O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A tendência é que as torcidas no Brasil passem a ser mais concentradas numa só região ou cidade, diminuindo ou acabando o famoso torcedor "misto"?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
torcida-brasil.jpg


Muito se discute sobre ser certo ou não as pessoas torcerem para clubes de fora da sua cidade natal ou residente, seja por motivos para ter "mais orgulho do seu local" ou para valorizarem mais a sua região. Recentemente, cada vez vem mais forte esse movimento dos torcedores focarem mais nos times locais e pasmem, vem crescendo demais esse movimento. Por conta disso, pergunto: a tendência é que as torcidas no Brasil passem a ser mais concentradas numa só região ou cidade, diminuindo ou acabando o famoso torcedor "misto"?

---

Acredito ser inevitável o movimento, principalmente por alguns fatores: o pessoal está valorizando cada vez mais os times locais e a tendência será seguir esse rumo de preferir as equipes da região em primeiro lugar, principalmente no Norte/Nordeste; competição massiva das equipes de fora por interesse( muitos preferem colocar como o seu "segundo" time as equipes de fora do país, fazendo os times do eixo virarem cada vez mais terceira opção ou nem serem considerados); outros esportes e lazeres( não é todo mundo que curte futebol e cada vez mais isso cresce, por isso será comum ver o pessoal só torcer para times de outras modalidades, esquecendo o futebol).

O foco das equipes precisam ser o torcedor local. O futuro não será mais do pessoal de um estado do nordeste, exemplo, aderirem a um clube do eixo Rio-São Paulo da vida mais. Quem notar essa mudança e concentrar nesse foco, terá mais chances de obter sucesso no futuro. Ainda existirão uma boa parcela de adeptos de times mais tradicionais no futuro, mas a tendência é ser bem diferente.

---

Qual a sua opinião sobre esse tema meio polêmico?

:kpensa
 
Ultima Edição:

Don Toreno

Bam-bam-bam
Mensagens
2.600
Reações
2.959
Pontos
303
Não acredito nisso não. Os torcedores de outros estados irão apoiar cada vez mais os clubes do eixo Sul-Sudeste, pois o futebol de hoje é cada vez mais movido na base de grana alta e é nessas regiões que estão os clubes mais ricos, ou seja, com mais cacife para montarem grandes elencos com grandes jogadores – o que, naturalmente, atrai mais atenção até de quem não apoia o clube, mas é fã de futebol – e vencerem mais, conquistarem mais títulos e manterem essa constante vencedora. No final, o torcedor gosta de apoiar o time local, mas gosta principalmente de vencer, de comemorar grandes vitórias, assistir boas partidas e com grandes jogadores.
 
Ultima Edição:

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.930
Reações
39.396
Pontos
2.044
Nunca que vou torcer pra time de fora do Rio Grande do Sul.
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
Mas de onde vieram esse números mostrando que tem mais gente torcendo por times locais ?

Não consigo imaginar isso acontecendo a menos que ocorra algum tipo de turbinação econômica espontânea em algum determinado estado que permitisse o crescimento dos times locais, tirando isso o mais provável que o status quo se mantenha.

Não é a toa que todos os times grandes modernos vem exclusivamente dos 5 maiores estados do Brasil, economicamente falando.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Não tem fundamento nenhum achar isso. A maioria dos torcedores (casuais? na falta de outro nome, chama-los-ei dessa forma) simplesmente adota um time mais popular, seja esse time o Palmeiras, Corinthians ou Flamengo, uma vez que são os times que tem maior exposição ou maior número de conquistas recentes.

E não se deve subestimar o poder de times vitoriosos, uma vez que essa modinha da molecada assumindo times europeus demonstra que esses moleques seguem e torcem sempre para os times mais vitoriosos, por isso times como Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique são times com muitos torcedores jovens pelo Brasil afora.

Claro que o contato maciço com times como o Corinthians ou Flamengo ajudam a popularizar e muito esses times pelo Brasil, uma vez que esses times são muito "empurrados" pela globo e isso também ajuda na popularização deles, mesmo em tempos de seca de títulos, afinal a visibilidade deles é muito grande e certamente ajuda a propagar as marcas deles entre os torcedores em potencial.

Já os times locais, muitas vezes são relegados a um segundo plano e isso acaba alienando os torcedores em potencial desses clubes que sem contato com as marcas e histórias desses clubes, acabam debandando para os times da moda.
 


Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.197
Reações
12.034
Pontos
753
A globo está fazendo isso desde os anos 80 com o flamengo passando seus jogos no nordeste inteiro. :klol
Também está fazendo agora entupindo flamengo e corinthians com dinheiro.
Caso funcione,nos próximos anos esses clubes irão conquistar mais títulos por conta do poder financeiro.
Isso gera mais torcida e receita para o clube.Quando for pra renovar contrato com a emissora esses valores irão aumentar cada vez mais em relação aos outros clubes.
Eu acho que o nordeste já era se for pra conseguir mais torcedores.
Só deve passar Vasco e Flamengo por lá.:klol
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
E não se deve subestimar o poder de times vitoriosos, uma vez que essa modinha da molecada assumindo times europeus demonstra que esses moleques seguem e torcem sempre para os times mais vitoriosos, por isso times como Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique são times com muitos torcedores jovens pelo Brasil afora.
Em outros tempos, ainda sem internet, isso ocorria com o Milan, Liverpool e Real.
Hoje, com a internet e com quase todos os jogos passando em canais pagos, a tendência é a garotada só torcer por esses times que você citou.
Mas é aquilo, torcem pela TV, ou jogando FIFA. Raramente um irá ver o jogo do seu "time de coração" no estádio.
Eu acho uma postura bem ridícula, mas é isso o que acontece hoje em dia.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Em outros tempos, ainda sem internet, isso ocorria com o Milan, Liverpool e Real.
Hoje, com a internet e com quase todos os jogos passando em canais pagos, a tendência é a garotada só torcer por esses times que você citou.
Mas é aquilo, torcem pela TV, ou jogando FIFA. Raramente um irá ver o jogo do seu "time de coração" no estádio.
Eu acho uma postura bem ridícula, mas é isso o que acontece hoje em dia.


Sim, é bem lamentável isso. Admito que admiro o futebol de certos times, mas dai para torcer para eles é uma outra história. Querendo ou não, não consigo sentir amor por nenhum desses times e certamente não poder assistir a jogos no estádio pesa nisso.
Algumas das minhas melhores lembranças do futebol foram no meio da torcida empurrando o meu Verdão no Palestra Itália e sei que isso é verdade para Corinthianos, São Paulinos e etc...
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.988
Reações
27.021
Pontos
1.844
Há muita discussão sobre as pesquisas de tamanho de torcida e envolvimento de torcedores, ter uma pessoa que fala "torço pro time X" realmente significa mais vendas, mais marca e mais audiência?

Muitos times do eixo Rio/ SP tem torcedores espalhados pelo Brasil segundo pesquisa ibope, e isso guia por exemplo a grade de programação da TV aberta, que vai optar pelo time de maior torcida passar em todo Brasil, logo vai ter mais TV ligada e esse time vai ter mais audiência... mas isso também da mais exposição para esses times, e consequentemente resulta em mais torcida.

Sendo de SP eu lembro bem que preferia acompanha (e secar o Grêmio ou Cruzeiro) pela rivalidade com o Palmeiras, mas na Copa BR se tinha times do Sul ou Minas no mesmo horário que um time do RJ, a transmissão da SporTV na Copa do Brasil era do time do RJ... No Nordeste há grande preferencia pelo Flamengo.. mas entendo que com crescimento dos times regionais, vai haver uma preferencia pelo time local e menos os times do eixo Rio/SP

O que vejo com bons olhos, nos EUA as pessoas em geral torcem pelo time de sua região, por exemplo você não vai ver alguém do Norte da California torcendo para Chicago Bulls, mas sim eles vão torcer pro Golden State Warriors (e o Sul da California para o Lakers)

Acho que com crescimento da cultura do socio torcedor, esses times regionais tem boa chance de crescer com "as próprias pernas" um futebol no Brasil mais equilibrado (assim espero)
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.988
Reações
27.021
Pontos
1.844
Em outros tempos, ainda sem internet, isso ocorria com o Milan, Liverpool e Real.
Hoje, com a internet e com quase todos os jogos passando em canais pagos, a tendência é a garotada só torcer por esses times que você citou.
Mas é aquilo, torcem pela TV, ou jogando FIFA. Raramente um irá ver o jogo do seu "time de coração" no estádio.
Eu acho uma postura bem ridícula, mas é isso o que acontece hoje em dia.

Eu lembro que quando morava na Irlanda o futebol regional lá era insistente, ninguém acompanhava, preferiam os esportes deles locais para ir em estadiozinhos (futebol gaélico e Hurley) do que o futebol normal... Mas todo irlandês ia nos pubs nos finais de semana assistir os jogos da Premier League da Inglaterra, sempre via pessoas usando camisetas dos times ingleses e esquecendo o orgulho regional (ou anos de guerra) em favor de Liverpool, Manchester U, M. City...

