O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


a profissão de eletricista está desvalorizada, e isso é um fato inegável.

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.646
Reações
30.478
Pontos
1.253
Eu mesmo conserto tudo aqui em casa.

Já quase coloquei fogo no chuveiro e levei um put* choque trocando uma tomada. Mas tô vivo e economizei um dinheiro bom.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Já perguntei a três eletricistas se eles trocavam os capacitores dos ventiladores de teto aqui de casa. Nenhum veio. Também já solicitei que fizessem uma vistoria na fiação elétrica aqui de cada. Nenhum se interessou.

Pelo menos, aqui onde moro, eles devem estar nadando em dinheiro, pois não parecem interessados em aceitar serviços.

Aqui eu penei pra arrumar um.

Eles atendem o telefone, e não vem nem retornam. Você precisa ligar pra 10 pra depois 1 poder vir, ainda sim, vem corrido pois tem mais serviço pra pegar.


É por aí mesmo.. se tu passa um orçamento, a choradeira é enorme, sei disso muito bem...

Cliente que chora serviço é a coisa mais ridícula que existe.

Meus pais são assim :facepalm e eu tenho que "educar" eles a não ficar pondo preço em serviço alheio.


ta mesmo

na loja que trabalho o eletricista faz servico por fora e foi numa escola refazer toda a fiacao, escola eh imensa, saiu por 750 reais ele disse, fazer o que, teve que aceitar senao outro aceitava por menos.

engracado como em pais de primeiro mundo eh outra coisa, as vezes minha mae fica vendo aquele programa na tv a cabo dos gemeos que arrumam casa la , e vez ou outra tem que refazer toda a fiacao e nao sai por menos de 3mil dolares. :kcaro

aqui no huezil eh "ah, chama chiquinho que ele faz por cinquenta" rsrs

Cara nos EUA pro Médico olhar na sua cara é 2.000U$$, fora o tratamento.

Operação lá é 50.000U$$ você fica a vida toda pagando. O pessoal reclama de tratamento Médico aqui mas lá é 10x pior. Dentista lá também é muito caro e dizem que eles são péssimos ainda por cima.


como eu disse, quando é com saúde ai eu não desmereço ninguém, já que é algo trivial.

mas tem gente q gasta isso num combo de vodka com energético e na hora de uma consulta médica se engalfinha numa fila do SUS.

Sim, Brasileiro gasta 200R$ fácil em um dia numa baladinha ainda sai feliz.

Mas como eu disse eletricista aqui sempre tem serviço, eu valorizo o trabalho do eletricista tanto que na última vez gastei 700R$ ele resolveu todos os problemas de rede elétrica e encanamento.
 
Ultima Edição:

KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.027
Reações
18.673
Pontos
503
Nada dá mais prazer que um bom detalhamento elétrico.

Mas o foda é achar eletricistas que sabem interpretar os desenhos e guia de montagem.

Uma vez eu tive um eletricista que não sabia pra que servia uma caixa de ligação. Ai fica foda....
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.366
Reações
71.553
Pontos
1.763
Já deram a resposta mas lá vou eu: vire "marido de aluguel"

Ou passe fome sendo "só" eletricista...
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Hummmm vou tentar isso!!!
Sim, aqui é 127.

O problema de um chuveiro mais fraco é que no inverno não esquenta direito. No verão tá de boa!

Obrigado!



Eu entendo, mas são ossos do ofício.

Tem gente safada que faz isso e tem gente que não.

Os bons não podem pagar pelos maus.

Fora que isso tudo tem que estar calculado para quanto o cara conseguir um serviço e esse "prejuízo" seja diluído.



Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Aliás... tem um ponto...

Se a tua rede é bifasica... tu nem precisa trocar a fiação. Basta identificar o neutro que vem do chuveiro e conectar em outra fase. E, obviamente, trocar o chuveiro pra um de 220v.

Pra verificar isso, tendo um multimetro, basta conectar as duas ponteiras nas fases que chegam. Se ele acusar 220v, bingo. Basta fazer a conexão do neutro neste outro fase, testar na ponta do chuveiro se está chegando os 220v e daí podes colocar, pra 6mm, sem preocupação nenhuma, um chuveiro de uns 6500w (considerando que a fiação do disjuntor até o chuveiro seja bastante longa - a tabela pra ligações residenciais indica até 7900w aproximadamente, 36 amperes). 6500w nisso dá e sobra pra ficar bem tranquilo.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 


Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.812
Reações
8.025
Pontos
1.094
Aliás... tem um ponto...

