O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A origem Oculta da Kabbalah, Cabala, Qabbālâ,.

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
A origem da Kabbalah, Cabala, Qabbālâ,.

Já há algum tempo que penso em criar tópicos sobre a Sabedoria Iniciática das Idades.

Resolvi começar por esse assunto dado ele ser recorrente e chamar a atenção de quem busca beber de todas as fontes, então, seja pela utilização que os Judeus o dão e dada a importância destes no desenvolvimento da humanidade como raça condutora, seja pelo ocultismo e misticismo que circunda a Cabala para quem é novato no assunto, tentemos apreender alguma coisa.

Muitas coisas que direi advêm de tradição oral ou doutros lugares, cabendo aos interessados pesquisar, seja em escolas exotéricas ou esotéricas, seja em livros de ocidentais ou de orientais que mergulham neste mundo sem fim que é a jornada do espirito na matéria, somando ainda a própria história não contada, caminhos que, sobre os quais, colocar a reflexão auxilia profundamente na compreensão de si e bem conduz a vida.

Para tanto talvez a fonte não exista ou seja escassa, ademais não seria oportuno para quem se ampara totalmente e não sadiamente em instituições acreditadas, sejam elas ditas provedoras de conhecimento ou testadoras da sua falibilidade ou fidelidade.

A Iniciação, saibam, vai em alguns pontos contra os vieses do concretismo, mas, respeita toda e qualquer ciência como foco evolucional, entende a sua inferência, lógica e a importância do método científico, incentiva todos darem-se ao conhecimento de tudo aquilo que disso se cobra tendo por ápice a razoabilidade como norte para toda e qualquer decisão sobre como influenciamos na matéria, no mundo.

Aqui falo apenas como peregrino no caminho da Iniciação, mais nada.
Sobre a Iniciação em si, será abordada e outro momento mais profundamente.

Basicamente há dois fluxos para conhecimento místico esotérico:

O primeiro é o "místico devocional" no qual o discípulo se afeiçoa totalmente mais não compreende totalmente.
Este deve se encontrar com o "místico intelectual" nele mesmo, que é o segundo, pois já a mística intelectual é onde o discípulo compreende totalmente mais não se afeiçoa totalmente.
A abstração das duas, a do sentimento e a da razão, ajudam a contemplar o amor, mesmo que ainda incipiente, auxiliando na busca pelo Amor Sabedoria, que é onde acontece a Iniciação.

Existiram/Existem dois caminhos de fluxo para o conhecimento, o do Oriente ao Ocidente, para depois "hoje" o Ocidente trazer o novo conhecimento, que vai fazer o refluxo para o Oriente.

Temos a Índia e o Tibete, donde alguns aprenderam o Sânscrito e tiveram contato com os ensinamentos nas bibliotecas e livros daquelas regiões, são alguns deles: Roso de Luna, Helena Blavatsky, Ferdinand Ossendowski, Yves Dalveydre e aqueles que nesses buscaram seu aprimoramento como Papus e outros, saibamos também que o conhecimento da Índia/Tibetee é o conhecimento da 5 Raça, Raça Ario Semita.

A outra linha, que praticamente está intocada é a do Egito, onde os Gregos como Pitágoras, Platão e Sócrates aprendiam nos templos ao lado das pirâmides, sete deles, onde durante o período que somava 21 anos de Iniciação havia uma preparação para esses virem a realizar o transbordo do conhecimento do Egito "Oriente" para o Ocidente "Grécia". Na parte superior das pirâmides se professava o Hierático e demótico já na parte inferior se professava o Hieróglifo, este último, como conhecimento voltado a Iniciação.

Existe toda uma história sobe Pitágoras e sua iniciação embaixo da Esfinge, mas abordo isso em outro momento.

Por vezes ao debruçarmo-nos sobre o tema nos perguntamos se o conhecimento dado naquela época era mais profundo que o dado hoje, mas não! Na verdade ele era o ápice do conhecimento para aquela época, no entanto, o conhecimento que hoje se têm disponível para Iniciação, desconhecido para qualquer um daquele tempo, ou seja, a Iniciação não se trata do antigo, apenas, mas sim do presente, passado e do futuro, onde o novo é o maior dos mistérios que um adepto tem por resolver.

Existe um núcleo de onde emana a Iniciação e para onde se reportam todas as Ordens Secretas "Sérias" ligadas ao Governo Oculto do Mundo, ainda ativa hoje, no Brasil e, há sete pontos no mundo que se reportam a esse oitavo no Brasil, o que podemos falar em outro momento.

Falando ainda da parte intocada da Sabedoria Iniciática das Idades, diz-se que a iniciação dada por Thot, um dos Deuses primordiais do Egito, também chamado de "toth", ou Tot, era feita em um grande templo com 11 colunas a esquerda e 11 a direita, cada coluna contendo uma imagem, totalizando 22 pinturas.

Pastóforo, nome dado ao Sacerdote que levava o Iniciando pelas colunas, explicava o significado de cada pintura onde todo conhecimento oculto da época era colocado em vinte e duas telas; se diz que isso era de tal forma complexo que Tot colocou isso em um livro e o chamou de O Livro do Saber, só que o livro continha de tal forma os segredos da humanidade que quem de posse desse estivesse estaria de posse da humanidade.

