O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AdevogadOS] Me ajudem com essa questão: é est*pro ou não é?

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.763
Pontos
1.219
Prezados, boa noite. Espero que estejam bem.

Não sou estudante de direito, mas tenho uma pergunta que tem grandes chances de ser apresentada em sala de aulas pelo Brasil.

Pergunto: se o marido usar de ameaça de infidelidade ou de separação para forçar sua esposa a ter relações sexuais com ele, conta a sua vontade, seria um estupro?

Li os artigos 213 e 217A só código penal e, na minha leiga interpretação, eu entendi que sim.

Porém sei que poderia ser considerado como uma espécie de bullying dado que são marido e mulher... Porém, bullying não envolve relações sexuais.

Seria assédio? Não sei se a definição de assédio contempla a relação conjugal...

Peço ajuda aos colegas de fórum para elucidarem essa questão, a fim de orientar um familiar que está passando por uma situação desconfortável desde que casou.

#AjudaLuciano
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Prezados, boa noite. Espero que estejam bem.

Não sou estudante de direito, mas tenho uma pergunta que tem grandes chances de ser apresentada em sala de aulas pelo Brasil.

Pergunto: se o marido usar de ameaça de infidelidade ou de separação para forçar sua esposa a ter relações sexuais com ele, conta a sua vontade, seria um estupro?

Li os artigos 213 e 217A só código penal e, na minha leiga interpretação, eu entendi que sim.

Porém sei que poderia ser considerado como uma espécie de bullying dado que são marido e mulher... Porém, bullying não envolve relações sexuais.

Seria assédio? Não sei se a definição de assédio contempla a relação conjugal...

Peço ajuda aos colegas de fórum para elucidarem essa questão, a fim de orientar um familiar que está passando por uma situação desconfortável desde que casou.

#AjudaLuciano

Estupro.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.711
Reações
14.385
Pontos
503
Por lei eu não sei, mas acho que qualquer relação forçada seria estupro sim, mesmo que a pessoa seja casada com a outra...
 

IVRafael

Bam-bam-bam
Mensagens
1.004
Reações
3.501
Pontos
453
Então se eu sou casado, a minha mulher resolve não transar mais comigo eu tenho que separar no susto? Não posso falar para ela que o motivo da minha insatisfação no casamento é a falta de sexo que eu corro risco de ser taxado como estuprador?
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Então se eu sou casado, a minha mulher resolve não transar mais comigo eu tenho que separar no susto? Não posso falar para ela que o motivo da minha insatisfação no casamento é a falta de sexo que eu corro risco de ser taxado como estuprador?

Lógico que pode, inclusive um dos principios e finalidades do casamento é prazer sexual mútuo, sendo valido a falta de sexo para se realizar um divorcio. O que não se pode é fazer sexo contra a vontade de outra pessoa ou chantagear ela.

Você pode pedir divorcio por não estar satisfeito sexualmente, conversar com a pessoa a respeito, mas nunca chegar e falar "transa comigo agora ou me divorcio".
 


IVRafael

Bam-bam-bam
Mensagens
1.004
Reações
3.501
Pontos
453
Lógico que pode, inclusive um dos principios e finalidades do casamento é prazer sexual mútuo, sendo valido a falta de sexo para se realizar um divorcio. O que não se pode é fazer sexo contra a vontade de outra pessoa ou chantagear ela.

Você pode pedir divorcio por não estar satisfeito sexualmente, conversar com a pessoa a respeito, mas nunca chegar e falar "transa comigo agora ou me divorcio".
Então só é ameaça se usar especificamente essas palavras? Se eu for prolixo, tiver uma longa DR para explicar que eu vou me separar se ela não fizer sexo comigo, ta de boa?
 

matheusguilherme1452

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
81
Pontos
18
A discussão, nesse caso, gira em torno do alcance do elemento normativo do tipo "violência ou grave ameaça".

Grave ameaça é a ameaça de um mal injusto e grave de fato, impondo medo e temor na vítima. Ameaçar ser infiel ou se separar não configura grave ameaça, na minha opinião.

Só que tudo vai depender do contexto, obviamente. Se o marido diz, "Se você não transar comigo vou me separar de você" e a mulher cede, voluntária e espontaneamente ao desejo do marido, não há falar em estupro, ainda que ela tenha cedido apenas porque se sentiu constrangida pela fala do marido.

Contudo, se o marido já parte pra cima da esposa, segurando-a, já agarrando, forçando a barra e dizendo essas palavras, sendo que a esposa não quer o ato e deixa isso claro, aí sim estaria configurado o estupro.

Mas nunca se esqueça, elemento normativo do tipo é aquele que depende de valoração do juiz. No caso, o juiz que vai dizer se é ou não grave ameaça. Dependendo do juiz ele vai falar que não é estupro em hipótese nenhuma, e ainda vai dizer que a mulher que não dá pro marido atenta contra a dignidade humana. hahahah
 
Ultima Edição:

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Pergunto: se o marido usar de ameaça de infidelidade ou de separação para forçar sua esposa a ter relações sexuais com ele, conta a sua vontade, seria um estupro?