Se a tua rede é bifasica... tu nem precisa trocar a fiação. Basta identificar o neutro que vem do chuveiro e conectar em outra fase. E, obviamente, trocar o chuveiro pra um de 220v.

Pra verificar isso, tendo um multimetro, basta conectar as duas ponteiras nas fases que chegam. Se ele acusar 220v, bingo. Basta fazer a conexão do neutro neste outro fase, testar na ponta do chuveiro se está chegando os 220v e daí podes colocar, pra 6mm, sem preocupação nenhuma, um chuveiro de uns 6500w (considerando que a fiação do disjuntor até o chuveiro seja bastante longa - a tabela pra ligações residenciais indica até 7900w aproximadamente, 36 amperes). 6500w nisso dá e sobra pra ficar bem tranquilo.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Rapaz!!!!!! Aqui é bifásica. Vem escrito na conta de luz 127/220. Manoooooooooo vou procurar fazer isso!!!!!!
Acredito que chutando alto seca ter uns 20 mts de fio até o chuveiro e o disjuntor é de 40!

Obrigado.


se tu for do RJ, e não morar do outro lado do estado(ou até mesmo morar) eu posso te atender.

Juro pra vc irmão que se eu fosse do RJ te chamava na certa. Não desista que eu acho que sua profissão tem futuro. Foca em pequenos reparos e tenta agregar outros coisas que vai dar certo!!!



Eu não sou um cara estudado mas valorizo muito as pessoas que sabem fazer algo que eu não sei!





Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
No meu caso eu tive que me virar e aprender eu mesmo a fazer essas coisas elétricas pois os profissionais daqui da cidade são muito ruins, traziam material de péssima qualidade e o serviço era ruim tb.

Fiz um estoque de contadoras, reles térmicos, etc aqui de qualidade e com a Internet hoje em dia qualquer um aprende...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Porque é comum o cara ir pra pqp, perder um tempo fodido, perder dinheiro, pra passar orçamento e depois o cidadão olhar pra ele e dizer: Obrigado, qualquer coisa eu te ligo, e virar as costas. Ou, pior ainda, dizer: Nossa, que caro! É só ligar uns fiozinhos, tá fácil, em meia hora resolve!
Melhor não se estressar.

Eu tinha um segundo emprego (2014-2015) como técnico em informática autônomo. Quando eu cobrava R$80 pra fazer uma manutenção me vinham com: "Nossa? TUDO ISSO? O Sobrinho do Vizinho faz por R$15!!!" (OBS: O Sobrinho da história geralmente tem só 10 anos)

Tudo isso na época em que a maioria das pessoas usavam o clássico e fantástico Windows XP. Algumas usando o 7 com PCs da Casas Bahia de 2002 quase a beira de explodir porque o OS não suportava o hardware direito. Hoje vejo muitos caras ENDIVIDADOS com iPhone (nem notebook, nem smart android, nem iPad) que reclamam que trocar isso e aquilo é uma fortuna.

No Brasil temos a clássica cultura economica do "Barato que Sai Caro" e o povão nunca vai aprender.

Agora achar um eletricista e afins onde moro (que é um polo burocrático)? Tem que "importar" de Tremembé ou de Aparecida do Norte.

Recomendo você a migrar (mesmo que MOMENTANEAMENTE) pra área da construção ou pra área mecânica. Essas aí quase toda cidade precisa.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
No meu caso eu tive que me virar e aprender eu mesmo a fazer essas coisas elétricas pois os profissionais daqui da cidade são muito ruins, traziam material de péssima qualidade e o serviço era ruim tb.

Fiz um estoque de contadoras, reles térmicos, etc aqui de qualidade e com a Internet hoje em dia qualquer um aprende...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Isso é verdade. Já consertei 2 geladeiras minhas - uma é na casa de campo, imagina o custo pra ir um técnico no local - e a outra em casa e deu problema de noite na ultima qquinta-feira.

O primeiro caso foram 2 sensores que troquei. O segundo foi o relé que deu problema (o protetor térmico estava ok). Rápido e fácil de trocar no segundo caso, só foi problemático ter que esperar o dia seguinte pra comprar a peça - 3 pacotes de gelo que comprei em conveniência do posto de gasolina salvaram os alimentos.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Rapaz!!!!!! Aqui é bifásica. Vem escrito na conta de luz 127/220. Manoooooooooo vou procurar fazer isso!!!!!!
Acredito que chutando alto seca ter uns 20 mts de fio até o chuveiro e o disjuntor é de 40!

Obrigado.




Juro pra vc irmão que se eu fosse do RJ te chamava na certa. Não desista que eu acho que sua profissão tem futuro. Foca em pequenos reparos e tenta agregar outros coisas que vai dar certo!!!



