Foi melhor porque colocaram na sacola trabalhos que foram realizados ANTES das aquisições, então tem um BAITA asterisco aí, mesmo porque os caras foram elogiados, inclusive, por jogo que foi exclusivo de playstation.
Não, o ano da M$ foi a mesma draga de sempre, mas há luz no fim do tunel já que a qualidade que foi mostrada ano passado em breve será da M$ de fato. Na prática a empresa está como a Sony no início da geração PS3, que prometia
GoW e Uncharted, mas entregava Lair, Untold Legends e Genji. A galera tem que ter paciência porque em um mercado onde um bom game demanda 4 anos de trabalho, excelência não é algo que vem rápido.
Não há bem um paralelo entre as situações, porque a Sony havia sido a melhor softhouse da geração PS2, com muita tranquilidade, tendo “errado” na dosificação durante a transição, e não estava com sua produção interna em anos formativos. No avizinhamento do PS3, ela estava desovando, no PS2, God of War 2, Sly Cooper 3, dois Ratchets and Clanks, Gran Turismo 4, dois Syphon Filters, Ape Escape 3, ATV Offroad Fury 3, Jak X Combat Racing, dois SOCOMs, dois Wild Arms, Rogue Galaxy etc, além de suportar o PSP com uma lineup rica, suas esteiras de publicação estavam ocupadas para alimentar com jogos uma base de mais de 100 milhões de consoles velhos. O resultado foi misto, dando mais 50 milhões de Old Gens vendidos, ao mesmo tempo lentificando a adoção do PS3 (+ a questão do entry point alto, pelo valor de etiqueta exagerado). Depois, ela ainda enfrentou o delay de transição de seus departamentos do SD para o HD, sempre problemático, pegou o Japão inteiro com calças nas mãos por ex. Adendo: não houveram cross gens, talvez seu maior “erro”
Já a Microsoft de agora, no retrato oferecido no tópico, não havia sido a melhor soft na era Xbox One, e não estava ocupada abastecendo a plataforma anterior, na transição para o Series X. Em 2019, ano anterior ao da estreia da New Gen, só havia lançado dois first parties, Gears 5 e Crackdown 3, e em 2020, suas maiores produções em consoles foram Ori 2, Bleeding Edge e Minecraft Dungeons, não vejo a menor comparação entre as duas situações
(alguém lançou mais jogos que a Sony nesse período?).
“Não”. Com aspas
Contando third parties, Nintendo e Sony foram as desenvolvedoras que lançaram mais games de 2020 (início da pandemia) pra cá, 25 cada, a diferença é que os maiores produtos da Nintendo, em escopo, foram Animal Crossing New Horizons, Pokémon Legend Arceus, Age of Calamity, Paper Mario the Origami King e Metroid Dread, enquanto os produtos de maior escopo da Sony no período foram Ghost of Tsushima, TLOUS PT II, Demon’s Souls, Ratchet and Clank Rift Apart,
Horizon II e
Gran Turismo 7. Com esteiras bem mais complicadas. Os games da Nintendo nesse período são de tamanho menor/igual a Sackboy, Miles Morales e Returnal, portanto suas fábricas estava menos ocupadas.
Claro que todos esses jogos começaram a ser produzidos antes da pandemia, mas isso vale para as duas, não maculando a comparação