Trabalho com iluminação, tenho loja de iluminação e digo....
Tem m**** para ambos os lados.
Primeiro, tem MUITO, mas MUITO BR preguiçoso que não entende m**** nenhuma, tem preguiça de entender, contrata o eletricista pelo menor preço possível pois acha caro o cara se deslocar até a casa dele, sem saber a porra do problema que ele acha simples de resolver mais é um absurdo, ele ainda pega um eletricista meia boca que vai fazer alguma m**** na residência dele e vai reclamar de tudo o que ele fez. Ele não vai querer pagar outro eletricista, e se não resolver o problema, ele mesmo vai resolver com alguma "marotagem" que não vai dar certo, pois ele comprou algo nada a ver e barato que não deu certo. Quando ele vê que a m**** piora, ele vai querer contratar um segundo eletricista, já puto da vida, que seja bom, ele vai pagar caro no eletricista mas vai reclamar para ele que gastou demais para tentar resolver o problema das duas ultimas tentativas.
Eu não trabalho com eletricista vinculado pois tem muito eletricista ruim que cobra cara e não resolver problema e tem cliente que vai reclamar que o baixo valor que ele pagou pelas coisas, é caro e não ficou bom. Eu indico APENAS UMA pessoa que é irmão do funcionário de um de nossos funcionários e nos achamos ele muito foda e é só. Se o cliente pergunta eu já digo: "valores diretamente com ele, não somos vinculados a ele". Pois 99% dos clientes não querem se responsabilizar por ao menos entender a m**** que ele tem, ele só quer: "Vá e resolva".
Atendo muito eletricista predial, residencial e comercial, sim, TAMBÉM TEM cada um com sua preferência de atendimento e já vi desde grandes empresas como por exemplo, POKER que gira uma quantia absurdos de dinheiro pagar O MINIMO para o segurança do local que um dia foi eletricista, resolver os problemas, ai vocês já imaginam a m**** que é.
Hoje o SENAC fornece cursos básicos na parte de eletricidade, mas a maioria não quer saber de estudar também, a maioria dos bons eletricistas que tenho cobram caro e aceitam ideias diferentes das que os clientes querem, eles estão lá para resolver o problema, ajudar o clientes, ele e o lojista.
A minha loja fica a menos de 100m do prédio que eu moro e a administradora esta dentro dele. Gente, estou a 100 FUCKING METROS, mas a administradora faz o ZELADOR andar 6KM em Curitiba para pegar o material MAIS BARATO POSSIVEL de qualquer natureza para instalar no condomínio. Eles administram mais 4 APS ao lado do meu.
Por isso, é uma questão de bom senso, isso é da cultura brasileira, infelizmente, é BR sendo BR.