Eu não sou um cara estudado mas valorizo muito as pessoas que sabem fazer algo que eu não sei!





Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Um ponto. Tu provavelmente vai precisar colocar um disjuntor de 40 pro segundo fase do chuveiro, que era neutro. É bom verificar se tem espaço no quadro de distribuição para colocar esse outro disjuntor.
Sugiro usar disjuntor din pra isso (instalações mais antigas utilizam nema). É mais rápido pra desarmar em caso de sobrecarga.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.812
Reações
8.025
Pontos
1.094
Um ponto. Tu provavelmente vai precisar colocar um disjuntor de 40 pro segundo fase do chuveiro, que era neutro. É bom verificar se tem espaço no quadro de distribuição para colocar esse outro disjuntor.
Sugiro usar disjuntor din pra isso (instalações mais antigas utilizam nema). É mais rápido pra desarmar em caso de sobrecarga.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Ferrou...não tem mais espaço no quadro. É instalação antiga. Aqueles disjuntores pretos ainda!

Obrigado pela força!



Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Rapaz!!!!!! Aqui é bifásica. Vem escrito na conta de luz 127/220. Manoooooooooo vou procurar fazer isso!!!!!!
Acredito que chutando alto seca ter uns 20 mts de fio até o chuveiro e o disjuntor é de 40!

Obrigado.




Juro pra vc irmão que se eu fosse do RJ te chamava na certa. Não desista que eu acho que sua profissão tem futuro. Foca em pequenos reparos e tenta agregar outros coisas que vai dar certo!!!



Eu não sou um cara estudado mas valorizo muito as pessoas que sabem fazer algo que eu não sei!





Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Nem o chuveiro você precisa trocar se não quiser, é só comprar uma resistência 220v para o seu chuveiro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Cara, e qual profissão está valorizada hoje nesse Brasil? Quem ganha dinheiro hoje é funça público, político, jogador de futebol, traficante, mulher que mostra a bunda no instagran e global.
Por isso que direito ainda consegue ter uma procura grande. Praticamente, virou o segundo curso de todo mundo só para aumentar o leque de concursos para serem prestados.
Medicina está cada dia mais caro as particulares, e com um retorno abaixo do esperado. Sem contar que residência médica virou um estudo estilo concurso público já.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Já pensou em pagar alguém pra fazer uma propaganda profissional pra você? Com 300 ou 400 por mês você consegue uma ou duas postagens semanais legais, nessa área não vejo ninguém investindo.
E nem precisa ser wow, uma propaganda tipo de banco mas só que de eletricista. Você pode abordar coisas legais como "imagina diminuir metade da sua conta de luz?" ai você aborda na postagem que fios velhos/desencapados consomem mais, principalmente nessas épocas de chuvas, ou uma postagem falando "Quer proteger sua casa de raios?" e fala sobre DPS ou DR.
Sei que é foda pagar isso, mas propaganda hoje, principalmente virtual, vai te ajudar muito. Com uma página de conteúdo limpo e visitas locais frequentes, engajará até mesmo nas buscas do Google.

Sobre a profissão, acho muito foda. Fiz eletrotécnica mas sou um lixo cagão, morro de medo, rs. Nem fui atrás de certificação de segurança pra entrar na área.
Fico viajando vendo conteúdos gringos no Instagram de quadros de energia ultra-organizados.
 

zeppelinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
543
Reações
730
Pontos
789
Aproveita e coloca aterramento se não tiver.... incrível como a maioria das casas não possuem aterramento até hoje.
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Contrata um publicitário ou algo do tipo para promover vc...

  • 300 conto.
  • Nossa que caro, meu primo mexe com internet/computador e faz de graça

E o ciclo se repete...
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Ferrou...não tem mais espaço no quadro. É instalação antiga. Aqueles disjuntores pretos ainda!

Obrigado pela força!



Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Esses pretos são nema. O que podes tentar fazer é ir substituindo. Troca 2 deles por din (os brancos) que deve sobrar espaço pra mais um (eles ocupam menos espaço)

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Tava olhando hoje quanto ganha um aqui em Toronto. Tá na base dos 60.000 dólares canadenses por ano.

A questão é que a prestação de serviços no Brasil é mal paga. No exterior é o contrário.
 
D

Deleted member 219486

Nada dá mais prazer que um bom detalhamento elétrico.

Mas o foda é achar eletricistas que sabem interpretar os desenhos e guia de montagem.

Uma vez eu tive um eletricista que não sabia pra que servia uma caixa de ligação. Ai fica foda....

