O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A pior CPU da Intel jamais feita - All hail to Pentium D!

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Foi algo equivalente a arquitetura Zen vs arquitetura FX da AMD em termos de evolução. Até hoje, ainda usamos chips Intel derivados da arquitetura Core original.

Acho que é a comparação mais válida, essa do P4/PD com os FX. O problema esses processadores era que eles tinham um pipeline gigantesco (os prescHOTs passavam de 30 estágios). Para algumas tarefas bem específicas eles conseguiam um ótimo desempenho mas no geral funcionava como um belo gargalo. Junta isso com a burrada dos pentium D e você tem um processador que além de ficar "travado" esperando as instruções passarem pelo pipeline gigante, tinha que esperar uma gerencia de processos mal feita em um barramento lento.

A "solução" da intel para essa gambiarra foi empurrar clock, por isso esses TDPs absurdos.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.602
Reações
33.017
Pontos
1.048
Eu tive esse processador durante anos e não tenho o que reclamar dele, salvo o fato de consumir muita energia e esquentar mais que o inferno.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
O pior mesmo é o primeiro Celeron, que veio junto com o Pentium II. Ele NÃO TINHA CACHE L2. :kkk

Meu primeiro PC foi um Celeron 300A, que se não estou enganado, tinha 128k de cache L2, isso lá pelos idos de 1998. Não é de se sentir saudades, mas na época era muito bom pra primeiro PC, enfim...
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Meu primeiro PC foi um Celeron 300A, que se não estou enganado, tinha 128k de cache L2, isso lá pelos idos de 1998. Não é de se sentir saudades, mas na época era muito bom pra primeiro PC, enfim...

O Celeron A foi o segundo Celeron. Ganhou uma quantidade de L2 justamente por causa da performance abissal do primeiro.

imagino o gargalo de RAM que isso aí dava

Era horroroso. Dava pra diminuir um teco o problema clockando mais alto, mas sem cache era sem condições.
 
Topo Fundo