O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A importância da tradução PT-BR nos jogos

Para você, o quão importante é a tradução PT-BR nos jogos?


  • Total voters
    232

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Legendas e menu em portugues deveria ser no mínimo padrão, na minha opinião.
Tenho vários jogos encostados esperando sair a tradução.

Nota: acho bem engraçado os caras falando que aprenderam inglês jogando.
Gostaria de saber o nível: se é possível ir trabalhar em uma empresa que so se fala inglês ou aquele inglês de fire, wind, water...
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.014
Reações
49.427
Pontos
1.304
Para ser sincero o único jogo que consegui jogar dublado e PREFIRO dublado até hoje é The Last of Us, por mais que a voz do Joel no original seja bem foda acho os palavrões em inglês limitados demais, nisso o PT-BR da show! E por isso gostei muito da dublagem, na moral... NUNCA que um "motherf---r" chegará perto de um "Filho da P---" em plenos pulmões, NUNCA, o P--- do FDP é algo a ser estudado, todo seu ódio e raiva sai nessa palavra que não tem sílaba tônica, ela é toda tônica, hu3
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.427
Reações
17.043
Pontos
1.389
Legendas e menu em portugues deveria ser no mínimo padrão, na minha opinião.
Tenho vários jogos encostados esperando sair a tradução.

Nota: acho bem engraçado os caras falando que aprenderam inglês jogando.
Gostaria de saber o nível: se é possível ir trabalhar em uma empresa que so se fala inglês ou aquele inglês de fire, wind, water...

Deveriam ser padrão mas não tô nem aí. Sou o cara! o que assiste tudo sem legenda pq aprendeu jogando. que se fodam esses BR's que se recusam a dobrar o pescoço e aprender ingrish. Meu país, minhas regras, pôxa! :klolz
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.263
Reações
19.298
Pontos
1.469
Legendas e menu em portugues deveria ser no mínimo padrão, na minha opinião.
Tenho vários jogos encostados esperando sair a tradução.

Nota: acho bem engraçado os caras falando que aprenderam inglês jogando.
Gostaria de saber o nível: se é possível ir trabalhar em uma empresa que so se fala inglês ou aquele inglês de fire, wind, water...
Eu fiz inglês básico na cultura inglesa e no colégio, mas onde eu aprendi mesmo foi em filmes, musicas e videogame.

Mas todo mundo sabe que Quem só tem aula não aprende nada.

Meu nivel é fluente. Inclusive tenho um certificado aue me permite ensinar inglês no Brasil e inglês básico em outras linguas que eu domine.
 

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.790
Reações
4.352
Pontos
453
Lembro a primeira vez que peguei um jogo dublado, foi Halo e fiquei encantado, dou muito valor qnd dublam um jogo pra PTBR. Claro que tem umas pérolas como Roger e Pitty, mas no geral não tenho muito do que reclamar e nem fico com mimimi não é original, não ligo pra isso qnd se trata de animação/jogo.
Legenda eu acho que é o mínimo qnd se trata de grande produção, indie eu até relevo e pego em inglês.
Acho engraçado que esses dias vi poloneses e pessoas de outros países europeus reclamando da falta de regionalização em alguns jogos, mas o brasileiro não pode exigir jogar na sua própria língua rsrs.

Não tenho dificuldade em jogar em inglês e acho que se a pessoa quiser jogar no original é problema dela, mas reclamar de quem quer jogar na própria língua é difícil aceitar.
d21ea9a0a95b8b7326fa7272b690c83f.jpg


Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
Em pleno 2019 com o mundo exigindo ingles como lingua default eu nao jogo mais nada em PT-BR, soh em ingles mesmo pra treinar cada vez mais o idioma...
 


Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.310
Pontos
719
Sempre que tem PT-BR eu escolho PT-BR, joguei a vida toda games em inglês e japonês, queria muito que essa onda de tradução de games nativamente para PT-BR tivesse ocorrido desde sempre, e sério mas não consigo entender quem reclama e faz mimimi

Muitos reclamam de erros de tradução de Inglês para PT-BR, mau sabem o quão ruim e cheio de erros são as traduções de Japonês para Inglês, erros grotescos que acontecem desde os primórdios até hoje
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.532
Reações
56.864
Pontos
1.003
Pessoal esquece que boa parte do forum vive outra realidade. Lembro de um tópico antigo, perguntando o salário do pessoal. So valor alto. Dá pra dizer que a maioria aqui é, no minimo, classe média. Até porque estamos em um forum de videogame, e videogame é caro. Fora que ninguém é obrigado a aprender Inglês forçadamente. Falta de dublagem é mera falta de interesse da empresa. Jogo desde o Mega Drive, joguei e jogo muita coisa legendada, mas isso não é desculpa. Eu invisto na empresa que investe em mim. Jogo legendado em inglês aumenta a chance de drop em 70%.
 
Ultima Edição:

Dragobr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.154
Reações
1.455
Pontos
1.103
Sou fluente em inglês, aprendi principalmente jogando videogame (e um pouco lendo também), então sempre ignoro totalmente as traduções pt-br, mas não reclamo.

Uma coisa que muita gente esquece é que mesmo em dublagens existe sempre um diretor idealizando a cena e, bom, dirigindo os atores para a sua própria visão de como ela deve ser. Mas só a língua original tem o diretor original, e isso normalmente faz a diferença.

Meus maiores problemas com dublagens são isso e outra coisa também básica, que não sei se anda evoluindo mas cansei a um tempo: os atores não parecem pessoas de verdade falando.

Isso acontece por exemplo na palavra "para". O certo é escrever nessa forma, mas quantas pessoas no mundo real falam "para" ao invés de "pra"? Só vi isso em dublagens.

E é por isso que, por mais originalista que eu seja, fiz questão de assistir e tiro meu chapéu para a dublagem do Yu Yu Hakusho. Aquilo foi uma obra prima. Se tiver outra dublagem daquele nível me avisem que eu prometo pelo menos experimentar.

Sent from my Moto G (5S) using Tapatalk
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.129
Reações
10.519
Pontos
753
Minha leitura em inglês é de bom nível, então não é algo que importa. Porém acho legal quando sai em pt-br, e costumo jogar com legendas em pt-br. Dublagem prefiro no idioma original, japonês ou inglês, dependendo do jogo, com poucas exceções. De pt-br que lembro de ter achado legal, foi o Tales of Zestiria e The Witcher 3. Namco tem trazido muitos jogos em pt-br.
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Sou fluente em inglês, aprendi principalmente jogando videogame (e um pouco lendo também), então sempre ignoro totalmente as traduções pt-br, mas não reclamo.

Uma coisa que muita gente esquece é que mesmo em dublagens existe sempre um diretor idealizando a cena e, bom, dirigindo os atores para a sua própria visão de como ela deve ser. Mas só a língua original tem o diretor original, e isso normalmente faz a diferença.

Meus maiores problemas com dublagens são isso e outra coisa também básica, que não sei se anda evoluindo mas cansei a um tempo: os atores não parecem pessoas de verdade falando.

Isso acontece por exemplo na palavra "para". O certo é escrever nessa forma, mas quantas pessoas no mundo real falam "para" ao invés de "pra"? Só vi isso em dublagens.

E é por isso que, por mais originalista que eu seja, fiz questão de assistir e tiro meu chapéu para a dublagem do Yu Yu Hakusho. Aquilo foi uma obra prima. Se tiver outra dublagem daquele nível me avisem que eu prometo pelo menos experimentar.

