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Aditivo ou Gasolina Aditivada ?

O'conner

Bam-bam-bam
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Olá Pessoal

Eu sempre fico com essa duvida, normalmente eu tenho abastecido apenas com Etanol, já tem uns 4 a 5 tanques só Etanol vide a ultima vez que abasteci com Gasolina.
Minha duvida é o seguinte, qual compensa mais para dar aquela limpada no motor, as vezes abastecer com Gasolina Aditivada ou vez ou outra respeita o tempo que o fabricante pede e colocar Aditivo no próprio tanque ?
E em relação ao Aditivo, pode ser colocado com Etanol, ou só quando o tanque tiver com Gasolina ?
 

Sephirothrx7

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Existe etanol aditivado, acho que a Shell vende. Eu colocaria o combustível aditivado pra limpar aos poucos, um aditivo pode ser muito concentrado e soltar muita sujeira de uma vez.

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O'conner

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Existe etanol aditivado, acho que a Shell vende. Eu colocaria o combustível aditivado pra limpar aos poucos, um aditivo pode ser muito concentrado e soltar muita sujeira de uma vez.

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Mas o custo benéfico é maior, por aqui eu não encontro Etanol aditivado.
Se usar uma concentração menor será que não vale ? Engraçado que isso eu aprendi na internet, já me deram varias dicas pessoalmente, mas nunca ninguém fala sobre aditivo. "Parece "pouco comum esta pratica.
 

Dettox

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Existe etanol aditivado, acho que a Shell vende. Eu colocaria o combustível aditivado pra limpar aos poucos, um aditivo pode ser muito concentrado e soltar muita sujeira de uma vez.

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Bem dificil acontecer isso de "soltar tudo de uma vez" mesmo os mais concentrados dos aditivos agem de forma gradual e não conseguem soltar pedaços igual muitos imaginam.

É sempre bom usar aditivo, eu particularmente, aditivo a gasolina comum em casa, por alguns motivos, o principal deles é a garantia de que está realmente aditivada e que é de qualidade o aditivo, sem contar que a concentração fica bem maior também, obviamente sai mais caro, mas não é necessário fazer em todo tanque caso já venha fazendo há algum tempo.

Eu não percebo diferença no consumo ou condução do veiculo, mas normalmente quando vou inspecionar as velas e coloco a lanterna pra ver como está ao menos o pistão, vejo que a carbonização não é tão grande quando no carro meu pai que não usa o aditivo.

Isso não vem com poucas aplicações, é algo contínuo e durante muito tempo usando. O aditivo que uso é o perfect clean da koube.
 

Trendkill

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Eu uso sempre aditivada porque sempre esqueço de comprar o aditivo, e também porque sempre acreditei que a gasolina comum costuma ser mais batizada que a aditivada.
 

Sephirothrx7

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Bem dificil acontecer isso de "soltar tudo de uma vez" mesmo os mais concentrados dos aditivos agem de forma gradual e não conseguem soltar pedaços igual muitos imaginam.

É sempre bom usar aditivo, eu particularmente, aditivo a gasolina comum em casa, por alguns motivos, o principal deles é a garantia de que está realmente aditivada e que é de qualidade o aditivo, sem contar que a concentração fica bem maior também, obviamente sai mais caro, mas não é necessário fazer em todo tanque caso já venha fazendo há algum tempo.

Eu não percebo diferença no consumo ou condução do veiculo, mas normalmente quando vou inspecionar as velas e coloco a lanterna pra ver como está ao menos o pistão, vejo que a carbonização não é tão grande quando no carro meu pai que não usa o aditivo.

Isso não vem com poucas aplicações, é algo contínuo e durante muito tempo usando. O aditivo que uso é o perfect clean da koube.
Talvez um tanque cheio e colocando um aditivo fique melhor. Eu pelo menos nunca usei, fico meio cabreiro de colocar esses produtos, fico com a impressão de que não funciona.

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geist

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Use aditivada da Ipiranga. Não precisa de aditivo à parte, desde que seu uso seja contínuo.
Em carro flex barato eu não usaria nada e só abasteceria no álcool. Vale mais a pena.
 

