O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


-

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Priorizam porque ganham títulos, uai. Tem que agradecer os caras. Felipão deu várias alegrias aos times brasileiros que comandou e também a nação brasileira.

Tirando o Ferguson, nenhum técnico fica a vida toda em um clube, nem os que jogam para frente. Ficam enquanto ganham.

Eu prefiro o penta do Felipão do que a seleção do telê

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Sim, ganham. Mas essa mentalidade resultadista, que trouxe um remendo muito mal feito do futebol europeu, está sendo um dos fatores do declínio da nossa qualidade de jogo. Devemos refletir quanto a isso e pensar nas consequências dessa mentalidade a longo prazo que já estamos sentindo os efeitos.


Futebol é isso, é resultado. Brasil é penta e os dois últimos títulos foram de escolas retranqueiras. Tem que agradecer.

O brasil não ganha mais nada porque não forma mais craques, mais jogadores com psicológico bom, tem nada a ver com o sistema de jogo. Se o time de 2002 jogasse a próxima copa, seria campeão com o Felipão de novo.

Holanda joga para frente e não ganha absolutamente nada. Argentina joga na retranca e chegou em final de copa do mundo.

Problema do Brasil é outro, tem nada a ver com o estilo de jogo. E futebol é momento, nada é para sempre.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
É ingenuidade achar que é apenas um fator como esse o motivo do nosso declínio. É um conjunto de fatores. Quando comparamos os plantéis das seleções homem a homem, o Brasil continua tendo superioridade numérica em qualidade contra praticamente todas, pois o nosso pé de obra ainda é muito bom. Ademais, não estou falando somente da seleção brasileira e sim do futebol brasileiro como um todo.


Na Europa só tem dois exemplos, sendo que lá tem 800 clubes. Pegam o real Madrid e o Barcelona para falar como o futebol europeu é superior, sendo que os caras contratam Deus e o mundo.

Se lá fosse tão superior taticamente, eles ganhariam títulos até com os jogadores da base.
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Se lá fosse tão superior taticamente, eles ganhariam títulos até com os jogadores da base.
Na verdade os jogadores da base de lá levam ferro direto dos moleques daqui.

Base do Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Sao Paulo já ta cansada de bater na base do ManUnited, Real Madrid, Arsenal e etc
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Completando:



 


tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Justamente pq a base tb tá contaminada pelo futebol de resultados. A criatividade, improviso do craque, é tolhida em função dum esquema tático. Quem se encaixar melhor no esquema tem mais chance de passar nas peneiras.

Mas isso vale tanto para a retranca quanto para a ofensividade.

Retranca quando traz títulos não é ruim, veja Portugal aí, ganhando títulos que nunca imaginou.


Tem time ofensivo que o técnico quer 2 pontas de tais características.

O problema do futebol atual é que os técnicos ganharam um destaque que estão até maior que os jogadores. Parece que eles que ganham os jogos. E os técnicos não escalam os melhores jogadores, mas sim os jogadores que eles acham que funciona com o esquema deles.


No mais, a copa foi jogada quantas vezes? 25? O Brasil ganhou 5. Não dá para ganhar sempre, demora mesmo. Não é culpa dos técnicos gaúchos
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.370
Pontos
1.253
Copiamos sim os europeus,mas copiamos tudo errado.
Não é por copiar em si que o futebol daqui caiu de nível,mas porque copiamos só as características das equipes européias,ao invés de copiar a filosofia de jogo,as táticas funcionando na prática e o motivo de cada uma delas existirem,para depois adaptar ao futebol brasileiro criando novas formas de se entender e replicar estratégias no esporte.

Entenderam tudo errado ao pensar que futebol europeu é só físico + retranca e cheque mate ,quando na verdade tinham vários times que tinham defesas sólidas porém tinham ataques e meio de campo muito fortes e criativos.

Jogadores europeus não tinham apenas físico,eles tinham QI pra c***lho (Bergkamp,Zidane,Ryan Giggs) e estudavam a sério o esporte,tentavam entender o processo por trás dos jogos,treinavam bastante e isso acabava dando resultado no campo.

Brasileiro tem essa mania chata de querer caminho curto pra conseguir sucesso em qualquer área,então viram que essa "fórmula" poderia dar certo e começaram a replicar ad infinitum ; não é culpa apenas dos treinadores gaúchos.

