkers? Savage Reign/Kizuna? Art of Fighting? Last Blade?
 

jor28001

Habitué da casa
Mensagens
88
Reações
128
Pontos
53
Tenho uma opinião diferente. Esses últimos anos foram ótimos, talvez melhor que qualquer ano anterior pra jogos de luta.

Temos SFV, Tekken 7, MKXI, Guilty Gear, Dragon Ball, Samurai, e muitos outros.

Se deixar a nostalgia de lado, verá que muitos desses jogos são tecnicamente superiores aos antigos, e só pecam por conta da máfia do DLC, que antigamente ou lançavam outro jogo mais completo ou os personagens eram desbloqueáveis jogando - o que sinto falta.
Tecnicamente sim são superiores, mas hoje já não chamam a atenção como antigamente.
Tínhamos os arcades e ficávamos sonhando com uma versão caseira ,são outros tempos agora.

Enviado de meu moto e6s usando o Tapatalk
 

Devilsamus DF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
782
Reações
1.407
Pontos
584
Só lembrando que a EVO foi criada em 1996.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Só lembrando que a EVO foi criada em 1996.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk

Pois é, mas alguns querem vomitar que hoje é melhor só pq obviamente os torneios de luta de hoje são mais populares....isso é óbvio....até o zézinho q mora no fim do mundo tendo internet pode assistir uma EVO hoje, década de 90 internet era jurássica e por isso não tinhamos esse Marketing e visão de hoje em dia.

Muitas séries nasceram nos anos 90 e nem existem mais, vide Power Stone tb.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.221
Reações
10.712
Pontos
753
Eu nem ligo para torneios, nem antes nem agora.
Da SNK confesso que só jogo poucos jogos, Samurai Shodown é o que mais joguei dela. SNK produzia muitos jogos, mas hoje temos Arc System e muitas outras players no mercado. Antigamente era MK, Street Fighter e SNK, depois entrou Tekken como popular, com um ou outro outsider como Killer Instinct.
Acho que na época fliperamas e locadoras ajudavam na popularidade desses jogos, mas é um gênero que continua a existir forte, apenas SNK diminuiu bastante ritmo, para quem era fã da empresa ok, ela produz menos mesmo, mas não quer dizer que por isto antigamente era melhor. Eu como quem jogava muito jogo de luta antigamente (ainda mais que atualmente), mantenho a opinião, temos mais opções.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Tecnicamente sim são superiores, mas hoje já não chamam a atenção como antigamente.
Tínhamos os arcades e ficávamos sonhando com uma versão caseira ,são outros tempos agora.

Enviado de meu moto e6s usando o Tapatalk
Claro que chama atenção, ainda mais com o e-sports. São melhores e são em grande quantidade.

O que você está dizendo então é que a era de ouro era um hype ou um sonho. Nisso não concordo.

A única coisa que concordo lendo o tópico é que a SNK é só uma sombra do que era antigamente. Mas os jogos de luta não se resume só a SNK e apesar disso ela até acertou com Samurai e KoFXV não parece ser tão ruim. Já as outras empresas só estão emplacando lançamentos um melhor que o outro.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Claro que chama atenção, ainda mais com o e-sports. São melhores e são em grande quantidade.

O que você está dizendo então é que a era de ouro era um hype ou um sonho. Nisso não concordo.

A única coisa que concordo lendo o tópico é que a SNK é só uma sombra do que era antigamente. Mas os jogos de luta não se resume só a SNK e apesar disso ela até acertou com Samurai e KoFXV não parece ser tão ruim. Já as outras empresas só estão emplacando lançamentos um melhor que o outro.

Cadê Darkstalkers e Power Stone da Capcom?
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.287
Reações
3.087
Pontos
974
Rapaz...

Gente, não tem dúvida quanto a era de ouro dos jogos de luta, a questão é só saber se acabe em 2000 ou 2002.

Não estou com tempo e paciência para fazer levantamento de dados, mas duvido que os últimos 5 anos tenham tido o mesmo número de jogos que em um ano de 93 a 2000.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Cadê Darkstalkers e Power Stone da Capcom?
Sinceramente eram séries medianas já naquela época. Ficavam na sombra do SF ou Tekken (e esses estão tecnicamente muito superiores hoje). De qualquer forma naquela época não tinha os jogos da Arc System fazendo sucesso igual hoje.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Sinceramente eram séries medianas já naquela época. Ficavam na sombra do SF ou Tekken (e esses estão tecnicamente muito superiores hoje). De qualquer forma naquela época não tinha os jogos da Arc System fazendo sucesso igual hoje.

Darkstalkers mediano? Morrigan está aí até hoje em outros jogos, até em RPG (Cross Edge) ela participou lol Darkstalkers nos ano 90 foi um marco nos Arcades pelos gráficos q eram muito superior a Street Fighter.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
A era de ouro é agora, pelo simples fato de que vc não é obrigado a ficar com um jogo bugado e desbalanceado a vida toda, hoje em dia é só lançar um patch pra corrigir eventuais bugs e também eventuais balanceamentos de personagens, quer coisa melhor que isso?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Darkstalkers mediano? Morrigan está aí até hoje em outros jogos, até em RPG (Cross Edge) ela participou lol Darkstalkers nos ano 90 foi um marco nos Arcades pelos gráficos q eram muito superior a Street Fighter.
Sim era. Uma série de nicho, por isso você não vê hoje. Basta ver as vendas e comparar com as outras grandes franquias.

Eu gostava, bastante até, mas querendo ou não essa era a realidade.
 
Topo Fundo