Então se diz que Hermes traduziu/resumiu o livro de Tot, mas, que ainda assim este representava tal risco a Humanidade que essa tradução/resumo foi encerrada em sete caixas nos seguintes materiais, ouro, prata, marfim, madeira, chumbo, cobre e ferro para por fim ser lançado no fundo do Nilo, o que foi feito.

Nota: Thot, Hermes, Budha, Moriá e outros, nunca são um único ser e sim uma ordem de adeptos, ao exemplo disso teremos 32 Budhas, sendo que já estamos no 31º e as pessoas criaram uma religião com base no que disse o 27º.

Na continuação dessa história diz-se que outro Hermes acabou por recuperar essa caixa e que, há uma lenda em relação a saída dos Hebreus do Egito, onde em alguns vasos de ouro e prata algumas laminas desse Livro foram levadas e que, destas poucas laminas que foram levadas se origina toda a Cabala Hebraica.

Algumas Ordens usam em seus símbolos caracteres Hebraicos e Egípcios por conta disso, como a Maçonaria.

A cabala em si possuí conhecimentos sobre os Sons, os Números e a Cosmogênese.

Pois BEM, primeiro:
Se você vai com fome de conhecimento a Iniciação, esqueça; a Iniciação começa quando você não tem mais fome de conhecimento.
Se você vai com desejo de despertar poderes ou descobrir segredos, saiba que quanto mais fácil lhe prometerem poderes mais torto será o caminho, pois quanto mais fácil te prometerem acesso a qualquer dessas coisas maior a mentira e o engano que podem lhe incutir, afinal quanto maior o atalho mais rápido você encontra o que está não resolvido dentro de você.

A evolução se faz assenhorando-se de suas emoções, e isso se faz mentalmente, buscando conhecimento, pacientemente buscando compreender e desenvolver razão; afinal, poderes, segredos e fenomenologia são entrelaçados a desejos pois incutem na humana criatura a diferenciação com base na vaidade.

Tenham alegria sempre e aproveitem a liberdade.
 
Ultima Edição:

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
bom topico me interesso muito no tema
r64-arvore-01.jpg
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.486
Reações
10.056
Pontos
1.364
Interessante sim, fica aqui meu post pra incentivar o topico e deixar a ideia viva. Pessoal nao tem o habito de postar em topicos com uma logica meio impessoal, mas acredito que muita gente vai ler e achar interessante, vale a pena continuar.

Bom, primeiro; se você vai com fome de conhecimento a iniciação, esqueça; a iniciação começa quando você não tem mais fome de conhecimento.

Eu entendi o que quer dizer, ainda mais porque é comum as pessoas distorcerem e se perderem muito nesse tipo de jornada e afobação não faz bem algum nesse caso claro.

Estou ciente sim que existe muita gente que outras pessoas julgariam erroneamente de ignorantes que tem uma sabedoria inigualável e aprenderam muito só com a humildade em buscar só as respostas para as perguntas certas e em viver feliz com o fato que saber de tudo não é possível. Esse é um debate que aparece pra mim de forma recorrente mas ainda acho que dependendo da pessoa a "fome" tem seu valor, para alguns isso simplesmente faz parte dela, ha aqueles que realmente apreciam a jornada...
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
já tem algum tempo que busco algum texto mais didatico se por assim dizer pra iniciar alguns estudos neste tema. o que encontrei por aí foi apenas o básico como a arvore da vida e as qlipoth mas isso é meio que o ABC deste sistema.
se voce tiver alguns textos bem iniciais pra nos indicar aí eu agradeço. busco coisas mais focadas na prática da vida mesmo, coisas menos teoricas e mais "mão na massa" se por assim dizer.
qliphoth.jpg
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Bom tópico/iniciativa.

Eu particularmente sou curioso sobre esses assuntos, dei uma lida no seu topico, Mas não vou ter como ocupar tempo lendo sobre isso como uma prioridade. Quem sabe no futuro.
 


lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Cabala crê em diabo ou algo assim?

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Cabala crê em diabo ou algo assim?

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
eu acho que não, é um sistema iniciático para a pessoa alcançar o auto conhecimento e auto aperfeiçoamento.
se voce ver a arvore da vida verá que ela possui diversos "estágios" ou atributos de evolução do individuo.
pense nisso como um tipo de Astrologia por exemplo
 

Velhista com orgulho

The Finest Player
Mensagens
5.011
Reações
5.496
Pontos
753
já tem algum tempo que busco algum texto mais didatico se por assim dizer pra iniciar alguns estudos neste tema. o que encontrei por aí foi apenas o básico como a arvore da vida e as qlipoth mas isso é meio que o ABC deste sistema.
se voce tiver alguns textos bem iniciais pra nos indicar aí eu agradeço. busco coisas mais focadas na prática da vida mesmo, coisas menos teoricas e mais "mão na massa" se por assim dizer.
Então, amigo sparcx. Conhece o Del Debbio?

