O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


a profissão de eletricista está desvalorizada, e isso é um fato inegável.

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Porque você não tenta ser marido de aluguel? Tá super em alta. Eu custei a achar alguém pra colocar tv na parede, instalar tv digital. Você pode fazer esses serviços e já oferecer o de eletricista.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Porque você não tenta ser marido de aluguel? Tá super em alta. Eu custei a achar alguém pra colocar tv na parede, instalar tv digital. Você pode fazer esses serviços e já oferecer o de eletricista.
eu já faço isso.
as vezes, eu consigo alguma coisa.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
eu já faço isso.
as vezes, eu consigo alguma coisa.
Ah eu tenho dois cursos técnicos, tenho auxiliar administrativo e não estou conseguindo nada. Na minha cidade minúscula só tem farmácia e padaria. Tudo indicação ou os parentes. Vou pegar qualquer coisa que aparecer. Faça como eu qualquer concurso que aparecer faça. Lixeiro, serviços gerais, qualquer coisa. Até conseguir algo na sua profissão. Consegui um horroroso de agente de saúde. Fiquei empregada por 2 anos. Melhor que ficar sem dinheiro. Faça como eu apele ao desespero.
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.543
Reações
7.575
Pontos
1.044
Marido de aluguel. Se cadastre nos apps que oferecem esses serviços, vai ser chamado direto. Um colega meu vive disso e tem mês que tira quase 3k. Mas tem que ter um meio de transporte próprio.

Com o cenário de crise e desemprego prolongado muita gente mudou de área para prestar serviço, desistindo da carteira assinada. O resultado é que hoje "todo mundo" é eletrecista, encanador, pedreiro, marceneiro, etc.

Ok que tem gente que acha que sabe mexer com elétrica, mas pelo que entendi do apelo do OP é as pessoas andam não valorizando o tempo que ele gastou estudando.
Todo pião acha que é eletricista, pois sabe trocar uma chuveiro, que em geral, a informação já vem no produto, mas não sabem que aquilo exige treinamento. (U=R.i ou P=U.i) é o básico, já queda de tensão, quantos condutores carregados podem passar por uma eletrocalha sem grandes perdas, secção correta do condutor é outro papo.

Outra coisa que deve ser vistas por leigos é se o cara diz que sabe fazer tudo. (elétrica, hidráulica e a porra toda) é enganação. A área elétrica é extensa e não tem como no Brasil dominar todas elas. Fiquem espertos para quem coloca dentro da suas casas.
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
A área da eletricidade RESIDENCIAL está realmente desvalorizada. Agora, eletricidade FORÇA e COMANDO é outro papo.. quase não há profissionais qualificados e competentes... os que estão trabalhando estão bem.

Acho que posso chamar de áreas vertentes da eletricidade a automação e a instrumentação. Nessas áreas, os profissionais estão bem valorizados mesmo.

Finalizando meu comentário, de fato, o pessoal prefere fazer gambiarras do que fazer uma instalação elétrica residencial decente... uma coisa que me chama a atenção é o pessoal nao levar em consideração nenhuma a queda de tensão unitária ou a CCC dos condutores numa instalação residencial e depois vem com aquele papo:

CHUVEIRO 220V ESQUENTA MAIS QUE 110V!! :khuebr
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
É 127v a tensão na tua região (imagino que seja, pra teres um chuveiro 5500w, já que os 220 chegam até a 8000w e a diferenca de preço pra um mais fraco é muito pequena)? Mas se for 220v, fio 6 é tranquilo pra essa potência.
Nesse ponto, de manutenção, foi uma boa ter utilizado eletródutos aparentes na casa de campo. A manutenção é absurdamente mais simples.

Em tempo: da pra tu tentar descobrir o caminho desse fio, de qqr maneira. Compra um passa fio grande (10m) e enfia onde sai o fio próximo ao chuveiro. Vai tocando e acompanhando o barulho na parede. Em geral, deve sair junto a uma tomada ou lâmpada pra fazer o caminho até a caixa de distribuição. Chegando nesse meio termo, basta seguir a rota.