Sent from my Moto G (5S) using Tapatalk
Como eu curto e acompanho o trabalho de vários dubladores, muitos deles mostram os bastidores de algumas produções, e já vi mais de 1 dublador profissional top, contando o quão difícil é dublar um game e que o processo não tem nada a ver com a dublagem de um filme por exemplo...fiquei de cara quando o Wendel Bezerra (dublador do Goku e do Bob Esponja e dono de estudio de dublagem) contou que quando eles vão dublar um game, vem apenas o texto a ser interpretado e uma breve explicação do contexto e o tempo que a fala deve ter para encaixar, eles não tem imagens pra se basear e é assim que vem direto da matriz...ou seja as vezes, a propria produtora não se preocupa com qualidade da adaptação de seus games no exterior...mas segundo ele, as coisas já estão melhorando, tanto que no Detroit Become Human eles receberam junto pelo menos o audio original, pra poder entender a entonação de cada dialogo....imagina só kkkk

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.532
Reações
56.864
Pontos
1.003
Como eu curto e acompanho o trabalho de vários dubladores, muitos deles mostram os bastidores de algumas produções, e já vi mais de 1 dublador profissional top, contando o quão difícil é dublar um game e que o processo não tem nada a ver com a dublagem de um filme por exemplo...fiquei de cara quando o Wendel Bezerra (dublador do Goku e do Bob Esponja e dono de estudio de dublagem) contou que quando eles vão dublar um game, vem apenas o texto a ser interpretado e uma breve explicação do contexto e o tempo que a fala deve ter para encaixar, eles não tem imagens pra se basear e é assim que vem direto da matriz...ou seja as vezes, a propria produtora não se preocupa com qualidade da adaptação de seus games no exterior...mas segundo ele, as coisas já estão melhorando, tanto que no Detroit Become Human eles receberam junto pelo menos o audio original, pra poder entender a entonação de cada dialogo....imagina só kkkk

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
Detroit que, inclusive, tem uma dublagem muito foda.
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Detroit que, inclusive, tem uma dublagem muito foda.
Sim, o estudio dele que dublou e ele mesmo dirigiu (e ainda dublou o Marcus).

Interessante que esse estilo de jogo (vide Until Dawn), dublado, atrai e muito a atenção de pessoas que não tem vivencia alguma com jogos...em Until por exemplo, meus pais pediram pra ir jogando pra eles acompanharem a historia...no Detroit, minha esposa, que a anos havia perdido interesse em games, pirou no jogo, terminou antes de mim e ainda disse que foi melhor que muitos filmes que ela viu em 2018.

Eu afirmo que se não fossem dublados
(e bem dublados inclusive, com vozes reconhecidas de outros filmes), nenhuma das duas situações aconteceria.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

leoaires

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.601
Pontos
299
Apesar de saber ler em inglês, jogos com legendas em pt-br me dão uma imersão maior ao jogo e uma vontade maior também de joga-lo..
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
Áudio original e legenda, não tenho inglês fluente e traduzir algumas palavras leva um tempo precioso da jogatina. Yakuza mesmo demorou muito mais pra zerar por causa disso.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

M.Shadows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.323
Reações
40.521
Pontos
1.339
Dependendo do jogo encaro dubladão, mas tenho preferência por áudio original.

Enviado de um Skate Park
 
Ultima Edição:

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.849
Reações
16.712
Pontos
503
Votei na primeira opção, mas não sou tão radical ao ponto de "não comprarei", normalmente quando o preço cai muito eu acabo comprando ele.
Em um tópico do Nier tiveram alguns user que ficaram indignados quando falei que só o compraria para jogar quando estivesse baratinho por uns R$50, geral elogiando principalmente a história e não se pode dropar por não ter sequer uma legendinha em português, tem uma galera aí muito sem lógica.

Lembro do primeiro jogo Dublado que vi, foi tão impactante que parece até fresco na memória, foi Comanche 3 para PC, vindo naqueles joguinhos da folha se não me engano, a apresentação com o cara narrando as características do helicóptero perdi a conta de quantas vezes eu assisti, teve vezes que repeti seguidamente até... Simplesmente fiquei fascinado na época, e achava a localização muito bem feita (claro que não sei sobre erros e tals que poderiam ter tido, mas jogava de boa)

(Achei essa parte)


Aqui a dublagem ingame


Isso para um jogo de 1997, essa qualidade à 22 anos atrás. (tinha 13 anos na época, então tente imaginar a surpreza e satisfação)