No mais todos esses aí são treinadores medíocres pra baixo.
São "decentes" para o campeonato brasileiro,mas não dá pra traçar uma comparação com treinadores tipo Alex Ferguson,Mourinho no seu auge,Guardiola no Barça e agora no City,Jurge Klopp no Liverpool e Borussia,Zidane no Real,etc.
Até treinadores mais fracos como o Nuno Espírito Santo do Wolverhampton são muito mais capacitados,entendem mais sobre o jogo e fazem times com elencos limitados jogarem de igual pra igual contra times grandes (na temporada passada o Wolves teve um aproveitamento excelente contra o Big 6 da BPL).
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.043
Reações
172.314
Pontos
1.714
EU, pessoalmente, na minha opinião, acho que o declínio dos estaduais junto com os pontos corridos no Brasileirão nutellaram muito o psicológico dos jogadores.

Jogador brasileiro desaprendeu a chamar a responsa na hora da onça beber água.

Último jogador brasileiro que eu vi literalmente colocar um jogo no bolso foi o Sheik contra o Boca naquela final da L.A. E não lembro de outro num futuro recente.


E quando eu falo de jogador decidir, não é somente no quesito técnico mas sim dominar psicologicamente o adversário.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
EU, pessoalmente, na minha opinião, acho que o declínio dos estaduais junto com os pontos corridos no Brasileirão nutellaram muito o psicológico dos jogadores.

Jogador brasileiro desaprendeu a chamar a responsa na hora da onça beber água.

Último jogador brasileiro que eu vi literalmente colocar um jogo no bolso foi o Sheik contra o Boca naquela final da L.A. E não lembro de outro num futuro recente.


E quando eu falo de jogador decidir, não é somente no quesito técnico mas sim dominar psicologicamente o adversário.


O cebolinha é bom.

O que falta ao Brasil é manter a característica que ele sempre teve, jogadores ousados que partem para cima e mudam o jogo. Tem nada a ver com os técnicos .

Neymar foi o último no Brasil a fazer isso
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.043
Reações
172.314
Pontos
1.714
O cebolinha é bom.

O que falta ao Brasil é manter a característica que ele sempre teve, jogadores ousados que partem para cima e mudam o jogo. Tem nada a ver com os técnicos .

Neymar foi o último no Brasil a fazer isso

Eu nem falo de qualidade técnica em si, falo de resilência psicológica mesmo

Cebolinha é bom e parte pra cima. Neymar também fez isso no Santos.


Eu me refiro mais a jogos com carga psicológica mesmo, onde o time tá com as costas na parede ou quando precisa de um que lidere. Jogo onde o seu time não é o cachorrão dominante da partida desde o início.


De 2002 pra cá, eu lembro de 2 jogos onde o BR botou a p*roca na mesa na hora do vamo ver:

EUA 2x3 Brasil de virada, após tomar 2x0.

Brasil 3x0 Espanha naquela Copa das Confederações.


Aliás, tirando esse jogo dos EUA, eu não lembro do Brasil virar uma partida num jogo grande desde de 2003.


Aí tu pega todas as eliminações do Brasil:

2006 pra Holanda, 2010 pra França, 2014 o 7x1 e agora 2018. Nenhuma dessas derrotas foi num jogo franco onde o time não abaixou a cabeça.

Todas foi o time tendo "apagões psicológicos" após tomar gol.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Foi jogada 21 vezes.

Até 2002 o Brasil tinha ganho 5 de 17... Nao ficou conhecido como país do futebol à toa.


Sim, mas pensa, são quantos anos aí? Uns 80 e pouco? Brasil ganhou 20 e deixou de ganhar 60. Copa é difícil, não dá para ganhar todo ano. O Brasil não ganha há 4 edições, 16 anos, mas sempre está lá e sempre chega ao menos nas quartas .

o problema é que o Brasil não está mais criando jogadores decisivos, com bolas para decidir jogos, cair para dentro. É muito toque de bola e pouca eficiência .

eu diria que o maior problema foi justamente copiar o futebol europeu, não a culpa dos técnicos gaúchos
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Eu nem falo de qualidade técnica em si, falo de resilência psicológica mesmo

Cebolinha é bom e parte pra cima. Neymar também fez isso no Santos.


Eu me refiro mais a jogos com carga psicológica mesmo, onde o time tá com as costas na parede ou quando precisa de um que lidere. Jogo onde o seu time não é o cachorrão dominante da partida desde o início.


De 2002 pra cá, eu lembro de 2 jogos onde o BR botou a p*roca na mesa na hora do vamo ver:

EUA 2x3 Brasil de virada, após tomar 2x0.

Brasil 3x0 Espanha naquela Copa das Confederações.


Aliás, tirando esse jogo dos EUA, eu não lembro do Brasil virar uma partida num jogo grande desde de 2003.


Aí tu pega todas as eliminações do Brasil:

2006 pra Holanda, 2010 pra França, 2014 o 7x1 e agora 2018. Nenhuma dessas derrotas foi num jogo franco onde o time não abaixou a cabeça.