Ele tem um blog que aborda muito destes assuntos de maneira didática, estabelecendo toda uma ordem lógica para o entendimento de quem não é familiarizado com o ocultismo/esoterismo.

http://www.deldebbio.com.br/por-onde-comecar/

Bom pra atiçar a mente.
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
eu acho que não, é um sistema iniciático para a pessoa alcançar o auto conhecimento e auto aperfeiçoamento.
se voce ver a arvore da vida verá que ela possui diversos "estágios" ou atributos de evolução do individuo.
pense nisso como um tipo de Astrologia por exemplo
Entendi

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Cabala crê em diabo ou algo assim?

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk

Depende, crer no sentido de dar bons agouros, ou no sentido da veracidade de sua existência?
Sobre qualquer coisa seja real ou não no mundo físico, se penso logo existo, portanto existe.

A Cabala em si é um caminho para adquirir conhecimento, o que numa primeira abordagem é suficiente.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
O que voce tem a dizer sobre o Zohar?

Lembro de ter estudado a muito tempo, junto com o Sêfer Yetzirá o Sepher-Ha-Zohar são pilares da Cabala, ou colunas dessa.

Penso que o Zohar deve ter sido algum cruzamento entre o conhecimento da Ordem dos Zero astros que originou o Zoroastrismo e o do Judaísmo, vindo do Egito.

No texto que fiz no OP está a chave para o estudo mais amplo possível da Cabala.
 
Ultima Edição:

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Depende, crer no sentido de dar bons agouros, ou no sentido da veracidade de sua existência?
Sobre qualquer coisa seja real ou não no mundo físico, se penso logo existo, portanto existe.

A Cabala em si é um caminho para adquirir conhecimento, o que numa primeira abordagem é suficiente.
Como assim "se penso logo existo" Satan tbm existe? Seria algo pessoal então

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Como assim "se penso logo existo" Satan tbm existe? Seria algo pessoal então

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
existe uma dualidade nos seres, voce pode ser seu deus e seu diabo ao mesmo tempo. pelo principio da reflexão e da dualidade isso é explicado.
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
existe uma dualidade nos seres, voce pode ser seu deus e seu diabo ao mesmo tempo. pelo principio da reflexão e da dualidade isso é explicado.
Porque os católicos insistem em uma força do mal usando a bíblia como fonte sendo que no antigo testamento o diabo não existe?

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Porque os católicos insistem em uma força do mal usando a bíblia como fonte sendo que no antigo testamento o diabo não existe?

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
então é uma pergunta muito crucial que tenho prazer em responde-la, claro que espero que users como o OP e o @Gargantua vão gostar muito de dar suas contribuições a este tópico enriquecedor.
É muito bom que tenhamos agora aglutinados estes tópicos em uma seção seleta pois antigamente estes assuntos ficavam dispersos no VT e hoje temos uma seção para quem está realmente interessado nos temas religiosos e políticos.
Trismegistos.jpg



Pela foto acima voce vê o filosofo Hermes Trismegistos e ao seu lado uma figura mitologica de um sol e uma lua. O mesmo pode ser demonstrado pelo Baphomet que aponta tanto pra cima como para baixo.

Citando a tábua esmeralda
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.

O que está embaixo é o que está oculto e o que está em cima é a personalidade consciente das pessoas e aquilo que percebemos com nossos sentidos diretos! O que está oculto é dificil de ser acessado sem algum transe, voce precisa entrar em um estado psiquico alterado, eu já vi isso muitas vezes, é o que leva as pessoas a "manifestarem espiritos" em igrejas sob sugestão. São ilusões, o lado consciente irá lutar contra o inconsciente e vai ter muito medo dele, o medo é o sentimento combustível para os transes e os delírios, quanto mais medo mais forte é o ritual, se não houver medo não haverá alguma convicção nem fé e a ilusão não funcionará.

Este diabo que dizem é apenas o medo que eles tem de suas tentações e suas falhas e como não conseguem lutar contra isto ou simplesmente não aceitam que eles sim podem ser pedofilos, gananciosos, mentirosos e outros tantos recalques que são reprimidos eles pegam tudo isso e chamam de meramente "diabo".
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
então é uma pergunta muito crucial que tenho prazer em responde-la, claro que espero que users como o OP e o @Gargantua vão gostar muito de dar suas contribuições a este tópico enriquecedor.
É muito bom que tenhamos agora aglutinados estes tópicos em uma seção seleta pois antigamente estes assuntos ficavam dispersos no VT e hoje temos uma seção para quem está realmente interessado nos temas religiosos e políticos.
Trismegistos.jpg



Pela foto acima voce vê o filosofo Hermes Trismegistos e ao seu lado uma figura mitologica de um sol e uma lua. O mesmo pode ser demonstrado pelo Baphomet que aponta tanto pra cima como para baixo.

Citando a tábua esmeralda
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.

O que está embaixo é o que está oculto e o que está em cima é a personalidade consciente das pessoas e aquilo que percebemos com nossos sentidos diretos! O que está oculto é dificil de ser acessado sem algum transe, voce precisa entrar em um estado psiquico alterado, eu já vi isso muitas vezes, é o que leva as pessoas a "manifestarem espiritos" em igrejas sob sugestão. São ilusões, o lado consciente irá lutar contra o inconsciente e vai ter muito medo dele, o medo é o sentimento combustível para os transes e os delírios, quanto mais medo mais forte é o ritual, se não houver medo não haverá alguma convicção nem fé e a ilusão não funcionará.

