O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A questão sobre a literatura brasileira clássica ser importante ou não durante a educação básica.

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
As%2B20%2Bobras%2Bmais%2Bimportantes%2Bda%2Bliteratura%2Bbrasileira_A.jpg


Sempre surge esse debate da importância de ensinar a literatura clássica brasileira, de Iracema até Dom Casmurro, para as crianças e adolescentes como se fosse essencial para o seu aprendizado. Todavia, a forma como é praticado isso nos colégios (seja qual for) além de errada, acaba até desestimulando os alunos até com a própria leitura.

Eu só fiquei interessado em ler essas obras clássicas depois da época do colégio e sendo algo mais como curiosidade. Aliás, devia, ainda é talvez, ser nicho ter alguém fanático pelas obras clássicas brasileiras ainda estando no ensino básico, até mesmo quem gostava mais de ler ia para outros livros novos: Harry Potter e outros.

Isso sem contar usar uma linguagem coloquial e a leitura ser imposta dos livros, muita das vezes como prova. Aí era melhor a (pessoa) saber um resumo do livro e com a popularização do ENEM, com a prova de linguagem mais focada na interpretação, estudar essas obras antigas só pensando no vestibular virou perda de tempo.

Acho legal conhecer a literatura do seu país, mas isso para entretenimento. Forçar essa leitura só tem o efeito reverso de desestimular as pessoas a criar esse hábito.

:kpensa
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.932
Reações
41.260
Pontos
1.003
Todo mundo gosta de ler, só precisa achar seu gênero literário.

Mas citar esses livros eu acho ok, o problema é forçar a leitura, muitas vezes a pessoa odeia e é obrigada, por isso pega ranço por literatura mesmo
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Vai ler o que no lugar? Paulo Coelho? Livro de coach? Primo rico?

Errado é monopolizar. É bom sim que a pessoa encontre o seu gênero de leitura. Entretanto, é importante ao menos ter contato com esses livros nem que seja para odiá-los.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Tb acho importante o contato sim e a escola eh um bom lugar para introduzir essa literatura clássica , mas sem forçar a barra com isso após a introdução tem que deixar cada um seguir o caminho de leitura e gostos que bem entender, acho errado por exemplo se cobrar em uma prova conteúdo de um livro...isso torna a relação com a leitura algo chato ao invés de ser algo prazeroso e afasta cada vez mais os jovens da literatura ao contrário de aproxima-los
 


-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.863
Reações
6.460
Pontos
703
Acho válido. A literatura brasileira clássica enriquece o vocabulário dos alunos, além de ter histórias interessantes.

O problema é indicar o livro e mandar o aluno ler em casa. Isso é errado!

O mais correto é o professor ler juntamente com os alunos no horário de aula, pelo menos os primeiros capítulos do livro.

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Esqueci de mencionar que as aulas de literatura, isso em qualquer colégio ou cursinho para vestibular, devem ser as piores disparadas. Até as aulas de artes e de filosofia eram mais proveitosas.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Onde eu estudei grande parte da vida eles iam recomendando livros de acordo com a faixa etária da gente, os livros ditos "mais chatos" eram só lá pro ensino médio
Mas eu acho muito necessário estimular, só que a escola prefere fazer isso a força e punir severamente quem não se interessa


Esqueci de mencionar que as aulas de literatura, isso em qualquer colégio ou cursinho para vestibular, devem ser as piores disparadas. Até as aulas de artes e de filosofia eram mais proveitosas.
No primeiro ano eu tive uma professora de literatura muito foda, ela descrevia as escolas literárias tão bem que dava um put* valor a elas pra gente, além de ter uma caligrafia absurda
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.672
Reações
17.924
Pontos
1.159
A melhor professora que eu tive foi a da oitava série.
Ela fez assim: ler o livro que quiser, escrever uma resenha, a cada 10 livros valia não lembro quanto na nota, que era extra e não obrigatório. Galera devorava livros que gostava ou qualquer coisa só pra ganhar os pontos.. Claro que ela colocou algumas regras, não valia Harry Potter e coisas muito fáceis. E também não podia repetir livro de nenhum colega, então ninguém colava resenha do outro.