Todas foi o time tendo "apagões psicológicos" após tomar gol.


Contra a Bélgica o time jogou bem, deu um pouco de azar, duas bolas ali no finalzinho quase entraram.

E como lembrado, o técnico gaúcho deu um pau na Espanha na final da copa América
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.043
Reações
172.314
Pontos
1.714
Contra a Bélgica o time jogou bem, deu um pouco de azar, duas bolas ali no finalzinho quase entraram.

E como lembrado, o técnico gaúcho deu um pau na Espanha na final da copa América

Contra a Espanha, eu acho que foi mais o sangue nozóio dos BRs (jogadores + técnico) por conta de todo o falatório dos espanhois e, naquela época, estavam martelando forte os técnicos BRs, que devia ser um estrangeiro e etc.

Ali os caras jogaram pela honra. Só lembro do Júlio César falando que "para se declarar o melhor time do mundo, precisa ganhar do Brasil".


Contra a Bélgica, o time sentiu bastante o gol e a Belgica tinha o jogo controlado. Claro que às vezes no desespero aparece uma bola ou outra mas o Brasil não colocou a cabeça no lugar e pressionou consistentemente.


Tirando esses dois jogos que eu falei, o Brasil é um quando não toma gol e outro quando toma gol. Time desaba mentalmente.
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Contra a Bélgica, o time sentiu bastante o gol e a Belgica tinha o jogo controlado. Claro que às vezes no desespero aparece uma bola ou outra mas o Brasil não colocou a cabeça no lugar e pressionou consistentemente.
Discordo totalmente. Vc deve ter visto outro jogo, assim como grande parte dos brasileiros.

Belgica tinha a partida controlada ate o final do primeiro tempo. No segundo tempo o Brasil engoliu a Belgica, foi uma pressao da porra do início ao fim. Os caras so vieram passar do meio de campo la pros 40 e tantos, isso nao é controlar o jogo, é jogar com a bunda na parede.

Faltou sorte como o @tortinhas10 já disse e, além disso, faltou também competência na hora do ultimo chute.

Da uma olhada ai nos scouts do jogo, finalizaçoes 27 x 9 brasil, chances reais 9 x 3 brasil. Nao deu em nada, mas os numeros sao esses aí.

Só de cabeça eu lembro aqui depois do nosso gol: uma chance clara que o Renato Augusto perdeu de cara pro gol, uma do Neymar que o fdp do Courtois foi buscar no angulo, uma do Coutinho que ele tava livre e ele isolou, fora aquele penalti em cima do Gabi Jesus que ate hj eu nao me conformo de nao terem nem ido revisar.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Contra a Espanha, eu acho que foi mais o sangue nozóio dos BRs (jogadores + técnico) por conta de todo o falatório dos espanhois e, naquela época, estavam martelando forte os técnicos BRs, que devia ser um estrangeiro e etc.

Ali os caras jogaram pela honra. Só lembro do Júlio César falando que "para se declarar o melhor time do mundo, precisa ganhar do Brasil".


Contra a Bélgica, o time sentiu bastante o gol e a Belgica tinha o jogo controlado. Claro que às vezes no desespero aparece uma bola ou outra mas o Brasil não colocou a cabeça no lugar e pressionou consistentemente.


Tirando esses dois jogos que eu falei, o Brasil é um quando não toma gol e outro quando toma gol. Time desaba mentalmente.


No primeiro tempo sim, mas no segundo o Brasil jogou bem melhor
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
O que ocorre é que quem tratou de copiar a mentalidade defensiva e a imposição física europeia é justamente o futebol gaúcho e este, por sua vez, passou a dominar o futebol brasileiro, pela conquista de títulos, e assim dominar e subverter nossa filosofia e cultura de jogo tradicional. O poder de decisão individual e, junto a isso, nossa habilidade e criatividade com a bola, que sempre foi o vetor de nossa força futebolística, estão sendo suprimidos e substituídos por jogadores burocráticos, mas que cumprem bem o papel defensivo tático e possuem força física. É a vitória da mentalidade defensivista. Não é atoa que a figura do volante brucutu se tornou mítica e obrigatória entre a maioria dos técnicos brasileiros.
O carille é gaucho? O mano? É que os gaúchos são melhores mesmo.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Mano Menezes é da escola gaúcha e Carille era o auxiliar do Corinthians quando passou Mano Menezes e Tite por lá, ele assimilou toda essa ideia dos dois e se tornou o treinador que é hoje.


Abel? Futebol brasileiro já é retranqueiro por natureza, e não é só o futebol Br.