Não acho que isso vá acontecer no Brasil, mas a força dos times Europeus realmente faz com que eles tenham muita torcida pelo resto do globo...
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Há muita discussão sobre as pesquisas de tamanho de torcida e envolvimento de torcedores, ter uma pessoa que fala "torço pro time X" realmente significa mais vendas, mais marca e mais audiência?
Há una 4/5 anos eu escrevi um texto sobre isso (num site esportivo que eu dividia com um amigo). E usei como exemplo a audiência de Bota e Fla na tv aberta daquele ano. Ninguém discute que no RJ o Fla tem 4 ou 5 vezes mais torcida que o BFR. Mas a audiência não acompanhava este percentual. Quando a Globo RJ passava um jogo do BFR dava 20 ou 22 pontos. Quando passava jogo do CRF dava 24, 26 ou 28. Dependendo também do momento e do rival. E, pelo que ainda vejo da audiência, o mesmo segue acontecendo em todos os estados.

Sobre venda de produtos, o Kalil disse algo muito verdadeiro recentemente (na ESPN). Ele disse que marketing esportivo é uma "bobagem", que se vende tudo quando o time está bem, vencendo. E que os produtos encalham quando o time está mal. E isso acontece mesmo. O meu time mesmo, BFR, quando se classificou pra Libertadores e fez uma boa campanha, o sócio torcedor cresceu 3x! Ano passado, com a campanha ruin no BR, o sócio torcedor perdeu quase metade de participantes.

Agora, falando em números brutos, sem considerar a oscilação por causa do momento esportivo, é certo que o clube com 20 milhões de torcedores vai vender mais camisas do que o com 5 milhões.
 

Don Toreno

Bam-bam-bam
Mensagens
2.600
Reações
2.959
Pontos
303
Há una 4/5 anos eu escrevi um texto sobre isso (num site esportivo que eu dividia com um amigo). E usei como exemplo a audiência de Bota e Fla na tv aberta daquele ano. Ninguém discute que no RJ o Fla tem 4 ou 5 vezes mais torcida que o BFR. Mas a audiência não acompanhava este percentual. Quando a Globo RJ passava um jogo do BFR dava 20 ou 22 pontos. Quando passava jogo do CRF dava 24, 26 ou 28. Dependendo também do momento e do rival. E, pelo que ainda vejo da audiência, o mesmo segue acontecendo em todos os estados.

Sobre venda de produtos, o Kalil disse algo muito verdadeiro recentemente (na ESPN). Ele disse que marketing esportivo é uma "bobagem", que se vende tudo quando o time está bem, vencendo. E que os produtos encalham quando o time está mal. E isso acontece mesmo. O meu time mesmo, BFR, quando se classificou pra Libertadores e fez uma boa campanha, o sócio torcedor cresceu 3x! Ano passado, com a campanha ruin no BR, o sócio torcedor perdeu quase metade de participantes.

Agora, falando em números brutos, sem considerar a oscilação por causa do momento esportivo, é certo que o clube com 20 milhões de torcedores vai vender mais camisas do que o com 5 milhões.
A diferença é que o Flamengo pode passar seu jogo com grande audiência não só no RJ, mas também no ES, AM, AC, MT, GO, DF, BA, MA, PE, CE, PA, TO... E por aí vai. Ou seja, é um clube com grande penetração não só no seu estado de origem, mas na maior parte do território nacional também.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
A diferença é que o Flamengo pode passar seu jogo com grande audiência não só no RJ, mas também no ES, AM, AC, MT, GO, DF, BA, MA, PE, CE, PA, TO... E por aí vai. Ou seja, é um clube com grande penetração não só no seu estado de origem, mas na maior parte do território nacional também.
Sim, isto é verdade. O Vasco também em alguns estados do Norte e Nordeste. O Corinthians no Paraná. SPFC já foi forte no centro-oeste, não sei se continua. A SEP é forte no Paraná e talvez algum outro canto. Os demais clubes são mais esparsos.
O único clube que quebrou um pouco essa hierarquia foi o Santos na época do Neymar. Dava boa audiência em quase todo o país. Mas não dá mais.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.076
Reações
26.385
Pontos
703
Aqui no interior de MG todo mundo torcia para times do RJ.
Ninguém falava em time mineiro.
Acompanhavam as rádios cariocas.
Isso começou a mudar depois que construíram o Mineirão em 65, o Cruzeiro fez 6x2 na final contra o Santos de Pelé em 66, o Atlético-MG ganhou o Brasileiro de 71, etc.

O que mais vejo na minha região são pessoas que torcem para um mineiro e um carioca. Pelo menos simpatizam com algum time do RJ.
Isso é passado de pai para filho, mas deve diminuir ao longo dos anos.
 
Topo Fundo