O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


a profissão de eletricista está desvalorizada, e isso é um fato inegável.

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
eu vivo(vivia) disso, é algo q eu me amarro em fazer, mas, infelizmente tenho visto q o pessoal tenta mais fazer economia burra em vez de fazer o serviço q tem q ser feito de fato.

uma prova disso sou eu mesmo, faço cartões de visita, faço anúncios pagos na OLX e no market place, mas NENHUM serviço aparece.

o numero de visitas no anuncio mal chega a 20.

em contra partida, tenho outro anuncio gratuito na OLX , anunciando como "marido de aluguel" (sem zueira, pls) e esse mesmo anuncio conta com um numero superior de visitas.

talvez seja hora de mudar de profissão.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
23.004
Pontos
803
Kra. Ontem tava trocando ideia com 1 um maluco fera dessa área. Maluco sabe mexer com inversor, ladder fora o conhecimento na área de elétrica.
Ele falou q o cenário da indústria ta horrível, só engenheiro é valorizado e q o salário ô
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Infelizmente essa é uma realidade bem brasileira.
Amigo meu era eletricista também, ele saiu do pais e está ganhando bem lá fora, sendo eletricista.

Ele comenta que o pessoal de lá não tem dó de pagar se o serviço for bom mesmo, alias eu recomendo sair do pais nesses casos, se sabe trabalhar bem mesmo, arruma empresa facil.
Dizendo ele tem um monte de pé de boi que não sabe fazer nada, mais quem sabe mesmo não fica sem trabalho.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
eu vivo(vivia) disso, é algo q eu me amarro em fazer, mas, infelizmente tenho visto q o pessoal tenta mais fazer economia burra em vez de fazer o serviço q tem q ser feito de fato.

uma prova disso sou eu mesmo, faço cartões de visita, faço anúncios pagos na OLX e no market place, mas NENHUM serviço aparece.

o numero de visitas no anuncio mal chega a 20.

em contra partida, tenho outro anuncio gratuito na OLX , anunciando como "marido de aluguel" (sem zueira, pls) e esse mesmo anuncio conta com um numero superior de visitas.

talvez seja hora de mudar de profissão.
A maioria das pessoas que quer serviço de eletricista procura por marido de aluguel.

Tem milhões de mulheres e soyboys que precisam desse serviço.

Acho que é só ajustar o marketing.
 


johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Aqui aonde moro eletricista bom ganha muito bem, tanto os autônomos quanto os que preferem ser contratados por construtoras, fica até difícil arrumar "horário" com eles quando pegam serviço grande, que é o que gostam.
Tenho um que trabalha comigo a anos, deve tirar uns 4 pau limpo por mês pelo que já me falou.

E lógico, tem os que estão ali só pra fazer bico e cagada que passam o tempo todo reclamando.
Mas aqui as cidades são menores, cidade grande sei que é bem mais difícil conquistar mercado.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
E OLX presta pra fazer anuncio desse tipo de coisa?
Nem todo mundo que precisa de um eletricista acessa o OLX, muito menos nas horas de desespero pq algo pifou.

Negócio é investir na vizinhança pra virar um nome conhecido, fazer as pessoas da região lembrarem de você sempre que precisarem resolver algum problema com a parte eletrica.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.823
Reações
8.045
Pontos
1.094
Bem, eu sou o outro lado da moeda.

Eu estou com um problema no chuveiro pois o fio instalada na casa onde eu moro é de 6 para um chuveiro de 5500, logo, não dá. (Eu só descobri isso pq eu tive que pesquisar!)

Eu liguei e marquei com 5 eletricistas, e não procurei esses aleatórios com intenção de preço baixo. EU SÓ QUERIA UM ORÇAMENTO. Sabe quantos vieram aqui? Nenhum! Zero! Todos marcaram e não vieram. Eu marquei ou minha mãe marcou. E pararam de atender o celular. Engraçado é a atitude é a mesma.

Só um camarada que resolver passar o orçamento pelo TELEFONE.

Conversando com outras pessoas que passaram por isso é que, não sei o seu caso, esses pessoal em geral só se interessa por serviço grande. Coisas pequenas que poderiam render 200, 300 reais ou, as vezes, mais eles estão dispensando.