Agora dos obrigatórios em outras séries, só curti mesmo Memórias Postumas e Quincas Borba. O resto era um sofrimento completo. Nunca vou esquecer de Fogo Morto que comecei a ler para o vestibular, li 40 páginas e decidi que ia fazer a prova de literatura com resumos da internet, pqp que troço horrível.
 

Noturnos197

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.419
Reações
4.144
Pontos
1.284
já discuti muito isso com meus pais e amigos,
a literatura ensinada na escola me fez desgostar de ler.
quando mais novo eu adorava alugar livros na biblioteca, livros de aventura, romance, ficção cientifica, lia porque gostava, me divertia.
Ai chegou a hora de ler pra ter nota alta na prova e, put* m****, que bando de livro chato, linguajar ultrapassado, Don Casmurro por exemplo: essa caçamba é de 1899! Senhora: 1875!!
Eu passei a ter uma pequena aversão a ler, ainda lia revistas em quadrinhos, mas livro mesmo? quase nunca, pq tinha esses benditos que me ocupavam o tempo, tudo pra ganhar notinha boa no colégio, lembro de zorra nenhuma mais.
O que me fez gostar de ler novamente foi Harry Potter, eu sei, um livro infantil, mas mesmo assim, era divertido, eu lia para me divertir, e as leituras de colégio são livros para ganhar nota basicamente, se aprende com eles? Sim. Algumas pessoas gostam deles? Sim (minha mãe por exemplo, adora esses livros que odeio). Mas não se tinha incentivo para ler nada mais.
Ler livro no Brasil é quase como se fosse algo exclusivo dos intelectuais, se eu disser que leio uns 20 livros por ano me vêm como um CDF...
Na Inglaterra por exemplo, um livro que dão para ler na escola é Senhor dos Aneis, um livro de aventura que diverte, e não um drama critico/histórico sobre uma sociedade de 150 anos atrás! rpz...
Não digo que a literatura nacional é toda ruim, mas não é possível que a única coisa que sirva para ser ensinado está nos livros de + de 100 anos atrás, e todos eles retratam e falam de uma sociedade que ninguém mais vivo tem conexão, pra que diabos eu preciso escrever uma redação sobre a sociedade presente em senhora??
A literatura no colégio é desestimulante, salvo alguns que gostam, a grande maioria detesta.
Tenho 32 anos e, sempre que penso nisso fico com raiva, kkkkkkkkkkk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Onde eu estudei grande parte da vida eles iam recomendando livros de acordo com a faixa etária da gente, os livros ditos "mais chatos" eram só lá pro ensino médio
Mas eu acho muito necessário estimular, só que a escola prefere fazer isso a força e punir severamente quem não se interessa


No primeiro ano eu tive uma professora de literatura muito foda, ela descrevia as escolas literárias tão bem que dava um put* valor a elas pra gente, além de ter uma caligrafia absurda
De estímulo a leitura, as minhas professoras professoras de português eram até melhores por trazer livros recentes na época e não ficar uma leitura tão forçada.

Normalmente, o ruim de literatura é que ela é introduzida na oitava série ou primeiro ano (época que o pessoal já começa a pensar mais no vestibular) e meio que os livros são passados meio para a pessoa fazer um resumo e pronto. Sem contar que com a vinda do ENEM, saber esses clássicos perdeu muito valor, sendo mais útil o aluno ficar resolvendo várias questões de interpretação de texto.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.149
Pontos
1.503
Seria importante se a identidade brasileira fosse solidificada ao longo das décadas. Em todos os aspectos: literário, cultural, folclórico, arquitetônico, a valorização da língua, da terra e da história (o menos enviesada possível). Como não é, trata-se de algo inútil.

