O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A escola separa os alunos bons dos ruins

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.120
Reações
14.776
Pontos
503
Nunca percebi essa segregação entre alunos ruins e bons, e até onde lembro, só tinha turma A, B e C onde eu estudava.

Eu nunca fui nenhum CDF, mas me esforçava o suficiente pra não reprovar e tirar algumas boas notas, e lembro das minhas turmas serem seletas, com alunos bons e aqueles que não queriam nada com nada. Mas talvez tivesse sempre alguma turma com os piores e eu nunca percebi.

O que lembro de ter na escola onde fiz o ensino fundamental era uma turma chamada de "aceleração", onde ficava a galera que já tinha reprovado algumas vezes. Mas não era uma simples segregação. Não lembro exatamente como funcionava, mas pelo nome da turma, lá devia ser algo semelhante a um supletivo. Isso com certeza ajudou a não ter tantos repetentes nas turmas onde estudei.

Ah, mas uma observação é que eu comecei o ensino fundamental em 2000, então talvez as coisas já fossem um pouco diferentes no meu tempo.
 

Ashh

Veterano
Mensagens
251
Reações
409
Pontos
138
Onde estudo é usado esse sistema, eu pelo menos acho bom. Eu acho que são os próprios professores que montam a sala, mas algumas pessoas da secretaria manda pegar alunos do C e mandar para o A (e vice-versa) pq as vezes um cara mó nerd esta na pior sala, e uma pessoa que caga para os estudos está na melhor sala.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.286
Pontos
303
Essa experiência que contei foi entre o final do anos 90 e começo dos 2000. Também pode ter algumas diferenças com outros estados, mas aqui no DF nessa época era bem assim mesmo.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.125
Pontos
653
o que seria piora da reputação ?

nas publicas que estudei , escolas ruins inclusive se comparado com outras publicas, era assim:
1- turma pela manhã: regras, uniformes, disciplina, alunos esforçado que vão passar vergonha no enem
2- muito disciplina mas após certo horário o povo ''cansa'' e começa um converseiro, os alunos que querem aprender, na verdade puxa sacos, sentavam na frente, buscando pontos de comportamento.
3- os moleques bagunceiros são sem futuro mesmo, definitivamente nutrem dificuldade de aprendizado, não me lembro de professores se esforçando em recupera-los, pelo contrário o professor deixavam eles falando e ensinava só um bolinho ali na frente.
4- eles enxergam a escola como um ponto de socialização e para se alimentar, quando converso ainda hoje com alguns desses mal alunos (eles fracassaram é bom frisar) as lembranças de escolas são justamente da estrutura do lugar, do jogo de futebol, da zuera com professores e com outros alunos, dos jogos de baralho e das meninas NADA LIGADO AO ENSINO, eles gostam também de reconstruir o próprio passado advogando serem mais estudioso do que realmente eram, tem um que vira e mexe fala '' Éh eu você e uma outra éramos os melhores alunos'' na vida real o cara era o ultimo colocado mas gostava de se igualar, eu como amigo digo: ''verdade''. A maioria deles eu fiz o trabalho final, cobrando é claro, se não eles seriam reprovados.
5- a noite, os professores que já não escreviam mais do que 1 quadro na manhã, definitivamente não escreviam nada, alunos velhos, nego só querendo o certificado, só toma bomba quem falta e muito, sem regras, fumantes a rodo, meninas indo sem uniforme ou seja roupa própria e lasciva, as aulas se resumem a enrolar para começar, 20 minutos ou menos de aula útil, e ficam esperando o horário do professor acabar (professor com mestrado sendo sub utilizado). provas e trecos básico caindo em prova.
6- basicamente dois colégios em 1 sério mesmo, quem toma bomba no primeiro ano do ensino médio vai para noite para não correr risco de ficar sendo reprovado.
A escola pública aqui na minha cidade era exatamente assim. Sem o que por nem tirar.

Essa experiência que contei foi entre o final do anos 90 e começo dos 2000. Também pode ter algumas diferenças com outros estados, mas aqui no DF nessa época era bem assim mesmo.
Hoje não é mais?
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Legal saber isso, já que da 5ª série até o 3º ano do EM fui da turma "G".
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.771
Reações
80.072
Pontos
1.839
Eu não sei se é verdade...mas eu sempre estava na D. Só não estava na D quando ia somente até a C.

E assim sucessivamente. Good old times.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Estudei quase toda minha vida em escola particular, não sabia disso não.
Geralmente era uma unica turma só.