Futebol ofensivo aqui é o Diniz, que rebaixa todo mundo. Tem nem como ter dúvida de qual escolher
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.370
Pontos
1.253
Eu nem falo de qualidade técnica em si, falo de resilência psicológica mesmo

Cebolinha é bom e parte pra cima. Neymar também fez isso no Santos.


Eu me refiro mais a jogos com carga psicológica mesmo, onde o time tá com as costas na parede ou quando precisa de um que lidere. Jogo onde o seu time não é o cachorrão dominante da partida desde o início.


De 2002 pra cá, eu lembro de 2 jogos onde o BR botou a p*roca na mesa na hora do vamo ver:

EUA 2x3 Brasil de virada, após tomar 2x0.

Brasil 3x0 Espanha naquela Copa das Confederações.


Aliás, tirando esse jogo dos EUA, eu não lembro do Brasil virar uma partida num jogo grande desde de 2003.


Aí tu pega todas as eliminações do Brasil:

2006 pra Holanda, 2010 pra França, 2014 o 7x1 e agora 2018. Nenhuma dessas derrotas foi num jogo franco onde o time não abaixou a cabeça.

Todas foi o time tendo "apagões psicológicos" após tomar gol.
Derrota pra Alemanha o time tomou um sacode porque era infinitamente inferior,a verdade é essa,não porque teve abalo psicológico ; com ou sem isso ia perder do mesmo jeito porque a Alemanha era um time forte,o Brasil tinha jogadores bons mas com uma estratégia de jogo desastrosa que inclusive ficou evidente nos jogos anteriores daquela Copa.

Mesmo depois do "apagão" a Alemanha estava marretando sem parar o Brasil,tocando a bola pra lá e pra cá,indo pro ataque quando queria e interceptando todos passes e jogadas do time brasileiro,foi uma humilhação completa principalmente pela filosofia de jogo,a qualidade técnica e QI dos jogadores alemães.

Em 2010 contra Holanda o time jogou bem mas errou num momento pontual,não ficaram com psicológico comprometido,e em 2006 a seleção também era taticamente inferior a do oponente.

Contra a Bélgica o time poderia muito bem ter ganhado e teve boas chances,dominou a partida no segundo tempo,teve nada disso de "psicológico fraco" dos jogadores não.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Quando falo de escola gaúcha não falo somente de treinadores nascidos no Rio Grande do Sul e sim de todos que beberam dessa fonte de mentalidade defensivista e resultadista. A mentalidade da escola gaúcha se tornou dominante no futebol brasileiro devido as suas conquistas, mas a reflexão é se isso basta e compensa a deterioração da nossa cultura e da nossa qualidade de jogo. Abel Braga é um deles, Muricy, Carille, Alberto Valentim e Jair Ventura são outros.

Sim, nosso futebol se tornou retranqueiro, mas isso não faz parte da nossa tradição e não favorece nossas principais qualidades. Podemos mais.


Por que não? Sendo que os maiores vencedores são os retranqueiras? Eu prefiro um Felipão do que um Fernando Diniz que já rebaixou mais de um clube.

O Brasil campeão sempre foi retranqueiro, então como não é da nossa história?
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Simples, pois não favorece nossa principal qualidade que é a habilidade, técnica e criatividade com a posse de bola. A nossa tradição é ofensiva, de propor o jogo com a bola nos pés. O maior vencedor do campeonato brasileiro é o Luxemburgo que jamais foi retranqueiro, muito pelo contrário, sempre primou pela ofensividade e posse de bola.

Sempre foi retranqueiro aonde? Tortinhas está na Disney. Seleção brasileira nunca jogou de forma retranqueira. Felipão conquistou 1 copa, temos outras 4 jogando de forma ofensiva. E nem o Felipão em 2002 ousou jogar de forma retranqueira.

E se tu prefere o Felipão, tu vai gostar bastante do Mano Menezes no teu time.
Juanfran está na ESPN agora e está citando o Simeone, técnico que a galera paga um pau por ser defensivo.