JUGULADOR

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A vantagem do aditivo à parte é que vc pode escolher aquele que quiser... inclusive pegar um que seja mais adequado para seu carro.

Mas em nem todo carro é bom usar aditivo, pois dependendo do motor ele não vai conseguir queimar completamente, deixando resíduos ao invés de limpar. Atualmente não sei como anda a capacidade de queima de todos os carros, mas até há alguns anos atrás a regra era que carros 1.0 e alguns de cilindrada só um pouco maior que isso, ou motores mais velhos (de 10 anos pra cima, mas obvio que alguns carros não entram nessa regra) não era recomendado. Tente se informar antes quais aditivos funcionam melhor no seu carro antes de colocar qualquer um ou combustível já aditivado.
 

O'conner

Bam-bam-bam
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Isso é tudo uma questão de estudo sobre casos e casos entâo.
Interessante, me pego a pensar o quão grande é o marketing em cima dessas gasolinas aditiviadas x de fato a eficiências no motor.
Achei vários relatos na Internet, mas todo baseado em relatos comuns, nenhum estudo aprofundado sobre assunto.
Do mesmo modo que opiniões de "especialistas" divergem um pouco.
Uns falam para usar aditivada de vez em quando, outros dizem que se for só Etanol talvez nem precise, e assim vai.

Como também a questão do radiador, tem gente que só usa água, tem gente que usa aditivo concentrado mistura do com água, e o mais indicado aditivos já diluido.



Enviado de um Galaxy S7 Edge
 

Sephirothrx7

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Isso é tudo uma questão de estudo sobre casos e casos entâo.
Interessante, me pego a pensar o quão grande é o marketing em cima dessas gasolinas aditiviadas x de fato a eficiências no motor.
Achei vários relatos na Internet, mas todo baseado em relatos comuns, nenhum estudo aprofundado sobre assunto.
Do mesmo modo que opiniões de "especialistas" divergem um pouco.
Uns falam para usar aditivada de vez em quando, outros dizem que se for só Etanol talvez nem precise, e assim vai.

Como também a questão do radiador, tem gente que só usa água, tem gente que usa aditivo concentrado mistura do com água, e o mais indicado aditivos já diluido.



Enviado de um Galaxy S7 Edge
Usar água pura no radiador é loucura, a função do aditivo no líquido é aumentar o ponto de ebulição e congelamento, assim como impedir a ferrugem. A temperatura de trabalho do motor já fica ali na casa dos 90 até 100 graus, pra água evaporar e o motor ficar sem líquido é 2 tempos.

O que me pega na questão do aditivo da gasolina é a propaganda da coisa. Por exemplo assisto de vez em quando o canal Diego velocímetros do YouTube, o cara é muito bom mecânico, mas sempre rola o momento perfect clean koube, onde ele coloca 2 latas do aditivo no tanque. Será que realmente faz toda essa diferença? Será que não fica concentrado demais? Sei lá.

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O'conner

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Usar água pura no radiador é loucura, a função do aditivo no líquido é aumentar o ponto de ebulição e congelamento, assim como impedir a ferrugem. A temperatura de trabalho do motor já fica ali na casa dos 90 até 100 graus, pra água evaporar e o motor ficar sem líquido é 2 tempos.

O que me pega na questão do aditivo da gasolina é a propaganda da coisa. Por exemplo assisto de vez em quando o canal Diego velocímetros do YouTube, o cara é muito bom mecânico, mas sempre rola o momento perfect clean koube, onde ele coloca 2 latas do aditivo no tanque. Será que realmente faz toda essa diferença? Será que não fica concentrado demais? Sei lá.

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E tem muito ignorância nesse assunto de radiador, conheço muita gente que só usa água, e se você citar um aditivo a pessoa fica com aquela cara de que você ta falando besteira.
 

capitão codorna

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Eu também abasteço o carro na maioria das vezes com etanol e agora com esse tópico eu me pergunto, uso o mesmo aditivo da gasolina no etanol ou existe um aditivo só para o etanol?
 