Este diabo que dizem é apenas o medo que eles tem de suas tentações e suas falhas e como não conseguem lutar contra isto ou simplesmente não aceitam que eles sim podem ser pedofilos, gananciosos, mentirosos e outros tantos recalques que são reprimidos eles pegam tudo isso e chamam de meramente "diabo".
Excelente... Existem nossos diabos e existe a figura mítica arquetípica criada pela igreja como instrumento de controle, engraçado notar que no Antigo Testamento deus é o soberano todo poderoso onde nas próprias palavras da bíblia diz: "EU CRIO o MAL e crio o bem", podemos ver tbm esse deus sempre agindo para manipular os povos e a história, e tudo isso na base da violência desenfreada.
No movo testamento por influência do zoroastrismo entre outras seitas, é criada a figura mítica do diabo sendo um ser dotado de inteligência e vontade próprias, desafiando o antes soberano e todo poderoso Deus dos hebreus. Mas como já sabemos, são dois lados da mesma moeda, mal e bem, vejo como um equilíbrio.
Mas tenho uma pergunta em mente:

Existe o bem sem o mal?

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Excelente... Existem nossos diabos e existe a figura mítica arquetípica criada pela igreja como instrumento de controle, engraçado notar que no Antigo Testamento deus é o soberano todo poderoso onde nas próprias palavras da bíblia diz: "EU CRIO o MAL e crio o bem", podemos ver tbm esse deus sempre agindo para manipular os povos e a história, e tudo isso na base da violência desenfreada.
No movo testamento por influência do zoroastrismo entre outras seitas, é criada a figura mítica do diabo sendo um ser dotado de inteligência e vontade próprias, desafiando o antes soberano e todo poderoso Deus dos hebreus. Mas como já sabemos, são dois lados da mesma moeda, mal e bem, vejo como um equilíbrio.
Mas tenho uma pergunta em mente:

Existe o bem sem o mal?

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Sim existe.

O Mal pode ser considerado o erro, aquilo que assim se manifesta perante a humanidade, um exemplo disso é quando um pensamento lógico tem em si condições de provocar amadurecimento e evolução maior que o atual, mas o atual, seja por opção dita cultural ou status quo se mantém, não respeitando assim as possibilidades do outro para mais quando as suas são conhecidas e para menos.

O Bem podemos considerar a evolução, todavia evolução não necessária mente é certo ou errado podendo ser só o necessário, logo é um jogo de polaridade que se expande e contrai dentro dos sensos, como os do próprio Bem e Mal.

Ainda que Mal e Bem não é somente senso ou convenção, mas também o é dependendo a perspectiva por qual se veja.

Polaridade é por esse caminho, compreende?
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
cabala é o que a serpente ofereceu a eva.
isso aí é muito forçar a barra.
mesmo porque tem um personagem que foi omitido na biblia judaica propositadamente, quem é entendido sabe de quem estou falando. no canon biblico pode não ser originalmente o que era antigamente...
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
isso aí é muito forçar a barra.
mesmo porque tem um personagem que foi omitido na biblia judaica propositadamente, quem é entendido sabe de quem estou falando. no canon biblico pode não ser originalmente o que era antigamente...
E quem seria esse personagem?
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Sim existe.

O Mal pode ser considerado o erro, aquilo que assim se manifesta perante a humanidade, um exemplo disso é quando um pensamento lógico tem em si condições de provocar amadurecimento e evolução maior que o atual, mas o atual, seja por opção dita cultural ou status quo se mantém, não respeitando assim as possibilidades do outro para mais quando as suas são conhecidas e para menos.

O Bem podemos considerar a evolução, todavia evolução não necessária mente é certo ou errado podendo ser só o necessário, logo é um jogo de polaridade que se expande e contrai dentro dos sensos, como os do próprio Bem e Mal.

Ainda que Mal e Bem não é somente senso ou convenção, mas também o é dependendo a perspectiva por qual se veja.

Polaridade é por esse caminho, compreende?
Nós ou menos...

Existe uma verdade absoluta ou vai depender de cada um e seu ponto de vista?

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 

Velhista com orgulho

The Finest Player
Mensagens
5.011
Reações
5.496
Pontos
753
Nós ou menos...

Existe uma verdade absoluta ou vai depender de cada um e seu ponto de vista?

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Como bom ignorante que sou eu não sei de nada, penso que a verdade é algo que não podemos apenas enxergar, mas forçar e sentir. Isso mesmo, ela tem de ser forçada pra existir, igual os fatos que absorvemos desde o nosso surgimento.

Há muitas verdades nesse meio, só que nem toda verdade constitui um sentido de razoabilidade, certas coisas não vão fazer sentido e nem ter explicação. Simplesmente temos de aceitar (ou não), abrir a mente para o oculto é como explorar um novo mundo dentro de si, pode levar á loucura e perda de sanidade, não creditando sua existência pois a mente humana é muito interpelada ao imaginário.