Só quando fui para um colégio voltado a vestibular que teve mais turmas, mas ninguém queria fazer bagunça lá não.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.886
Pontos
903
Sempre estudei em colégio b*sta, então no caso deveria ser
A - Ruim
B - Sem esperanças
C - Futuros mendigos
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
No meu colégio era ordem alfabética dos nomes dos alunos por isso sempre fui da turma A.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Na minha época tinha esse boato também, a real é que se você vive em um ambiente mais competitivo você se torna melhor, lembro de pais indo pedir pra mudar de turma e etc.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Na minha escola era só uma turma por série, era um colégio de bairro bem pequeno.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.981
Pontos
1.003
Só agora depois de velho fui descobrir essa porra.
As Turmas, A, B, C tipo são pros alunos melhores, o resto do alfabeto nas turmas são os piores.
Depois de um post de facebook e o pessoal comentando, aí fui perceber que é (ou era) assim mesmo.
Quando eu estudava, até o 1º ano do ensino médio, eu nunca havia reprovado, e sempre ficava na Turma A, aí quando eu reprovei a primeira vez me jogaram lá pra turma D, depois do segundo ano fui parar até na turma J, aí vi que ali só tinha o resto, incluindo eu kkkk.
Quero crer que não sou o único que não percebia isso.
Eu percebi isso enquanto estava lá, era muito discrepante e só tinha gente ruim nas D
Mas quase ninguém se ligava nisso

E outra, a minha escola levava em consideração as amizades. Eu acho que eles ficavam espiando mesmo com quem a gente andava, analisavam se era uma amizade boa e no ano seguinte juntava na mesma turma (ou mantinha junto)
O melhor ano letivo que eu tive foi um que me colocaram na sala junto com todos os meus amigos de uma vez só
No meu último ano nessa escola eu passei pra A, meus brother todos tinham mudado de escola menos 2, um deles já era do A e o outro veio comigo.
 
Ultima Edição:

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Eu percebi isso enquanto estava lá, era muito discrepante e só tinha gente ruim nas D
Mas quase ninguém se ligava nisso

E outra, a minha escola levava em consideração as amizades. Eu acho que eles ficavam espiando mesmo com quem a gente andava, analisavam se era uma amizade boa e no ano seguinte juntava na mesma turma (ou mantinha junto)
O melhor ano letivo que eu tive foi um que me colocaram na sala junto com todos os meus amigos de uma vez só
No meu último ano nessa escola eu passei pra A, meus brother todos tinham mudado de escola menos 2, um deles já era do A e o outro veio comigo.

Diretor costuma separar mesmo, a pedido de professor

Tem aluno que pede pra ficar na mesma turma que o colega também, mas aí nem sempre cola.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.811
Reações
5.926
Pontos
353
Na minha escola não teve isso não, já estive em sala A que era a mais bagunceira.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu estudei em duas escolas (Fundamental em uma escola estadual de bairro e o ensino médio no CEP que é/era tipo um colégio estadual de referência, com mais recurso, regras especiais e etc) entre os anos 90 até 2006.

Nas duas as turmas eram decididas nivelando alunos bons e ruins.

A exceção foi na 8ª série apenas que tentaram montar um "dreamteam" na minha turma (Que não era a "A", era "C" eu acho). Mas aí tem um pouco de relação com a corrupção administrativa da escola. Fizeram uma tramoia absurda lá e montaram um turma com gente com nota alta, gente "famosa", atletas e alunos mais carismáticos pra montar o primeiro grêmio estudantil com essa turma e usar o grêmio/turma pra eleger uma professora em específico (Que era 10x mais amigável com a nossa turma de propósito) pra que ela fosse eleita a nova diretora da escola e perpetuar um esquema de corrupção e nepotismo.

É uma volta do c***lho, mas é verdade. Descobri isso depois de velho. Existia todo um sistema de corrupção de desvio de verba e merenda na escola, além de ter um esquema com a família da diretora pra contratar funcionários da família dela sem concurso nem formação. Um professor de educação física nosso, por exemplo, começou a graduação de educação física com o salário que ele ganha sendo... professor de educação física.