E dias atrás dei uma reformada na casa. E praticamente o mesmo suplício.

Enfim, esse pessoal não sabe ganhar dinheiro. Fica aí a verdade.

Enfim, até hoje não resolvi meu problema.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.237
Pontos
1.503
Marido de aluguel. Se cadastre nos apps que oferecem esses serviços, vai ser chamado direto. Um colega meu vive disso e tem mês que tira quase 3k. Mas tem que ter um meio de transporte próprio.

Com o cenário de crise e desemprego prolongado muita gente mudou de área para prestar serviço, desistindo da carteira assinada. O resultado é que hoje "todo mundo" é eletrecista, encanador, pedreiro, marceneiro, etc.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.237
Pontos
1.503
Bem, eu sou o outro lado da moeda.

Eu estou com um problema no chuveiro pois o fio instalada na casa onde eu moro é de 6 para um chuveiro de 5500, logo, não dá. (Eu só descobri isso pq eu tive que pesquisar!)

Eu liguei e marquei com 5 eletricistas, e não procurei esses aleatórios com intenção de preço baixo. EU SÓ QUERIA UM ORÇAMENTO. Sabe quantos vieram aqui? Nenhum! Zero! Todos marcaram e não vieram. Eu marquei ou minha mãe marcou. E pararam de atender o celular. Engraçado é a atitude é a mesma.

Só um camarada que resolver passar o orçamento pelo TELEFONE.

Conversando com outras pessoas que passaram por isso é que, não sei o seu caso, esses pessoal em geral só se interessa por serviço grande. Coisas pequenas que poderiam render 200, 300 reais ou, as vezes, mais eles estão dispensando.

E dias atrás dei uma reformada na casa. E praticamente o mesmo suplício.

Enfim, esse pessoal não sabe ganhar dinheiro. Fica aí a verdade.

Enfim, até hoje não resolvi meu problema.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Não estou dizendo que é o seu caso.
Sabe o porquê muitos evitam fazer isso? Porque é comum o cara ir pra pqp, perder um tempo fodido, perder dinheiro, pra passar orçamento e depois o cidadão olhar pra ele e dizer: Obrigado, qualquer coisa eu te ligo, e virar as costas. Ou, pior ainda, dizer: Nossa, que caro! É só ligar uns fiozinhos, tá fácil, em meia hora resolve!
Melhor não se estressar.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Bem, eu sou o outro lado da moeda.

Eu estou com um problema no chuveiro pois o fio instalada na casa onde eu moro é de 6 para um chuveiro de 5500, logo, não dá. (Eu só descobri isso pq eu tive que pesquisar!)

Eu liguei e marquei com 5 eletricistas, e não procurei esses aleatórios com intenção de preço baixo. EU SÓ QUERIA UM ORÇAMENTO. Sabe quantos vieram aqui? Nenhum! Zero! Todos marcaram e não vieram. Eu marquei ou minha mãe marcou. E pararam de atender o celular. Engraçado é a atitude é a mesma.

Só um camarada que resolver passar o orçamento pelo TELEFONE.

Conversando com outras pessoas que passaram por isso é que, não sei o seu caso, esses pessoal em geral só se interessa por serviço grande. Coisas pequenas que poderiam render 200, 300 reais ou, as vezes, mais eles estão dispensando.

E dias atrás dei uma reformada na casa. E praticamente o mesmo suplício.

Enfim, esse pessoal não sabe ganhar dinheiro. Fica aí a verdade.

Enfim, até hoje não resolvi meu problema.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
É 127v a tensão na tua região (imagino que seja, pra teres um chuveiro 5500w, já que os 220 chegam até a 8000w e a diferenca de preço pra um mais fraco é muito pequena)? Mas se for 220v, fio 6 é tranquilo pra essa potência.
Nesse ponto, de manutenção, foi uma boa ter utilizado eletródutos aparentes na casa de campo. A manutenção é absurdamente mais simples.

Em tempo: da pra tu tentar descobrir o caminho desse fio, de qqr maneira. Compra um passa fio grande (10m) e enfia onde sai o fio próximo ao chuveiro. Vai tocando e acompanhando o barulho na parede. Em geral, deve sair junto a uma tomada ou lâmpada pra fazer o caminho até a caixa de distribuição. Chegando nesse meio termo, basta seguir a rota.