Na minha concepção, hoje em dia é inadmissível um jogo de preço full (USS60 ~ R$250) não ter nem uma legenda, a 10 anos atrás a realidade era outra, mas hoje em dia o Brasil da retorno mais que o suficiente para ter, no mínimo, tal consideração.
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.427
Reações
17.043
Pontos
1.389
Votei na primeira opção, mas não sou tão radical ao ponto de "não comprarei", normalmente quando o preço cai muito eu acabo comprando ele.
Em um tópico do Nier tiveram alguns user que ficaram indignados quando falei que só o compraria para jogar quando estivesse baratinho por uns R$50, geral elogiando principalmente a história e não se pode dropar por não ter sequer uma legendinha em português, tem uma galera aí muito sem lógica.

Lembro do primeiro jogo Dublado que vi, foi tão impactante que parece até fresco na memória, foi Comanche 3 para PC, vindo naqueles joguinhos da folha se não me engano, a apresentação com o cara narrando as características do helicóptero perdi a conta de quantas vezes eu assisti, teve vezes que repeti seguidamente até... Simplesmente fiquei fascinado na época, e achava a localização muito bem feita (claro que não sei sobre erros e tals que poderiam ter tido, mas jogava de boa)

(Achei essa parte)


Aqui a dublagem ingame


Isso para um jogo de 1997, essa qualidade à 22 anos atrás. (tinha 13 anos na época, então tente imaginar a surpreza e satisfação)

Na minha concepção, hoje em dia é inadmissível um jogo de preço full (USS60 ~ R$250) não ter nem uma legenda, a 10 anos atrás a realidade era outra, mas hoje em dia o Brasil da retorno mais que o suficiente para ter, no mínimo, tal consideração.


Joguei muito. Eu tinha a coleção completa. MDK, Criatura Crunch, POD, Hunter Hunted, Power Slide... bons tempos.
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Joguei muito. Eu tinha a coleção completa. MDK, Criatura Crunch, POD, Hunter Hunted, Power Slide... bons tempos.
Nossa mano, o Criatura Crunch foi o primeiro jogo dublado que peguei...era 1996 acho...achava legal que a voz do garotinho era a mesma do Shurato...e ao abrir determinado armário, quem gritava era o cara que dublava o Beakman...marcante na época

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.313
Reações
26.498
Pontos
1.359
Eu só jogo em inglês, to tão acustumado que se coloco em português fica estranho
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.266
Pontos
1.399
Acho de extrema importância para o crescimento do mercado brasileiro, mas expõe o nível de preguiça da geração atual, e como o Brasil andou para trás.

Na minha adolescência era todo mundo se virando e aprendendo Inglês na marra, no estilo quase autodidata. Hoje em dia é uma reclamação generalizada, algo que naturalmente vai se refletir mais pra frente no mercado de trabalho, não só na questão de a pessoa não querer se esforçar para conhecer uma língua universal e querer valorização forçada do resto do mundo, mas porque provavelmente ela é assim em vários outros aspectos da vida.
 

Shurato Croft

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
764
Reações
1.384
Pontos
583
A minha opção seria essencial, mas não deixo de comprar o jogo se não estiver localizado. Não entendo essa raiva de um alguns jogadores por jogos localizados. Para os jogadores das antigas como eu sempre foi um sonho ver jogos dublados e legendados.
Duvido se algum jogo estrangeiro atingiria o grande público nos Estados Unidos se ele não for localizado em inglês. Ou até mesmo no Canadá, Reino Unido, França e Japão, nos seus idiomas locais.
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Acho de extrema importância para o crescimento do mercado brasileiro, mas expõe o nível de preguiça da geração atual, e como o Brasil andou para trás.