Outra opção seria tu encontrar o fio na caixa de disjuntores, desconectar o fase do disjuntor, e dar uma puxada do outro lado (tenha certeza de ter uma distancia razoavel entra o ponto que o fio estava no quadro e o final dele, pra ele nao ficar perdido no conduite) pra checar se tem emenda ou nao. Se vier facil, basta prender o fio fase novo nesse antigo, e em seguida (uns 5 cm depois) prender o fio neutro novo no fase (com fita isolante, de modo a ficar firme e com uma emenda suave, pra não prender no caminho). Daí é ir puxando a saída do chuveiro até que os fios novos cheguem lá. O terra não precisa se preocupar em aumentar a bitola, esse é mais tranquilo. Mas se quiser, basta adicionar ao procedimento.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Cara, fala sério... como tu pode afirmar que fio 6mm2 para um chuveiro de 5500W com alimentação em 220V está tranquilo sem saber a distância do quadro até o chuveiro?
 


werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
não, no caso dos médicos nem é tão grave assim... até pq saúde é algo vital...

mas, pensa comigo.

a instalação da casa de fulano de tal, feita nos anos 70, só tem três disjuntores de 30A da CEMASTOP(essa marca deixou de existir faz tempo) todos enferrujados e os fios todos com o isolamento cheio de falhas.... mas olha o q tem na casa desse miserável... smart TV de 50 polegadas, mobilia novinha, iphone 11, sonzão LG Xboom de 3mil watts, e de quebra ainda rebaixou o teto da sala com luzes indiretas, dicroica e luminaria led ching ling(um mes de uso e sua sala vira uma boate com aquelas porcarias piscando) e piso porcelanato que custa um rim e o figado o m²....
investir e ostentar todos tem como... mas ter 1500 reais pra trocar a instalação elétrica, ninguém tem.

são situações como essa q me fazem virar catador de lixo e torcer pra q o próximo dia seja o ultimo.

Nunca que eu trocaria a instalação elétrico de uma casa por apenas R$ 1.500,00... hahaha
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
A área elétrica é extensa e não tem como no Brasil dominar todas elas.

Concordo sobre a área elétrica ser muito extensa, mas esse papo de que no Brasil nao tem como dominar todas é bullshit.

Conheci ótimos e competentes profissionais da área de elétrica ao trabalhar em estaleiros... eram camaradas que sabiam desde elétrica residencial até alta tensão, automação, instrumentação e eletrônica... e nao foram poucas pessoas que eram deste gabarito! heheh
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.676
Reações
19.721
Pontos
1.279
Nego só quer saber de gambiarra, o foda é que se você não faz o trampo, vem um m**** fazer de qualquer jeito por menos da metade
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.543
Reações
7.575
Pontos
1.044
Concordo sobre a área elétrica ser muito extensa, mas esse papo de que no Brasil nao tem como dominar todas é bullshit.

Conheci ótimos e competentes profissionais da área de elétrica ao trabalhar em estaleiros... eram camaradas que sabiam desde elétrica residencial até alta tensão, automação, instrumentação e eletrônica... e nao foram poucas pessoas que eram deste gabarito! heheh

Quis dizer da raridade em achar profissionais assim. Tenho um professor que, pelo que diz, domina várias áreas, mas não todas como citei pela dificuldade em estudar neste país. Ou estuda, ou trabalha.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.835
Pontos
903
Tem que ver os dois lados da moeda, o cliente mão de vaca e o prestador de serviços descompromissado.
Resumindo: duas b*sta
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Aonde eu moro eletricista, encanador, pedreiro, pintor tudo tem má fama. Não estou falando que todos são, mas muitos não cumprem com o compromisso agendado, você tem que ficar insistindo como se o cara estivesse fazendo um favor.

É claro que há imprevistos, mas aqui é sempre assim.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Quis dizer da raridade em achar profissionais assim. Tenho um professor que, pelo que diz, domina várias áreas, mas não todas como citei pela dificuldade em estudar neste país. Ou estuda, ou trabalha.
era pra eu estar numa situação dessa, mas devido a má experiencia com o mercado de trabalho, caí pro desalento e desde então virei autonomo.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
era pra eu estar numa situação dessa, mas devido a má experiencia com o mercado de trabalho, caí pro desalento e desde então virei autonomo.

faço parte de uns grupos no FB de moradia em SP (repúblicas). Consegui um trampo por lá (des/montar móveis). Foi bem tranquilo, perto de casa

