Sério mano, explica para nós, até que enfim o que?
Cara, sou contador e trabalho diretamente com empresários aqui da cidade. E por incrível que pareça, tem cliente aqui, dessa cidadezinha minúscula que tá sofrendo para concorrer com grandes empresas chinesas.
Então, primeiramente, esclarecendo que não defendo imposto e tal. Reduzir os impostos seria bom para todas as empresas brasileiras isso é fato.
Mas sejamos realistas, não irá acontecer da noite pro dia, isso SE acontecer. E
E estou falando de uma redução real e permanente, e não essas canetadas temporárias que sempre aparecem quando convém.
Enquanto isso, com os produtos caros no Brasil, devido à impostos altos e outros fatores, o povo está procurando produtos na China.
E isso não é só pra eletrônicos, é praticamente tudo. Estão comprando tudo da china aos montes.
Aqui na cidade é modinha agora as blogueiras influenciadoras ficarem postando roupas que compraram da China, por preços mais baixos que os praticados no atacado aqui da região.
Não tem possibilidade do empresário brasileiro competir com isso. De forma alguma. Antes isso impactava as grandes lojas de tecnologia, mas agora tá causando impacto até em lojinha de roupa da feira.
"Ah mas o Governo deveria reduzir imposto pra isso e tals..."
Claro que sim! Mas sabe lá quando irão fazer isso, ou se irão fazer algum dia. Há décadas que se debate sobre reforma tributária, e até agora nada de concreto foi feito, apenas algumas isenções temporárias aqui e ali, e a maioria feita de forma populista, na base da canetada, "baixa de um lado, aumenta do outro" e no fim, fica sempre a mesma m****.
Enquanto isso, a economia brasileira fica estagnada porque não há dinheiro circulando no mercado, pq boa parte tá indo tudo pra China.
Temos que lembrar que empresa também é consumidor, empresários também são clientes.
Quando você compra de uma loja brasileira, o seu dinheiro vai pra loja e pro governo, mas também vai pro salário dos funcionários, pros escritórios de administração, advocacia, contabilidade, pras empresas de publicidade e marketing, pra indústria de energia, pra combustível, e pra todas as outras empresas com quem a loja onde você comprou se relaciona, incluindo seus funcionários... e aí aquele seu dinheirinho fica circulando de mão e mão aqui pelo Brasil.
Quando você compra da China o teu dinheiro vai apenas para dois lugares, pro governo e pra china.
Salvo aí algumas poucas empresas de transporte. fora isso não há muita coisa.
Então tudo isso cria uma reação em cadeia, as vendas caem, o comércio enfraquece, a prestação de serviços também cai, e a indústria produz menos.
Enquanto isso o comércio lá da China tá bombando!
Entendo que o Governo deveria fazer algo para que o comerciante aqui pagasse menos imposto, tivesse menos custos e pudesse ter mais competitividade perante o mercado internacional.
Mas também precisamos ver que não é fácil competir com um país como a China, isso sem entrar na questão dos direitos trabalhistas que são praticamente inexistentes por lá, onde há inúmeros casos de trabalho abusivo beirando a escravidão.
E estamos falando de um país em desenvolvimento VS um país com alto desenvolvimento industrial.
Então, enquanto não sai uma redução de carga tributária consistente por aqui, uma forma de aliviar as coisas é fechar a torneira do dinheiro brasileiro que vai pra China.
Outro detalhe é que, essas situações sempre foram ilegais, sempre houve taxa de importação e valor de isenção.
Ultimamente as compras da china aumentaram muito, muito mesmo. A logística melhorou bastante. Antes levava de 4 até 6 meses pra receber mercadoria da china, agora levam algumas semanas. As vezes nem isso.
Aumentou muito o número de pessoas comprando, e os brasileiros como sempre com seu jeitinho, aproveitando a brecha de "coloca aí pessoa física e valor de $50 pra não pagar imposto" Aí fode com qualquer um.
Enfim, tava na hora de começar a fazer alguma coisa em relação à isso, ou muitas empresas brasileiras iriam quebrar por causa da concorrência com a China.