O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A terceira chance de Marina Silva

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.018
Reações
6.879
Pontos
704
A terceira chance de Marina Silva
185



Mário Magalhães

18/08/2015 13:29
Compartilhe
Imprimir Comunicar erro
22set2014---a-candidata-do-psb-a-presidencia-da-republica-marina-silva-participa-do-segundo-encontro-da-serie-dialogos-conectados-promovida-pela-campanha-banda-larga-e-um-direito-seu-1412276839371_615x470.jpg

Marina Silva, em 2014 – Foto Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo



Algum tempo atrás, Marina Silva rejeitou em entrevista a impressão de sumiço durante a crise que sacode o país. Embora, em março, tenha escrito que “silêncio se faz para ouvir''. Há semanas, reiterou o apoio às investigações sobre a roubalheira na Petrobras e se opôs ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. A ex-senadora, ex-ministra e ex-candidata à Presidência fala, mas não com os decibéis que a encruzilhada exige e os mais de 40 milhões de votos somados em 2010 e 2014 autorizam.

Marina parece entocada, em contraste com o cenário que lhe permite uma terceira chance de chegar o Planalto. Na eleição retrasada, concorrendo pelo PV, padeceu com a fragilidade partidária. Com a Rede Sustentabilidade vetada, em decisão antidemocrática da Justiça Eleitoral, topou no ano passado ser vice de Eduardo Campos, do PSB. O destino lançou-a à segunda disputa presidencial. Ficou em terceiro lugar novamente.

Seu patrimônio político _e eleitoral_ só não é maior por dois motivos. O primeiro é a impressionante inabilidade para legalizar um partido, a Rede. Por mais que se alegue que se trata de agremiação diferente em ideias e métodos, a lentidão contrasta com o discurso de gestão eficiente alardeado nos palanques e nos programas televisivos.

O segundo foi a decisão de apoiar o tucano Aécio Neves no segundo turno. Depois de uma campanha em que reiterou a recusa aos políticos e siglas mainstream, Marina formou numa das trincheiras do mata-mata. Seu desafio agora é convencer que sua condição independente no Fla x Flu é real, depois de ter tremulado a bandeira do PSDB.

Marina foi demonizada por Dilma, que virou a campanha à esquerda para derrotar a antagonista do PSB. O PT produziu um anúncio vinculando a antiga senadora aos bancos e seus interesses. No segundo governo da petista, os bancos estabelecem lucros pornográficos e os juros conhecem aumentos obscenos, com um executivo do Bradesco no comando do Ministério da Fazenda.

Deixando para lá a procedência ou não das afirmações sobre Marina, a administração Dilma Reloaded age como a postulante à reeleição disse que a adversária agiria. É difícil imaginar que Dilma não funcione como uma espécie de vacina para Marina em eventual nova campanha. “Eles fazem aquilo de que me acusam'', retrucaria.

Outro trunfo da ex-pioneira do PT e ex-ministra de Lula, depois rompida com o PT e com Lula, são suas manifestações de sobriedade em meio à exaltação insana. Ao recusar o afastamento da presidente, Marina reconhece a soberania do voto popular. Diferencia-se de Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso, ambos à direita do “New York Times''.

Com a ebulição em curso, ninguém pode garantir que o calendário será respeitado e haverá eleição em 2018, com Dilma completando constitucionalmente o mandato conferido pelas urnas. Caso a democracia prevaleça, Marina Silva pode chegar com força. Talvez as maiores ameaças lhe sejam eventuais candidatos com o viço da novidade já perdido por ela: Sergio Moro, Eduardo Paes ou outro.

Para construir uma vitória daqui a três anos, Marina precisa mostrar que sua palavra é forte mesmo em meio à tempestade. Em silêncio, ninguém a ouvirá.
 

Aoshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.151
Reações
11.091
Pontos
1.314
Se ela não fosse tão religiosa, a ponto de chegar a ser cega em alguns assuntos, teria o meu voto facil

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

LinkHat

Ser evoluído
Mensagens
18
Reações
8
Pontos
23
Ela ganhou meu voto qdo mostrou ser imparcial quanto a religião. O malafaia queria aprovar um projeto pra colocar uma bíblia em cada biblioteca pública, e ela engavetou pq no entendimento dela teria que ter o livro de cada religião também.
 

OdinOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
740
Reações
1.860
Pontos
839
Para uma evangélica, diante de tudo o que nós vemos hoje, até que ela me parece bastante imparcial e tolerante. Talvez no passado fosse mais aguerrida neste sentido, contudo, a idade muda as pessoas.
Inclusive votei nela.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Deus me livre de uma esquerdinha dessas!

Quero uma pessoa centrista!

E f**a-se o PSDB! Já dizia o Reinaldo Azevedo: "O PSDB é petista com complexo de superioridade!"
 
Topo Fundo