O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A mudança do paradigma da posse do carro.

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Eu acho assim, carro é q nem filho, enche o saco, da trabalho, tem que ficar cuidando, gasta... E hoje em dia ngm quer ter trabalho (nem filho), então o cara compra qlqr coisa usada por necessidade, ou nem compra, e boa. Eu mesmo, tenho carro por necessidade, mas dirigir é um inferno.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Acho que além disso tudo, a quantidade de carro no mercado já influencia também, não?

Montadoras perderam totalmente a noção da realidade do país na hora de botar preços. E aí quem não tem tesão em carro e usa só como necessidade, hoje um carro de 10 anos de idade é ótimo e muito bem equipado.

A não ser que tu more num raro caso de cidade com transporte público competente e ainda bem de bairro, não vai se livrar da necessidade do carro tão cedo, já que até motorista de aplicativo já tá ficando enjoado pra pegar corrida.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
acho que isso depende MUITO da onde você mora...
Cidade com:
Transporte publico eficiente: Onibus, Trem e etc
Ciclovias bem feitas: para andar de bicileta, patinete e essas coisas
Cidade plana...
Clima temperado...
Cidade Segura.. .

etc etc

da pra deixar o carro em casa ou não ter.
Moro numa cidade assim e a regra não se aplica. Todo mundo que ganha um pouquinho mais que o mínimo já anda de carro e a cidade é a velha história de trânsito e falta de parques de estacionamento suficientes

A única mudança de paradigma é que as pessoas estão mais pobres que duas gerações atrás, mais solitárias e sem constituir família.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Moro numa cidade assim e a regra não se aplica. Todo mundo que ganha um pouquinho mais que o mínimo já anda de carro e a cidade é a velha história de trânsito e falta de parques de estacionamento suficientes

A única mudança de paradigma é que as pessoas estão mais pobres que duas gerações atrás, mais solitárias e sem constituir família.
Qual cidade?
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Quase não uso carro, e olha que aqui em casa tem 2, agora tenho uma bike motorizada pra andar até 40km e um patinete elétrico para trajetos curtos, até 5 km, por exemplo, de casa até o metrô ou parada de ônibus

Enviado de meu Vibe K5 Plus usando o Tapatalk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.232
Reações
46.750
Pontos
1.934
nem q num futuro distante os preços melhorem eu penso em ter um. Pelo menos não um carro q custe mais de 40mil.

é mta dor de cabeça q to feliz de não ter (nem probabilidade de ter como acidentes). Burocracia do c***lho essa de licenciamento, revisão, seguro, ipva, 150 reais de gasolina semanal, estacionamento cobrando uma viagem de uber (se não mais. Tipo 20 reais+-), difícil achar vaga, congestionamento, não poder fazer outras coisas além de ouvir músicas no volante como tipo... dormir (q adoro fazer em uber quando dá aquelas corridas de 30min).

to lutando pra não ter que precisar. Só q cogitando ter filhos em algum momento, pensando no bebê, é o único motivo pra ser ter um temporariamente e aguentar essa naba. Imagino ter quando o pimpolho nascer e desfazer do carro quando o pequeno tiver uns 5-6 anos. Vamos ver

mas é assim... a partir de agora é só carro pop semi novo. Assim q puder me livrar e não sentir essa necessidade por causa de criança, já era.

E olha só. Nem é falta de grana nem nada. No momento é sim por causa do apê e reforma (justo né) mas mesmo q tivesse... vale mais em aplicações pra sair da grande cidade em 20-25 anos (morar na roça. Aí talvez compre uma caminhote simplona)
 


biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Mais uns 10 ou 15 anos aparece Uber autônomo e os concorrentes com tecnologia similar, utilizando carros elétricos pequenos e baratos, o preço das viagens vai cair bastante, os acidentes, congestionamentos e falta de vagas irão reduzir, até que em algum ponto seja proibido conduzir carros em vias públicas, já que isso irá atrapalhar o fluxo do trânsito conduzido de forma autônoma
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.016
Pontos
1.048
Assim como o @ROLGENIO eu perdi o tesão por carros, mas diferente dele eu sei a razão: carros estão absurdamente caros, principalmente em relação ao nosso poder aquisitivo. Aqui no nosso mercado já está convencionado que ninguém compra carro a vista, então as montadoras colocam o valor lá em cima e f**a-se. A única preocupação das montadoras é fazer com que as parcelas caibam no seu orçamento. São raras as ocasiões que mesmo que você tenha $$$$ no bolso, você tenha algum poder de barganha. Isso é uma coisa que já me enoja por si só.