Outra opção seria tu encontrar o fio na caixa de disjuntores, desconectar o fase do disjuntor, e dar uma puxada do outro lado (tenha certeza de ter uma distancia razoavel entra o ponto que o fio estava no quadro e o final dele, pra ele nao ficar perdido no conduite) pra checar se tem emenda ou nao. Se vier facil, basta prender o fio fase novo nesse antigo, e em seguida (uns 5 cm depois) prender o fio neutro novo no fase (com fita isolante, de modo a ficar firme e com uma emenda suave, pra não prender no caminho). Daí é ir puxando a saída do chuveiro até que os fios novos cheguem lá. O terra não precisa se preocupar em aumentar a bitola, esse é mais tranquilo. Mas se quiser, basta adicionar ao procedimento.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Bem, eu sou o outro lado da moeda.

Eu estou com um problema no chuveiro pois o fio instalada na casa onde eu moro é de 6 para um chuveiro de 5500, logo, não dá. (Eu só descobri isso pq eu tive que pesquisar!)

Eu liguei e marquei com 5 eletricistas, e não procurei esses aleatórios com intenção de preço baixo. EU SÓ QUERIA UM ORÇAMENTO. Sabe quantos vieram aqui? Nenhum! Zero! Todos marcaram e não vieram. Eu marquei ou minha mãe marcou. E pararam de atender o celular. Engraçado é a atitude é a mesma.

Só um camarada que resolver passar o orçamento pelo TELEFONE.

Conversando com outras pessoas que passaram por isso é que, não sei o seu caso, esses pessoal em geral só se interessa por serviço grande. Coisas pequenas que poderiam render 200, 300 reais ou, as vezes, mais eles estão dispensando.

E dias atrás dei uma reformada na casa. E praticamente o mesmo suplício.

Enfim, esse pessoal não sabe ganhar dinheiro. Fica aí a verdade.

Enfim, até hoje não resolvi meu problema.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Exatamente, o cara prefere ficar dois dias trabalhando pra ganhar 400 reais do que duas horas pra ganhar 100, aqui acontece também.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.823
Reações
8.045
Pontos
1.094
É 127v a tensão na tua região (imagino que seja, pra teres um chuveiro 5500w, já que os 220 chegam até a 8000w e a diferenca de preço pra um mais fraco é muito pequena)? Mas se for 220v, fio 6 é tranquilo pra essa potência.
Nesse ponto, de manutenção, foi uma boa ter utilizado eletródutos aparentes na casa de campo. A manutenção é absurdamente mais simples.

Em tempo: da pra tu tentar descobrir o caminho desse fio, de qqr maneira. Compra um passa fio grande (10m) e enfia onde sai o fio próximo ao chuveiro. Vai tocando e acompanhando o barulho na parede. Em geral, deve sair junto a uma tomada ou lâmpada pra fazer o caminho até a caixa de distribuição. Chegando nesse meio termo, basta seguir a rota.

Outra opção seria tu encontrar o fio na caixa de disjuntores, desconectar o fase do disjuntor, e dar uma puxada do outro lado (tenha certeza de ter uma distancia razoavel entra o ponto que o fio estava no quadro e o final dele, pra ele nao ficar perdido no conduite) pra checar se tem emenda ou nao. Se vier facil, basta prender o fio fase novo nesse antigo, e em seguida (uns 5 cm depois) prender o fio neutro novo no fase (com fita isolante, de modo a ficar firme e com uma emenda suave, pra não prender no caminho). Daí é ir puxando a saída do chuveiro até que os fios novos cheguem lá. O terra não precisa se preocupar em aumentar a bitola, esse é mais tranquilo. Mas se quiser, basta adicionar ao procedimento.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Hummmm vou tentar isso!!!
Sim, aqui é 127.

O problema de um chuveiro mais fraco é que no inverno não esquenta direito. No verão tá de boa!

Obrigado!