E que outras 4? O parreira era defensivo também. E isso falando das que eu vi

Edit: vi agora que um foi o Zagallo, retranqueiro


Ou seja, de 5 títulos, 3 com técnicos retranqueiros e 2 com com o Pelé que nem devia existir esquema tático

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
O OP fala de cultura resultadista como se fosse ruim :klol nunca vi Brasil comemorando aniversario do vice de 98 nem do de 50 No maximo falam com muita dor. Holanda com o futebol lindo da época tomou ferro,Brasil em 82 e 86 perdeu pra seleção retranqueira e ganhou em 94 com uma,depois em 2006 outro dream team levou pau

Nem na nossa gloriosa história o futebol total deu resultado que não fosse traumático

E copiar europeus e a tendência pq eles sao muito melhores mesmo Ue,17 anos que um sul americano não leva a taça. Aí vc vai ver nos times o estupro e maior ainda

"Ain mas com time estrelado e fácil" pega o Ajax que com um elenco mediano chegou na semi da champions e não foi pra final por um milagre. Aquele time do Ajax da um pau na seleção brasileira atual e naquelas badaladas de 86 e 82

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.370
Pontos
1.253
Simples, pois não favorece nossa principal qualidade que é a habilidade, técnica e criatividade com a posse de bola. A nossa tradição é ofensiva, de propor o jogo com a bola nos pés. O maior vencedor do campeonato brasileiro é o Luxemburgo que jamais foi retranqueiro, muito pelo contrário, sempre primou pela ofensividade e posse de bola.

Sempre foi retranqueiro aonde? Tortinhas está na Disney. Seleção brasileira nunca jogou de forma retranqueira. Felipão conquistou 1 copa, temos outras 4 jogando de forma ofensiva. E nem o Felipão em 2002 ousou jogar de forma retranqueira.

E se tu prefere o Felipão, tu vai gostar bastante do Mano Menezes no teu time.
Desde quando futebol brasileiro tem jogadores top com essas características?
A gente tem alguns jogadores de topo jogando na Europa,mas a maioria deles são jogadores de defesa.
E os atacantes geralmente não tem tanta técnica,habilidade ou criatividade pra jogar em alto nível.

Em outros tempos a gente tinha Ronaldo,Rivaldo,Ronaldinho Gaúcho, Kaká,entre outros jogadores que com certeza eram bons em todos esses quesitos.
Hoje em dia tu pega um jogador como o William que atua no Chelsea e vê um bom batedor de falta,até tem sim certa técnica,mas tem um estilo de jogo de limitado,não é bom criador de jogadas,age de modo incompetente e repetitivo nas partidas,quase sempre levando a bola pra linha de fundo...curiosamente bem parecido com o que se vê no futebol brasileiro.
Mas aí o que o brasileiro diz?
Eu vejo muita gente babando o ovo de William,dizendo que é um grande jogador,"jogador ofensivo que parte pra cima e não tem medo de ninguém",ou seja,f**a-se os vários lances que ele erra,f**a-se o número excessivo de cruzamentos que faz (muitos deles errados),f**a-se todas as ações precipitadas do jogador,porque ele é "ofensivo".

E o tortas viaja mesmo (nem compensa discutir porque ele fala que "técnico não ganha jogo"),mas sua colocação também não tá correta,visto que você tá falando que futebol retranqueiro por si só é uma característica ruim.

Eu odeio ter que falar bem do Chelsea porque meu time é rival dele,mas quando Mourinho chegou no time em meados de 2005 o time tinha uma defesa excelente,com um futebol mais retranqueiro que outros times.
E dava resultado,pois a defesa deixava o meio de campo livre pra trabalhar com um dos melhores meio campos na história do futebol,o Frank Lampard,e também outro ótimo jogador que era o Joe Cole,enquanto no ataque tinha Drogba fazendo gol pra lá e pra cá.

Isso é um futebol "retranqueiro" bem aplicado,e aí tu começa a ver que o erro não foi copiar os europeus,mas copiar errado.

Futebol não é um mero esporte onde se vê "ah nossos jogadores são ofensivos,então focar no ataque somente",e muito menos os brasileiros (atuais) são fortes nesses quesitos que você citou.

O buraco é muito mais embaixo,os treinadores são arrogantes e não reconhecem que são infinitamente inferiores aos de clubes europeus (uns ainda tem a mania chata de falar que "pra ser técnico bom tem que treinar no Brasil"),os jogadores tem 0 de interesse em aprender os nuances do jogo,os clubes demitem e contratam os mesmíssimos técnicos pra lá e pra cá,os times não aprendem os fundamentos básicos do futebol,não evoluíram a compactação das defesas nem triangulações pra criar oportunidades de gols,etc etc etc

É muito problema pra ficar atribuindo isso só aos treinadores gaúchos ou achar que existe uma solução simples para os jogadores funcionarem dentro dos esquemas de jogo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.370
Pontos
1.253
Bullshit. Zagallo e Parreira são da escola carioca e, embora fossem conservadores – dai a fama mítica de retranqueiro – seus times priorizavam a posse de bola.



Questão de opinião. Considero sim ruim, pois o futebol brasileiro tem qualidade suficiente pra praticar um futebol vertical, vistoso e, ao mesmo tempo, vitorioso que, claro, é de suma importância.