Basicamente ela co-existe inerente a matéria, na mesma medida em que ela não existe pois pode ser fruto de uma mentalização forçada e canalizada, manipulação funciona muito nesse meio. A verdade hoje é aquilo que pode ser cientificamente comprovado, que não é o caso das ciências ocultas.

A própria religião é um pilar social onde a crença não pode ser explicada, mas é do instinto humano rogar por forças sobrenaturais, é assim também com as outras culturas. Se tu disser que Deus não existe, ou que crê na sua existência, acredita-lo-ei da mesma maneira.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Como bom ignorante que sou eu não sei de nada, penso que a verdade é algo que não podemos apenas enxergar, mas forçar e sentir. Isso mesmo, ela tem de ser forçada pra existir, igual os fatos que absorvemos desde o nosso surgimento.

Há muitas verdades nesse meio, só que nem toda verdade constitui um sentido de razoabilidade, certas coisas não vão fazer sentido e nem ter explicação. Simplesmente temos de aceitar (ou não), abrir a mente para o oculto é como explorar um novo mundo dentro de si, pode levar á loucura e perda de sanidade, não creditando sua existência pois a mente humana é muito interpelada ao imaginário.

Basicamente ela co-existe inerente a matéria, na mesma medida em que ela não existe pois pode ser fruto de uma mentalização forçada e canalizada, manipulação funciona muito nesse meio. A verdade hoje é aquilo que pode ser cientificamente comprovado, que não é o caso das ciências ocultas.

A própria religião é um pilar social onde a crença não pode ser explicada, mas é do instinto humano rogar por forças sobrenaturais, é assim também com as outras culturas. Se tu disser que Deus não existe, ou que crê na sua existência, acredita-lo-ei da mesma maneira.

Muito bom seu post, de fato não podemos negar o que nos chega pelos sentidos.

Interpretar essas forças, se valer delas como tal. Sim é um caminho.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Nós ou menos...

Existe uma verdade absoluta ou vai depender de cada um e seu ponto de vista?

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

A verdade absoluta é individual na direção da evolução de cada um, mas tambem é universal na direção do que a soma de totas as verdades possa verificar.

A questão é: Para que suas verdades possam ser vistas, nuas e cruas, as mais profundas na sua alma; algumas verdades universais podem vir a ser necessárias, mesmo que por um momento.

Como o princípio da correspondência, polaridade, ritmo e outras.

O mais importante é a meditação como forma de investigação dessas tendências. Sejam estimuladas internamente ou externamente, onde esses estimulos de forma humana acaba que por ser visto por Bem ou por Mal.
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
A verdade absoluta é individual na direção da evolução de cada um, mas tambem é universal na direção do que a soma de totas as verdades possa verificar.

A questão é: Para que suas verdades possam ser vistas, nuas e cruas, as mais profundas na sua alma; algumas verdades universais podem vir a ser necessárias, mesmo que por um momento.

Como o princípio da correspondência, polaridade, ritmo e outras.

O mais importante é a meditação como forma de investigação dessas tendências. Sejam estimuladas internamente ou externamente, onde esses estimulos de forma humana acaba que por ser visto por Bem ou por Mal.
Sim, compreendo!

Sobre a divindade, existe uma única né, tipo uma fonte de onde emanou tudo.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
E quais são essas fontes?
Leia-se
The only occurrence is in the Book of Isaiah 34:14, describing the desolation of Edom, where the Hebrew word lilit (or lilith) appears in a list of eight unclean animals, some of which may have demonic associations. The word lilit (or lilith) only appears once in the Hebrew Bible, while the other seven terms in the list appear more than once and thus are better documented. The reading of scholars and translators is often guided by a decision about the complete list of eight creatures as a whole.[27][28] Quoting from Isaiah 34 (NAB):

(12) Her nobles shall be no more, nor shall kings be proclaimed there; all her princes are gone. (13) Her castles shall be overgrown with thorns, her fortresses with thistles and briers. She shall become an abode for jackals and a haunt for ostriches. (14) Wildcats shall meet with desert beasts, satyrs shall call to one another; There shall the Lilith repose, and find for herself a place to rest. (15) There the hoot owl shall nest and lay eggs, hatch them out and gather them in her shadow; There shall the kites assemble, none shall be missing its mate. (16) Look in the book of the LORD and read: No one of these shall be lacking, For the mouth of the LORD has ordered it, and His spirit shall gather them there. (17) It is He who casts the lot for them, and with His hands He marks off their shares of her; They shall possess her forever, and dwell there from generation to generation.

Hebrew text[edit]
In the Masoretic Text:

Hebrew: וּפָגְשׁוּ צִיִּים אֶת-אִיִּים, וְשָׂעִיר עַל-רֵעֵהוּ יִקְרָא; אַךְ-שָׁם הִרְגִּיעָה לִּילִית, וּמָצְאָה לָהּ מָנוֹח
Hebrew (ISO 259): u-pagšu ṣiyyim et-ʾiyyim w-saʿir ʿal-rēʿēhu yiqra; ʾak-šam hirgiʿa lilit u-maṣʾa lah manoaḥ
34:14 "And shall-meet desert creatures with jackals
the goat he-calls his- fellow
lilit (lilith) she-rests and she-finds rest[29]
34:15 there she-shall-nest the great-owl, and she-lays-(eggs), and she-hatches, and she-gathers under her-shadow:
hawks [kites, gledes] also they-gather, every one with its mate.