O'conner

Bam-bam-bam
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Eu também abasteço o carro na maioria das vezes com etanol e agora com esse tópico eu me pergunto, uso o mesmo aditivo da gasolina no etanol ou existe um aditivo só para o etanol?
Foi bom você citar, como minha pergunta ao tópico
Também li relatos "profissionais" dizendo que ao andar só de Etanol (cana de açucar) não é preciso usar aditivo.
Já que o Etanol (Biocombustível) tem propriedades que já fazem uma limpeza.
Cada informação, complica um pouco quem não manja.
 

RodrigoANBR

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Eu não percebo diferença no consumo ou condução do veiculo, mas normalmente quando vou inspecionar as velas e coloco a lanterna pra ver como está ao menos o pistão, vejo que a carbonização não é tão grande quando no carro meu pai que não usa o aditivo.

uma pergunta que me faço, se nao tem diferença em consumo ou desempenho.. qual a vantagem de gastar dinheiro colocando esse aditivo?

Tipo, uma coisa é voce fazer manutenção e a cada sei la quantos mil km fazer uma limpeza de injeção ou troca de velas...
outra é gastar dinheiro com algo que parece que não tem resultado.
 

Sephirothrx7

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uma pergunta que me faço, se nao tem diferença em consumo ou desempenho.. qual a vantagem de gastar dinheiro colocando esse aditivo?

Tipo, uma coisa é voce fazer manutenção e a cada sei la quantos mil km fazer uma limpeza de injeção ou troca de velas...
outra é gastar dinheiro com algo que parece que não tem resultado.
A principio limpa a carbonização formada nos pistões e válvulas e os bicos injetores, resultado da má queima de combustível ou de combustível de baixa qualidade. Com as válvulas fechando melhor sem a sujeira há melhor compressão dos cilindros, melhorando a potência e economia. O mesmo pros bicos, que injetam mais ou menos dependendo da sujeira.

A teoria é essa, na prática não tenho tanta certeza. Já assisti alguns vídeos do ChrisFix usando alguns produtos vendidos lá fora e usando boroscopio pra olhar dentro dos cilindros e a diferença, talvez só com uso frequente mas ai morre uma grana violenta.

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RubsBR

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Viram a propaganda da nova shell v-power?
Diz que faz a limpeza apenas com um tanque de combustível...
 

geist

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Viram a propaganda da nova shell v-power?
Diz que faz a limpeza apenas com um tanque de combustível...

Abasteço só com ela, mas me parece que a DT Clean da Ipiranga é melhor. Tem relatos que ela até rende mais.
 

Dettox

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uma pergunta que me faço, se nao tem diferença em consumo ou desempenho.. qual a vantagem de gastar dinheiro colocando esse aditivo?

Tipo, uma coisa é voce fazer manutenção e a cada sei la quantos mil km fazer uma limpeza de injeção ou troca de velas...
outra é gastar dinheiro com algo que parece que não tem resultado.

Pois é, mas essa manutenção que é feita de limpeza de bicos, descarbonização de motor e etc não precisam ser feitas caso use esses produtos.

Existem vídeos do diego velocimetros no youtube mostrando o motor dele antes e depois de usar.
Tem também vídeos do ADG com carro falhando e após duas latas funcionando liso.
 

RodrigoANBR

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Pois é, mas essa manutenção que é feita de limpeza de bicos, descarbonização de motor e etc não precisam ser feitas caso use esses produtos.

Existem vídeos do diego velocimetros no youtube mostrando o motor dele antes e depois de usar.
Tem também vídeos do ADG com carro falhando e após duas latas funcionando liso.

então.. mas não é mais fácil/barato fazer isso quando o carro apresenta uma anomalia?
vejo pessoal comprando aditivos e colocando, ao que me parece, sem necessidade.
 