Não estou dizendo que é o seu caso.
Sabe o porquê muitos evitam fazer isso? Porque é comum o cara ir pra pqp, perder um tempo fodido, perder dinheiro, pra passar orçamento e depois o cidadão olhar pra ele e dizer: Obrigado, qualquer coisa eu te ligo, e virar as costas. Ou, pior ainda, dizer: Nossa, que caro! É só ligar uns fiozinhos, tá fácil, em meia hora resolve!
Melhor não se estressar.

Eu entendo, mas são ossos do ofício.

Tem gente safada que faz isso e tem gente que não.

Os bons não podem pagar pelos maus.

Fora que isso tudo tem que estar calculado para quanto o cara conseguir um serviço e esse "prejuízo" seja diluído.



Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

Rocha Loures

Bam-bam-bam
Mensagens
6.520
Reações
14.094
Pontos
404
Cara, e qual profissão está valorizada hoje nesse Brasil? Quem ganha dinheiro hoje é funça público, político, jogador de futebol, traficante, mulher que mostra a bunda no instagran e global.
É por aí mesmo.. se tu passa um orçamento, a choradeira é enorme, sei disso muito bem...
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Já perguntei a três eletricistas se eles trocavam os capacitores dos ventiladores de teto aqui de casa. Nenhum veio. Também já solicitei que fizessem uma vistoria na fiação elétrica aqui de cada. Nenhum se interessou.

Pelo menos, aqui onde moro, eles devem estar nadando em dinheiro, pois não parecem interessados em aceitar serviços.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Depois que o PMDB assumiu estamos em uma agenda em prol da engenharia, reforçada nesse governos por questões militares e ela está empurrando o técnico para margem a fim de valoriza-los.

Paciência pois é o que escolhemos.

PS (Sou totalmente contra) - penso que o formato de responsabilidade técnica é muito mais salutar, faculdade é importante, todavia o que têm de engenheiro fazendo apelo a autoridade é de doer...
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.782
Reações
4.613
Pontos
453
Eu já vejo pessoas reclamando que não acham quem faça o serviço pq ta todo mundo ocupado.
Seria uma diferença regional?

E toda profissão liberal ou autônoma você tem que ser parte empresário também, não é só ser bom no que faz.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Brasileiro é a raça mais chorona que existe pra pagar alguma prestação de serviço como pedreiro, encanador, eletricista etc l. Mas o médico lá, tu paga 400 conto na consulta né fdp kkk

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
Depois me fala onde se consegue isso por consulta que vou pra la
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.464
Pontos
803
É só mais uma na lista de profissões desvalorizadas.

Mas não se preocupe. Neste país tem sempre a possibilidade de arrumar uma motoca e virar entregador de Uber.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
A maioria das pessoas que quer serviço de eletricista procura por marido de aluguel.

Tem milhões de mulheres e soyboys que precisam desse serviço.

Acho que é só ajustar o marketing.
é um bom marketing.... consigo bem mais visibilidade com isso.

infelizmente a maioria é só curioso q tá atrás de um orçamento mesmo.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Brasileiro é a raça mais chorona que existe pra pagar alguma prestação de serviço como pedreiro, encanador, eletricista etc l. Mas o médico lá, tu paga 400 conto na consulta né fdp kkk

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
não, no caso dos médicos nem é tão grave assim... até pq saúde é algo vital...

mas, pensa comigo.

a instalação da casa de fulano de tal, feita nos anos 70, só tem três disjuntores de 30A da CEMASTOP(essa marca deixou de existir faz tempo) todos enferrujados e os fios todos com o isolamento cheio de falhas.... mas olha o q tem na casa desse miserável... smart TV de 50 polegadas, mobilia novinha, iphone 11, sonzão LG Xboom de 3mil watts, e de quebra ainda rebaixou o teto da sala com luzes indiretas, dicroica e luminaria led ching ling(um mes de uso e sua sala vira uma boate com aquelas porcarias piscando) e piso porcelanato que custa um rim e o figado o m²....
investir e ostentar todos tem como... mas ter 1500 reais pra trocar a instalação elétrica, ninguém tem.

são situações como essa q me fazem virar catador de lixo e torcer pra q o próximo dia seja o ultimo.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Bem, eu sou o outro lado da moeda.