In the Dead Sea Scrolls, among the 19 fragments of Isaiah found at Qumran, the Great Isaiah Scroll (1Q1Isa) in 34:14 renders the creature as plural liliyyot (or liliyyoth).[30][31]

Eberhard Schrader (1875)[32] and Moritz Abraham Levy (1885)[33] suggest that Lilith was a goddess of the night, known also by the Jewish exiles in Babylon. Schrader's and Levy's view is therefore partly dependent on a later dating of Deutero-Isaiah to the 6th century BC, and the presence of Jews in Babylon which would coincide with the possible references to the Līlītu in Babylonian demonology. However, this view is challenged by some modern research such as by Judit M. Blair (2009) who considers that the context indicates unclean animals.[34]

No primeiro capítulo do livro Gênesis, que faz parte da Torá e da Bíblia, Deus cria "homem e mulher" à sua imagem e semelhança. Mas, logo no capítulo seguinte, somente Adão é mencionado.


Onde foi parar a mulher do primeiro capítulo? É só no segundo capítulo que Eva é criada, e no terceiro que recebe seu nome. Essa inconsistência sugere que parte do texto tenha sido editada ou removida.


Lilith já estava lá. O registro mais antigo dessa figura está nas gravuras dos amuletos de Arslan Tash, relíquias que datam do século 7 a.C.

Alguns historiadores argumentam ainda que Lilith é mencionada ainda antes, na demonologia suméria do terceiro milênio a.C.


Na Épica de Gilgamesh, poema mesopotâmio de 2100 a.C., há uma possível menção a Lilith como demônia. Ou seja, Lilith já era conhecida antes de compilarem o Gênesis, o que reforça a teoria de que foi "apagada da história".


Segundo o Alfabeto de Ben Sirá, um dos textos que compõem a coleção de escritos rabínicos chamado Talmud, Lilith foi criada a partir da poeira junto a Adão - portanto, antes de Eva.

Mas ela negou-se a deitar sob ele na hora do sexo por não se sentir inferior e, em protesto, abandonou o Éden. Ou seja, segundo o antigo folclore judaico, Lilith rebelou-se contra a "superioridade" masculina de Adão, o que a torna uma figura problemática para o judaísmo e para o catolicismo, religiões patriarcais.

Outra evidência de que Eva não foi a primeira pode ser encontrada nos versículos de sua criação, no capítulo 2 do Gênesis.

Em várias edições do texto, Deus decide dar ao homem uma companheira "idônea", o que sugere que alguma primeira parceira,"não idônea", já tinha sido criada antes.

Reforça essa teoria a fala de Adão em certas edições da Bíblia (como a King James Atualizada) quando vê Eva: "Esta, sim, é osso dos meus ossos"

Outro motivo para Lilith ter sumido do Gênesis é histórico. Durante anos nos séculos 7 e 6 a.C., os hebreus, patriarcas da tradição judaico-cristã, ficaram exilados na Babilônia.

Durante essa época, os babilônios passam a adorá-la, cultuando-a como deusa da fertilidade. Por ser adorada por seus captores babilônicos, os hebreus retiraram Lilith do mito de criação da humanidade, e subsequentemente do Gênesis judeu e católico

Lilith também é citada no Livro de Isaías, que faz parte tanto da Torá quanto da Bíblia. Porém, ao longo de diversas traduções, seu nome foi sendo suprimido até virar"animal noturno" ou "coruja".

Só algumas traduções que usam como base os textos em hebraico (mais antigos) mantêm "Lilith" em Isaías 34, no trecho em que o profeta descreve como a ira de Deus destruirá a Babilônia e, na terra desolada, Lilith encontrará um lugar para repousar.

Ou seja: o profeta conhecia a figura da "primeira mulher". Textos hebraicos e rendições artísticas de Lilith a descrevem como uma mulher alada e serpentina. Então, dá para associá-la à figura da serpente alada do Éden

A Igreja Católica, em particular, deu um "delete" definitivo na única menção a ela dentro da Bíblia na metade do século 16, durante o Concílio de Trento. Nele, a Igreja decidiu tornar "oficial" a Bíblia Vulgata, uma tradução para latim do século 4 que já havia trocado a palavra "Lilith" em Isaías 34 por "ibis".

A adoção de uma versão da Bíblia que já tinha dado sumiço em Lilith permitiu que ela fosse aos poucos desaparecendo da tradição católica.