Na minha adolescência era todo mundo se virando e aprendendo Inglês na marra, no estilo quase autodidata. Hoje em dia é uma reclamação generalizada, algo que naturalmente vai se refletir mais pra frente no mercado de trabalho, não só na questão de a pessoa não querer se esforçar para conhecer uma língua universal e querer valorização forçada do resto do mundo, mas porque provavelmente ela é assim em vários outros aspectos da vida.
Ai eu concordo contigo...nossa geração se esforçava até pra jogar RPG japones...porém o que preocupa nessa nova geração é que nem português a galera se preocupa...veja os indices de leitura por exemplo...ninguém mais quer ler...só quer facebook e insta

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.044
Reações
11.488
Pontos
1.024
Único jogo que fiz questão de jogar dublado foi South Park...a gama de palavrões em PT-BR é muito maior
 

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
Legendas e menu em portugues deveria ser no mínimo padrão, na minha opinião.
Tenho vários jogos encostados esperando sair a tradução.

Nota: acho bem engraçado os caras falando que aprenderam inglês jogando.
Gostaria de saber o nível: se é possível ir trabalhar em uma empresa que so se fala inglês ou aquele inglês de fire, wind, water...
fluente, tanto que já fui pro exterior a trabalho e nunca pisei e uma escola de ingles.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.657
Reações
9.188
Pontos
744
Antes eu jogava numa boa em inglês, mas me acostumei com jogos dublados em português.

Até jogo só legendado em português já me dá uma preguiça, pois muitas vezes a legenda atrapalha a ação.

Não é algo que me faça desistir de um jogo, mas acho muito importante hoje em dia.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.551
Reações
14.077
Pontos
1.459
Sei lá, nunca gostei de jogo dublado ou legenda pt-br. Jogo no idioma original na boa (inglês ou japonês)


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Suordi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.517
Reações
8.232
Pontos
819
Gosto quando há legenda em PT-BR, mas prefiro sempre a dublagem original. Inclusive, acho uma b*sta quando o jogo não permite escolher a língua falado no menu, me obrigando a trocar o idioma do PS4.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Acho localização em PT-BR importante, mas não fundamental.

Ou seja, não vou deixar de jogar um game por não ter opção em PT-BR, até porque a minha Nintendo foderosa não liga para a gente (mas nós ligamos para ela, OKAY?).

Porém, do ponto de vista mercadológico, já passou da época em que localizações (pelo menos para textos e legendas) eram um "luxo".
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.628
Pontos
1.554
Eu só jogo em inglês. 80% do que aprendi de inglês foi com jogos, hoje em dia tem muita gente preguiçosa que ao invés de aproveitar o gosto por jogos pra tentar aprender inglês, ainda que de forma básica, fica de mimimi.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Acho de extrema importância para o crescimento do mercado brasileiro, mas expõe o nível de preguiça da geração atual, e como o Brasil andou para trás.

Na minha adolescência era todo mundo se virando e aprendendo Inglês na marra, no estilo quase autodidata. Hoje em dia é uma reclamação generalizada, algo que naturalmente vai se refletir mais pra frente no mercado de trabalho, não só na questão de a pessoa não querer se esforçar para conhecer uma língua universal e querer valorização forçada do resto do mundo, mas porque provavelmente ela é assim em vários outros aspectos da vida.


A geração dos anos 90 de crianças e adolescentes tinha uma proficiência em inglês menor do que a atual.

Aliás o índice de aprendizado dos adolescentes dos anos 90 eram mais baixo que o atual em todos os níveis.

Hoje é muito ruim. Nos anos 90 era pior.


Ou o pessoal se esquece das pérolas do street fighter??? Galera não conseguia saber nem os nomes dos golpes direito.
Os em Japa tudo bem, mas acontecia tb com os em inglês.

Outra coisa: nos anos 90 muitos jogos só existiam em idioma japonês.

Tenta vender um RPG ou jogo com muitos textos Na Europa em países que não são de língua inglesa sem localização para ver o que acontece.... esse jogo vai ser um fiasco de vendas. E isso num lugar com um nível de inglês bem mais elevado.

O mesmo acontece nos EUA. Mande um jogo só com localização japonesa para lá ver o quanto vai vender...... vai vender nada pois americano nem gosta de ler legenda, imagina um outro idioma.
 
Topo Fundo