O Brasil é um lugar difícil de viver, não é dos piores do mundo, mas é um país onde a maioria das pessoas não vive de verdade, apenas sobrevive.
Então eu vejo como algo natural essa perda de entusiasmo com coisas como copa do mundo, carnaval e outras datas festivas, muita gente está preocupada demais tentando melhorar de vida, pagar contas, sobreviver ao dia seguinte, nesse cenário, acaba ficando difícil se importar se o Neymar vai jogar outra Copa ou se o Brasil vai ganhar ou perder.
Usando o futebol como exemplo, no fundo, é algo supérfluo mesmo, ninguém precisa acompanhar futebol para viver, existem coisas mais importantes, no meu caso, eu nunca liguei muito para futebol, mas hoje, como pai, comecei a enxergar isso de outra forma, para mim, virou mais uma oportunidade de criar laços e viver momentos que talvez sejam lembrados para sempre.
Sinceramente, meu time perder não muda em nada o meu dia, mas torcer junto com meu filho, gritar um gol com ele, quem sabe um dia ir ao estádio juntos… isso tem valor para mim.
Então hoje eu vejo essas coisas muito mais como oportunidades de viver a vida ao lado de quem eu amo do que simplesmente como entretenimento, enxergar dessa forma ajuda a não “perder essa felicidade”, porque deixa de ser apenas futebol, que por si só, talvez realmente não valha tanta coisa, mas um momento especial ao lado de quem você ama vale muito.
Por isso quero tentar manter algumas dessas tradições na minha família, espero aproveitar bastante copa do mundo, olimpíadas, jogos do meu time, músicas, shows… tudo o que puder servir como desculpa para criar boas memórias com as pessoas que amo eu to dentro.