Aí depois apareceu um cara interessado e sumiu. Nunca mais fui atrás de trampo assim

além de tentar apps, vale tentar essas grupos baseados em localização, da sua área. Basicamente tem que vender, verder e vender. Montar um site com seu portifólio ajuda também
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Não estou dizendo que é o seu caso.
Sabe o porquê muitos evitam fazer isso? Porque é comum o cara ir pra pqp, perder um tempo fodido, perder dinheiro, pra passar orçamento e depois o cidadão olhar pra ele e dizer: Obrigado, qualquer coisa eu te ligo, e virar as costas. Ou, pior ainda, dizer: Nossa, que caro! É só ligar uns fiozinhos, tá fácil, em meia hora resolve!
Melhor não se estressar.
Mas será que não da para cobrar um preço realista? As vezes o cliente pode estar certo e não ser algo muito dificil de fazer, se açguém chama-se você para trocar a resistência de um chuveiro você aceitaria? Cobraria quanto?
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Cara, fala sério... como tu pode afirmar que fio 6mm2 para um chuveiro de 5500W com alimentação em 220V está tranquilo sem saber a distância do quadro até o chuveiro?
Cara, é uma ligação residencial. Pra 30 amperes (que suportam 6600W), pode-se usar 6mm pra uma fiação de até 30m. A menos que seja uma mansão, ou uma fiação rodeando toda a casa, dificilmente a fiação vai ter um comprimento tão grande. Se a distância for suficientemente longa, até pra ligar uma lâmpada precisa de uma bitola maior. Mas não é o lugar comum.
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Manda o Eletricista curar minha doença que eu pago 400R$ pra ele também.

Típico pensamento tacanho Brasileiro, aquele que quer pagar 50 conto pra ser operado ou ir num Dentista.
Cara dentista anda meio caro por aqui, vou pelo menos uma vez por ano e não sai por menos de 1000 temers nessa ultima vez, me ofereceram um servico de "clareamento" que ficou por 400 dilmas, só que na hora de fazer reparei que eles apenas colocam um produto no seu dente (e só na frontal) e ficam lá perguntando se você esta bem e não fazem nada ficam esperando fazer efeito. Dai enquanto estava la fiquei pensando se o frasco desse produto tinha esse custo, me senti enganado. Fora isso tinha uma cirurgia para aumentar o tamanho dos dentes (reduzindo a gengiva que o encobria), o primeiro a me oferecer foi 1000 bolso-dorias e por ultimo a dona da clinica veio me falar que fazia por R$ 300,00 quer dizer que se eu aceita-se eles lucrariam ainda mais, qual será o real preço disso? Também não é para abusar do cliente, não somos otarios.
 

Renan c.

Habitué da casa
Mensagens
242
Reações
325
Pontos
73
Mas será que não da para cobrar um preço realista? As vezes o cliente pode estar certo e não ser algo muito dificil de fazer, se açguém chama-se você para trocar a resistência de um chuveiro você aceitaria? Cobraria quanto?
pra trocar uma resistencia de chuveiro, cobro aí uns 35,00, dependendo do local, cobro a passagem tbm
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Bem, eu sou o outro lado da moeda.

Eu estou com um problema no chuveiro pois o fio instalada na casa onde eu moro é de 6 para um chuveiro de 5500, logo, não dá. (Eu só descobri isso pq eu tive que pesquisar!)

Eu liguei e marquei com 5 eletricistas, e não procurei esses aleatórios com intenção de preço baixo. EU SÓ QUERIA UM ORÇAMENTO. Sabe quantos vieram aqui? Nenhum! Zero! Todos marcaram e não vieram. Eu marquei ou minha mãe marcou. E pararam de atender o celular. Engraçado é a atitude é a mesma.

Só um camarada que resolver passar o orçamento pelo TELEFONE.

Conversando com outras pessoas que passaram por isso é que, não sei o seu caso, esses pessoal em geral só se interessa por serviço grande. Coisas pequenas que poderiam render 200, 300 reais ou, as vezes, mais eles estão dispensando.

E dias atrás dei uma reformada na casa. E praticamente o mesmo suplício.

Enfim, esse pessoal não sabe ganhar dinheiro. Fica aí a verdade.

Enfim, até hoje não resolvi meu problema.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
É dificil encontrar profissonais hoje em dia, da vontade de ir la no youtube aprender e fazer você mesmo.
Tive/tenho esse problema para arrumar a caixa acoplada que esta vazando aqui em casa, no entanto não consegui ninguém porque você marca e as pessoas não aparecem. É uma questão consideração pelo tempo da pessoas, se não tem como vir não confirme.
 

