O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Adivinha quem venceu] Digital Foundry compara SSD interno do PS5 contra o SSD Samsung 980 Pro

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
A interface PCIe do PS4 é de 4 lanes, então o máximo suportado é 7.778 GB/s.

Ate nos requisitos do PS5 quanto ao SSD tem o range da velocidade que o maximo ~e abaixo dos 8.000

Pena que so vamos ver jogos usando SSD de verdade, vai ser so em 2033 para frente.
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.281
Reações
42.732
Pontos
1.294
Eu já havia chamado a atenção para esse lance de desgaste. Seria bom se dessem a opção de instalar o SO na unidade externa.

O que mais preocupa nesse caso é o series x, com o quick resume.




Eu tenho um ssd com 1406 horas e já escrevi 14.4TB.

O meu tá assim. Uso bastante até.

6hDALsn.jpg
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Meu último ssd (samsung) morreu com 7 anos, mas foi a controladora quem peidou (bem comum um ssd morrer por causa da controladora ao invés da nand)
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Meu último ssd (samsung) morreu com 7 anos, mas foi a controladora quem peidou (bem comum um ssd morrer por causa da controladora ao invés da nand)

Este Samsung meu ainda foi judiado um pouco por conta da Chia. Era para ele estar melhor.
 


Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Como vc ficou sabendo que foi a controladora?

Abri a case e usei um adaptador para conectar à USB. A área da controladora ficava extremamente quente (a ponto de eu não conseguir tocar no local após alguns segundos ligado). Após umas pesquisas, ficou claro que de fato foi a controladora que arregou, e me aconselharam a tentar colocar o SSD no congelador para tentar salvar algum arquivo importante. Por sorte não havia nada de importante no SSD, mas por curiosidade eu fiz o teste e consegui fazer o SSD ser reconhecido no windows, mas foi por poucos minutos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.486
Reações
104.363
Pontos
2.419
Eu gostei da praticidade do SX, mas a Mic cometeu o mesmo erro da Sony no Vita, daria para fazer a mesma coisa se ela vendesse apenas um case de 10 dólares que desse pra encaixar qq SSD.

Vc abria, colocava o SSD dentro depois fechava e virava o cartuchinho.

O erro com o Vita não foi o cartão proprietário em si, se fosse mais barato seria tranquilo, o problema é que era muito mais caro.

Esse SSD da Seagate pro Series tbem está caro, se cair para um valor mais razoável fica de boa.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
O erro com o Vita não foi o cartão proprietário em si, se fosse mais barato seria tranquilo, o problema é que era muito mais caro.

Esse SSD da Seagate pro Series tbem está caro, se cair para um valor mais razoável fica de boa.

Pois é vc só confirmou o que eu disse, mesmo erro do Vita. NVMe de 2.4 GB/s pra lá se de básico custando mais caro que um de 7GB/s. Ou o preço de outro Series S.

E proprietário o que elimina qualquer pressão para queda de preço através de uma concorrência de mercado.
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.226
Reações
4.125
Pontos
453
Abri a case e usei um adaptador para conectar à USB. A área da controladora ficava extremamente quente (a ponto de eu não conseguir tocar no local após alguns segundos ligado). Após umas pesquisas, ficou claro que de fato foi a controladora que arregou, e me aconselharam a tentar colocar o SSD no congelador para tentar salvar algum arquivo importante. Por sorte não havia nada de importante no SSD, mas por curiosidade eu fiz o teste e consegui fazer o SSD ser reconhecido no windows, mas foi por poucos minutos.
não teria como comprar uma outra controladora no mercadolivre e tentar resoldar?
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.937
Reações
2.831
Pontos
353
Meu primeiro SSD também, durou uns 4 anos e de repente ele começava a apresentar lentidões. Quando fiz um teste de velocidade, ele batia 20 Mbps em escrita, bizarro.
Aí fui pesquisar a respeito e era um problema identificado pela PNY e ela estava trocando os SSDs no RMA. A garantia era de 3 anos e eu só identifiquei o problema com 4. :kduvida
Mas se ela identificou o problema, mesmo q passada a garantia ela teria q trocar. Pois configura defeito oculto. Tentou trocar?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.006
Pontos
2.059
Níveis de prioridade: A controladora do PS5 assume isso ao invés de usar a do SSD, palavras do tio Cerny. SSDs vem com controladora própria porque vão ser instalados em placas mães diferentes, com soluções diferentes. Então o Cerny achou melhor padronizar isso internamente. As lanes do PCi-e externo vão direto para a controladora.

Eu acabei vendo o vídeo lá do cerny novamente, por conta desse assunto que falamos noutro dia. Ele havia afirmado que o ssd externo teria que ser mais rápido que o interno para poder compensar pelos níveis de prioridade faltando.

Como ele falou, o ssd externo tem a sua própria arquitetura, a sua própria controladora flash, e seus 2 níveis de prioridade que usam o esquema próprio das especificações NVMe.

Então o que acontece é que a unidade I/O do ps5 tem que arbitrar as prioridades extras, e para evitar problemas (pq não adianta vc ter 6 níveis se do SSD externo só lida com 2) vc precisaria dessa velocidade extra. Por isso o cerny recomendou o de 7GB/s. E se eu tivesse um ps5 e precisasse expandir o armazenamento, faria o mesmo.
 
Topo Fundo