Li os artigos 213 e 217A só código penal e, na minha leiga interpretação, eu entendi que sim.
Não, não é. Não dá pra considerar isso uma ameaça e muito menos que a pessoa faria algo "forçado". E a lei ainda fala em necessidade de "grave ameaça".
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Se a ameaça for só de separar, não vejo problema uma vez que "ué, não quer fazer sexo mesmo, separa logo", não foi uma ameaça a alguma propriedade da pessoa, foi só um "olha, to casado pq quero sexo, sem sexo, eu separo", pode ser interpretado como algo imoral, do verbo "o cara é um cusão, melhor separar mesmo", mas não antiético, do verbo "isso é crime e deve ser punido".

Porém se for algo como "vou me separar, meter um monte de processo e levar tudo que você tem", ai já passou a ameaçar propriedade pertencente a pessoa, então, estupro.
 
Ultima Edição:

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Prezados, boa noite. Espero que estejam bem.

Não sou estudante de direito, mas tenho uma pergunta que tem grandes chances de ser apresentada em sala de aulas pelo Brasil.

Pergunto: se o marido usar de ameaça de infidelidade ou de separação para forçar sua esposa a ter relações sexuais com ele, conta a sua vontade, seria um estupro?

Li os artigos 213 e 217A só código penal e, na minha leiga interpretação, eu entendi que sim.

Porém sei que poderia ser considerado como uma espécie de bullying dado que são marido e mulher... Porém, bullying não envolve relações sexuais.

Seria assédio? Não sei se a definição de assédio contempla a relação conjugal...

Peço ajuda aos colegas de fórum para elucidarem essa questão, a fim de orientar um familiar que está passando por uma situação desconfortável desde que casou.

#AjudaLuciano

A princípio totalmente aplicável o art. 7, inciso II da famosa Lei Maria da Penha... Isso aí é violência domestica!!!
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.879
Reações
27.882
Pontos
1.444
Eu acho que não. Pq se o ato é consentido aí não vejo estupro. Tem que ser caracterizada a coação física ou a ameaça grave. Se o cara disser, vou sair fora pq não está transando, e a mina resolve transar, aí partiu dela a iniciativa. Agora, se o cara pega a força, ou fala, ou transa comigo ou separo e levo seu filho embora, aí seria estupro, pois está ameaçando a mulher.
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Então só é ameaça se usar especificamente essas palavras? Se eu for prolixo, tiver uma longa DR para explicar que eu vou me separar se ela não fizer sexo comigo, ta de boa?

Não é necessariamente as palavras, mas todo o contexto, se é algo intimidador ou ameaçador, se a vítima fica com medo, se ela está cedendo por ser financeiramente dependente do marido e um divorcio não seria opção e etc, são esses elementos que podem vir a valorar uma possível chantagem e consequentemente o sexo advindo da chantagem é estupro.

Todavia, é bom ficar claro, essa mera oferta ou chantagem não tipifica tentativa.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Nem manjo mas é uma situação de m**** pros 2. Melhor separar mesmo
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Aproveitando o tópico, se uma mulher deixar de fazer sexo em prol de alguma coisa, se enquadra em algum crime?
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Aproveitando o tópico, se uma mulher deixar de fazer sexo em prol de alguma coisa, se enquadra em algum crime?

Ué que sem sentindo, ninguém é obrigado a fazer sexo com ninguém.

Qualquer pessoa que deixar de querer fazer sexo em qualquer momento do ato (mesmo após iniciado o ato sexual) é uma livre exteriorização de sua vontade intima e pessoal, continuar o ato sexual após essa manifestação é que é crime de estupro.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.749
Reações
22.904
Pontos
803
Estupro. Não tem nem o q falar.
Claro q pode rolar aquela ameça do tipo
Oh olha a viagem , ou olha a reforma ou o para de gracinha mue e vem cá.
Complicado é qdo rola essas ameças por parte da mulher, ela já deve pensar q o kra deve tá com outra ao invés de estar resolvendo problemas sérios q lhe causam stress.
 
Ultima Edição:

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Ué que sem sentindo, ninguém é obrigado a fazer sexo com ninguém.

Qualquer pessoa que deixar de querer fazer sexo em qualquer momento do ato (mesmo após iniciado o ato sexual) é uma livre exteriorização de sua vontade intima e pessoal, continuar o ato sexual após essa manifestação é que é crime de estupro.

Me expressei mal, eu quis dizer como chantagem. Tipo a mulher falar que não vai transar enquanto não tiver tal coisa.
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Me expressei mal, eu quis dizer como chantagem. Tipo a mulher falar que não vai transar enquanto não tiver tal coisa.

Continua não sendo crime mesmo em relacionamentos, o sexo entre CASADOS é obrigação reciproca, ou seja, ambos tem que querer, a partir do momento que um não quer dois não brincam, se um dos parceiros sexuais quer explorar o próprio corpo de maneira comercial ou análoga é um Direito dele, o outro parceiro não aceitando as condições está em pleno direito de pedir divorcio ou se for recém casado a anulação do casamento, assim além de outros efeitos o estado civil continua como solteiro.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Se enquadraria em assédio e ameaça eu acho. Estupro seria conjunção carnal forçada eu (acho) De qualquer forma é ameaça ela pode ir a polícia tendo provas ( claro). Isso é crime do mesmo jeito. Ela devia filmar ou gravar as ameaças reunir provas e ir na polícia pro covardão passar uns dias na cadeia. Ameaçar uma mulher indefesa é fácil ele tem que ameaçar os manos na cadeia diz pra ela.
 
Topo Fundo