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
Seja o profissional que "resolve tudo" quando todos os outros não conseguiram e por conta disso, cobre o preço que quiser. Eu penso dessa forma e inclusive, te digo que é uma realidade na área da saúde mental (psicólogos, psicanalistas e psiquiatras).
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
A área da eletricidade RESIDENCIAL está realmente desvalorizada. Agora, eletricidade FORÇA e COMANDO é outro papo.. quase não há profissionais qualificados e competentes... os que estão trabalhando estão bem.

Acho que posso chamar de áreas vertentes da eletricidade a automação e a instrumentação. Nessas áreas, os profissionais estão bem valorizados mesmo.

Finalizando meu comentário, de fato, o pessoal prefere fazer gambiarras do que fazer uma instalação elétrica residencial decente... uma coisa que me chama a atenção é o pessoal nao levar em consideração nenhuma a queda de tensão unitária ou a CCC dos condutores numa instalação residencial e depois vem com aquele papo:

CHUVEIRO 220V ESQUENTA MAIS QUE 110V!! :khuebr
Mas 220v esquenta mais mesmo, até a resistência 110v é mais fraca.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Trabalho com iluminação, tenho loja de iluminação e digo....

Tem m**** para ambos os lados.

Primeiro, tem MUITO, mas MUITO BR preguiçoso que não entende m**** nenhuma, tem preguiça de entender, contrata o eletricista pelo menor preço possível pois acha caro o cara se deslocar até a casa dele, sem saber a porra do problema que ele acha simples de resolver mais é um absurdo, ele ainda pega um eletricista meia boca que vai fazer alguma m**** na residência dele e vai reclamar de tudo o que ele fez. Ele não vai querer pagar outro eletricista, e se não resolver o problema, ele mesmo vai resolver com alguma "marotagem" que não vai dar certo, pois ele comprou algo nada a ver e barato que não deu certo. Quando ele vê que a m**** piora, ele vai querer contratar um segundo eletricista, já puto da vida, que seja bom, ele vai pagar caro no eletricista mas vai reclamar para ele que gastou demais para tentar resolver o problema das duas ultimas tentativas.

Eu não trabalho com eletricista vinculado pois tem muito eletricista ruim que cobra cara e não resolver problema e tem cliente que vai reclamar que o baixo valor que ele pagou pelas coisas, é caro e não ficou bom. Eu indico APENAS UMA pessoa que é irmão do funcionário de um de nossos funcionários e nos achamos ele muito foda e é só. Se o cliente pergunta eu já digo: "valores diretamente com ele, não somos vinculados a ele". Pois 99% dos clientes não querem se responsabilizar por ao menos entender a m**** que ele tem, ele só quer: "Vá e resolva".

Atendo muito eletricista predial, residencial e comercial, sim, TAMBÉM TEM cada um com sua preferência de atendimento e já vi desde grandes empresas como por exemplo, POKER que gira uma quantia absurdos de dinheiro pagar O MINIMO para o segurança do local que um dia foi eletricista, resolver os problemas, ai vocês já imaginam a m**** que é.

Hoje o SENAC fornece cursos básicos na parte de eletricidade, mas a maioria não quer saber de estudar também, a maioria dos bons eletricistas que tenho cobram caro e aceitam ideias diferentes das que os clientes querem, eles estão lá para resolver o problema, ajudar o clientes, ele e o lojista.

A minha loja fica a menos de 100m do prédio que eu moro e a administradora esta dentro dele. Gente, estou a 100 FUCKING METROS, mas a administradora faz o ZELADOR andar 6KM em Curitiba para pegar o material MAIS BARATO POSSIVEL de qualquer natureza para instalar no condomínio. Eles administram mais 4 APS ao lado do meu.

Por isso, é uma questão de bom senso, isso é da cultura brasileira, infelizmente, é BR sendo BR.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
É dificil encontrar profissonais hoje em dia, da vontade de ir la no youtube aprender e fazer você mesmo.
Tive/tenho esse problema para arrumar a caixa acoplada que esta vazando aqui em casa, no entanto não consegui ninguém porque você marca e as pessoas não aparecem. É uma questão consideração pelo tempo da pessoas, se não tem como vir não confirme.
Tem muita coisa que é simples de fazer e se a pessoa for minimamente interessada aprende a fazer de boa.

Eu mesmo aprendi tudo sozinho pela Internet, eu mexo com hidráulica, elétrica, mecânica, etc. Não que eu sei tudo, mas o básico eu mesmo faço. Minha casa mesmo eu mesmo fiz toda a instalação, busquei as regras na Internet, fiz o aterramento, coloquei DR e DPS. Fazem 11 anos que moro lá e eu NUNCA tirei um aparelho da tomada nesse tempo e nunca queimou nada dentro da minha casa.