E não é ruim copiar o futebol europeu, pelo contrário, é extremamente positivo e devemos fazer isso, pois estamos estagnados taticamente e em metodologia de treino. Mas o problema foi que copiamos apenas o que de pior tem o futebol europeu como a mentalidade defensivista, ao invés da intensidade de jogo, táticas aprimoradas, metodologias de treinamento, preparo físico e mental, etc. Até muitos europeus abandonaram essa mentalidade.



Se formos ficar aqui decidindo qual jogador é bom e qual não é, isso não teria fim. Mas o fato é que o Brasil sempre produziu ótimos jogadores ofensivos de topo e continua tendo um plantel de destaque quando comparado com outras seleções. Mas claro que já tivemos gerações melhores.
Sim, considero ruim, pois pra mim isso é o anti-futebol e sempre vou advogar contra a mediocridade de ter medo de jogar com a bola. Mas isso é um gosto pessoal, você não precisa concordar.
Sobre a última parte, concordo. Mas não estou atribuindo a culpa somente ao futebol gaúcho, se trata de um conjunto de fatores e isso é apenas um deles que faz parte do processo de deterioração da qualidade de futebol praticado no Brasil e, consequentemente, da atratividade do mesmo.
Tipo quais?
Os melhores que consigo pensar são Neymar,Firmino e Gabriel Jesus.
Os bons mesmo são esses.
Talvez dê pra enquadrar um ou outro tipo o Coutinho ou Lucas Moura,mas é isso.
E tirando o Firmino,os outros são muito inconsistentes.
Jogam partidas boas e do nada começam a pipocar.

Mas não existe essa de medo de jogar com a bola em um time que foca na defesa, pelo menos não nos mais eficientes.
Geralmente usa-se massivamente contra ataques pra fazer gols,e muitos times conseguem um bom número de gols e chances criadas assim.

Contra ataques são tão perigosos pro time que está defendendo quanto pro que está atacando,pois se o contra ataque sai errado o time que intercepta a bola vai pegar um meio de campo livre e uma defesa desarrumada ou em menor número,ou seja,é um contra ataque em cima de outro.

O que é antifutebol é simplesmente ficar paradão na defesa sem atacar quase nenhuma vez.
Infelizmente é o que muito treinador brasileiro entende errado desses times europeus,onde apenas os times que tem elencos modestos utilizam, justamente pela limitação.
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Os melhores que consigo pensar são Neymar,Firmino e Gabriel Jesus.
Os bons mesmo são esses.
Talvez dê pra enquadrar um ou outro tipo o Coutinho ou Lucas Moura,mas é isso.
E tirando o Firmino,os outros são muito inconsistentes.
Jogam partidas boas e do nada começam a pipocar.
Neymar sempre faz boas partidas, o problema é que ele não joga.

Ficou de fora dos ultimos 2 mata-mata da Champions. Na fase de grupos tinha destruido o Liverpool. Ficou de fora do PSG, voltou fazendo gol por cobertura (e o time conseguiu perder o jogo)...

Ele tem 58 jogos e 51 gols no PSG, fora as assistências.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Bullshit. Zagallo e Parreira são da escola carioca e, embora fossem conservadores – dai a fama mítica de retranqueiro – seus times priorizavam a posse de bola.



Questão de opinião. Considero sim ruim, pois o futebol brasileiro tem qualidade suficiente pra praticar um futebol vertical, vistoso e, ao mesmo tempo, vitorioso que, claro, é de suma importância.

E não é ruim copiar o futebol europeu, pelo contrário, é extremamente positivo e devemos fazer isso, pois estamos estagnados taticamente e em metodologia de treino. Mas o problema foi que copiamos apenas o que de pior tem o futebol europeu como a mentalidade defensivista, ao invés da intensidade de jogo, táticas aprimoradas, metodologias de treinamento, preparo físico e mental, etc. Até muitos europeus abandonaram essa mentalidade.



Se formos ficar aqui decidindo qual jogador é bom e qual não é, isso não teria fim. Mas o fato é que o Brasil sempre produziu ótimos jogadores ofensivos de topo e continua tendo um plantel de destaque quando comparado com outras seleções. Mas claro que já tivemos gerações melhores.
Sim, considero ruim, pois pra mim isso é o anti-futebol e sempre vou advogar contra a mediocridade de ter medo de jogar com a bola. Mas isso é um gosto pessoal, você não precisa concordar.
Sobre a última parte, concordo. Mas não estou atribuindo a culpa somente ao futebol gaúcho, se trata de um conjunto de fatores e isso é apenas um deles que faz parte do processo de deterioração da qualidade de futebol praticado no Brasil e, consequentemente, da atratividade do mesmo.