Kampfar

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Seguinte,já fui frentista,então o que notei foi
Se tu anda de etanol por um ano,vai lá e veja a cor do óleo.Vai estar como se tivesse trocado no dia.
Não abasteça em postos estranhos,alguns colocam água em excesso na cara de pau.Sempre peça nota fiscal caso seu carro dê algum pepino após abastecer(falhas,perda de potência)
Ainda continuando em postos estranhos,gasolina nem preciso falar nada né?Gasolina fdp mais que batizada.Tem uma rede aqui em sc que nem de graça coloco a gasolina deles no meu carro pois já cansei de receber o caminhão deles e pqp...vá se foder.
Diesel tb é foda....tem posto que nem vai checar como está a m**** do reservatório.Nunca vou esquecer o dia que nem usando diversos filtros de papel a porcaria da bomba jorrava água.
Claro a pessoa processou o posto devidamente.
Enfim...tem posto que dá um fodace pra vc,além de cara,não cuidam dos reservatórios,adulteram bombas,pra se proteger,evite postos desconhecidos e nota fiscal sempre.Pois se der problema,taca o pau,pois dono de posto tá se fodendo pra vc.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
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Seguinte,já fui frentista,então o que notei foi
Se tu anda de etanol por um ano,vai lá e veja a cor do óleo.Vai estar como se tivesse trocado no dia.
Não abasteça em postos estranhos,alguns colocam água em excesso na cara de pau.Sempre peça nota fiscal caso seu carro dê algum pepino após abastecer(falhas,perda de potência)
Ainda continuando em postos estranhos,gasolina nem preciso falar nada né?Gasolina fdp mais que batizada.Tem uma rede aqui em sc que nem de graça coloco a gasolina deles no meu carro pois já cansei de receber o caminhão deles e pqp...vá se foder.
Diesel tb é foda....tem posto que nem vai checar como está a m**** do reservatório.Nunca vou esquecer o dia que nem usando diversos filtros de papel a porcaria da bomba jorrava água.
Claro a pessoa processou o posto devidamente.
Enfim...tem posto que dá um fodace pra vc,além de cara,não cuidam dos reservatórios,adulteram bombas,pra se proteger,evite postos desconhecidos e nota fiscal sempre.Pois se der problema,taca o pau,pois dono de posto tá se fodendo pra vc.

Por curiosidade, que rede de sc é essa aí?
 

geist

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Conheço um posto que batiza a gasolina, mas não dá "nada" nos carros. Usam algum solvente fodido. :kpensa
A única coisa notável é o maior consumo. O carro não falha, não entope bico e nem nada. Vai lá em qualquer horário e vai estar lotado. Os caras vendem gasolina aditivada a 3.65.
 

Dettox

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então.. mas não é mais fácil/barato fazer isso quando o carro apresenta uma anomalia?
vejo pessoal comprando aditivos e colocando, ao que me parece, sem necessidade.

Nem sempre, uma descarbonização completa de motor é extremamente custosa, pois envolve muita mão de obra, mas isso é raro de acontecer.
O mais comum é carro falhando por causas diversas, injetores, má qualidade do combustível entre outras.
É o mesmo principio de trocar o óleo do carro mais cedo ou usar o melhor do mercado, irá conservar por mais tempo sem dar problema, eu prefiro usar, não uso um a cada tanque, costumo usar uma lata de perfect clean a cada dois tanques.
Os problemas que podem acontecer são muitos por conta dos bicos injetores com gasolina ruim, se a comum fosse sempre de excelente qualidade, duvido que iria precisar de aditivo, mas como não é...
Ainda no caso de bicos injetores que é o mais comum, nem sempre a limpeza destrava o bico e as vezes só a substituição dele pra resolver o problema. Bicos injetores tem diversos preços, chegando na casa dos extremamente caros com a injeção direta. Coisa que talvez pudesse ser evitada com aditivo.
 

