O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

A evolução dos gabinetes

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
101.737
Pontos
1.839
Ontem chegou o meu Terra Jade.

Super cool…não muito maior que um Series X.

Mas percebi que peças que cabem nele são meio carinhas - tudo bem que tá tudo caro hoje em dia - mas fonte e mobo do tamanho dele, custam quase o dobro do mesmo fabricante que do tamanho “grandão”.

Não é barato ser bonito.

doraemondigimon

Lenda da internet
Reações
25.299
Pontos
1.619
Bom, como estou 'nostálgico' hoje, vou falar rapidamente dos gabinetes que tive (pós 286)

1771579131344.png
Esse era o modelo (parecido e inteiro) do meu. A diferença é que, ele NÃO tinha essa frente e só ligava na base da ligação direta (emendava dois fios, saia uma faísca e ele ligava). O CD Rom também era outra maravilha tecnológica: TOTALMENTE desmontado, só engasgando o CD e colocando um ímã pra prensar de boa.

1771579354462.png
Depois tive o 'sonho modinha' do princípio dos anos 00: o 'gabinete frentinha de celular'. 3 baias (com uma gravadora de CD Rom que tava fechadinho e funcionando) e uma máquina mais 'decente' pra época (AMD 600 Mhz com placa offboard Asus e placa de video Riva TNT). Esse gabinete durou comigo até.....2019, se não me engano!

1771579801709.png
Esse foi o penúltimo gabinete que tive (e se não fosse pelo meu filhote, os adesivos da VW e da Shure ainda estariam nele...)

Sobre o último gabinete, não achei as fotos dele até o meu horário de saída do serviço, então vou explicar. É um gabinete estilo 'servidor' (grande e pesado) e foi achado no lixo, com a porta frontal quebrada. Lasquei super bonder e arrumei a porta. Ele tem chave também (e quem disse que importo?), além de agora, estar com a minha configuração atual (I5 de primeira geração, com placa mãe que NÃO ACEITA dois HDs no Boot, 12 G's de memória DDR3 e uma placa de video até que boa!)

Raazy

Mil pontos, LOL!
Reações
21.065
Pontos
1.004
Em pensar que peguei quase toda essa evolução, a idade pesando kkkkkk, já tive quase um modelo de cada epoca, desde aqueles fulltower monstruosos da Aerocool( Xpredator se não me engano) ate os aquarios, atualmente estou no mini-itx, que é um Lian-li A4 H20, mas até hoje minha paixão é o Cooler Master Cm690, que inclusive foi na epoca do famigerado casemod e eu modifiquei ele todo, tenho ele ate hoje inclusive :kpaixao

Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Reações
105.847
Pontos
1.753
Já tive de quase todas as épocas. Só me recuso a usar o modelo atual aquário quadradão. Acho muito lixo e disfuncional o design, porque gabinete meu não fica sobre a mesa, fica no chão, sobre um rodízio, sob a mesa. Depois posto aqui alguns que tive.

O que uso hoje tem baia ainda, mas não tem drive, e nem é antigão. Quando comprei imaginava ter um drive bluray, mas foi ficando caro e inviável pela velocidade e falta de praticidade em criar backup.

Procuro um sem muita frescura, a não ser uma boa porta USB em cima (3.0 e tipo C). Branco. Coisa que não é fácil encontrar num bom preço.

geist

Lenda da internet
Reações
105.847
Pontos
1.753
Meu primeiro gabinete:

just-finished-my-sleeper-rtx-3090-build-with-trinitron-v0-m1zumnfyzzad1.jpg

Mas tinha esse detalhe redondo do botão power azul translúcido.

Meu segundo gabinete:

85a931cbe5cf56a530884dbd31630e36.jpg

Meu terceiro:

10272009226.jpg

Meu quarto:

IMG_20180405_112920876_LL.jpg

Meu quinto e atual:

M25-W_White_01_angled.jpg

Bônus:

Quem lembra da Monkey e seus gabinetões de 4 baias imponentes para a época?

monkey-22812.jpg

D_NQ_NP_837442-MLB50114596860_052022-O.png

geist

Lenda da internet
Reações
105.847
Pontos
1.753
Esse tópico me inspirou a trocar de gabinete. Vou ficar com esse novo por cerca de 8 anos. 3 com o processador que acabei de comprar e mais 5 com o outro...
A não ser que daqui 3 anos haja uma miniaturização das placas de vídeo e coolers, aí finalmente poderei deixar em cima da mesa um gabinete pequeno.

gabinete-gamer-gamdias-atlas-m1-wh-mid-tower-vidro-temperado-atx-white-sem-fonte-com-3-fans-argb_198263.jpg" data-src="https://img.terabyteshop.com.br/produto/g/gabinete-gamer-gamdias-atlas-m1-wh-mid-tower-vidro-temperado-atx-white-sem-fonte-com-3-fans-argb_198263.jpg" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> gabinete-gamer-gamdias-atlas-m1-wh-mid-tower-vidro-temperado-atx-white-sem-fonte-com-3-fans-argb_198263.jpg