Eu estou com um problema no chuveiro pois o fio instalada na casa onde eu moro é de 6 para um chuveiro de 5500, logo, não dá. (Eu só descobri isso pq eu tive que pesquisar!)

Eu liguei e marquei com 5 eletricistas, e não procurei esses aleatórios com intenção de preço baixo. EU SÓ QUERIA UM ORÇAMENTO. Sabe quantos vieram aqui? Nenhum! Zero! Todos marcaram e não vieram. Eu marquei ou minha mãe marcou. E pararam de atender o celular. Engraçado é a atitude é a mesma.

Só um camarada que resolver passar o orçamento pelo TELEFONE.

Conversando com outras pessoas que passaram por isso é que, não sei o seu caso, esses pessoal em geral só se interessa por serviço grande. Coisas pequenas que poderiam render 200, 300 reais ou, as vezes, mais eles estão dispensando.

E dias atrás dei uma reformada na casa. E praticamente o mesmo suplício.

Enfim, esse pessoal não sabe ganhar dinheiro. Fica aí a verdade.

Enfim, até hoje não resolvi meu problema.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
se tu for do RJ, e não morar do outro lado do estado(ou até mesmo morar) eu posso te atender.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.742
Reações
13.772
Pontos
803
ta mesmo

na loja que trabalho o eletricista faz servico por fora e foi numa escola refazer toda a fiacao, escola eh imensa, saiu por 750 reais ele disse, fazer o que, teve que aceitar senao outro aceitava por menos.

engracado como em pais de primeiro mundo eh outra coisa, as vezes minha mae fica vendo aquele programa na tv a cabo dos gemeos que arrumam casa la , e vez ou outra tem que refazer toda a fiacao e nao sai por menos de 3mil dolares. :kcaro

aqui no huezil eh "ah, chama chiquinho que ele faz por cinquenta" rsrs
 
Ultima Edição:

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
E OLX presta pra fazer anuncio desse tipo de coisa?
Nem todo mundo que precisa de um eletricista acessa o OLX, muito menos nas horas de desespero pq algo pifou.

Negócio é investir na vizinhança pra virar um nome conhecido, fazer as pessoas da região lembrarem de você sempre que precisarem resolver algum problema com a parte eletrica.
o pior é q eu to meio q com o filme queimado pq já me viram catando lixo..... mas vou fazer o q? passar fome só pelas aparências? isso infelizmente caga a minha imagem.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Fiz até tópico dias atrás sobre isso, mas ao contrário do OP eletricista aqui no interior de MG é bem valorizado.

Contratei um recentemente mas ele era além de eletricista, era encanador. Fez uns 15 reparos diferentes e levou uma boa grana.

Alie isso as pessoas estarem aprendendo serviços no Youtube, eu mesmo aprendi um pouco de eletrônica, reparos, montagem de PCs, tudo relacionado e isso me faz economizar uma boa grana.
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.344
Reações
1.822
Pontos
909
Kra. Ontem tava trocando ideia com 1 um maluco fera dessa área. Maluco sabe mexer com inversor, ladder fora o conhecimento na área de elétrica.
Ele falou q o cenário da indústria ta horrível, só engenheiro é valorizado e q o salário ô
Pra engenheiro eletricista tá m**** também. No meu caso formei e acabei indo pra outra área. De três colegas próximos que estudaram comigo na faculdade somente um conseguiu trabalho com carteira assinada de eng.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Brasileiro é a raça mais chorona que existe pra pagar alguma prestação de serviço como pedreiro, encanador, eletricista etc l. Mas o médico lá, tu paga 400 conto na consulta né fdp kkk

Manda o Eletricista curar minha doença que eu pago 400R$ pra ele também.

Típico pensamento tacanho Brasileiro, aquele que quer pagar 50 conto pra ser operado ou ir num Dentista.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Manda o Eletricista curar minha doença que eu pago 400R$ pra ele também.

Típico pensamento tacanho Brasileiro, aquele que quer pagar 50 conto pra ser operado ou ir num Dentista.
como eu disse, quando é com saúde ai eu não desmereço ninguém, já que é algo trivial.

mas tem gente q gasta isso num combo de vodka com energético e na hora de uma consulta médica se engalfinha numa fila do SUS.
 
Topo Fundo