A única coisa que eu não sei praticamente nada é eletrônica, tinha vontade de fazer um curso a distância pra aprender.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Mas 220v esquenta mais mesmo, até a resistência 110v é mais fraca.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Exato. Não dá pra levar as coisas tão ao pé da letra.

220V tu consegue esquentar mais justamente por haver disponibilidade de resistências com maior potência para 220V. O limite para 110/127 é 5500 (talvez 5700, não tenho certeza) que se encontra no mercado. Já para 220V eu tenho um aquecedor de banheira que a resistência é de 8000W. Muita diferença.

Fora que, provavelmente seja algo irrisório, mas a potência dissipada no fio, se for da mesma bitola, ainda que o fio seja adequado, é maior em 127V por conta da corrente maior.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Cara dentista anda meio caro por aqui, vou pelo menos uma vez por ano e não sai por menos de 1000 temers nessa ultima vez, me ofereceram um servico de "clareamento" que ficou por 400 dilmas, só que na hora de fazer reparei que eles apenas colocam um produto no seu dente (e só na frontal) e ficam lá perguntando se você esta bem e não fazem nada ficam esperando fazer efeito. Dai enquanto estava la fiquei pensando se o frasco desse produto tinha esse custo, me senti enganado. Fora isso tinha uma cirurgia para aumentar o tamanho dos dentes (reduzindo a gengiva que o encobria), o primeiro a me oferecer foi 1000 bolso-dorias e por ultimo a dona da clinica veio me falar que fazia por R$ 300,00 quer dizer que se eu aceita-se eles lucrariam ainda mais, qual será o real preço disso? Também não é para abusar do cliente, não somos otarios.

Só é não clarear e manter os dentes amarelos.

Não pode pagar não faz.

O que eu mais vejo no Brasil é gente chorando preço em vez de gastar porquê simplesmente não tem $$$ pois o governo rouba dele e ele coloca a culpa nos profissionais que estudaram, se especializaram e pagam imposto.
 
Ultima Edição:

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.760
Reações
22.964
Pontos
803
to fechando um curso de automação, queria mecatronica mas o mais proximo q fica de casa rola em triagem. praticamente um bras aqui do rj.
to curtindo muito.
no mais, gente !!! estamos numa época incrivel pra se aprender. não fiquem em casa
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Pra engenheiro eletricista tá m**** também. No meu caso formei e acabei indo pra outra área. De três colegas próximos que estudaram comigo na faculdade somente um conseguiu trabalho com carteira assinada de eng.
Ser engenheiro esta dificil hoje em dia
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Só é não clarear e manter os dentes amarelos.

Não pode pagar não faz.

O que eu mais vejo no Brasil é gente chorando preço em vez de gastar porquê simplesmente não tem $$$ pois o governo rouba dele e ele coloca a culpa nos profissionais que estudaram, se especializaram e pagam imposto.
Você já foi nesses dentistas particulares populares tipo odontoclinic, dentare, clinica do povo e etc? Ficam te pressionando a fazer de tudo, para gastar o maximo possivel, é anti ético até. Outro dia fui num desses e já na avaliação o dentista esta com a maquina de cartão, não precisa nem ir ao atendimento para pegar sua grana. Lógico que não sou obrigado a nada, mas só para te esclarecer como é. E fato aqui em Santos esta cheio desse tipo de comercio sinal que deve dar uma grana violenta.
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.543
Reações
7.575
Pontos
1.044
era pra eu estar numa situação dessa, mas devido a má experiencia com o mercado de trabalho, caí pro desalento e desde então virei autonomo.

Tento só estudar por agora. Após formado, buscar um emprego de auxiliar na indústria, focar em ser técnico dentro da empresa e no futuro, engenheiro. Já fazer serviços por fora, penso em projetos simples de fim de semana, mas assim enquanto não tenho experiência, pós isso, pode ser que mude.

Mora em qual cidade, amigo?
 

Bloodberry

Ilusão e Teatralidade
VIP
Mensagens
12.477
Reações
26.503
Pontos
1.294
Olha, eu não sou da área, então não falo com propriedade
mas quando se trata de consertar coisas que mexem com energia, eu prefiro um profissional.
Pedreiro é pedreiro, mas quem liga essa porra aqui é eletricista.
 
Topo Fundo