Mas aí vem todos os custos atrelados. IPVA caro, manutenção cara, seguro caro, combustível caro. Junte-se a isso a super desvalorização do seu usado e o combo está completo. É super frustante chegar na CSS e perceber que seu carro semi-novo com 02 anos de uso não vale metade do valor do equivalente 0km na troca. Então tudo isso me fez perder o tesão total por carros. Agora só troco por questão de necessidade mesmo, como por exemplo o carro desmanchar.

Estou totalmente contra o que o mercado automotivo se tornou, porém a única coisa que posso fazer a respeito é não participar.
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Cara, aqui em ribeirão preto, interior de SP. A cidade tem seus 650k habitantes, a cidade está com uma proporção de 2-3 carros para cada habitante, ta um absurdo.
Horários de pico tu esquece se tiver compromisso, o trânsito fica pesado e bem parado nos pontos chaves da cidade. Ela cresceu absurdamente e não pensaram em como organizar as vias para o transito fluir de boa ou planejaram para ter outros meios de transporte.
Te digo uma coisa, se houvesse ônibus com linhas eficientes, trens, bondes ou qualquer outro meio de transporte coletivo para andar dentro da cidade e ir para cidades vizinhas, não teria a menor necessidade de usar carro.
O movimento de gente das cidades vizinhas vindo trabalhar na cidade é absurdo, as saídas da cidade estão sempre carregadas.
Infelizmente no Brasil, desde a década de 50 ( acho que foi nesse periodo haha) o meio de transporte rodoviário sempre foi o incentivado. Já pensou como seria o Brasil cheio de ferrovias? Hidrovias? bagulho ia ser muito loco e da hora.
Para minha cidade não vejo previsão de melhora do transito de fato. Obras quando são feitas são tudo com o intuito de melhorar a curto médio prazo o fluxo do trânsito, infelizmente ninguém pensa no futuro.
Eu não consigo imaginar o transito daqui a 15-20 anos nessa cidade, apenas que será muito pior.
Acredito que isso seja parecido com outras cidades do Brasil, talvez isso explique um pouco a falta de interesse de se ter um carro hoje em dia

Enviado de meu 5085N usando o Tapatalk

Engraçado ler isso, estou a 2 meses em Ribeirão Preto... me mudei pra cá dps de 32 anos vivendo em São Paulo...

To rindo a toa em relação ao transito... :kkk

Brincadeira de criança, horário de pico parece dia de feriado (em férias com jogo da seleção acontecendo) em SP... :klolz
 

Samjokgo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
796
Reações
657
Pontos
544
Engraçado ler isso, estou a 2 meses em Ribeirão Preto... me mudei pra cá dps de 32 anos vivendo em São Paulo...

To rindo a toa em relação ao transito... :kkk

Brincadeira de criança, horário de pico parece dia de feriado (em férias com jogo da seleção acontecendo) em SP... :klolz
kkkkkkk, lógico nao tem como comparar com o caos de sp. Mas diz ai, me fala se o transito dessa cidade não é cagado.
E as maravilhosas ruas esburacadas devoradoras de suspensão
Ah, e o calor? ta gostando? hahahahah
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
kkkkkkk, lógico nao tem como comparar com o caos de sp. Mas diz ai, me fala se o transito dessa cidade não é cagado.
E as maravilhosas ruas esburacadas devoradoras de suspensão
Ah, e o calor? ta gostando? hahahahah

Cara, o calor é foda, mas como eu curto, meio que acostumamos já... o dia que chegamos estava 37ºC, slc..!!

Sobre o transito e ruas esburacadas, pra mim por enquanto está bem de boa....

Talvez seja pelo fato de que moro na ZS o escritório do meu trabalho tbm é na ZS (12 min de casa se tiver transito) e geralmente as coisas que a gente faz é tudo na ZS...

Já peguei alguns transitos mais cheios em outras ruas, horário de pico, chuva, etc.... mas é de dar risada se comparar com SP...
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Em pensar que as vendas de carros em 19 aumentou quase 9% em relação a 2018, pelo menos segundo o jornal da TV cultura...
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
A coisa é muito regionalizada e se contar só por capitais ou num país específico, não dá certo. Mas se formos nos ater simplesmente ao Brasil e especificamente ao estado de SP...

Interior dos estados é um mundo completamente diferente das capitais e quanto mais longe, mais diferente. Morei por uns 20 anos entre Birigui e Araçatuba, no noroeste de SP, e moro desde 2009 em SP, capital.