Ah nao, então quer dizer que ter posse de bola não faz o treinador retranqueiro? Isso sim é copiar a Europa de forma errada.

Se for assim, o Felipão não é retranqueiro, pois o time dele tinha mais posse de bola que todo mundo.

Posse de bola significa nada, eu posso ficar tocando bola na zaga. Aliás, posse de bola não seria um tipo de retranca? Afinal, o objetivo de ter a posse de bola é justamente para não ser atacado.


Como eu disse, de cinco título, três foram com técnicos retranqueiros. Os outros dois títulos foram com um técnico que dormia no banco e os jogadores que escalavam o time (não é mentira).

O Palmeiras ano passado teve o melhor ataque em todas as competições, ficou 30 e poucos jogos invictos. Enquanto treinadores ofensivos como Rogério Ceni, Roger, Diniz e Eduardo Batista só passaram vergonha
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.043
Reações
172.314
Pontos
1.714
Discordo totalmente. Vc deve ter visto outro jogo, assim como grande parte dos brasileiros.

Belgica tinha a partida controlada ate o final do primeiro tempo. No segundo tempo o Brasil engoliu a Belgica, foi uma pressao da porra do início ao fim. Os caras so vieram passar do meio de campo la pros 40 e tantos, isso nao é controlar o jogo, é jogar com a bunda na parede.

Faltou sorte como o @tortinhas10 já disse e, além disso, faltou também competência na hora do ultimo chute.

Da uma olhada ai nos scouts do jogo, finalizaçoes 27 x 9 brasil, chances reais 9 x 3 brasil. Nao deu em nada, mas os numeros sao esses aí.

Só de cabeça eu lembro aqui depois do nosso gol: uma chance clara que o Renato Augusto perdeu de cara pro gol, uma do Neymar que o fdp do Courtois foi buscar no angulo, uma do Coutinho que ele tava livre e ele isolou, fora aquele penalti em cima do Gabi Jesus que ate hj eu nao me conformo de nao terem nem ido revisar.

Derrota pra Alemanha o time tomou um sacode porque era infinitamente inferior,a verdade é essa,não porque teve abalo psicológico ; com ou sem isso ia perder do mesmo jeito porque a Alemanha era um time forte,o Brasil tinha jogadores bons mas com uma estratégia de jogo desastrosa que inclusive ficou evidente nos jogos anteriores daquela Copa.

Mesmo depois do "apagão" a Alemanha estava marretando sem parar o Brasil,tocando a bola pra lá e pra cá,indo pro ataque quando queria e interceptando todos passes e jogadas do time brasileiro,foi uma humilhação completa principalmente pela filosofia de jogo,a qualidade técnica e QI dos jogadores alemães.

Em 2010 contra Holanda o time jogou bem mas errou num momento pontual,não ficaram com psicológico comprometido,e em 2006 a seleção também era taticamente inferior a do oponente.

Contra a Bélgica o time poderia muito bem ter ganhado e teve boas chances,dominou a partida no segundo tempo,teve nada disso de "psicológico fraco" dos jogadores não.

Discordarei dos confrades. O Brasil era inferior à Alemanha? Sim, claro. Mas essa mesma Alemanha passou um aperto danado para eliminar a Argélia que, mesmo com 2x0 contra dentro da prorrogação, os argelinos não desistiram, fizeram um gol e ainda tiveram a uma última chance.

Brasil estava tão destruído psicologicamente depois dos 3 gols em 5mins que poderia ter perdido de 10 se os alemães não tivessem tirado o pé no segundo tempo (o que, aliás, já foi dito por diversas pessoas que eles de fato tiraram o pé).

Esse mesmo Brasil já tinha demonstrado essa fraqueza contra o Chile nas oitavas (todos lembramos do Thiago Silva chorando), só que os alemães exploraram melhor.

2010 o time sentiu o baque do gol e não conseguiu reagir, aí veio o segundo gol e matou de vez o psicológico. Era mais time que a Holanda, se coloca a cabeça no lugar tinha empatado e até virado o jogo.


Saber sofrer é mérito de quem tem resilência. Bélgica tava sim com o jogo controlado, IMO, buscando o contra-ataque. Chamar o Brasil fazia parte. Única chance que teve perigosa mesmo foi uma defesaça do Courtois.

Posse de bola, chutes a gol frios dizem algo mas não tudo. Não é como se o Courtois tivesse parado o Brasil.


Citando o meu Botafogo, naquela Liberta, o Botafogo voltou ao Rio aplaudido e reconhecido mesmo após ter sido eliminado pelo Grêmio. Time ali teve postura, perdeu porque o Grêmio foi mais competente mas não faltou em nada postura.