Nao tirei nada disso da minha cabeça cara isso eu já havia lido uns anos atrás...
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Leia-se
The only occurrence is in the Book of Isaiah 34:14, describing the desolation of Edom, where the Hebrew word lilit (or lilith) appears in a list of eight unclean animals, some of which may have demonic associations. The word lilit (or lilith) only appears once in the Hebrew Bible, while the other seven terms in the list appear more than once and thus are better documented. The reading of scholars and translators is often guided by a decision about the complete list of eight creatures as a whole.[27][28] Quoting from Isaiah 34 (NAB):

(12) Her nobles shall be no more, nor shall kings be proclaimed there; all her princes are gone. (13) Her castles shall be overgrown with thorns, her fortresses with thistles and briers. She shall become an abode for jackals and a haunt for ostriches. (14) Wildcats shall meet with desert beasts, satyrs shall call to one another; There shall the Lilith repose, and find for herself a place to rest. (15) There the hoot owl shall nest and lay eggs, hatch them out and gather them in her shadow; There shall the kites assemble, none shall be missing its mate. (16) Look in the book of the LORD and read: No one of these shall be lacking, For the mouth of the LORD has ordered it, and His spirit shall gather them there. (17) It is He who casts the lot for them, and with His hands He marks off their shares of her; They shall possess her forever, and dwell there from generation to generation.

Hebrew text[edit]
In the Masoretic Text:

Hebrew: וּפָגְשׁוּ צִיִּים אֶת-אִיִּים, וְשָׂעִיר עַל-רֵעֵהוּ יִקְרָא; אַךְ-שָׁם הִרְגִּיעָה לִּילִית, וּמָצְאָה לָהּ מָנוֹח
Hebrew (ISO 259): u-pagšu ṣiyyim et-ʾiyyim w-saʿir ʿal-rēʿēhu yiqra; ʾak-šam hirgiʿa lilit u-maṣʾa lah manoaḥ
34:14 "And shall-meet desert creatures with jackals
the goat he-calls his- fellow
lilit (lilith) she-rests and she-finds rest[29]
34:15 there she-shall-nest the great-owl, and she-lays-(eggs), and she-hatches, and she-gathers under her-shadow:
hawks [kites, gledes] also they-gather, every one with its mate.

In the Dead Sea Scrolls, among the 19 fragments of Isaiah found at Qumran, the Great Isaiah Scroll (1Q1Isa) in 34:14 renders the creature as plural liliyyot (or liliyyoth).[30][31]

Eberhard Schrader (1875)[32] and Moritz Abraham Levy (1885)[33] suggest that Lilith was a goddess of the night, known also by the Jewish exiles in Babylon. Schrader's and Levy's view is therefore partly dependent on a later dating of Deutero-Isaiah to the 6th century BC, and the presence of Jews in Babylon which would coincide with the possible references to the Līlītu in Babylonian demonology. However, this view is challenged by some modern research such as by Judit M. Blair (2009) who considers that the context indicates unclean animals.[34]

No primeiro capítulo do livro Gênesis, que faz parte da Torá e da Bíblia, Deus cria "homem e mulher" à sua imagem e semelhança. Mas, logo no capítulo seguinte, somente Adão é mencionado.


Onde foi parar a mulher do primeiro capítulo? É só no segundo capítulo que Eva é criada, e no terceiro que recebe seu nome. Essa inconsistência sugere que parte do texto tenha sido editada ou removida.


Lilith já estava lá. O registro mais antigo dessa figura está nas gravuras dos amuletos de Arslan Tash, relíquias que datam do século 7 a.C.

Alguns historiadores argumentam ainda que Lilith é mencionada ainda antes, na demonologia suméria do terceiro milênio a.C.


Na Épica de Gilgamesh, poema mesopotâmio de 2100 a.C., há uma possível menção a Lilith como demônia. Ou seja, Lilith já era conhecida antes de compilarem o Gênesis, o que reforça a teoria de que foi "apagada da história".


Segundo o Alfabeto de Ben Sirá, um dos textos que compõem a coleção de escritos rabínicos chamado Talmud, Lilith foi criada a partir da poeira junto a Adão - portanto, antes de Eva.

Mas ela negou-se a deitar sob ele na hora do sexo por não se sentir inferior e, em protesto, abandonou o Éden. Ou seja, segundo o antigo folclore judaico, Lilith rebelou-se contra a "superioridade" masculina de Adão, o que a torna uma figura problemática para o judaísmo e para o catolicismo, religiões patriarcais.

Outra evidência de que Eva não foi a primeira pode ser encontrada nos versículos de sua criação, no capítulo 2 do Gênesis.

Em várias edições do texto, Deus decide dar ao homem uma companheira "idônea", o que sugere que alguma primeira parceira,"não idônea", já tinha sido criada antes.

Reforça essa teoria a fala de Adão em certas edições da Bíblia (como a King James Atualizada) quando vê Eva: "Esta, sim, é osso dos meus ossos"

Outro motivo para Lilith ter sumido do Gênesis é histórico. Durante anos nos séculos 7 e 6 a.C., os hebreus, patriarcas da tradição judaico-cristã, ficaram exilados na Babilônia.

Durante essa época, os babilônios passam a adorá-la, cultuando-a como deusa da fertilidade. Por ser adorada por seus captores babilônicos, os hebreus retiraram Lilith do mito de criação da humanidade, e subsequentemente do Gênesis judeu e católico

Lilith também é citada no Livro de Isaías, que faz parte tanto da Torá quanto da Bíblia. Porém, ao longo de diversas traduções, seu nome foi sendo suprimido até virar"animal noturno" ou "coruja".