No cursinho era diferente. Tinha a turma 1 que era uma turma com menos pessoas e era decidida pela nota dos simulados.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Na minha escola não tinha isso. A separação de turmas era através da letra inicial do primeiro nome

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.931
Pontos
1.159
Não sei qual era o critério de separação de turmas onde estudei, mas sei que tentavam mesclar os inteligentinhos comportados com os burros arruaceiros, para ver se os inteligentinhos comportados ajudavam a por os burros arruaceiros na linha. Sei porque eu era inteligentinho e só me colocavam com portas no espelho de classe, assim como os demais inteligentinhos. Nunca ouve inteligentinho-inteligentinho e burro-burro. Joke was on them, eu era a combinação rara de inteligentinho e arruaceiro, então onde quer que eu fosse colocado a zona continuava. Infelizmente isso significou que eu jamais fui colocado do lado da crush, que tinha as notas mais altas da sala sempre :kforever
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.213
Reações
172.411
Pontos
2.599
Isso sempre dependeu do sistema e da escola. Em lugares em que havia seleção de alunos, por exemplo, até se dividia dessa forma conforme lista de aprovação. Ou em alguma escola particular que assim desejasse.

Hoje isso é mais incomum e a realidade é que acontece justamente o oposto. Você pega aqueles poucos alunos muito bons e enfia em uma turma com 35 alunos ruins e muito ruins. O que sai disso é gente muito prejudicada.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Nunca ouvi falar disso, pensei que era coisa de filme, eu cheguei a pular de serie na metade do ano e não fui pra turma A ou B, isso no final dos anos 90, em 2000 normalmente eu só notei que eles separavam os "bagunceiros", assim eles ficavam mais tranquilos em sala.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.941
Pontos
503
unica vez que notei alguma separação supostamente intencional foi no ultimo ano do ensino médio.
Tive que mudar de escola graças a corte de verbas pra ensino médio.

Havia 3 terceiros anos. o A era dos "burgueses", o "B era dos civis comuns" e o "C era dos evangélicos".
Eu entrei no B mas por tretas com a professora de portugues e um levante liderado por mim que falhou por trairagem, fui transferido pro C(que por coinscidencia uma secretaria da escola era conhecida de igreja da minha mãe, evangélica).

Com excessão desse, eu sempre estudei nos "A" e sempre achei que fosse "osmose".

Essa classificação ABC foi foda, especialmente "a turma dos evangélicos". Deu até vontade de anotar e dependendo da situação, utiliza-la huehuehuehuehuehue



Bom, zueira a parte, também so fui entender isso agora kkk sempre fiz parte da turma B, na verdade eu era da turma D e fui galgando até chegar na B, permaneci nesta faixa por 3 anos até a formatura do E.F.


Só fui entender isso agora mas a real é que eu só ia mal em português e matemática, de resto tirava de letra.




Mas sei lá... olhando esse ranking que agora entendi como funciona, eu ficaria constrangido em saber sobre isso se eu estivesse estado na Sala D por toda vida, embora no E.M eu tenha me formado pelo supletivo do ENEM que tinha essa opção até 2014, não me lembro.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
A maioria aqui deve ser de centro de capital para ter escola que tem turma do A ao Z, huahahah. No interiorzão aqui tinha a turma A e a turma B e o pessoal falava mesmo que tinha essa divisão mas na real era lenda. E eu acho incrível que tudo era tão tranquilo, não tinha zé droguinha, não tinha bandido, tinha nada disso, tinha sim alunos mais abastados e mais pobres, mas todos no mesmo nível de molecagem :klolz

put* saudade dessa época
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.772
Reações
92.961
Pontos
1.353
Essa classificação ABC foi foda, especialmente "a turma dos evangélicos". Deu até vontade de anotar e dependendo da situação, utiliza-la huehuehuehuehuehue



Bom, zueira a parte, também so fui entender isso agora kkk sempre fiz parte da turma B, na verdade eu era da turma D e fui galgando até chegar na B, permaneci nesta faixa por 3 anos até a formatura do E.F.


Só fui entender isso agora mas a real é que eu só ia mal em português e matemática, de resto tirava de letra.




Mas sei lá... olhando esse ranking que agora entendi como funciona, eu ficaria constrangido em saber sobre isso se eu estivesse estado na Sala D por toda vida, embora no E.M eu tenha me formado pelo supletivo do ENEM que tinha essa opção até 2014, não me lembro.

Pior que o termo nem é pejorativo, era a constante da sala mesmo.
Tirando eu e um amigo que foi parar lá por minha culpa, o resto era tudo evangélico. :klolz

Lembro que nesse ano. A turma B que começou como "a sala dos civis comuns", no fim do ano virou a "a sala dos gays", alguns alunos lá começaram a assumir a homossexualidade. :kgay
 
Topo Fundo