A mesma professora que apresenta Os Sertões, diz que no Brasil há a CULTURA do estupro. :facepalm

Bom mesmo seria jogar isso daqui na mão da moçada:

71LXJIN81uL.jpg


81sTU90coDL.jpg


Mas como o ensino é ditado pelo próprio Estado (mesmo em escolas particulares), isso nunca vai acontecer...
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.730
Reações
9.186
Pontos
1.084
Imagino que os livros de literatura brasileira clássica sempre fizeram parte da educação quando a população de jovens já tinha o hábito da leitura.
O problema é que agora esse hábito se perdeu, então a educação tem que saver contornar esse problema e pedir livros de leitura fácil e agradável, que prenda o jovem, para depois cobrar os clássicos.

ps.: Como trabalho em escola percebo que a juventude atual lê mais que a minha geração (década de 90 início dos anos 2000), então pode ser que no futuro a leitura esteja mais presenta na vida do brasileiro.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.833
Reações
11.327
Pontos
774
A melhor professora que eu tive foi a da oitava série.
Ela fez assim: ler o livro que quiser, escrever uma resenha, a cada 10 livros valia não lembro quanto na nota, que era extra e não obrigatório. Galera devorava livros que gostava ou qualquer coisa só pra ganhar os pontos.. Claro que ela colocou algumas regras, não valia Harry Potter e coisas muito fáceis. E também não podia repetir livro de nenhum colega, então ninguém colava resenha do outro.

Agora dos obrigatórios em outras séries, só curti mesmo Memórias Postumas e Quincas Borba. O resto era um sofrimento completo. Nunca vou esquecer de Fogo Morto que comecei a ler para o vestibular, li 40 páginas e decidi que ia fazer a prova de literatura com resumos da internet, pqp que troço horrível.
A internet acabou com esse tipo de exercício por conta da facilidade de obter informações.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.833
Reações
11.327
Pontos
774
Seria importante se a identidade brasileira fosse solidificada ao longo das décadas. Em todos os aspectos: literário, cultural, folclórico, arquitetônico, a valorização da língua, da terra e da história (o menos enviesada possível). Como não é, trata-se de algo inútil.

A mesma professora que apresenta Os Sertões, diz que no Brasil há a CULTURA do estupro. :facepalm

Bom mesmo seria jogar isso daqui na mão da moçada:

71LXJIN81uL.jpg


81sTU90coDL.jpg


Mas como o ensino é ditado pelo próprio Estado (mesmo em escolas particulares), isso nunca vai acontecer...
Ainda bem que isso nunca vai acontecer, hehe.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Por isso que ninguém gosta da língua portuguesa, porque na escola empurram essas porcarias aí. E na verdade nem devem ser porcaria (ou são), mas é chato demais até para um adulto, imagina para criança/adolescente

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
"Ah mas me fez desgostar de ler ser obrigador a fazer resenha de policarpo de quaresma"

Sim e todo mundo entra na escola super feliz em aprender geometria analitica e vetorial, numeros complexos, limites, termoquimica, estequiometria, física mecânica clássica.
mysmilie-466.gif
mysmilie-466.gif
mysmilie-466.gif



Já sei! Não vamos ensinar nada disso. Vamos dar harry potter pra ler e mandar jogarem fortinite.





A função é didática c***lho, é pra ser sim obrigado por questão didática.





Ah mas forma uma geração de não leitores.
Sabe qual a diferença entre o guia do mochileiro das galaxias/harry potter e uma caixa de cereal? b*sta nenhuma.

Ler qualquer b*sta aleatória(um blog, um fórum, um portal, uma notícia) acrescenta tanto em vocabulário quanto um harry potter e a criança/pessoa não tem b*sta nenhuma de mérito a mais por ler Tolkien ou Dan Brown.
Na verdade tem mais benefício cultural/informativo ler 2 notícias que o Senhor dos aneis inteiro.
Isso que nego não entende, acha que ta fazendo bem pra alguém ler uma ficção fuleira qualquer.