Brasil é cheio de gente que diz ser de alguma área e muitas vezes não sabe o serviço ou faz da pior forma possível tendo 20 anos de "experiência".
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
Eletricista que eu conheço não tem serviço porque nao quer...eu mesmo sempre preciso de serviços de hidráulica e elétrica... final do ano passado chamei um para fazer a troca de um soquete da cozinha da empresa: orçamento R$150,00....(PARA TROCAR UM SOQUETE!!!!!!!!!!!!!!!) agradeci e no primeiro horario livre eu mesmo troquei em 15 minutos...
 
D

Deleted member 219486

Eletricista que eu conheço não tem serviço porque nao quer...eu mesmo sempre preciso de serviços de hidráulica e elétrica... final do ano passado chamei um para fazer a troca de um soquete da cozinha da empresa: orçamento R$150,00....(PARA TROCAR UM SOQUETE!!!!!!!!!!!!!!!) agradeci e no primeiro horario livre eu mesmo troquei em 15 minutos...

Aconteceu algo parecido na questão hidráulica, chamaram esses que deixam cartão na caixa dos correios por conta de uma torneira pingando sem estar em casa.
Cheguei um pouco depois do começo do serviço e algo que demoraria 5 minutos tive que observar o sujeito enrolar por meia hora fingindo que estava trabalhando. Depois veio cobrar um valor alto e tive que jogar a real pra ele baixar um pouco.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Um ponto. Tu provavelmente vai precisar colocar um disjuntor de 40 pro segundo fase do chuveiro, que era neutro. É bom verificar se tem espaço no quadro de distribuição para colocar esse outro disjuntor.
Sugiro usar disjuntor din pra isso (instalações mais antigas utilizam nema). É mais rápido pra desarmar em caso de sobrecarga.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
se vai converter o circuito do chuveiro pra 220V recomendo q use um disjuntor bifásico.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Eletricista que eu conheço não tem serviço porque nao quer...eu mesmo sempre preciso de serviços de hidráulica e elétrica... final do ano passado chamei um para fazer a troca de um soquete da cozinha da empresa: orçamento R$150,00....(PARA TROCAR UM SOQUETE!!!!!!!!!!!!!!!) agradeci e no primeiro horario livre eu mesmo troquei em 15 minutos...
150 conto pra trocar um soquete? esse maluco tá fora da realidade.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Ferrou...não tem mais espaço no quadro. É instalação antiga. Aqueles disjuntores pretos ainda!

Obrigado pela força!



Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
reforma ele todo, disjuntor DIN é barato.

se tu for do RJ, eu posso fazer um orçamento pra vc.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Contrata um publicitário ou algo do tipo para promover vc...

  • 300 conto.
  • Nossa que caro, meu primo mexe com internet/computador e faz de graça
E o ciclo se repete...

o negócio é esse mesmo. Marketing pessoal pesado. O maior problema é arranjar motivação para enfiar mais recursos depois de tanto cambau tomado

vc pode aprender a fazer e fazer vc mesmo, aí o recurso usado vai ser tempo. No final dá no mesmo
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.925
Reações
339
Pontos
1.069
ta mesmo

na loja que trabalho o eletricista faz servico por fora e foi numa escola refazer toda a fiacao, escola eh imensa, saiu por 750 reais ele disse, fazer o que, teve que aceitar senao outro aceitava por menos.

engracado como em pais de primeiro mundo eh outra coisa, as vezes minha mae fica vendo aquele programa na tv a cabo dos gemeos que arrumam casa la , e vez ou outra tem que refazer toda a fiacao e nao sai por menos de 3mil dolares. :kcaro

aqui no huezil eh "ah, chama chiquinho que ele faz por cinquenta" rsrs
Brasil tem mentalidade escravocrata ainda. La fora eh mais valorizado. Tanto que la fora e raro alguem tem empregada, pq eh muito caro.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
esse tipo de profissão só é valorizada mesmo fora do brasil. se o cara for bom mesmo de eletricista, encanador, pedreiro, pintor, faz manutenção em piscina, ar condicionado, jardineiro, etc...........qualquer uma dessas áreas vc vai viver melhor se zarpar dessa pocilga.
 
Mensagens
998
Reações
2.224
Pontos
303
É claro!

Quem vai querer ser eletricista privado podendo fazer um concurso e ganhar 10x mais do que a média na iniciativa privada?

A culpa é do próprio povo que criou esse monstro chamado estado e agora está se fodendo na mão dele. Afinal, é tanto imposto pra custear todos esses salários imensos que não sobra nada pra quem não faz parte do clube, ou sobra bem pouco.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.085
Pontos
2.529
Marido de aluguel envolve sexo também?

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 
Topo Fundo