Ter carro no interior vira questão de necessidade. As prefeituras estão pouco se lixando sobre transporte público quase sempre; este se resume, em quase todos os casos, a ônibus; na maioria dos casos o calor nesses locais é infernal e esses ônibus muitas vezes não possuem ar condicionado; há pouco investimento em outras modalidades, como ciclovias; em várias a modalidade de moto-táxi já existe há muito mais tempo que nas capitais; nem todas possuem serviços por aplicativo... Enfim... Você depender do transporte público/coletivo nesses lugares só faz você odiar mais sua vida.

E carro no interior - excetuando a manutenção que cada carro tem, que é mais ou menos igual em qualquer ponto do mapa e seus devidos impostos - é mais barato e mais tranquilo. Estacionamento é mais barato, há pouco trânsito, zonas azuis nem sempre cobram absurdos, há menos restrições de estacionamento em ruas, geralmente o seguro é mais barato, por não haver tanto trânsito acaba sendo mais tranquilo de dirigir (além de levar menos tempo de um ponto A ao B). O próprio custo de vida quando se mora no interior de um estado é menor do que nas capitais e isso cria um estímulo, também, pra ter um carro, já que é mais fácil de enxergar ele cabendo no seu orçamento.

E é onde as vendas de carro e moto mais sobem. Não existe desinteresse como o observado pela matéria. Quando a economia vai ok, é onde você vê que financiamentos de imóveis e de auto mais aumentam, nessa ordem.

Em São Paulo a coisa muda... Por mais problemas que existam (e c***lho, como existem) no transporte público, principalmente em periferias, essas periferias às vezes possuem uma qualidade de transporte público muito mais alta que muita cidade do interior. Se você ainda possui alguma linha da CPTM ou Metrô próxima, fica ainda mais rápido. E temos uma oferta enorme de aplicativos que oferecem preços mais competitivos que táxis, por exemplo.

Por conta do trânsito, em épocas regulares, eu demoro de 50 minutos a uma hora pra chegar de casa ao meu trabalho. Se eu pegar metrô, faço a mesma rota em 20 minutos. A maioria dos estacionamentos do meu local de trabalho cobram uma diária a partir de 30 reais; a primeira MEIA HORA chega a ser a partir dos 15. Quase não dá pra estacionar nas ruas próximas por conta da quantidade de restrições que existem. E entre 7 e 10 da manhã e depois entre 16 e 19h, o trânsito tá um inferno; e porque rola muita parada, volta e meia você vê gente mexendo em celular enquanto dirige e quase que dia sim, dia não, você vê algum distraído com celular batendo na traseira de alguém durante um trânsito que quase não anda. Muita gente anda tensa/apreensiva, o que acaba até resultando em maior frequência de erros durante a condução.

E o custo de vida em SP é alto. Quanto mais próximo dos centros econômicos ou bairros considerados "nobres", mais alto fica. 5000 reais de salário em SP não é grande coisa, mas pode virar um salário moderado quando se mora no interior.

Quem precisa dirigir em SP todos os dias sempre tá meio puto; chega a ser visível. E tudo isso desmotiva as pessoas a terem um carro. Aqui já dá pra sentir um pouco disso: carro, em muitos grupos, deixou de ser um objetivo ou mesmo uma necessidade. E dá pra ver isso acontecendo, inclusive, quando você procura por alguns novos empreendimentos imobiliários que estão sendo construídos sem a inclusão de uma garagem. Não é maioria nos novos, mas já existem vários assim.

Eu tenho carro porque eu adoro dirigir. Eu gosto de carro; a engenharia sobre ele, etc. Eu comprei um carro um pouco mais caro e maior que os que tive antes porque meus pais e meus sogros já estão na terceira idade há um tempo e é a hora que eu tenho que dar mais conforto pra esse povo. É a hora d'eu dirigir pra eles e eles serem os passageiros.

Se não fosse o gosto por carros, por dirigir; se meus pais não morassem a 100 km de SP; se meus pais e meus sogros não fossem tão velhos; talvez eu não teria meu carro hoje, não. Não morando em São Paulo.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.371
Pontos
1.599
Eu moro no interior de SP, daria pra viver tranquilamente sem carro, mas daí eu penso pra tudo que uso ele, tem vez a noite ou de fim de semana que me da um estalo e eu saio do nada só pra comprar um sorvete, aí é foda chamar um uber só pra comprar um sorvete né, fora que por morar no interior e tudo ser perto, como minha casa do trabalho, as vezes eu saio do trabalho pra dar uma cagada em casa tranquilo, isso rola porque meu carro tá ali, me esperando, se fosse pra chamar um uber, bicicleta ou sei lá o que, não daria.

Então por essas e outra que eu prefiro manter apenas por conforto e comodidade mesmo.
 
Topo Fundo