Só algumas traduções que usam como base os textos em hebraico (mais antigos) mantêm "Lilith" em Isaías 34, no trecho em que o profeta descreve como a ira de Deus destruirá a Babilônia e, na terra desolada, Lilith encontrará um lugar para repousar.

Ou seja: o profeta conhecia a figura da "primeira mulher". Textos hebraicos e rendições artísticas de Lilith a descrevem como uma mulher alada e serpentina. Então, dá para associá-la à figura da serpente alada do Éden

A Igreja Católica, em particular, deu um "delete" definitivo na única menção a ela dentro da Bíblia na metade do século 16, durante o Concílio de Trento. Nele, a Igreja decidiu tornar "oficial" a Bíblia Vulgata, uma tradução para latim do século 4 que já havia trocado a palavra "Lilith" em Isaías 34 por "ibis".

A adoção de uma versão da Bíblia que já tinha dado sumiço em Lilith permitiu que ela fosse aos poucos desaparecendo da tradição católica.




Nao tirei nada disso da minha cabeça cara isso eu já havia lido uns anos atrás...
Li um pouco é posso afirmar: É pirueta hermenêutica pra dizer que coisas foram interpretadas de maneira incorreta. Gnose.
Depois leio com mais calma.
 

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
então é uma pergunta muito crucial que tenho prazer em responde-la, claro que espero que users como o OP e o @Gargantua vão gostar muito de dar suas contribuições a este tópico enriquecedor.
É muito bom que tenhamos agora aglutinados estes tópicos em uma seção seleta pois antigamente estes assuntos ficavam dispersos no VT e hoje temos uma seção para quem está realmente interessado nos temas religiosos e políticos.
Trismegistos.jpg



Pela foto acima voce vê o filosofo Hermes Trismegistos e ao seu lado uma figura mitologica de um sol e uma lua. O mesmo pode ser demonstrado pelo Baphomet que aponta tanto pra cima como para baixo.

Citando a tábua esmeralda
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.

O que está embaixo é o que está oculto e o que está em cima é a personalidade consciente das pessoas e aquilo que percebemos com nossos sentidos diretos! O que está oculto é dificil de ser acessado sem algum transe, voce precisa entrar em um estado psiquico alterado, eu já vi isso muitas vezes, é o que leva as pessoas a "manifestarem espiritos" em igrejas sob sugestão. São ilusões, o lado consciente irá lutar contra o inconsciente e vai ter muito medo dele, o medo é o sentimento combustível para os transes e os delírios, quanto mais medo mais forte é o ritual, se não houver medo não haverá alguma convicção nem fé e a ilusão não funcionará.

Este diabo que dizem é apenas o medo que eles tem de suas tentações e suas falhas e como não conseguem lutar contra isto ou simplesmente não aceitam que eles sim podem ser pedofilos, gananciosos, mentirosos e outros tantos recalques que são reprimidos eles pegam tudo isso e chamam de meramente "diabo".
Vi que fui citado somente agora.
De qualquer forma, é um bom tema para ser discutido na pasta, então estou aproveitando para dar um "up".

Sobre a imagem do diabo, a dualidade (que não se resume exatamente ao bem e ao mal), o dia e a noite (internos e externos), são conceitos que vão além da fé e estão totalmente conectados a mente e a condição humana.

Mesmo na visão cristã do passado, havia uma compreensão maior dos "dois lados" sendo parte de "um todo". O mural bizantino abaixo, expressa esse visão:
15030224.jpg


Mas mesmo antes do novo testamento, é preciso entender que o povo hebraico, muitas vezes, usava alegorias e entidades das culturas opressoras (assírios, egípcios, sumerianos) como simbolismo de uma força realmente "adversa" (Satã). De certa forma, mesmo séculos após o novo testamento, esse aspecto ainda está presente no cristianismo contemporâneo.

A imagem "satânica" não é só fruto do pensamento religioso cristão, um dos pensamentos que mais corrompeu Baphomet (que é um símbolo e não uma entidade) veio do próprio Anton Lavey (church of satan).

Uma imagem de iluminação e comunhão entre o consciente, o inconsciente, o lado racional, o lado animal, anima, animus e shadow self, foi transformada na "ovelha negra diabólica", com o intuito de chocar e cair na cultura popular.
Baphomet.png


A comunhão dos lados opositores, o balanço entre "dia e noite", citados pelo @sparcx86_GHOST não necessariamente precisam ser uma busca mística. A perspectiva voltada para a mente sobre a comunhão entre o lado sombra, o consciente, o inconsciente, anima e animus é vastamente explorada por Jung e pode ser um tema de interesse, ou uma busca pessoal, até mesmo para quem tem uma visão cética perante o mundo.

Caindo na cultura popular e no tema do tópico (a Kabbalah), os filmes do Aronofsky possuem uma grande influência da perspectiva e do simbolismo cabalístico. Para quem gosta de cinema, vale a pena assistir Pi, The Fountain, Mother.

No Budismo Tibetano, esses aspectos (dualidade, ambiguidade e comunhão) são vistos de forma bem peculiar e interessante, mas como o tema desse tópico é especificamente voltado para Kabballah, talvez seja melhor aproveitar um novo tópico, para explorar a visão tibetana.
 
Topo Fundo