Se a pessoa quando sair da escola não quiser ir para área de exatas beleza, não quiser ir para química a vontade, não quer ler literatura clássica tranquilo.
Não muda fato que são necessárias didáticamente.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Alguns eram bons, imo, tipo Vidas Secas, Capitães da Areia, O Cortiço, etc

Outros são um pedaço de m****, A cidade e as serras, pqp, dá tristeza só de lembrar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.477
Reações
1.639
Pontos
1.114
Ler os clássicos, isso em qualquer idioma, não é fácil, requer bagagem e persistência. Contudo, a solução não é passar livros mais fáceis, mas, sim, como o amigo disse acima, investir em didática. Tem q ensinar os alunos a dominar as figuras de linguagem e entender q a arte bem feita é feita pra ser difícil mesmo. Como o outro amigo disse, o ideal era o professor ler junto e ir explicando, isso daria mais confiança ao aluno.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.596
Reações
2.536
Pontos
453
Entendo que a literatura deveria ser abordada de maneira bem gradativa, degrau por degrau conforme a idade e ir evoluindo a medida que aluno vai acumulando mais bagagem "intelectual".

Infelizmente a realidade atual, péssimo ensino público, sociedade cada vez mais imediatista e adepta da cultura da imagem, tudo isso dificulta o trabalho mais aprofundado dos clássicos.

Pô, quem aqui é dá década de 80/90 deve ter tido contato com a série de livros chamada "Coleção Vaga - Lume". Eu tive a sorte e o prazer de ser aluno de professores que souberam trabalhar essa coleção em sala de aula. Eram livros de leitura rápida, a grande maioria era repleta de suspense. Aquilo estimulava demais a nossa imaginação. Aos poucos os mestres iam aumentando a dificuldade, apresentando textos mais complexos, contudo, sempre de maneira gradativa e nunca impondo uma verdade absoluta sobre o significado da obra.

Aos poucos e de maneira bem natural já estávamos em contato com clássicos nacionais e internacionais ( claro, alguns alunos não curtiam....mas é normal, questão de preferência......uns curtiam matemática......outros se davam bem em ciências, etc )......

Livros fodásticos como Vidas Secas e Morte e Vida Severina, lidos quando eu era ainda bem jovem, me fizeram entender desde cedo que a realidade do mundo vai muito além daquilo que se passa "no meu umbigo".

Se eu pudesse voltar no tempo agradeceria imensamente pelo esforço que esses profissionais tiveram em incutir o hábito da leitura no meu dia a dia.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.394
Reações
91.662
Pontos
1.353
do meu ponto de vista,
obrigar jovem a ler esses livros ai só afugenta possiveis novos leitores de livros do habito.

São péssimos livros pra quem não tem hábito de ler,
Deviam tentar empurrar livros mais "digeriveis" e deixar esses "de velho" pra quem quiser / precisar saber sobre.

Lembro no ensino fundamental, professor empurrava esses livros antigos,
pessoas que até começavam a ler desistiam e procuravam resumos.
Outros abandonava e f**a-se a nota, pra que estudar?

Chegando no segundo ano do médio, outro professor, o unico professor de português que eu achava "bom", pois ensinava mais que só gramatica.
Começou a empurrar uns livros bem mais "apreciaveis" pra juventude da época.
Resultado, o numero de pessoas ignorando a leitura ou só procurando resumos caiu muito.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Eu fui obrigado. Ou lia ou tirava zero. Eu tentava começar com a mente aberta, mas não dava, não tinha um que agradava. Aí já começava a frustração de ser obrigado e não só me afugentou como criei um ódio gigante.

Você olha lá fora e são pedidos livros como Viagem ao Centro da Terra, Lord of Flies, Frankenstein, The Scarlet Letter, Moby-Dick, The Adventures of Tom Sawyer, Beowulf, 1984, e tantos outros.