RodrigoANBR

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Nem sempre, uma descarbonização completa de motor é extremamente custosa, pois envolve muita mão de obra, mas isso é raro de acontecer.
O mais comum é carro falhando por causas diversas, injetores, má qualidade do combustível entre outras.
É o mesmo principio de trocar o óleo do carro mais cedo ou usar o melhor do mercado, irá conservar por mais tempo sem dar problema, eu prefiro usar, não uso um a cada tanque, costumo usar uma lata de perfect clean a cada dois tanques.
Os problemas que podem acontecer são muitos por conta dos bicos injetores com gasolina ruim, se a comum fosse sempre de excelente qualidade, duvido que iria precisar de aditivo, mas como não é...
Ainda no caso de bicos injetores que é o mais comum, nem sempre a limpeza destrava o bico e as vezes só a substituição dele pra resolver o problema. Bicos injetores tem diversos preços, chegando na casa dos extremamente caros com a injeção direta. Coisa que talvez pudesse ser evitada com aditivo.

Entendo seu ponto de vista,
Ja eu acredito que as montadoras fazem seu manual de revisão colocando uma margem de segurança para a preservação do seu motor.
Então se você seguir o manual... esta tudo certo.
 

Dettox

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Entendo seu ponto de vista,
Ja eu acredito que as montadoras fazem seu manual de revisão colocando uma margem de segurança para a preservação do seu motor.
Então se você seguir o manual... esta tudo certo.

Concordo, seguindo o manual estará bem seguro, o caso que falei é para casos específicos ou pra quem curte um a mais na hora de cuidar do carro.
Lembre-se que limpeza de bicos, problemas em bombas de alta, bombas de baixa e outros problemas relacionados ao combustível não estão descritos no manual como itens de revisão, somente o filtro. Obviamente nenhum desses problemas ocorrem em paises com um combustível de melhor qualidade.
Existem mecânicos nos EUA e em alguns países da europa por exemplo que nunca trocaram um componente desses ou fizeram limpeza de bico, simplesmente porque não precisa.
 

Space-Ghost

Bam-bam-bam
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Usar água pura no radiador é loucura, a função do aditivo no líquido é aumentar o ponto de ebulição e congelamento, assim como impedir a ferrugem. A temperatura de trabalho do motor já fica ali na casa dos 90 até 100 graus, pra água evaporar e o motor ficar sem líquido é 2 tempos.

O que me pega na questão do aditivo da gasolina é a propaganda da coisa. Por exemplo assisto de vez em quando o canal Diego velocímetros do YouTube, o cara é muito bom mecânico, mas sempre rola o momento perfect clean koube, onde ele coloca 2 latas do aditivo no tanque. Será que realmente faz toda essa diferença? Será que não fica concentrado demais? Sei lá.

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Esse perfect clean é bom?
 

François

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Use aditivada da Ipiranga. Não precisa de aditivo à parte, desde que seu uso seja contínuo.
Em carro flex barato eu não usaria nada e só abasteceria no álcool. Vale mais a pena.
DT Clean sempre? Eu tava colocando 1 tanque cheio a cada 6 meses.:facepalm

Vale mesmo a pena esse custo a mais?

falow
 

geist

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DT Clean sempre? Eu tava colocando 1 tanque cheio a cada 6 meses.:facepalm

Vale mesmo a pena esse custo a mais?

falow

Segundo algumas opiniões vale sim. Sistema limpo e com maior rendimento (mínimo, mas é segundo alguns). Isso se a diferença para a comum não ultrapassar 10 centavos por litro. Se ultrapassar é melhor colocar esse aqui a cada 6 meses ou 5 mil km:

https://produto.mercadolivre.com.br...clean-gasolina-aditivo-via-tanque-promoco-_JM

Mas se seu carro é flex, sugiro fazer um teste com etanol aditivado. Parece que só a rede Shell vende. :kjoinha
 

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Com qual frequência vocês colocam o aditivo no tanque?


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**fnx**

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Costumo andar muito na comum, vou começar a colocar só aditivada ou usar a comum com esses aditivos que vocês postaram ai. Me tirem uma dúvida, eu que na maioria das vezes coloco comum, se eu colocar um tanque de aditivado de vez pode dar problema? ouvi dizer que quem costuma usar a comum e coloca uma quantidade alta de aditivada de vez pode levar sujeira demais pros bicos, isso é verdade? é bom ir colocando aos poucos pra depois usar só a aditivada?
 
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