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Reações
25.281
Pontos
403
Esse tópico me inspirou a trocar de gabinete. Vou ficar com esse novo por cerca de 8 anos. 3 com o processador que acabei de comprar e mais 5 com o outro...
A não ser que daqui 3 anos haja uma miniaturização das placas de vídeo e coolers, aí finalmente poderei deixar em cima da mesa um gabinete pequeno.

gabinete-gamer-gamdias-atlas-m1-wh-mid-tower-vidro-temperado-atx-white-sem-fonte-com-3-fans-argb_198263.jpg" data-src="https://img.terabyteshop.com.br/produto/g/gabinete-gamer-gamdias-atlas-m1-wh-mid-tower-vidro-temperado-atx-white-sem-fonte-com-3-fans-argb_198263.jpg" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> gabinete-gamer-gamdias-atlas-m1-wh-mid-tower-vidro-temperado-atx-white-sem-fonte-com-3-fans-argb_198263.jpg
Um crime colocar uma gabinete desse no chão.

alexjaniski

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.448
Pontos
889
Lembra um MacIntosh que é mais antigo do que isso... :klol
Isso é um Compaq Presario, se não me engano o que a gente tinha em casa quando eu era bem novinho era um 386 (isso la por 94/95).

Lembro que eu jogava GP, FIFA (o 1o), DOOM, Jazz the Jackrabbit, Titus the fox(jogo do mascote da Titus), entre outros.

Inclusive aprendi a ler e escrever pra usar o DOS pra abrir os jogos e também pra brincar no Crayolla no windows 3.11

darth vader x

Mil pontos, LOL!
Reações
28.301
Pontos
1.014
Isso é um Compaq Presario, se não me engano o que a gente tinha em casa quando eu era bem novinho era um 386 (isso la por 94/95).

Lembro que eu jogava GP, FIFA (o 1o), DOOM, Jazz the Jackrabbit, Titus the fox(jogo do mascote da Titus), entre outros.

Inclusive aprendi a ler e escrever pra usar o DOS pra abrir os jogos e também pra brincar no Crayolla no windows 3.11

Sim, eu vi que era um Compaq, mas o gabinete que citei é de 1984...

macintosh.jpg

geist

Lenda da internet
Reações
105.847
Pontos
1.753

Colecionador encontra 16 gabinetes Cooler Master “NVIDIA Edition” lacrados desde 2008 em armazém e comemora: “isso me transporta para os tempos que eu jogava Crysis”​

Alerta de raridade: Dezesseis gabinetes Cooler Master CM 690 NVIDIA Edition foram encontrados lacrados após 18 anos.

Um colecionador encontrou 16 unidades do gabinete Cooler Master CM 690 NVIDIA Edition lacradas em um armazém, onde os produtos permaneceram intocados desde 2008. O lote conservava as fitas de fábrica originais e os detalhes em verde característicos da série especial, que se diferenciava na época por possuir uma janela lateral acrílica colorida. Para quem montava computadores com duas placas 8800 GT em SLI e buscava atingir o desempenho ideal nos testes de Crysis, o modelo representava o topo da estética para entusiastas de quase duas décadas atrás.

found a literal time capsule from 2008 16x factory sealed v0 tyq6y29vd90h1

found a literal time capsule from 2008 16x factory sealed v0 mhpon29vd90h1

found a literal time capsule from 2008 16x factory sealed v0 z3s6nz8vd90h1

found a literal time capsule from 2008 16x factory sealed v0 ezo4829vd90h1

found a literal time capsule from 2008 16x factory sealed v0 ktail09vd90h1

found a literal time capsule from 2008 16x factory sealed v0 yin5319vd90h1

O usuário do Reddit identificado como Far_Strain_3690 autenticou o achado através de fotografias com registros de data, confirmando a raridade encontrada em estado de novo. Uma das unidades foi aberta imediatamente pelo próprio descobridor, que planeja utilizá-la para construir um computador de alto desempenho com visual antigo (o chamado ‘sleeper-rig’). No mercado de colecionadores, o interesse pelo item é alto, restando apenas 2 exemplares disponíveis em uma página de vendas do eBay por um valor unitário de 349 euros.

O Cooler Master CM 690 original já era considerado um chassi sólido pela sua capacidade de ventilação, mas a versão NVIDIA é a que atrai os olhares de quem acompanhou a transição para gabinetes com visibilidade interna. O retorno desse design ao mercado de usados em 2026 funciona como uma ‘consagração’ de uma identidade visual que marcou a era de ouro da arquitetura de PCs para jogos.

Não bastava a exploração retrô nos consoles, agora tem nos PCs.
Estou ficando cansado. Tudo o olho da cara, peça tudo velha, arranhada, trincada... (não me refiro ao achado dessa matéria).
Esses dias fui atrás de um tecladão antigo branco da IBM e tive que desistir. Tava o olho da cara.

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Reações
25.281
Pontos
403

Não bastava a exploração retrô nos consoles, agora tem nos PCs.
Estou ficando cansado. Tudo o olho da cara, peça tudo velha, arranhada, trincada... (não me refiro ao achado dessa matéria).
Esses dias fui atrás de um tecladão antigo branco da IBM e tive que desistir. Tava o olho da cara.
Tenta usar a OLX. E ao invés de pesquisar o modelo exato, pesquisa um nome genérico "teclado antigo", "teclado anos 90".

Topo Fundo