Já em 2007, o time voltou escorraçado após o jogo das calcinhas contra o River Plate justamente porque o time tava ganhando de 2x1 com 1 a mais em campo e foi tomar um gol que o pânico se instaurou, aí os outros 2 gols pregaram o caixão. Foi a maior amarelada do Botafogo na história pra mim, o 7x1 alvinegro.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Discordarei dos confrades. O Brasil era inferior à Alemanha? Sim, claro. Mas essa mesma Alemanha passou um aperto danado para eliminar a Argélia que, mesmo com 2x0 contra dentro da prorrogação, os argelinos não desistiram, fizeram um gol e ainda tiveram a uma última chance.

Brasil estava tão destruído psicologicamente depois dos 3 gols em 5mins que poderia ter perdido de 10 se os alemães não tivessem tirado o pé no segundo tempo (o que, aliás, já foi dito por diversas pessoas que eles de fato tiraram o pé).

Esse mesmo Brasil já tinha demonstrado essa fraqueza contra o Chile nas oitavas (todos lembramos do Thiago Silva chorando), só que os alemães exploraram melhor.

2010 o time sentiu o baque do gol e não conseguiu reagir, aí veio o segundo gol e matou de vez o psicológico. Era mais time que a Holanda, se coloca a cabeça no lugar tinha empatado e até virado o jogo.


Saber sofrer é mérito de quem tem resilência. Bélgica tava sim com o jogo controlado, IMO, buscando o contra-ataque. Chamar o Brasil fazia parte. Única chance que teve perigosa mesmo foi uma defesaça do Courtois.

Posse de bola, chutes a gol frios dizem algo mas não tudo. Não é como se o Courtois tivesse parado o Brasil.


Citando o meu Botafogo, naquela Liberta, o Botafogo voltou ao Rio aplaudido e reconhecido mesmo após ter sido eliminado pelo Grêmio. Time ali teve postura, perdeu porque o Grêmio foi mais competente mas não faltou em nada postura.

Já em 2007, o time voltou escorraçado após o jogo das calcinhas contra o River Plate justamente porque o time tava ganhando de 2x1 com 1 a mais em campo e foi tomar um gol que o pânico se instaurou, aí os outros 2 gols pregaram o caixão. Foi a maior amarelada do Botafogo na história pra mim, o 7x1 alvinegro.
Defesa acho que tiveram duas, mas tiveram 3 bolas raspando e um pênalti não dado. Só aí são 6 chances perigosas

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Saber sofrer é mérito de quem tem resilência. Bélgica tava sim com o jogo controlado, IMO, buscando o contra-ataque. Chamar o Brasil fazia parte.
"Buscando o contra ataque"... Os caras só vieram passar do meio de campo no finalzinho do jogo, quando o Brasil partiu all-out pro ataque KKKK.

Deram 1 chute a gol só. Alisson assistiu o segundo tempo de camarote. Ser dominado do início ao fim de um tempo não é controlar a partida nem aqui nem na China.

Única chance que teve perigosa mesmo foi uma defesaça do Courtois.
Renato Augusto de frente pro crime só ele e o goleiro não é chance perigosa não né? Firmino mandando um bicão dentro da pequena aréa que passou raspando a trave não é perigosa não né? Coutinho FDP livre de cara pro gol na marca penal não é perigosa não né? Fora a defesaça no chute do Neymar que você já citou. Isso tudo só de lances que aconteceram DEPOIS do nosso gol.

Belgica ficou com o cu na mão. Um detalhe diferente e o Brasil teria empatado ou ate mesmo virado aquele jogo. Isso definitivamente não é estar no controle de uma partida!
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Única chance que teve perigosa mesmo foi uma defesaça do Courtois.
Olha aí a Belgica controlando a partida, isso só de lances ja com o jogo 2x1.



A defesa dos caras chega ficou perdida, os brasileiros tudo entrando pra finalizar livre, sem marcação alguma.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Completando:




Isso me lembra um matéria que de 2018, antes da copa, sobre a Bélgica. Uma das mudanças a longo prazo que gerou essa atual geração belga, foram as categorias de base, onde foi deixado um pouco mais de lado o foco em vencer, e sim no desenvolvimento de jogadores. Minar as chances de um craque virar gabigol ou neymar.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.063
Pontos
2.009
Não discordo na totalidade, mas o RS está completamente fora do eixo e tem 2 multi campeões, POA até pouco tempo atrás era uma das únicas cidades do mundo com 2 campeões mundiais e só o Grêmio tem mais LA que o estado do RJ inteiro sozinho (idem MG).

Então chupem.
 
Topo Fundo