Aí você percebe que foi obrigado à ler livros de história de corno, da realidade brasileira da época, do sertão, dignas de novelas da globo ou de uma letra de música sertaneja. A diferença é gritante. Junta isso ao preço dos livros e não é à toa que estamos lá em baixo no consumo e leitura.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Na boa? Não leio essas merdas nem se me pagar :klol

Tive que ler algumas coisas na época da escola, mas é tudo horrível, chato demais mesmo.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
literatura é importante mas o professor não deveria forçar o que deve ser lido.

o professor deveria mostrar aos alunos os diferentes estilos literários, diferentes autores, idéias e conceitos, e como interpretá-los.
ele deveria ser um facilitador, um incentivador da curiosidade do aluno.
cabe ao aluno despertar a paixão por um estilo ou outro.

esse é o principal problema do ensino tradicional, não existe margem pra curiosidade, você deve ler Machado de Assis porque algum velhaco deciciu que vc deve ler.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.472
Reações
10.307
Pontos
353
Eu acho o livro muito superestimado. As pessoas acrescentam uma espécie de conceito de sabedoria ao livro, quando ele não passa de um suporte para a mensagem que está ali. Essa mesma mensagem pode ser transmitida por vários outros meios sem perder valor, podendo inclusive enriquecer a mensagem, dependendo do meio.

A vantagem do livro é estimular o hábito da leitura, que é sim importante, mas não se resume a livros. Meu hábito de leitura começou lendo Turma da Mônica, depois revistas de games e atualmente leio HQs, mangás e também livros, além dos conteúdos disponíveis na internet.

Quer estimular o hábito da leitura em uma criança? Peça para ela ler qualquer tipo de mídia escrita, seja um gibi infantil ou um Dom Casmurro da vida. O importante é a criança ser estimulada a ler, independente de qual suporte seja.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
professor deveria mostrar aos alunos os diferentes estilos literários, diferentes autores, idéias e conceitos, e como interpretá-los.
ele deveria ser um facilitador, um incentivador da curiosidade do aluno.
Continua sendo chata essa aula.

Com a diferença que os alunos vão só ler capitão cuecas e Harry pottee
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.995
Reações
174.415
Pontos
1.003
A melhor professora que eu tive foi a da oitava série.
Ela fez assim: ler o livro que quiser, escrever uma resenha, a cada 10 livros valia não lembro quanto na nota, que era extra e não obrigatório. Galera devorava livros que gostava ou qualquer coisa só pra ganhar os pontos.. Claro que ela colocou algumas regras, não valia Harry Potter e coisas muito fáceis. E também não podia repetir livro de nenhum colega, então ninguém colava resenha do outro.

Agora dos obrigatórios em outras séries, só curti mesmo Memórias Postumas e Quincas Borba. O resto era um sofrimento completo. Nunca vou esquecer de Fogo Morto que comecei a ler para o vestibular, li 40 páginas e decidi que ia fazer a prova de literatura com resumos da internet, pqp que troço horrível.
Caramba bicho! Eu comecei a ler "Fogo Morto" na época do vestibular e fiquei fascinado pelo livro, li só pelo prazer de ler, apesar de ser obrigatório. Tanto é que virei fã do José Lins do Rêgo e até procurei voluntariamente outros livros dele.

p.s. Memórias Póstumas é um livro que carrego no meu coração.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.672
Reações
17.924
Pontos
1.159
Caramba bicho! Eu comecei a ler "Fogo Morto" na época do vestibular e fiquei fascinado pelo livro, li só pelo prazer de ler, apesar de ser obrigatório. Tanto é que virei fã do José Lins do Rêgo e até procurei voluntariamente outros livros dele.

p.s. Memórias Póstumas é um livro que carrego no meu coração.
Só pra confirmar, é um livro que no começo e por várias páginas é só um velho chato reclamando pra c***lho da filha e da mulher?
 
Topo Fundo